Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca de captador - preciso conselho

+3
CG
cvmoretti
leopeixoto
7 participantes

Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por leopeixoto Ter Abr 19, 2011 12:44 am

Comprei um set de captadores DiMarzio(DP149) para substituir os originais em um Fender JazzBass Mexicano. Os captadores não encaixaram perfeitamente no lugar deixado pelos originais, como eu já esperava.

No captador do braço precisei fazer um ajuste mínimo no escudo com uma lixa para ajustar o encaixe, ficou jóia. O maior trabalho ficou para o captador da ponte.

O novo captador é mais comprido que o original cerca de 1 mm.

Peguei a mesma lixa que tinha usado no escudo e lixei a trincheira do captador da ponte na extremidade que fica mais perto dos potenciômetros. Eu ia lixava um pouco e tentava encaixar o captador, lixava mais um pouco e tentava novamente, lá pela quarta tentativa o captador entrou no buraco e aí está minha dúvida:

Ele entrou bem justo, encostando na madeira nas duas extremidades. Tem problema ficar assim? Ou devo lixar mais um pouco para que ele fique folgado no buraco?

O som ficou show de bola, resolveu um problema de chiado crônico que eu tinha no baixo, mas estou com medo de deixar assim e acabar estragando o captador ou gerar algum ruído pelo atrito entre o captador e o corpo do baixo.

Não entendo nada de Luthieria e gostaria do conselhos dos mais experientes.

Agradeço antecipadamente.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por cvmoretti Ter Abr 19, 2011 1:14 am

Cara, não sou luthier mas acredito que não tenha problemas... vamos ver o pessoal mais experiente responder
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por CG Ter Abr 19, 2011 8:41 am

Estragar não vai, você só terá alguma dificuldade quando for ajustar a altura do capatador.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por allexcosta Ter Abr 19, 2011 8:57 am

Problema não tem, mas lixe mais um pouco pra ficar mais fácil de tirar no futuro. A parte externa de uma caixa de fósforo com uma lixa colada é perfeito pra isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por Paulo Penna Ter Abr 19, 2011 10:09 am

Lixa mais um pouco, e lixe no corpo do baixo e não no captador, tanto na parte de cima quanto a de baixo pra não perder a centralização do cap.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 19, 2011 10:35 am

Para essas coisas a Dremel é a ferramenta perfeita, mas tem que saber operar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por leopeixoto Ter Abr 19, 2011 11:25 pm

Paulo Penna escreveu:Lixa mais um pouco, e lixe no corpo do baixo e não no captador, tanto na parte de cima quanto a de baixo pra não perder a centralização do cap.

Foi no corpo do baixo que eu lixei, nem me passou pela cabeça lixar o captador.

Obrigado à todos os colegas pelas respostas. Vou lixar mais um pouco.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Ruído no Pan - Sadowsky

Mensagem por fmodesto Ter Dez 18, 2012 9:29 pm

Pessoal,
Boa noite.
Hoje levei o baixo da igreja onde congrego para uma regulagem e troca de cordas. Ele é uma Sadowsky Jazz Bass 5 cordas.
Ele estava com um ruído no Pan. Na posição 50% nada acontecia, porém quando eu jogava para o captador da ponte ou do braço começava um ruído.
Falei com o Luthier e ele me disse que era normal desses captadores e disse que só resolveria trocando o captador por um Fender por exemplo.
Gostaria que vocês me falassem se essa informação procede.
Abraço.
fmodesto
fmodesto
Membro

Mensagens : 6
Localização : Curvelo

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por allexcosta Ter Dez 18, 2012 9:35 pm

fmodesto escreveu:Gostaria que vocês me falassem se essa informação procede.

Single-coil sempre terá ruído quando solado, mesmo que mínimo, mas a solução não é captador Fender, pois existem vários tipos de captadores Fender. Tem que ser captador humbucker da marca de sua preferência.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por fmodesto Ter Dez 18, 2012 9:38 pm

allexcosta escreveu:
fmodesto escreveu:Gostaria que vocês me falassem se essa informação procede.

Single-coil sempre terá ruído quando solado, mesmo que mínimo, mas a solução não é captador Fender, pois existem vários tipos de captadores Fender. Tem que ser captador humbucker da marca de sua preferência.

Mas Alexx,
Na sua opinião, você acha mesmo que tem a necessidade de trocar?
Eu gosto do som dos captadores do Sadowsky.
fmodesto
fmodesto
Membro

Mensagens : 6
Localização : Curvelo

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por CG Ter Dez 18, 2012 9:41 pm

fmodesto escreveu:
Gostaria que vocês me falassem se essa informação procede.

Não não procede, inclusive acho que colocando captadores Fender você pode estar fazendo um Downgrade ao invés de Upgrade.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por allexcosta Ter Dez 18, 2012 9:43 pm

fmodesto escreveu:Mas Alexx,
Na sua opinião, você acha mesmo que tem a necessidade de trocar?

Só se você precisa de captadores 100% quietos em todas as regulagens. Você pode mandar blindar as cavidades e os captadores pra ver se melhora um pouco.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Troca de captador - preciso conselho Empty Re: Troca de captador - preciso conselho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos