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Seriam cordas mais importantes que captadores?

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Seriam cordas mais importantes que captadores? - Página 2 Empty Re: Seriam cordas mais importantes que captadores?

Mensagem por cicero moura Seg Mar 14, 2011 3:30 pm

agora o seguinte oq faz mas diferenca ?
caps cordas ou madeiras?

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Seriam cordas mais importantes que captadores? - Página 2 Empty Re: Seriam cordas mais importantes que captadores?

Mensagem por Guilé Seg Mar 14, 2011 3:32 pm

cicero moura escreveu:agora o seguinte oq faz mas diferenca ?
caps cordas ou madeiras?

depende...

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Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 14, 2011 4:16 pm

Faltou falar do projeto em si, posicionamento dos captadores, por exemplo...

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Mensagem por Drigo Seg Mar 14, 2011 4:59 pm

cicero moura escreveu:agora o seguinte oq faz mas diferenca ?
caps cordas ou madeiras?

Pow... aí a discussão já é outra. Madeira é algo mais complexo...
Não tem como dizer o q é mais importante, mas também não colocaria um sistema de captação com pré "das galáxias", num instrumento sem vergonha Exclamation No No way...
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Seriam cordas mais importantes que captadores? - Página 2 Empty Re: Seriam cordas mais importantes que captadores?

Mensagem por Rauser Seg Mar 14, 2011 8:45 pm

Drigo escreveu:Qual seria o parâmetro de comparação?
No meu caso digo, q o mais importante é a captação. Não gosto do som de encordoamento novo, pois fica muito "metálico".
But, se vier com um baixo com as cordas "vermelhas", esquece Exclamation Chega a ser IMORAL Exclamation Medo
Me lembrou certa vez q fui ensaiar na banda de um "amigo". Quando cheguei no lugar, peguei o Condor e as cordas estavam mais q enferrujadas [só me lembro q era P/J 4 cordas... tamanha a minha raiva. Não me lembro nem da cor...]. Não toquei nem a metade da música. Fiz o ultimato: Ou me leva em casa p/ pegar o Precision, ou nada feito.

Pois é... essa foi de longe a pior experiência da minha vida Exclamation Nem a vez q fui tocar em um evento q 3 bandas revezaram 1 baixo [detalhe: a minha era a 3ª], que o baixista CAVALO da 2ª banda arrebentou acreditem ou não, as cordas de Lá e Sol. Deu vontade de meter o baixo no "TOBA" do indivíduo, e ir embora; but não iria deixar meus parceiros no vácuo. Pow, depois de tocar com as cordas de Mi e Ré, fomos ovacionados por todos os músicos q se ligaram no nosso drama. A platéia não entendeu nada. Rs...
Foi bom q me abriu portas e comecei a ser indicado p/ várias gigs. Rsrs...

Mas relembrando o meu caso da ferrugem nas cordas do bass, foi de longe a pior experiência da minha vida Exclamation pale

mas nesse caso tambem amigo... ir pro ensaio/Gig e não levar o proprio baixo ? isso é loucura, certamente estaria sujeito a qualquer coisa e nem poderia reclamar

fazer Gig e 3 bandas usar o mesmo baixo ? isso pra min não da ...se eu vou pra uma Gig dessa meu Baixo vai comigo....e só eu coloco a mão, só emprestaria se o cara fosse "parceiro" mesmo,em outro caso...jamais

se o cara quer ser musico mesmo que seja amador, ter instrumento é mais que obrigação

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Mensagem por malka_aff Seg Mar 14, 2011 8:55 pm

qual o motivo de revesar o baixo Pergunta

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Mensagem por rodsom Seg Mar 14, 2011 9:55 pm

malka_aff escreveu:qual o motivo de revesar o baixo Pergunta

imagino que seja economizar tempo com passagem de som.

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Mensagem por Tonante Seg Mar 14, 2011 10:33 pm

^se fosse esse o motivo eu preferia tocar com meu bass sem passar som...

se o técnico achasse ruim, eu levaria/tocaria com um precision.. hehehe

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Mensagem por Drigo Seg Mar 14, 2011 10:47 pm

Pow Rauser, como disse havia dito esse meu "amigo", me garantiu por a + b q o instrumento estaria em perfeitas condições, porém o q vi...
E fui direto do estágio, e não teria condições de passar em casa.

Gente, e a respeito da gig das 3 bandas revezando no baixo [Rs... bizarro...], era um evento q todas as bandas eram iniciantes, e a igreja disponibilizou os equips e os instrumentos. Na época eu ainda não tinha contrabaixo, mas as oportunidades q me foram dadas depois da nossa atuação [pois tinham excelentes músicos nos observando], praticamente me deixaram na obrigação de ter o meu próprio instrumento.

Confiram minha "saga" abaixo:
http://bass.forumeiros.com/t5538p150-primeiro-contrabaixo

1º- Golden [q ñ era meu]
2º- Yamaha [esse foi realmente o meu 1º]
Mó feliz com meu bass há mais de 10 anos, e tenho ele até hoje + os outros 5. Very Happy
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Mensagem por Baixista Ter Mar 15, 2011 12:44 am

Sou só eu ou mais alguém quase não percebe diferença nos caps.
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Mensagem por allexcosta Ter Mar 15, 2011 3:30 am

Baixista escreveu:Sou só eu ou mais alguém quase não percebe diferença nos caps.

Eu percebi diferença maior entre as cordas, por isso o título do tópico...

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Mensagem por Romano Ter Mar 15, 2011 3:59 am

allexcosta escreveu:
Baixista escreveu:Sou só eu ou mais alguém quase não percebe diferença nos caps.

Eu percebi diferença maior entre as cordas, por isso o título do tópico...

Percebi difrença maior nos caps!
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Mensagem por SILVIAO Qui Mar 17, 2011 2:31 am

allexcosta escreveu:Agora, a César o que é de César... Os Chineses GFS tem um som bastante razoável, concordam?
também achei;muito honesto o timbre por um preço excelente! Very Happy
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Mensagem por rmarigo Ter Out 16, 2012 1:42 am

Nossa adorei o som dos Antiquity, realmente impressionantes, o Nordstrand apesar de seu grave poderosíssimo, parece que deixa muita sombra nos agudos,

Em questão das cordas foi ótimo, estou comu m Jogo de Rotosound iguais essas aqui em casa esperando chegar umas DR Hi-Beam novas para compara-las e futuramente fazer um review aqui no forum, porém vi que o review já foi feito, estou levantando agora e colocando elas no baixo aqui do lado,

Achei bem interessante Rotosound, parece que elas tem um overdrive natural, bem como sou fan de baixistas como Steve Harris e Billy Sheehan irei adorar, porém acho que a corda que irei gravar realmente é a DR Hi-Beam,

Agora vamos ver se a Rotosound arromba tanto os dedos quanto a DR, hahaha sei que é viadagem, mais meus dedos ficaram 2x mais grossos depois que conheci a DR !!!

Ps.: Ouvindo Pantera aqui depois do review, certeza, Rex o gravou com Rotosound hahaha !!!


Última edição por rmarigo em Ter Out 16, 2012 1:56 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem por rmarigo Ter Out 16, 2012 1:50 am

Outro detalhe é que meu baixo que possui a DR Hi-Beam (Lo-Rider na verdade, porém o som é igual para pessoas normais) possui o timbre quase idêntico a este da gravação, pqp tipo é o mesmo timbre, cada vez mais chego a conclusão que cordas são 60%, tipo é o timbre do meu baixo, sei que captador, madeira, construção contam bastante, so que na boa, no momento pra mim corda é o principal !!!
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Mensagem por edumoraes Ter Out 16, 2012 4:35 am

Nao conhecia esse topico, bem legal, achei as diferenças entre os caps mais expressivas, adorei o timbre dos Nordstrand NJ4SV, e entre os DiMarzio "Model J" DP123 e os GFS pela metade do preço eu iria no chines. A diferença entre as cordas achei mais sutís um pouco, gostei da Fender, achei mais encorpada. Nao notei diferença entre DR "Hibeams" e DR "Sunbeams".

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Mensagem por David Araújo Ter Out 16, 2012 4:43 pm

A julgar pelo teste, os captadores pesam mais do que as cordas. Também não gosto do timbre de cordas novas. Conheço alguns músicos que usam cordas velhas e tiram um bom som. Agora se a captação for ruim fica mais difícil.

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Mensagem por CaQuinhO Ter Out 16, 2012 5:15 pm

Paul Turner, do Jamiroquai, só usa cordas velhas, segundo o próprio.
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Mensagem por subgrave Ter Out 16, 2012 5:35 pm

^Também não gosto muito do timbre de cordas muito novas, mas cordas muito velhas ficam sujeitas a problemas de afinação e também vão sofrendo deformidades que afeta a regulagem geral do instrumento.

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Mensagem por allexcosta Ter Out 16, 2012 6:49 pm

Se vocês escutarem as gravações do Jamerson, perceberão que as cordas são tão velhas que vez em quando uma nota pula totalmente desafinada.

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Mensagem por Rick Charles Ter Out 16, 2012 7:49 pm

Não da pra dizer que uma coisa é mais importante que a outra, para conseguir um certo timbre, é tudo um conjunto, desde as madeiras usadas no baixo, passando pelas cordas, e captadores, até a técnica do baixista e o ampli utilizado.


Última edição por Rick Charles em Ter Out 16, 2012 7:50 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erro de digitação)
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Mensagem por edumoraes Ter Out 16, 2012 7:59 pm

Rick Charles escreveu:Não da pra dizer que uma coisa é mais importante que a outra, para conseguir um certo timbre, é tudo um conjunto, desde as madeiras usadas no baixo, passando pelas cordas, e captadores, até a técnica do baixista e o ampli utilizado.

e o mais importante, o profissional que projeta e constrói o instrumento.

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Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Out 16, 2012 9:49 pm

edumoraes escreveu:
Rick Charles escreveu:Não da pra dizer que uma coisa é mais importante que a outra, para conseguir um certo timbre, é tudo um conjunto, desde as madeiras usadas no baixo, passando pelas cordas, e captadores, até a técnica do baixista e o ampli utilizado.
e o mais importante, o profissional que projeta e constrói o instrumento.
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Mensagem por Zubrycky Ter Out 16, 2012 11:35 pm

CaQuinhO escreveu:Paul Turner, do Jamiroquai, só usa cordas velhas, segundo o próprio.

Eu também. Na verdade, só troco as cordas quando alguma delas quebra. notme

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Mensagem por Rick Charles Ter Out 16, 2012 11:49 pm

Tarcísio, quando eu disse madeiras, estava me referindo ao braço, se quiser (e se tiver oportunidade), pegue um jazz bass com o braço com escala em maple e troque o braço por um de precision com escala em rosewood, você verá que o som mudará bastante.
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Mensagem por André Luga Qui Out 18, 2012 2:32 pm

Há um tempo peguei um Yamaha RBX350 no ML. O vendedor disse que pegou ele pra aprender a tocar e desistiu, e o baixo ficou encostado por alguns anos. Percebi que de fato ele não manjava nada do instrumento, pois as cordas estavam podres de ferrugem (marrom mesmo) e ele achou que dava pra limpar as cordas enferrujadas... facepalm

Coloquei umas cordas mais ou menos que tinha em casa, e estou esperando sobrar um pouco de grana e tempo pra dar uma geral nele e transformá-lo em fretless, com Daddario Chromes. Não vejo a hora!!
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Mensagem por Rick Charles Qui Out 18, 2012 2:54 pm

^ Eu já prefiro fretless com rounds.
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Mensagem por David Araújo Qui Out 18, 2012 4:58 pm

Rick Charles escreveu:^ Eu já prefiro fretless com rounds.

Eu tb!

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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Out 18, 2012 5:43 pm

Rick Charles escreveu:Tarcísio, quando eu disse madeiras, estava me referindo ao braço, se quiser (e se tiver oportunidade), pegue um jazz bass com o braço com escala em maple e troque o braço por um de precision com escala em rosewood, você verá que o som mudará bastante.
Ok, meu caro...e sem a mínima vontade de polemizar, mas para mim é assunto controverso, sabe...
Já deu uma olhada aqui: https://www.contrabaixobr.com/t18208-teste-cego-maple-x-rosewood ?

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Mensagem por Rick Charles Qui Out 18, 2012 5:50 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Ok, meu caro...e sem a mínima vontade de polemizar, mas para mim é assunto controverso, sabe...
Já deu uma olhada aqui: https://www.contrabaixobr.com/t18208-teste-cego-maple-x-rosewood ?

Tudo bem Tarcísio, dois braços de mesmo volume de madeira e só com a escala diferente é complicado de ouvir a diferença, mas mesmo assim eu consegui perceber o som da escala em maple mais focada nos médios que a em rosewood (e não olhei as respostas). Mas como eu disse experimente colocar o braço de um precision em um jazz bass e verá que o som vai ficar bastante diferente.
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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Out 18, 2012 6:05 pm

Rick Charles escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Ok, meu caro...e sem a mínima vontade de polemizar, mas para mim é assunto controverso, sabe...
Já deu uma olhada aqui: https://www.contrabaixobr.com/t18208-teste-cego-maple-x-rosewood ?

Tudo bem Tarcísio, dois braços de mesmo volume de madeira e só com a escala diferente é complicado de ouvir a diferença, mas mesmo assim eu consegui perceber o som da escala em maple mais focada nos médios que a em rosewood (e não olhei as respostas). Mas como eu disse experimente colocar o braço de um precision em um jazz bass e verá que o som vai ficar bastante diferente.
Pois é, mas você pode ver lá no tópico que eu citei, que para muitos foi difícil. Eu nem me lembro se votei, e se o fiz, foi no chute total.
Acredito, que estamos falando a mesma coisa, talvez, mas com palavras diferentes. Tudo que foi citado - cordas, ampli, captação, madeiras - são importantes, claro. Mas em minha humilde opinião, 3 fatores são os primeiros nesta lista: Braço do instrumento (como foi feito, madeiras usadas...), cordas, captação e o instrumentista.

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Mensagem por Rick Charles Qui Out 18, 2012 6:40 pm

Exato Tarcísio, quanto a diferença entre as cordas, a galeria de audio da lakland (aqui) é ótima pra quem quer perceber a diferença entre flats e rounds pelo menos.
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Mensagem por Edão Sex Out 19, 2012 1:03 am

Tenho percebido que a captação "manda" no som. Põe um pickup fender em qualquer madeira e o som é de fender, põe um J-Retro e tá aquela belezura mandando no som...

Na audição percebi como as cordas influenciam, mas os caps... bem mais.

É interessante ver como a preferência é pelo padrão roncado "advinha a marca"?!! O DiMarzio DP123 é isso...

Quanto as cordas da audição a que menos gostei foi a fender (adivinha a marca?!!). As outras são todas muito boas e com agudos mais presentes.

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Mensagem por CSergio Sex Set 04, 2020 7:44 pm

Dando uma "cavucada di com força" Medo

Existe algum tópico mais recente e/ou videos no Youtube que mostro algo parecido?

O link do tópico tá off, 9 anos já é bastante tempo, site deve ter sumido há muito tempo.
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Mensagem por Laysson Sáb Set 12, 2020 7:23 am

CSergio escreveu:Dando uma "cavucada di com força" Medo

Existe algum tópico mais recente e/ou videos no Youtube que mostro algo parecido?

O link do tópico tá off, 9 anos já é bastante tempo, site deve ter sumido há muito tempo.

Bom dia, CSergio. Tem muita coisa parecida no fórum. De pronto, me lembro de um tópico que comparava 14 ou mais captadores (acho que de Precision) diferentes, que também trouxeram do TalkBass. Eu até tinha salvo as mp3 desse teste num hd que pifou e tá por recuperar. Sempre ofereciam a opção de download gratuito eu baixava. Como cada um escolhia sua plataforma pra postar, deve ter restado muita coisa de sites ainda no ar, como o soundcloud.

A caixa de pesquisa do fórum nem sempre responde bem. O botão do google deixou de funcionar por alguma incompatibilidade que foi mais problema deles do que nosso. Talvez jogar os termos de pesquisa dentro do site google nesse formato que deixei abaixo te ajude. Basta selecionar o conteúdo entre aspas e pesquisar. Você pode ir mudando também os textos. O mais importante aí é que esse final (site:htt...) direciona todos os resultados pro fórum.

" teste de captadores site:https://www.contrabaixobr.com "

O pessoal usa muito termos como comparativo, comparação, teste cego - esse era bem divertido de fazer, pois nem todos acertavam quais peças eram. Uma busca nos reviews também pode ajudar, já que muita gente costuma demonstrar suas aquisições. Infelizmente pode ser um pouco demorado, o que é bem tedioso pra quem não curte garimpar. Caso goste, será bem divertido de fazer. Eu costumo até deixar esse formato salvo nos favoritos do navegador, pois são de muita ajuda.
Ótimo fim de semana!
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Mensagem por JAZZigo Sáb Set 12, 2020 1:47 pm

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Mensagem por Laysson Sáb Set 12, 2020 2:11 pm

Exatamente, amigo JAZZigo! Obrigado pelo link!
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Mensagem por CSergio Sáb Set 12, 2020 11:51 pm

Obrigado pela dica de pesquisa; realmente ela é bem engessada pelo fórum.
CSergio
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