Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

+6
Colono
NESCAU
cezarbaixista
CG
Thales_Sr
Fabricio Bass boc
10 participantes

Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Seg Mar 14, 2011 1:55 pm

Galera é o seguinte aqui na minha cidade não tem luthier e estou trocando o circuito do meu bass e vou conservar os caps EMG 45 HZ só que eu queria aproveitar e fazer a ligação série/paralelo cada captador e single(bobina da frente)/humbucker(as duas)/singler(bobina de traz) cada captador tb.Algúem sabe como posso fazer? O pessoal da D'Alegria faz essa ligação mas parece que eles usam outro circuito para série paralelo e um blend se entendi bem.
http://www.dalegria.com/pt/products_instruments_dragon.html
Então um técnico em eletrônica amigo meu vai fazer a ligação mas tenho que entregar o esquema mais ou menos pronto pra ele.
Alguém pode me ajudar?
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Thales_Sr Ter Mar 15, 2011 1:58 pm

Não lembro de nenhum baixo que tenha tantas ligações.
Os musicman stingray têm a seleção de bobinas, mas não tem seleção série/paralelo...
Outra: Com 2 captadores humbucker, ainda há a opção de ter ligação série/paralelo entre os captadores.

Isso complica demais a ligação e deixa opções pouco usáveis.

http://www.siglermusic.com/images/emg/EMGHZ-35-40-45.pdf

Aí tem umas ligações recomendadas pela EMG.
O mais padrão é ter as bobinas dos caps ligadas em série, e os caps ligados em paralelo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Ter Mar 15, 2011 3:09 pm

Thales_Sr"]Não lembro de nenhum baixo que tenha tantas ligações.
olhe esse aqui D'Alegria aqui:
EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  2309273577e0f2258a5do
mini-chaves para seleção para cada captador entre operação em modo humbucking ou single coil. Opção de circuito extra para "blend" das bobinas de cada captador: 2 mini-chaves selecionam entre os modos série e paralelo e conexão das bobinas, e 2 knobs fazem o "blend" entre as bobinas, quando no modo paralelo.
Obs esse captador é o mesmo do meu.


Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Thales_Sr Ter Mar 15, 2011 3:25 pm

Desses milhões de opções, deve ter no máximo umas 3 usáveis, e veja a bagunça que fica no instrumento...
Mas já que esse dalegria usa a mesma captação sua, você pode pedir o diagrama de ligações deles e usar no seu instrumento.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Ter Mar 15, 2011 4:14 pm

Thales_Sr escreveu:Desses milhões de opções, deve ter no máximo umas 3 usáveis, e veja a bagunça que fica no instrumento...
Mas já que esse dalegria usa a mesma captação sua, você pode pedir o diagrama de ligações deles e usar no seu instrumento.
blz vou ver se consigo valeu thales.
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por CG Ter Mar 15, 2011 5:20 pm

Vê se esse esquema te ajuda, são de Dimarzios, mas é parecido com o que você quer:

http://www.talkbass.com/forum/f129/fs-dimarzio-model-j-pickup-set-dp123-705242/

O cara tá usando push pulls... o meu ficará assim.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Ter Mar 15, 2011 6:33 pm

Valeu CG up
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por cezarbaixista Ter Mar 22, 2011 12:03 pm

Pessoal sou novo por aqui, ... tenho um Squier P-Bass, gostaria de fazer alguma modificação nele. Qual seria a melhor opção? Obrigado.
cezarbaixista
cezarbaixista
Membro

Mensagens : 1
Localização : Itabira/MG

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Thales_Sr Ter Mar 22, 2011 12:51 pm

cezarbaixista escreveu:Pessoal sou novo por aqui, ... tenho um Squier P-Bass, gostaria de fazer alguma modificação nele. Qual seria a melhor opção? Obrigado.
A melhor opção é não fazer nada sem saber o que você quer...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por NESCAU Ter Mar 22, 2011 1:28 pm

Thales_Sr escreveu:Os musicman stingray têm a seleção de bobinas, mas não tem seleção série/paralelo...

Na verdade, a seleção de bobinas nos MM SR é justamente para obter configurações em série e paralelo. Usando um MM SR5 com um Humbucker, temos as seguintes opões na chave: 1- Série, 2- Split e 3- paralelo.

Em relação à dúvida do colega que abriu o tópico, eu levaria o baixo em um luthier e instalaria, no máximo um pot. de blend. Esses captadores são ótimos, e por sí sós também nao oferecem muitas opções por terem apenas dois condutores, a não ser que você utilize os dois juntos como se fosse um humbucker...
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Ter Mar 22, 2011 2:41 pm

NESCAU escreveu:
Thales_Sr escreveu:Os musicman stingray têm a seleção de bobinas, mas não tem seleção série/paralelo...

Na verdade, a seleção de bobinas nos MM SR é justamente para obter configurações em série e paralelo. Usando um MM SR5 com um Humbucker, temos as seguintes opões na chave: 1- Série, 2- Split e 3- paralelo.

Em relação à dúvida do colega que abriu o tópico, eu levaria o baixo em um luthier e instalaria, no máximo um pot. de blend. Esses captadores são ótimos, e por sí sós também nao oferecem muitas opções por terem apenas dois condutores, a não ser que você utilize os dois juntos como se fosse um humbucker...

O problema é que não tem luthier na minha cidade só em BH 350 Km daqui,tinha combinado com um amigo(T em eletronica) mas eu estou quase é fazendo sozinho na doida msm.Vou fazer assim:

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Graasadeus
Acho que é o mesmo do MM SR.Valeu up
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por CG Ter Mar 22, 2011 3:21 pm

Thales_Sr escreveu:
cezarbaixista escreveu:Pessoal sou novo por aqui, ... tenho um Squier P-Bass, gostaria de fazer alguma modificação nele. Qual seria a melhor opção? Obrigado.
A melhor opção é não fazer nada sem saber o que você quer...

(2)

A melhor modificação que você pode fazer é mudar a marca de cordas que você utiliza, dá uma bela diferença de som.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Colono Sex Abr 29, 2011 9:57 am

1. pessoal.. o que seria a ligação SÉRIE/PARALELO nos captadores estilo MusicMan? e em termos de sonoridade?

2. o que é o tal cancelamento de fase, da chave de defasagem?

3. é possível utilizar o SMB-5a da Seymour com a chave de single/humbucker e talvez com essas outras chaves SEM o pré, apenas com um potenciometro de volume e tone (caracterizando assim um baixo passivo...)?
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex Abr 29, 2011 3:50 pm

Colono escreveu:1. pessoal.. o que seria a ligação SÉRIE/PARALELO nos captadores estilo MusicMan? e em termos de sonoridade?
scratch só vc ouvindo msm

2. o que é o tal cancelamento de fase, da chave de defasagem?
sei lá deve ser série/paraleo, single humbucker
3. é possível utilizar o SMB-5a da Seymour com a chave de single/humbucker
Sim
e talvez com essas outras chaves SEM o pré,
A ligação é feita com os caps independente do pré ou sem ele
Vc pode usar uma chave de tres posições e ligar como eu fiz, humbucker série/single/humbucker paralelo up
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Colono Sáb Abr 30, 2011 8:08 pm

vlw cara!
qdo eu comprar o meu SMB-5a não usarei um pré.. rsrs
=D
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Fabricio Bass boc Seg maio 02, 2011 9:12 pm

Colono escreveu:vlw cara!
qdo eu comprar o meu SMB-5a não usarei um pré.. rsrs
=D
Eu instalei o aguilar obp3 e sinceramente arrependi se tivesse deixado passivo e com o aguilar externo tiraria mt mais som.
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Colono Ter maio 03, 2011 10:13 am

eu não usarei pré onboard nunca mais...
cansei de ficar na mão com as baterias 9V e ainda correr o risco do pré ir pro saco..
a partir de agora adotei o sistema que considero o melhor:
captador passivo + qualquer pedal pré amp
Laughing
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por cardozo Ter Nov 18, 2014 9:30 am

Desenterrando o tópico...

Estou refazendo a parte elétrica do meu Ibanez, que também usa os EMG 40HZ.

Se olharem com atenção o esquema postado pelo Thales, verão que o modo padrão de funcionamento do humbucker é em série, onde o fio positivo do primeiro enrolamento (fio branco) é soldado com o fio também positivo do segundo enrolamento (fio preto)

Agora vem a dúvida: No modo em série, o correto não seria soldar o negativo do primeiro enrolamento (coil) com o positivo do segundo?

Acho que no final das contas não faz diferença, desde que a ligação entre os dois captadores siga a mesma ordem de montagem, para que um captador não fique defasado em relação ao outro.

O que vocês acham?

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por bass_noob Qui Jul 23, 2015 8:20 pm

Aproveitando o tópico ... rsrs

Vi um Fodera Monarch com captadores dual-coil e eles instalaram uma chave que fazia um "corte" de dual para single e ficou com o som lindo de um Jazz Bass ... E os captadores do baixo Tagima Millenium 5 Top são dual-coil estou com essa intenção de instalar uma chave com esse tipo de "corte".

Esse vídeo demonstra minha idéia ... Qual seria a forma de ligá-los?




Agradeço as respostas!
bass_noob
bass_noob
Membro

Mensagens : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por korg Sex Jul 24, 2015 10:41 am

só baixar o manual do pup que terá exemplo das ligações possíveis.
Quando mandei fazer meu fretless usei um bartolini quad-coil e consegui o manual dele facil, com mil exemplos de ligações.
abs
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por bass_noob Sex Jul 24, 2015 5:20 pm

korg escreveu:só baixar o manual do pup que terá exemplo das ligações possíveis.
Quando mandei fazer meu fretless usei um bartolini quad-coil e consegui o manual dele facil, com mil exemplos de ligações.
abs

Então Korg eu achei ligações da Nordstrand, e existe nos modelos dual-blades e dual-coils ... Mas não sei qual modelo eles são rs, mandei uma mensagem no site da Tagima e eles informaram que são dual-coils (mas só porque eu mandei uma mensagem e o cara disse que não dá pra ver os pólos, mas isso eu já sei rsrs). Agora qual modelo devo ligar, se para os 2 modelos são a mesma coisa?
bass_noob
bass_noob
Membro

Mensagens : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por korg Sáb Jul 25, 2015 12:06 pm

bass_noob eu dei uma olhada rápida no site do Nordstrand e, pelo que vi, o blade e o coil se diferem pelos pólos aparentes. A menos que eu esteja muito errado , mata sua dúvida. Se a Tagima colocou uma capa no pup, retira da capa pra ver os polos aparentes.

abs
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por bass_noob Dom Jul 26, 2015 2:35 am

korg escreveu:bass_noob eu dei uma olhada rápida no site do Nordstrand e, pelo que vi, o blade e o coil se diferem pelos pólos aparentes. A menos que eu esteja muito errado , mata sua dúvida. Se a Tagima colocou uma capa no pup, retira da capa pra ver os polos aparentes.

abs

Ai que pega ... os captadores tá com resina rsrs
bass_noob
bass_noob
Membro

Mensagens : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por korg Dom Jul 26, 2015 10:35 pm

putzzzzzzzz ai quebrou.... hmmmmmm tenho uma idéia meio maluca. Que tal mandar email pra Nordstrand e pedir pra te passarem a impedância de cada modelo testado com ohmimetro diretamente (tosco mesmo) e dai comparar com os que vc tem? pode ser uma saída.
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por joseluiz.avilajr Seg Jul 27, 2015 10:24 am

uma pergunta: o captador é duplo, mas tem os 4 fios+malha saindo dele?

se não tiver 4 fios+ malha, não tem como, a chance de estragar o cap é muito alta.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por bass_noob Seg Jul 27, 2015 2:06 pm

korg escreveu:putzzzzzzzz ai quebrou.... hmmmmmm tenho uma idéia meio maluca. Que tal mandar email pra Nordstrand e pedir pra te passarem a impedância de cada modelo testado com ohmimetro diretamente (tosco mesmo) e dai comparar com os que vc tem? pode ser uma saída..

Então, rs... Era mais fácil eu fazer a tentativa, mas... é como o joseluiz disse aqui.

joseluiz.avilajr escreveu:uma pergunta: o captador é duplo, mas tem os 4 fios+malha saindo dele?
se não tiver 4 fios+ malha, não tem como, a chance de estragar o cap é muito alta..

Eu vi que são 4 fios e 2 estão ligados ao blend e outros 2 com termoretrátil soltos que se não me engano é um branco e vermelho, e tmbm estava com intenção de colocar um pra on/off da bateria, mas o cara da Tagima me informou que eles sendo desplugado do jack já fica mutado. Mas seria legal eles ter colocado "onboard" né. (ficar puxando cabo toda vez, chega ser meio tosco). O baixo tem uma construção legal, mas as empresas pecam nessa parte de elétrica, dá vontade de voltar pros passivos rsrs.
bass_noob
bass_noob
Membro

Mensagens : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por bass_noob Qui Dez 17, 2015 8:23 pm

Continuando . . . rs
Consegui fazer a instalação da chave de mute. No esquema estava o seguinte: o fio vermelho que saia da bateria estava soldada, eu retirei a solda e fiz a ligação na chave, ficou muito bom.
Achei 2 esquemas para mudança de dual para single. Só que nesse esquema da Nordstrand "Nordstrand Ligação" está com a chave de 3 posições e eu só encontrei de 2. E vi também que existem o cabos saindo dos captadores "vermelho e branco" soldados e os outros 2 "preto e amarelo" no blend. E ai, Será que vou ter que remover do blend? Neutral
bass_noob
bass_noob
Membro

Mensagens : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por bass_noob Seg Dez 21, 2015 8:59 pm

bass_noob escreveu:Continuando . . . rs
Consegui fazer a instalação da chave de mute. No esquema estava o seguinte: o fio vermelho que saia da bateria estava soldada, eu retirei a solda e fiz a ligação na chave, ficou muito bom.
Achei 2 esquemas para mudança de dual para single. Só que nesse esquema da Nordstrand "Nordstrand Ligação" está com a chave de 3 posições e eu só encontrei de 2. E vi também que existem o cabos saindo dos captadores "vermelho e branco" soldados e os outros 2 "preto e amarelo" no blend. E ai, Será que vou ter que remover do blend? Neutral

Continuando . . . (estou me alto respondendo (zuera) "acabei fazendo na marra e acredito que possa ajudar outros")

Então a ligação da chave no blend funciona da seguinte maneira, a soldagem original que estava no blend continuou da mesma forma e a ligação dos captadores eu utilizei esses mesmos da "Nordstrand" só que ao invés de ligar as malhas junto, como pede no diagrama,
eu liguei separados direto no blend e os fios que estão ligados juntos "vermelho e branco" nas posições do centro do blend (tanto faz as posições em cima ou em baixo).

Pelo que eu entendi os fios, "vermelho e branco" que já vinham soldados fora do blend, eles davam o comando dos singles.

Agora estou com baixo versátil rsrs. What a Face
bass_noob
bass_noob
Membro

Mensagens : 33
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker  Empty Re: EMG HZ Série/Paralelo, Single/Humbucker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos