Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

+10
DenisLM
malka_aff
basslave
Fabio Motta
RFFanBR
allexcosta
Neto_Martini
Cantão
Daniel
luizribeiro
14 participantes

Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por luizribeiro Seg Abr 11, 2011 10:51 pm

Acabei de ter uma conversa muito legal com vários músicos. Todos nós damos aulas e constatamos a mesma coisa sobre um fenômeno que acontece muito com músicos mais experientes, mas que afeta principalmente iniciantes: como hoje dia todos estão obcecados em equipamentos. algumas vezes muito mais que em música.
A conversa surgiu por conta desse vídeo, https://www.youtube.com/watch?v=Ol0tFSl50VU
E de fato não tem uma aula que dou sem primeiro ter que passar por uma completa entrevista sobre meu set up que muitas vezes nem sei responder. Eventualmente me sinto conversando com um vendedor de instrumentos. Meus alunos sabem tudo que todos os contrabaixistas que eles mais gostam usam. Do baixo até a liguinha de cabelo que o cara bota no braço para reduzir os harmonicos da corda sol da ernie ball .45 feita em aço e ouro de Bangladesh envelhecido por 11 anos 2 dias 4 horas 5 minutos e 15 segundos. Fico pensando quanto tempo eles gastam na internet pesquisando por esse tipo de coisa, e fatalmente me irrita o fato deles chegarem na aula sem ter praticado o suficiente, mas sabendo de trocentas mil novidades da indústria de equipamento musical.

Aqui no forum mesmo, os tópicos que não tem relação a equipamentos tem pouco ibope. Inclusive diria que os tópicos mais relevantes a questões musicais são deixados de lado.

O que percebi é que meus estudantes tem um urgência muito grande em serem bons, e para eles o caminho mais curto para eles chegarem ao som dos instrumentistas que eles admiram é tendo equipamentos semelhantes.

Claramente a industria musical percebeu essa mudança na cabeça do músico e estão lançando diariamente o mesmo produto mudando características que provavelmente nunca ninguem em perfeito estado de juízo vai perceber a diferença.

Isso é um desabafo e um alerta a quem está começando. De fato não sou mais experiente que muitos aqui. Mas por conta de uma completa falta de habilidade técnica tive que seguir caminhos muito tradicionais para conseguir o pouco que tenho. Nunca me interessei em saber quem usa o que e o porque. Eventualmente descubro esse tipo de informação, mas normalmente eu já estou atrasado e o cara nem usa mais o que pensei que ele usasse.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Daniel Seg Abr 11, 2011 11:08 pm

Essa aqui é hilária tb...hehe comédia demais os caras

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/3tLBGLUVYh4?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Sobre o tema, concordo em 100%. E me incluo entre os que deveriam ver menos equipamento e estudar mais.

Com a rotatividade do "melhor equipo do mundo nessa semana" tá difícil de acompanhar.

____________________________
 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Cantão Seg Abr 11, 2011 11:11 pm

E a tal de inclusão digital , os sintomas sao os classicos , nao sei se feliz , ou infelizmente... Neutral

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Neto_Martini Seg Abr 11, 2011 11:30 pm

Pois é, o mundo hoje é consumista, o mercado sabe disso e tenta criar a noção do eu preciso disso, preciso daquilo sem realmente precisar...

E outra, tem o lance do visual também, as vezes a pessoa quer um fender sem nem conhecer o som, só quer pra falar que tem um...

Eu também fico na dúvida, a inclusão digital ajuda muito a ter acesso a informações, mas também acaba com o foco da galera e distorce o que é realmente necessário.

____________________________
"Sem a música a vida seria um erro..."
Friederich Nietzsche
Clube Zaganin #005
Neto_Martini
Neto_Martini
Membro

Mensagens : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por allexcosta Seg Abr 11, 2011 11:43 pm

Bem-vindo ao capitalismo...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54468
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por RFFanBR Seg Abr 11, 2011 11:50 pm

Neto_Martini escreveu:Pois é, o mundo hoje é consumista, o mercado sabe disso e tenta criar a noção do eu preciso disso, preciso daquilo sem realmente precisar...

Azar de quem não consegue usar sozinho os neurônios que tem. Tem gente imune ao bombardeio do mercado.

Uma coisa é conhecer o produto e gostar dele (como aconteceu comigo e um zaga... ahhhhm aquele zaga) outra é ser trouxa de ir na opinião alheia sempre.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Fabio Motta Seg Abr 11, 2011 11:52 pm

Onde assino?

Mas é bem como o Allex disse, o capitalismo é o grande X da questão.
O "TER" vem antes do "SER".
A internet deixou as pessoas acomodadas e burras. Pode ser uma ferramenta indispensável e imprescíndível em muitos casos, mas na grande maioria deixou o acesso a informação e ao conteúdo banalizado.

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por basslave Ter Abr 12, 2011 2:03 pm

RFFanBR escreveu:
Neto_Martini escreveu:Pois é, o mundo hoje é consumista, o mercado sabe disso e tenta criar a noção do eu preciso disso, preciso daquilo sem realmente precisar...

Azar de quem não consegue usar sozinho os neurônios que tem. Tem gente imune ao bombardeio do mercado.

Uma coisa é conhecer o produto e gostar dele (como aconteceu comigo e um zaga... ahhhhm aquele zaga) outra é ser trouxa de ir na opinião alheia sempre.

É... minha GAS por um Music Man tem quase 20 anos

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por malka_aff Ter Abr 12, 2011 3:02 pm

^2

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por DenisLM Ter Abr 12, 2011 3:11 pm

é bem porae!

Instrumento musical é algo que é mais que apenas um instrumento musical, é um "bem de consumo", "objeto de desejo"!
Ter uma infinidades de equipamentos meramente por coleção e não tocar nada (proporcional) a quantidade e qualidade dos instrumentos é algo que não é de se estranhar.
Eu falo por mim mesmo, tenho baixos (e demais equipos) totalmente desproporcionais aos meus conhecimentos musicais!

(acho que escrevi algo parecido em outro tópico... Pergunta )
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 12, 2011 3:26 pm

É tinha um tópico bem interessante sobre isso...
Acho que é até do Nukebass... Wink

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Ivanov_br Qua Abr 13, 2011 10:28 pm

Sim, essa discussão é recorrente.

COncordando com o Luiz, confesso que nao tinha profundos conhecimentos sobre marcas, tipos de cordas, caps e outras coisas. Nunca me detive a isso. Hoje conheço mais porque aprendi aqui. Mas ainda não me motiva.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por jiroumaru Qua Abr 13, 2011 11:48 pm

Eu até procuro saber mais sobre equipamentos, mas quando bate aquela vontade de comprar eu acabo pensando: "Poxa, que idiota, vou comprar um monte de equipamentos e mal vou conseguir tocar direito... melhor deixar pra depois."

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por NeyBass Qui Abr 14, 2011 9:53 am

As vezes fico olhando na net e vejo milhares de baixos lindos, maravilhosos, que dão "um banho", no meu humilde baixo, aí bate a loucura de comprar um melhor, aí deixo passar um pouco, e penso!! (isso mesmo as vezes eu penso tb)...rsrs...pra que vou investir tanto dinheiro, sendo que não consigo desfrutar de todo o potencial que o meu baixo oferece? acho-o muito bom para o tanto que eu toco. Preciso é estudar muuuuuuito mais.
Vejo músicos "monstruosos", tocando em baixos humildes.

Mas ainda chego no meu sonhado warwick, ou TRB. rsrsrsrs
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

 Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas.... Empty Re: Qual baixo, corda, pedal, de qual ano, qual série, quantas cordas....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos