Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

+9
Tucone
Maurício_Expressão
basslave
_leorocha
Kelvin Queiroz
NESCAU
Polli
Fernando Zadá
charlaortega
13 participantes

Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por charlaortega Qua maio 11, 2011 12:57 pm

Galera, nesse fim de semana em meio a uma viagem acabei lendo uma materia que saiu na revista Modern Drummer e resolvi compartilhar com vocês. A metéria é escrita pelo Dudu Portes (Batera). Diz respeito aos musicos em geral. O conteúdo em bem direto e vai de encontro com o "Status" que a profissão de musico tem hoje aqui no Brasil.
Espero que leiam, reflitam, gostem e opinem aqui.

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Revista11



Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Revista21



Vamos discutir, tenho poucas e boas sobre o assunto p/ contar tambem.
Abraços a todos!!!
charlaortega
charlaortega
Membro

Mensagens : 338
Localização : Adamantina

http://fazendoumfree.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 11, 2011 1:19 pm

Putz li na MD e pensei em postar aqui! Muito bom e os textos dele geralmente caem bem!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Polli Qua maio 11, 2011 1:29 pm

O Dudu é um cara muito inteligente,músico experiente,tocou com meio mundo, e já deve ter tomado altos calotes também.
Muito bom o texto,parabéns pelo post.
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por NESCAU Qua maio 11, 2011 1:36 pm

É por causa desse tipo de coisa que, sempre quando me perguntam se vale à pena viver de música no Brasil eu digo que sim, vale à pena, mas é bom ter um plano B.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Kelvin Queiroz Qua maio 11, 2011 2:33 pm

Eu sempre digo que minha vivência de música vai ser um plano AB, pois o plano A vai ser empreendedorismo/administração econômica relacionada a instrumentos musicais e o plano B é a própria carreira de músico.

Tomara que eu consiga isso...

____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por _leorocha Qua maio 11, 2011 3:56 pm

Ele toca em um ponto crucial aí. Nâo adianta você querer cobrar seu salário e seus direitos corretamente, pelo simples fato de que vai ter outro músico, tão capaz quanto, que vai cobrar bem menos e ser menos exigente. Por exemplo: temos uma tabela de cachês feita pela OMB. Quem aqui se baseia nela pra cobrar em suas gigs?
_leorocha
_leorocha
Membro

Mensagens : 368
Localização : Salvador - Ba

http://www.twitter.com/_leorocha

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Kelvin Queiroz Qua maio 11, 2011 4:19 pm

Bem lembrado...vendo aqui na tabela:


CASA NOTURNA – BARES – RESTAURANES ETC

- Avulso por dia

R$ 450,00

Uma vez fui num barzinho perto de casa pra ver, ele falou que podia fazer por no máximo 300 reais, absurdo.



Outra coisa, uma casa de shows é considerada casa noturna né? Tem umas casas de show que a gente tem que pagar pra alugar o local e tocar e o lucro dos ingressos é nosso. Nesse caso, o lucro teria que ser no mínimo de 450? E se não for, a casa é responsável pela interação desse dinheiro?
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 11, 2011 6:45 pm

^
cara se souber de algum bariznho que pague 300 por músico avisa!!
Geralmente quem paga nessa faixa de 300 por músico num quarteto são só os pubs maiores da Vila Olimpia e coisas do gênero.
Infelizmente o padrão é 150 por músico e as vezes 100, tristemente.
Mas não acho a tabela base não, infelizmente.
Só para artistas de renome ou na midia de resto é negociado caso a caso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por basslave Qua maio 11, 2011 7:04 pm

por 300 mangos eu tocava até com calça cor-de-laranja e oculos do paraguai! Em barzinho por aqui eu ganho 120 pila/3horas e já fico contente. aaff

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 11, 2011 7:05 pm

^rsss
pior é que é por ai mesmo.
Evento geralmente é mais bacana mas bar......
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Kelvin Queiroz Qua maio 11, 2011 7:07 pm

E essa tabela da OMB? Não é respeitada por não ser uma "lei oficial" ou por pura ignorância popular mesmo?

É um absurdo como o músico é desvalorizado no Brasil.

____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por basslave Qua maio 11, 2011 7:14 pm

Peguei um evento agora com power trio MPB por 150 pila/1 hora e meia livre, e não teve jeito, chorei pra pagar pelo menos 200 pila mas não rolou. Só fui mesmo por que são uns amigos de longa data, e eu ia ficar em casa coçando.

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 11, 2011 7:21 pm

Kelvin Queiroz escreveu:E essa tabela da OMB? Não é respeitada por não ser uma "lei oficial" ou por pura ignorância popular mesmo?

É um absurdo como o músico é desvalorizado no Brasil.

Muitas vezes por falta de estrutura pra isso mesmo. Um bar onde cabem 100 pessoas o dono cobra 5 pilas de couvert dificilmente ele vai colocar esse custo na bebida ou produtos então ele vai querer pagar uma média do couvert ou o pior, que eu não topo, o couvert mesmo só de quem pagou....
É complicado mas meu pai já teve bar e vi do outro lado e se não for uma casa construida e montada pensando em ter música fica um quebra galho atrás do outro, palco improvisado, som ruim e com isso paga ruim!!
É uma bola de neve que ajudamos muitas vezes a aumentar!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Maurício_Expressão Qua maio 11, 2011 9:04 pm

Assunto difícil esse... E o pior é que se pagava cerca de R$ 2.500 em média para a banda no final do século passado na minha região.
Depois foi para R$ 1.800 no início dos anos 2.000. Depois R$ 1.200. A 4 anos ainda dava para pegar R$ 800. Hoje em dia é R$ 400.
O tamanho dos bares de minha região também estão diminuindo drásticamente. Não existe mais casas de 800 a 1000 pessoas. Hoje, bar para 200 pessoas é o máximo que pinta.
Difícil mesmo. A coisa é partir para tocar em eventos como festas, empresas e coisas assim.
Acompanhar artista eu nunca acompanhei, sempre fui um cara de banda.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Tucone Sex maio 13, 2011 11:15 am

Pena que o tal "artista" nunca vai ler a matéria... É, a nossa realidade é triste mesmo. Enquanto tiverem os hobbystas de plantão que tocam por qualquer R$50 e ainda enchem o bar com primos, tias, vós... e donos de bares que só enxergam $$ na frente...
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Kelvin Queiroz Sex maio 13, 2011 11:39 am

Pelo que eu vejo, os baixistas acabam tratando com o tempo o "hobby'' como um negócio completo(o famoso "tornar-se objeto"), abandonando completamente o lado "hobby", o lado "lazer" de ser. Mas tudo por culpa do governo que não dá assistência para nós, fazendo com que o nosso hobby vire uma obrigação para se sustentar.

É só ver um exemplo claro: O que você escolheria?

Você forma uma banda no Brasil e recebe proposta de outra do exterior ou você forma uma banda no exterior e recebe proposta de outra no Brasil?

É confuso, mas mostra o que sofremos aqui nesse país, por isso que há essa valorização de bandas como Restart, Cine, Fresno etc...Porque o que o Brasil (e no mundo também) quer é vender, e que se lasque o que é bom e o que é ruim. Por isso que o mundo e o Brasil vivem do pop. Porque os governos não dão atenção pra quem REALMENTE precisa de atenção.

____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por charlaortega Qua maio 18, 2011 4:27 pm

No mesmo dia que li a materia tivemos (banda) um problema com um empresario de uma dupla que eu toco, questao de pagamento de almoço e tals, estavamos em viagem e o bonito nao queria pagar um rango. Meu batera chego firme no cara, deu de dedo e tals ae veio pedir desculpas... mas mesmo assim nao pago o rango!!!
A materia foi legal nesse ponto pq a gnt foi com pegada p/ cima do malandro.
Acho que se todos fizerem um pouco a coisa melhora.
Aqui na minha regiao, ja conversei com muito musico p/ fazer um boicote, tipo, nao tocamos por menos que $$$ (um valor combinado). Nego nao abraça, muito medo, acha que é besteira, que nao vai dar em nada, vivem presos ao pensamento: "Se nao vou tem quem vai" Assim fica um pouco mais dificil de mudar a realidade.
charlaortega
charlaortega
Membro

Mensagens : 338
Localização : Adamantina

http://fazendoumfree.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 18, 2011 5:32 pm

Não sei se é verdade mas já ouvi papo de músicos que se reuniram pra dar coça em cara que burlava o sindicato ou coisa do genero nos EUA. Ouvi de amigo que estudou no GIT .
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por charlaortega Qua maio 18, 2011 5:34 pm

^ Uia!!! Twisted Evil
charlaortega
charlaortega
Membro

Mensagens : 338
Localização : Adamantina

http://fazendoumfree.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por rodsom Qua maio 18, 2011 5:53 pm

charlaortega escreveu:Aqui na minha regiao, ja conversei com muito musico p/ fazer um boicote, tipo, nao tocamos por menos que $$$ (um valor combinado). Nego nao abraça, muito medo, acha que é besteira, que nao vai dar em nada, vivem presos ao pensamento: "Se nao vou tem quem vai" Assim fica um pouco mais dificil de mudar a realidade.

pois e, eu acho que é culpa da gente mesmo isso ai. eu mesmo sou um dos que aceitam facil tocar por 100 dinheiros, comer coxinha de ontem na estrada, viajar apertado em van de 12 lugares, etc, porque eu tenho esse pensamento "se eu nao aceitar tem quem aceita".
enquanto isso eu vou sujando a mao de graxa, pra inteirar a despesa do mes.

____________________________
arrocha, arrocha.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por edumalta Qua maio 18, 2011 6:10 pm

Charlão, excelente reportagem!
Vou compartilhar com os amigos!

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por charlaortega Qua maio 18, 2011 9:51 pm

rodsom escreveu:
charlaortega escreveu:Aqui na minha regiao, ja conversei com muito musico p/ fazer um boicote, tipo, nao tocamos por menos que $$$ (um valor combinado). Nego nao abraça, muito medo, acha que é besteira, que nao vai dar em nada, vivem presos ao pensamento: "Se nao vou tem quem vai" Assim fica um pouco mais dificil de mudar a realidade.

pois e, eu acho que é culpa da gente mesmo isso ai. eu mesmo sou um dos que aceitam facil tocar por 100 dinheiros, comer coxinha de ontem na estrada, viajar apertado em van de 12 lugares, etc, porque eu tenho esse pensamento "se eu nao aceitar tem quem aceita".
enquanto isso eu vou sujando a mao de graxa, pra inteirar a despesa do mes.

Então Rodsom, eu tb faço muito disso, preciso de grana assim como todos, mais oq não podemos esquecer é de ter uma postura crítica em relação a questão em pauta. Pertencemos a uma classe de profissionais (músicos) e merecemos o mesmo respeito que outras profissões também tem. Sou psicólogo de formação, as vezes vejo essa classe assim como outras (Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Professores etc) lutarem pelos seus direitos (no minimo respeito) sem parar de trabalhar. Acredito que uma leve mudança de postura já ajudaria muito. Acho que se não fossemos tão omissos a passivos a cena mudaria um pouco, demora mais muda hehehe Very Happy

edumalta escreveu:Charlão, excelente reportagem!
Vou compartilhar com os amigos!

Valeu Edu, tô preparando um e-mail com um texto que vai acompanhar essa matéria ae. Vo mandar p/ galera que conheço aqui da música, inclusive empresarios e donos de bar, boates e casas noturnas. Legal o fato de vc botar p/ frente a matéria tb!!! Very Happy
charlaortega
charlaortega
Membro

Mensagens : 338
Localização : Adamantina

http://fazendoumfree.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Yngway Qui maio 19, 2011 2:45 pm

Excelente texto.

Por essas e outras que não me aventuro mais pro lado profissional.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por andremega Dom maio 22, 2011 5:38 pm

Já mandei dono de banda "se lascar" (porque, voltando de uma viagem, ele não queria que a van parassepara deixar um músico no caminho - frente da casa dele - e depois aumentasse o trajeto em 1,5 km para me deixar perto de onde eu morava, enquanto o bonito ficava na porta de casa sempre e aumentava a viagem dos demais em 40 minutos),já falei que por 50 dinheiros (há uns7 anos atrás) não saia nem de casa, falei pra "banda" que não adiantava nem me ligar pra show roubada e que sem grana eu nem saia de casa, e na hora de subir no palco apertei o dono de uma banda que vivia de caô pra cima da gente e falei: paga agora ou nem subo.

Fiquei sem a grana, mas ele sem show e com a multa contratual da casa, que era mais do que ele me devia. Alias, nessa eu tava com os outros músicos e teria sido mais barato pagar a gente. Mas o orgulho dele falou mais alto... que doa o bolso! (ah, o dinheiro eu já dava como perdido mesmo, até porque não havia nada assinado, tal e coisa... longa historia).

No final acabei mudando de profissão, mas não por causa disso. Aliás, depois que me livrei de todos esses "encostos", passei a ter mais tempo para me dedicar a trabalhos mais produtivos, que me rendiam muito mais que essa mulambices que falei. Só um tempo depois saí do "ramo".

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Você vive de música ou pretende viver? Então leia... Empty Re: Você vive de música ou pretende viver? Então leia...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos