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Mensagem por Heranval Ter Abr 26, 2011 8:55 am

Olá galera, sou novato aqui pelo forum e andei lendo várias coisas desde quando cheguei. e já tirei muitas dúvidas por aqui.
Qualidade ótima a do Forum. Parabéns.
Vamos ao que interessa.
Tenho um Yamaha BB614 circuito ativo. O baixo é ótimo estou com ele a alguns anos nunca me deixou na mão e ainda junto com meu set de pedais dá pra explorar bastante coisa.
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Mas queria dar um Up nele e lendo etc não consegui chegar a uma conclusão clara.
Válido trocar os captadores originais 2 captadores Split Single CoiL por APB-1 da seymour duncan?
Confuso ou deu pra entender ?
http://www.seymourduncan.com/products/basslines/cutting-edge-1/apb1_proactive/

Obrigado desde já.
confused
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Mensagem por Polli Ter Abr 26, 2011 9:26 am

Heranval,seja bem vindo ao fórum.

Você tem as medidas dos caps que quer colocar?
Ao que parece esses captadores do yamaha são mais estreitos que o normal,pelo menos parecem.

Honestamente eu não trocaria estes caps do Yamaha,que na minha opinião é um senhor baixo,mas claro....é só a minha opinião. Very Happy
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Mensagem por NESCAU Ter Abr 26, 2011 10:58 am

Olá Heranval,

Olha, acho que nao tem porque trocar os captadores desse baixo, essa linha da Yamaha é muito boa e os componentes são de qualidade, eu investiria em um pré externo para quem sabe dar uma cor diferente ao som...
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Mensagem por Guilherme Lizardo Ter Abr 26, 2011 11:20 am

eu ia na Sugestão do Nescau..

compraria um Tone Hammer... é mais negócio ein

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Mensagem por Polli Ter Abr 26, 2011 11:25 am

Realmente,um pré externo é uma boa pedida,uma solução boa e barata seria também um ADI21.
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Mensagem por Heranval Ter Abr 26, 2011 11:51 am

Ah! Show de bola então...
obrigado pelas informações e quanto ao pre-amp eu tenho o hartke bassa attack! é um pre-amp tb certo?
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Melhor assim economizo para compra do meu proximo baixo e pedal! bounce

Abraço a todos

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Mensagem por Polli Ter Abr 26, 2011 11:53 am

Tá bem servido então...hehe.

Abraço
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Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 26, 2011 2:02 pm

Heranval escreveu:Ah! Show de bola então...
obrigado pelas informações e quanto ao pre-amp eu tenho o hartke bassa attack! é um pre-amp tb certo?
Melhor assim economizo para compra do meu proximo baixo e pedal! bounce

Abraço a todos
O Hartke Bass Attack é um pré sim, acho que antes de fazer qualquer mudança você deve tentar explorar ao máximo o seu equipo, às vezes a gente acaba gastando dinheiro a toa sem saber o potencial que nosso equipamento tem.
Outra coisa que pode estar acontecendo é você não gostar do som "hartke". Esse pré não é transparente, ele até deixa o som do baixo aparecer sim, mas coloca muita personalidade própria no timbre, com um som mais estalado. Vale ver se esse timbre é sua onda. Eu tenho esse mesmo pré, e não o uso em todo tipo de som. Pra rock e umas levadas de slap mais agressivas, ele se sai muito bem. Em sons que eu queira mais médios, eu desligo ele. Dessa forma, ele funciona somente como um equalizador simples, e permite que os médios se destaquem mais.

Seu instrumento tem também um bom equalizador "onboard", explore bastante as possibilidades.

E sempre, mas sempre, tente responder CLARAMENTE à pergunta: O QUE ESTÁ FALTANDO NO MEU SOM? Se você não sabe o que é que está ruim, como vai melhorá-lo?

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Mensagem por Heranval Ter Abr 26, 2011 10:22 pm

Thales_Sr escreveu:
Heranval escreveu:Ah! Show de bola então...
obrigado pelas informações e quanto ao pre-amp eu tenho o hartke bassa attack! é um pre-amp tb certo?
Melhor assim economizo para compra do meu proximo baixo e pedal! bounce

Abraço a todos
O Hartke Bass Attack é um pré sim, acho que antes de fazer qualquer mudança você deve tentar explorar ao máximo o seu equipo, às vezes a gente acaba gastando dinheiro a toa sem saber o potencial que nosso equipamento tem.
Outra coisa que pode estar acontecendo é você não gostar do som "hartke". Esse pré não é transparente, ele até deixa o som do baixo aparecer sim, mas coloca muita personalidade própria no timbre, com um som mais estalado. Vale ver se esse timbre é sua onda. Eu tenho esse mesmo pré, e não o uso em todo tipo de som. Pra rock e umas levadas de slap mais agressivas, ele se sai muito bem. Em sons que eu queira mais médios, eu desligo ele. Dessa forma, ele funciona somente como um equalizador simples, e permite que os médios se destaquem mais.

Seu instrumento tem também um bom equalizador "onboard", explore bastante as possibilidades.

E sempre, mas sempre, tente responder CLARAMENTE à pergunta: O QUE ESTÁ FALTANDO NO MEU SOM? Se você não sabe o que é que está ruim, como vai melhorá-lo?

ótimo esclarecimento Thales_Sr e muito bem colocado o "O QUE ESTÁ FALTANDO NO MEU SOM?"
Na verdade to bem satisfeito com o som do meu Baixo e com o próximo pedal que vou adquirir o EHX Micropog chegarei a mais várias possibilidades certeza. E me agrada muito Hartke na verdade com ele consigo bastante timbres que me agradam, ainda mas pra banda que toco que é de Rock.
Obrigado pela resposta de muita utilidade!
cheers
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Mensagem por Amagomes Ter Abr 26, 2011 10:45 pm

NESCAU escreveu:Olá Heranval,

Olha, acho que nao tem porque trocar os captadores desse baixo, essa linha da Yamaha é muito boa e os componentes são de qualidade, eu investiria em um pré externo para quem sabe dar uma cor diferente ao som...

(+1)

Eu também não acho que valha a pena. Além de vc ter uma certa dificuldade devido ao tamanho dos caps, eles são bem legais ( os BB`s 414/15 são passivos e tem um sonzão, os caps são os mesmos). O que eu não acho legal deste baixo é justamente o pré, por isso o externo vai bem, o que vc poderia fazer é colocar uma chave ativo/passivo pra desligar o pré do baixo e timbrar só com o externo.

Poir sinal estou vendendo este...hehe. Estava aqui nos classificados mas acho que já expirou o anúncio.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179914215-pre-externo-seymour-duncan-paranormal-_JM
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Mensagem por Heranval Qua Abr 27, 2011 8:54 am

Amagomes escreveu:
NESCAU escreveu:Olá Heranval,

Olha, acho que nao tem porque trocar os captadores desse baixo, essa linha da Yamaha é muito boa e os componentes são de qualidade, eu investiria em um pré externo para quem sabe dar uma cor diferente ao som...

(+1)

Eu também não acho que valha a pena. Além de vc ter uma certa dificuldade devido ao tamanho dos caps, eles são bem legais ( os BB`s 414/15 são passivos e tem um sonzão, os caps são os mesmos). O que eu não acho legal deste baixo é justamente o pré, por isso o externo vai bem, o que vc poderia fazer é colocar uma chave ativo/passivo pra desligar o pré do baixo e timbrar só com o externo.

Poir sinal estou vendendo este...hehe. Estava aqui nos classificados mas acho que já expirou o anúncio.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179914215-pre-externo-seymour-duncan-paranormal-_JM

A idéia de colocar uma chave achei uma boa ein! apesar de curti o som do baixo do jeito que ele ter está opção de passar ativo/passivo dá mais opções né.
Mas tô pra colocar um Classic Vibe Pbass no meu set...ficar com um baixo circuito ativo e outro passivo... uma boa tb não acham?
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Mensagem por Amagomes Qua Abr 27, 2011 4:52 pm

Troca Captador - Yamaha BB614 356740 Isso.
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Mensagem por Sommerlatte Dom maio 26, 2013 10:25 pm

Ressuscitando...


Tenho um BB415.

Quem já teve esses baixos, me entende que faltam "Médios nele"

Eu sinto falta num boost dele entre 350hz e 2~3 khz

Pode ser que eu esteja almejando um timbre que o baixo nunca vai proporcionar, pois entao cogitei colocar EMG's. Porém, sem nenhum parâmetro.


Toco rock, do death metal mais extremo (cannibal corpse e afins) até rock nacional 80's..

O QUE ESTÁ FALTANDO NO MEU SOM?

De acordo com a minha pegada, um som altamente comprimido, fazendo uma ponte entre esses dois timbres.

Médio agudo liso igual guitarra palhetada do Sheehan, e um Grave Brutal igual do alex Webster.


Fazer esses graves soarem nítidos mesmo tocando semicolcheias junto com bumbos em tercinas.
E "ao mesmo tempo" Conseguir tirar um timbre não mortal pra tocar Cazuza, o que eu acho o timbre do sheehan bem razoável.

https://www.youtube.com/watch?v=30YT0cG2EkE

https://www.youtube.com/watch?v=Z-TCQ-uU-m8



Lembrando qe isso com um BB415.



possuo um sansamp e um compressor bom, só falta ajustar os parâmetros corretamente, o que tem sido um desafio imenso até então...



Sugestões para o timbre ideal sem trocar de baixo?

Em breve mando algumas gravinas cruas pros entendidos do assunto terem algum norte do feeling que eu passo pro instrumento, se isso for ajudar.


Very Happy

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Mensagem por Normando Neto Dom maio 26, 2013 10:55 pm

Tenho um BB-414 e também sinto falta de mais médios.

Trocar de cordas pode ajudar. Tenho usado cordas Fender Pure Nickel 7150 e achei que melhorou bastante o som...

Minha próxima tentativa vai ser com as DR Sunbeams, porque, embora eu goste do som das Fender citadas, quero cordas mais macias e as Sunbeams são roundcores, supostamente menos tensas.

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Mensagem por Rick Charles Seg maio 27, 2013 10:37 am

Sommerlatte acho que um desses pode te ajudar bastante.

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Mensagem por Sommerlatte Seg maio 27, 2013 11:43 am

Um EQ.... Fundamental. Tà na lista já!

Quanto as cordas, é um assunto importantíssimo e muitas vezes esquecido.

Usei 3 tipos de cordas nele já, o PIOR foi elixir. Pior sem comparações, e o que eu to usando essa semana.

O melhor até hoje foi ernie ball slinky, usei outra série de erniball há uns 2 anos, e durou exatamente 2 anos, sem precisar trocar, sem apodrecer com um timbre "Organico", encorpado e nao exagerado no brilho igual corda nova.

Quanto a tensão, as elixir .45 parece um set .50 da rotosound que eu já tive. A pegada é horrível

Ernie Ball ganha de 1000x0 em quesito conforto.

Como vou viajar, vejo se compro 1 set de cada encordoamento referência.

Recomendações? além de:

Ernie Ball Slinky;
Fender Pure Nickel 7150
DR Sunbeams

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Mensagem por Rick Charles Seg maio 27, 2013 12:57 pm

Pense em cordas de aço, proporcionam um timbre mais médio agudo.
Atualmente uso Rotosound RB 45 no meu Pbass e tá uma maravilha, tem um timbre brilhante, e proporciona bons médios no PB com o tone em 50%.
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Mensagem por fheliojr Seg maio 27, 2013 4:33 pm

Sommerlatte escreveu:Um EQ.... Fundamental. Tà na lista já!

eu priorizaria um eq. paramétrico, como o da wmd, para ter mais opções de timbragem.
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Mensagem por Sommerlatte Qua maio 29, 2013 1:56 pm

Não entendi como o paramétrico pode ser tão vantagem... poderia me ajudar fheliojr?


outra coisa... surgiu a oportunidade de pegar um GE-7 da boss, aqui no brasil agora por 250.

Será que bato o martelo, pechincho mais ou espero e pego um que vai me custar 200~150U$?

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Mensagem por fheliojr Qua maio 29, 2013 8:05 pm

^ a diferença de um eq. parametrico p/ um gráfico eh q aquele abrange mais frequências q este e possui, ainda, o controle de Q (quality factor), q eh responsável pelo modo como as frequências vao interagir entre si (não sei dar uma explicação técnica p/ isso), mas o GE-7 da boss eh considerado, aqui no fórum, com muito bom, melhor, inclusive, q o GEB-7, pelas frequências em q atua.
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Mensagem por Sommerlatte Sex maio 31, 2013 2:02 am

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477533877-ultima-unidade-pedal-guitarra-boss-ge-7-equalizer-_JM#questionText


parece vantagem, será? To em dúvida de comprar um pedal que vá ser redundante, pois já tenho um set de amp+pré bom.


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Mensagem por Rick Charles Sex maio 31, 2013 8:40 am

Dizem que o GE7 é melhor que o GEB7, compre e faça o teste, se não gostar esse pedal é de fácil revenda.
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Mensagem por fheliojr Sex maio 31, 2013 5:01 pm

Sommerlatte escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-477533877-ultima-unidade-pedal-guitarra-boss-ge-7-equalizer-_JM#questionText


parece vantagem, será? To em dúvida de comprar um pedal que vá ser redundante, pois já tenho um set de amp+pré bom.


não sei qual eh o preco de mercado desse pedal.

compare as frequências em q este boss e o seu equipamento atuam, p/ ver se elas coincidem muito.
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