Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mini estudio - Caseiro!

+3
Claudio
korg
MkThEbEsT
7 participantes

Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Qui Abr 16, 2009 4:17 pm

Olá, amigos baixistas!

Pois bem, pensi num ano de muito trabalho, com isso to pretendendo juntar uma grana e montar um estudio aqui em casa, para gravação (o mais profissional possivel), isso vou montando aos poucos mesmo e talz, sem pressa e na calma.

Então, primeiramente gostaria de saber se alguem tem algum material para começar a estudar sobre o assunto e segundo quais perifericos seriam fundamentais para uma boa gravação, sei que precisaria de um bom PC, coisa que ja possuo.. mas precisaria de uma placa de som TOP e que placa de som seria recomendada para gravação, entre mais "n" coisas, hehe...

Nesse quesito sou bastante "noob" ;D, então qualquer dica, sugestão seria bem vinda.

Forte abraço!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por korg Qui Abr 16, 2009 8:25 pm

Fala!
Cara, como digo sempre, tudo na vida é relativo Smile

vc usou palavras como "profissional" e "TOP". Top mesmo, vou falar pra vc gastar milhões, comprar prés NEVE, mic Neumann ou Telefunken, protools HD, etc :p

Acho que primeiro vc deve definir budget (quanto $$ a gastar), que tipo de músicas produzir/gravar, que tipo de instrumentos usar, etc
Já da pra ter uma idéia e começar a te ajudar.

Simplificando o papo, vc precisa inicialmente de:
1) computador com bom processador , memoria e HDs;
2) um mic;
3) um pré pro mic;
4) uma interface de áudio razoável;
5) um software multipista (DAW);
6) instrumentos;
7) músicos;
Cool estudo sobre as técnicas de gravação e mixagem;
9) etc

se quiser começar com básico porém já de qualidade razoavel, pega um mic dinâmico shure SM57 (pau pra toda obra), um cabo XLR (por favor, de qualidade, faz MUITA diferença), um pré tipo um mic200 da vida (esse eu diria que é o mais simples a começar), interface pode ser uma Maudio 2496 Audiophile ou Maya44 (tb pra começar).
Pode usar ai um Sonar ou Protools como DAW.

Na internet tem muuuuuito material a estudar. Infelizmente só tenho videos/DVD com aulas bem bacanas de técnicas de gravação e mixagem, então fica impossível compartilhar aqui. Quando vc estiver mais acostumado com gravações, equipamentos, mixagens, etc, tenho docs muito legais de masterização (mas ai o papo é pesadissimo rs).

valeu
[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por Claudio Qui Abr 16, 2009 10:12 pm

Bem... pra não ser redundante como que o Korg falou, a única coisa que eu indicaria, já que você quer algo top, seria uma placa Delta-1010 com jacks padrão rack.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Qui Abr 16, 2009 11:47 pm

Desculpem galera, eu ja tava meio que de saida, então escrevi nas pressas sem realmente fazer uma revisão do texto, deixando tudo muito "solto".

A intenção principal é fazer gravações com qualidade, mas isso sem ser um estudio de gravação, seria para gravar meus projetos, minhas músicas, etc... sem gastar com estudios e ter hora para gravar. Então seria gravação de uso pessoal, mas isso com qualidade.

Quando digo TOP é algo que seja de qualidade mas que seja acessivel, como os equipamentos que vc citou Korg, pode ate ser que então não se use a palavra top hehe.. mas como tava na pressa foi ela mesmo, hehe.

Como disse o principio de tudo eh qualidade, não tenho pressa e pretendo montar aos poucos, então... junto uma grana.. compro um pré muito bom.. dps junto mais grana(alguns meses) e compro outro aparalhe e assim por diante, sou novo ;D e não tenho pressa.. quero que saia algo de qualidade.

No mais, agradeço a ajuda de todos!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por korg Sex Abr 17, 2009 12:33 am

então, agora diz ai o que pretende gravar (que instrumentos), quantos por vez, quanto vc pretende gastar, essas coisas...

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Sex Abr 17, 2009 8:50 am

Como a gravação é de uso pessoal e quase todos meus projetos possuem apenas guitarra, baixo e bateria, além da voz também.. então os instrumentos que seriam gravados seriam esses.

Quanto a grana, é aquilo que falei.. pretendo ir comprando o material aos poucos, sem pressa... até porquê, pra falar a verdade, eu não tenho nem noção de quanto se gasta para montar um BOM estudio.

Então, façamos o seguinte... como não tenho pressa, to indo com calma... minha meta para daqui a 4~6 meses é possuir na faixa dos R$: 8~10.000,00 com essa grana, acredito, que ja der para começar a montar algo mais concreto.. ou estou equivocado?

Agora para ir por partes, a principio, acredito eu, que seja comprar uma placa de SOM BOA, coisa que ainda não tenho noção de qual adquirir... quanto ao PC eu ja tenho um TOP (4gb de ram, quad core, hds grandes, etc..).
Vou procurar algo sobre gravação na net para começar a entender o processo.

Forte abraço!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por korg Sex Abr 17, 2009 9:11 am

Salve!
Acho que o que vai te impactar no momento é a bateria.
A bateria vc deve ter vários mics específicos, um pra cada peça, um pré para cada mic e uma interface que comporte X canais simultaneos de gravação.
Geralmente pra homestudio fica inviável, até mesmo pq vc não pode esquecer do fator bateria x sala (acustica).

Enfim, o que eu costumo fazer, é gravar bateria em estudio mesmo , peço sempre pra gravar em 8 canais e peço alguns detalhes, tipo cortes nos hihats, algumas alterações de posicionamento de mics, fase, etc.

Trago pra casa em dvd e ai jogo esse material na minha DAW. E em casa sigo gravando o resto.

Bom, nessa situação vc se livra de comprar mil microfones e prés e pode partir para uma interface com menos canais.

Mas, seguindo seu desejo atual:

- Uma interface de 8 canais já rsolve pra bateria (veja bem, tem gente que grava batera - e muito bem, diga-se de passagem - com apenas 4 canais, não te dá muita flexibilidade, mas grava e bem . Mas tem que sacar bastante do que ta fazendo).
Eu tenho uma MAudio Fast track ultra 8R, que possui 8 prés bem bacanas, tudo balanceado, resolução 24/96, etc. Ou seja, vc já terá uma ótima interface a custo moderado

- Mics para bateria. Ai meu amigo, o céu é o limite. Existem vários kits de bateria de menor custo, como CAD e shure, ou pode partir para mics especificos isolados como:
- AKG D112 - bumbo
- SHURE SM57 - caixa (pele e esteira)
- MXL 990 para tons (ou um MD421, mas é carooo)
- um par de condenser para over (MXL 604 por ex)
- um MXL 603 ou 604 pra hihat (um SM81 ? carooo)
- se a sua sala for muito f***, pode adicionar um par de condenser para ambiência, um par de C414 (carooosss) ou similar

ai ja da pra vc ter uma idéia do que precisa e custos.
Claro, PRO mesmo ta usando (alem do d112 e sm57) akg c414, neumann u87, km184, essas coisas surreais Laughing

enfim, voltando pro brasil:
se quiser uma interface ainda melhor, procura uma MAudio profire 2626.
SE vc decidir que não vai gravar bateria no seu homestudio, então já dá pra reduzir numero de canais na sua interface (2 ou 4 fica bacana e te da flexibilidade) e tb não precisará de tantos MICs.

Com esse mesmo equipamento vc grava baixo, guita, violao, voz, etc. Só tomando cuidado pra usar o microfone especifico pra cada aplicação. E voz, talvez um mic melhorzinh, um AT2020 ou um V67 já atendem ( ou um AT4040 se quiser incrementar ou Rode - Agora, se tem bala na agulha mesmo, já compra um Neumann TLM103 pra cima Twisted Evil )

Com esse material ai vc já fará boas gravações e, creio eu, dentro do seu orçamento.
Acho que já dá pra começar suas pesquisas, não?!


[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por Claudio Rocha Sex Abr 17, 2009 9:22 am

MkThEbEsT escreveu:Agora para ir por partes, a principio, acredito eu, que seja comprar uma placa de SOM BOA, coisa que ainda não tenho noção de qual adquirir... quanto ao PC eu ja tenho um TOP (4gb de ram, quad core, hds grandes, etc..).
Vou procurar algo sobre gravação na net para começar a entender o processo.

Forte abraço!

Se a sua idéia é gravar a base junta, ou seja, teclado, baixo e bateria de uma única vez, você precisaria de uma placa de som com 16 canais, porque só a bateria consumiria no mínimo uns 8 canais. A M-audio tem ótimas placas de som, para todos os gostos e preços, e funciona com praticamente todos os programas de gravação de áudio.
A lista de prioridades, na minha opinião, seria:
1- Computer (vc já tem)
2- Placa de som
3- Programa, caso vc pense em comprar
4- Um pré de mic
Até aqui você já poderia gravar intrumentos, sequenciar Midi, etc
5- Microfones, e aí vale a pena dar uma boa pesquisada, porque o céu é o limite nessa brincadeira. Sugestão: Super Lux, são honestos e não afundam seu orçamento.
Bom, acho que isso seria um começo.
Abraço!

____________________________
http://www.captainbasement.blogspot.com

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

Mensagens : 625
Localização : Santo André, SP

http://www.captainbasement.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 17, 2009 10:08 am

Sobre o programa, eu te aconselho procurar o Reaper... é bem leve, estável, facil de usar e semi-free(vc só paga se quiser, mas se não pagar continua tendo todos os recursos do programa)

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por MkThEbEsT Sex Abr 17, 2009 12:44 pm

Obrigado a todos pela ajuda.

Pelo jeito, a minha prioridade vai ser arrumar o local direitim, fazer uma acustica boa... tenho outros terrenos inutilizados, vou rever essas possibilidades e dps botar mãos a obra

Forte abraço!

____________________________
;D
Custom Basses Club #008
Baixistas do Ceará, mah! #23
MkThEbEsT
MkThEbEsT
Membro

Mensagens : 151
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por wesley5977 Qui Abr 14, 2011 6:06 am

Como posso montal um estudio caseiro
tipo só pra gravação de voz sem nenhum instrumento musical

wesley5977
Membro

Mensagens : 2
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por Mateus Bass Dom Abr 24, 2011 10:46 am

korg escreveu:
- Mics para bateria. Ai meu amigo, o céu é o limite. Existem vários kits de bateria de menor custo, como CAD e shure, ou pode partir para mics especificos isolados como:
- AKG D112 - bumbo
- SHURE SM57 - caixa (pele e esteira)
- MXL 990 para tons (ou um MD421, mas é carooo)
- um par de condenser para over (MXL 604 por ex)
- um MXL 603 ou 604 pra hihat (um SM81 ? carooo)
- se a sua sala for muito f***, pode adicionar um par de condenser para ambiência, um par de C414 (carooosss) ou similar

[s]


Eu particularmente reduziria isso...
- SHURE BETA 52 - bumbo
- SHURE SM57 - caixa (pele e esteira)
- SHURE SM57 para tons
- um par de condenser para over (MXL 991 OU 990 por ex)
- MXL 991 pra hit-hat (um SM81 ? carooo)
- se a sua sala for muito f***, pode adicionar, um só Cad - Ekitek e100 que tbm serviria muito bem para voz...
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Mini estudio - Caseiro! Empty Re: Mini estudio - Caseiro!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos