Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

+6
Fernando Zadá
Yngway
JORGERA
raonirodrigues
Ivanov_br
Victor
10 participantes

Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Victor Dom Jun 05, 2011 11:58 am

me disseram que o 3/4 é melhor que o 4/4, porque no contrabaixo 3/4 ha mais facilidade em algumas poisiçoes, pelo fato de ele ter o comprimento do espelho menor e tambem me disseram que o 4/4 estava meio "que fora de moda"... eu não tenho certeza dessas arfimaçoes... queria saber se vcs podem dar algumas opinioes sobre o assunto...

e tenho tambem outra duvida, no meu caso que tenho um 4/4 tem como um luthier deixar ele com um tamanho de 3/4 (o espelho)

desculpa aew a primeira msg


Última edição por Victor em Dom Jun 05, 2011 2:45 pm, editado 1 vez(es)
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Ivanov_br Dom Jun 05, 2011 12:18 pm

Colega, poderia re-escrever seu post? Não deu para entender NADA! não entendi sua pergunta... ou afirmação...
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por raonirodrigues Dom Jun 05, 2011 12:53 pm

??????
raonirodrigues
raonirodrigues
Membro

Mensagens : 125
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por JORGERA Dom Jun 05, 2011 1:54 pm

eu entendi Ivan 4X4 ta fora de moda por que no Brasil nao tem muita neve.
ja aqui em Boston um 4x4 fica na moda de novembro a marco =)
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Yngway Dom Jun 05, 2011 2:15 pm

Acho que traduzindo fica isso:

"Por que ninguem mais usa aquele baixo grandão? É porque é mais difícil de tocar que o menor? Dá pra encurtar um que seja grande?"

JORGERA escreveu:eu entendi Ivan 4X4 ta fora de moda por que no Brasil nao tem muita neve.
ja aqui em Boston um 4x4 fica na moda de novembro a marco =)

4/4 = 1
4X4 = 16

What a Face

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Victor Dom Jun 05, 2011 2:47 pm

Ivanov_br escreveu:Colega, poderia re-escrever seu post? Não deu para entender NADA! não entendi sua pergunta... ou afirmação...

foi mal
agora acho que da pra entender
Victor
Victor
Membro

Mensagens : 41
Localização : joão pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jun 05, 2011 5:47 pm

Pelo que entendo o tamanho do baixo esta diretamente ligado a altura e tamanho de quem executa. Me parece que o 4/4 é para pessoas bem altas e com mão grande. Agora moda ou não veja qual te atende melhor fisicamente pois acho que nesse caso a moda não dita nada e sim o conforto fisico!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por luizribeiro Dom Jun 05, 2011 9:54 pm

Eu tenho um 4/4 enorme. Tenho 1,72. O que vai importar mais é o comprimento de corda, no meu baixo é 106 cm o que é bem acessível. Normalmente baixos grandes são usados em orquestras. A diferença vai ser na quantidade de volume e só.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 06, 2011 8:19 am

^
O que falei de conforto então esta errado???
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por luizribeiro Seg Jun 06, 2011 11:01 am

zada, meu baixo não é o mais confortável do mundo para tocar solos, mas nada que venha me causar um problema físico como tendinite. Mas sem dúvidas em uma situação de orquestra já é o contrário, eu preciso de muito menos pressão de arco e stamina para gerar um som grande.

Não sei se vai dar para perceber o tamanho do meus instrumento por essas fotos, mas acho que dá para ter uma noção do gigante.

nessa foto veja como eu nem uso o endpin direito, ele está praticamente todo para dentro.
4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao 20947921523802848853510

nessa outra estou tocando a nona do beethoven no carnegie hall, numa gig que fiz com uma Orquestra de Londres. Todo mundo usando baixos enormes. Numa situação como essa que você tem uma orquestra completa e mais um coral com pelo menos 200 cantores, um 3/4 simplesmente desaparece no meio disso tudo.

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao 67698449848672210532767



Última edição por luizribeiro em Seg Jun 06, 2011 11:10 am, editado 1 vez(es)
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 06, 2011 11:06 am

Entendi.
Meu filho esta estudando violino na escola e para a escolha do tamanho adequado do instrumento foi levado em consideração o comprimento do braço dele e seu tamanho em geral. Quando iniciei no acústico foi essa orientação que recebi que o 3/4 era mais adequado a meu tamanho (tenho 1m84) e mãos médias.
Sei que a partir de um certo nível essas diferenças não complicam muito é só ver as escalas de 34, 35 e no caso do meu Dingwall 37 polegadas para baixo elétrico. É longa mas nada que me atrapalhe e prefiro pelo equilibrio das notas e tensão das cordas.
Mas pra um iniciante isso tende a ser levado em consideração ou ai nem nessa fase?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por luizribeiro Seg Jun 06, 2011 11:12 am

coloquei duas fotos para tentar mostrar o tamanho do meu baixo.
Acho que como um iniciante irá começar com um contrabaixo mais simples vale mais a pena comprar um 3/4, visto que um um 7/8 ou 4/4 precisa ser muito bem construído para não ser simplesmente um instrumento enorme porém com um som pequeno e uma série de problemas de construção.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Voila Marques Seg Jun 06, 2011 11:47 am

Oi Vitor!

Olha, não acredito nessa "moda", mas na questão do conforto.

As posições são mais confortáveis num contrabaixo 3/4, mas isso não impede que um 4/4 seja usado também.

Sou baixinha (1,59) e toquei durante muitos anos num contrabaixo 4/4 com 1,11 de diapasão, que era enorme.

Os contrabaixos com 1,07 são "normais" (3/4) e os abaixo disso são cada vez mais confortáveis para se tocar, porque as posições ficam menores.

O único problema que vejo nos 4/4 é a abertura dos dedos, que tem que ser maior, mas sem tensionamento e, para quem está começando no instrumento, por exemplo, isso pode vir a ser um problema se não houver uma boa orientação.

Um contrabaixista tentando tirar som usando força para apertar as cordas e ainda tendo que manter a mão esquerda mais aberta costuma ser uma combinação infeliz ao longo do tempo, e as chances de ser um contrabaixista "duro" e/ou com tendinites, bursites, etc, são grandes.

Os contrabaixos 4/4 costumam ser instrumentos bojudos, com timbre bem fechado e escuro e excelentes para orquestra.

Para solo, a abertura grande dos dedos costuma atrasar e/ou dificultar diversas passagens musicais, mas sabendo desse "diferencial", o contrabaixista tentará compensar essas dificuldades estudando para isso.

De um modo geral, os contrabaixistas costumam preferir os 4/4 para orquestras (ou os 3/4 ou os 7/ oitavos) e para solo os contrabaixos menores (2/4, 5/8 ou mesmo os 3/4).

Só um detalhinho: nem sempre o instrumento menor é o mais macio de ser tocado e nem sempre o instrumento grande é o mais duro.
Ele fica mais macio ou mais duro de acordo com a construção, com a altura das cordas, com a regulagem do cavalete, com o tipo de corda, etc.
Agora, se você pegar um contrabaixo grande e duro é muita desg**** junta, mas a desg**** será concreta se você, prá piorar, ainda tocar tenso.

Abraços contrabaixísticos

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Ivanov_br Seg Jun 06, 2011 12:09 pm

Como eu aprendo aqui!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por RafaelBassic Seg Jun 06, 2011 1:57 pm

E aí, pessoal?

Eu tenho 1,78 de altura e meu instrumento é um 4/4 bem grande. Mas bem grande mesmo...
Ele não me atrapalha muito na hora de tocar, mas quando faço aulas nos instrumentos da escola, a diferença da abertura da mão é evidente. Mas aqui em Sampa, a maioria dos Contrabaixistas que eu conheço tem instrumentos 4/4, porque geralmente são os mais baratos.
E todo mundo toca solo com estes "gigantões" mesmo. Fazer o que, né?
A primeira "tocagem", os instrumentos menores são mais confortáveis mesmo.
Mas nada que os estudos diários sagrados não resolvam. rsrsrs

Mas como quase tudo no quesito "construção de contrabaixos" é relativo, é preciso ter cuidado.

Como o pessoal disse aqui, eu atesto. Já toquei em 4/4 que eram de um conforto sublime...
E já toquei em instrumentos bem menores que ninguém aguentava tocar dez minutos. Assim como o inverso já aconteceu também.

Abraços!
RafaelBassic
RafaelBassic
Membro

Mensagens : 12
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por luizribeiro Seg Jun 06, 2011 11:05 pm

voila, hoje em dia o compriemento ou diapasão quase não faz diferença no tamanho dos instrumentos. O corpo to meu contrabaixo tem 130cm o que faz dele um full size, mas o comprimento de corda é de um 3/4. Todo mundo da Metropolitan Ópera tem instrumentos full size, mas como os contrabaixos são bem antigos eles aindam eram construídos com comprimento de corda grande, o que todos fizeram foi tirar um pouco do bloco para reduzir o tamanho dos ombros do contrabaixo e também diminuir o comprimento de corda.
Acho que o que mais interfere em sonoridade é a nacionalidade dos instrumentos. Como tradicionalmente cada país tem uma escola na construção dos instrumentos na minha opinião é o que mais vai contar na qualidade de timbre. Muitos baixos italianos, principalmente os mais antigos (gasparo saló, testore, amati e gagliano), são geralmente 3/4 e todos tem o timbre mais escuro que já ouvi. Instrumentos franceses que tradicionalmente são grandes tem o timbre mais nasalado.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por galegonobaixo Ter Jun 07, 2011 10:08 pm

Caramba , quando comecei me indicaram direto um 3/4 por causa do tamanho da corda, vendi esse baixo e to tentando juntar grana pra um 4/4, mas eu queria um corda longa tipo uns 110cm...
Acho que gosto pesa bastante, pesa ainda mais o fato instumento-instrumento , como a galera ta falando...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

4/4 fora de moda ??? porque ???  eis a questao Empty Re: 4/4 fora de moda ??? porque ??? eis a questao

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos