Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

+10
LuCaSbass
Gabriel Oliveira
Daniel
leopeixoto
Marcão
Dpaulo
Ivanov_br
TúlioJB
Glauco
URSOBHZ
14 participantes

Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por URSOBHZ Qui Fev 26, 2009 8:53 am

Olá a todos!
Bem, sei que o meu atual estágio não necessita de qualquer upgrade no baixo, afinal estou ainda nas primeiras aulas.
No entanto, surgiu uma oportunidade de adquirir captadores nos EUA (não é via ebay). Minha irmã vai pra lá a trabalho no final de março (já perguntei se seria possível trazer um baixo, e ela disso que não.... Seria complicado para ela comprar, escolher... trazer..) Enfim.... Mas captadores (e tarraxas) ela disse que não teria problema.

Ai reside minha dúvida. Será que nesse momento valeria a pena investir um pouco de $$ e comprar captadores do estilo EMG, DiMarzio, Bartolini ou semelhantes e instalar num Condor BX-12? Faço essa pergunta pelo fato de que os vendedores não podem enviar EMG e Dimarzio para fora dos EUA. Se eu comprar mais pra frente um SD ou Bartolini (os que podem ser enviados para fora dos EUA) muito provavelmente pagarei impostos, o que fará o custo subir consideravelmente.

Independentemente do meu atual "estágio de desenvolvimento", seria interessante um set de EMG PJ ativos num Condor BX-12 (sendo que esses captadores sairiam por volta de US$170,00)? Alguém sabe dizer como seria, pelo menos em teoria, o comprtamento do BX-12 com esses EMG's? Pelo que vi na página da EMG eles são vendidos completos (captadores, potenciometros, conector para pateria, etc) e teriam 3 Knobs (exatamente o que o BX-12 tem).

Me indicariam outros modelos e/ou marcas?

Sendo viável a troca desses captadores, aproveitarei e trocarei tbém as tarraxas dele (essas sim, acho um pouco "fracas". Talvez por ser um instrumento usado, já estariam meio gastas, sei lá)

Ou é melhor "deixar como está", e somente pensar em evolução/upgrade quando EU sentir necessidade (quando o BX-12 se tornar limitado)?

Abraços a todos!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Glauco Qui Fev 26, 2009 8:59 am

Deixaria o baixo como está. Com alguns trocados, já q não dá p trazer um baixo, escolheria outras coisas , como, cordas, afinador, pedais....por ai vai..
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por TúlioJB Qui Fev 26, 2009 9:11 am

Guarda o dinheiro para interar em um baixo melhor.

Um Cort GB74 ou Squier VM. Não vão precisar de upgrade e já melhora muito a qualidade!

Enfim, não ajudei em nada nas suas dúvidas! cheers
TúlioJB
TúlioJB
Membro

Mensagens : 378
Localização : Caxias do Sul -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por URSOBHZ Qui Fev 26, 2009 9:37 am

Olá, Glauco e TulioJB!

A "dúvida" quanto à troca ou não dos caps passa por isso tbém!

Cordas eu estou, além da que está no baixo, com outros 2 jogos de Ernie Ball .40. Cabo já tenho Planet Waves CB. Afinador/metronomo idem. Bags, suportes e estantes tbém.

O que poderia melhorar, além do próprio baixo, seria o cubo (um BA30). No entanto, ele me parece satisfatório, sendo que a troca só seria útil por um outro no estilo Hartke e de uns 120watts, o que representaria um gasto elevado. Até um pedal de overdrive já tem aqui... um behringer VT911 (vintage tube overdrive).

É tbém por já ter esses acessórios que a possibilidade de compra desses caps se mostrou tentadora.

E sobre a troca do baixo por outro aqui mesmo, se for essa a melhor opção, farei isso apenas BEM mais pra frente (nesse caso, creio que é melhor mesmo esperar a "necessidade".) Mas, nesse particular, creio que já "sei" qual comprarei no futuro: Yamaha BB615!

E TulioJB, ajudou sim! Afinal, é uma outra possibilidade. e opiniões são muito bem vindas. Abrem o leque para outras opções não imaginadas inicialmente!

Abraços, e obrigado pelas opiniões!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Ivanov_br Qui Fev 26, 2009 9:58 am

Como tu tá começando, é mais jogo abrir uma polpança "Yamaha BB615". Vai estudando, arranje uma galera pra tocar, tenha sou cubo,, afinador, cabo e cordas em ordem pra não ter problemas tocando.

Não esqueça tb de levar o baixo ao luthier, para deixar ele do jeito que vc preferir.

Acho que na tua atual fase, estude, pratique e toque o máximo que puder. Em 2 anos vc vai ter teu dinheiro e técnica mais apurada para tirar o som que vc quer do teu Futuro Yamaha.

Smile
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Dpaulo Qui Fev 26, 2009 11:21 am

Pede para tua irmã trazer um baixo de lá.
Para ter idéia vc acha um fender american series por mil dólares. é só torcer depois para a receita não te pegar...rs
Dpaulo
Dpaulo
Membro

Mensagens : 1870
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Marcão Qui Fev 26, 2009 12:42 pm

entao cara...
esse baixo eu acho que nao vale a pena mexer...
mas se vc quiser colocar uns caps melhores nele tem as opiçoes nacionais tambem...
por exemplo...a cabrera...
ela tem caps ótimos....
é um produto que bate de frente com a maioria dos caps gringos...e com alguns upgrades...
sem contar que eh nacional...e bem mais barata...

eu coloquei 2 caps cabrera hot tone no meu sx.
ficou ducaralho!!!!!p*** som incrivel...
eu adorei.

pensa nisso

Very Happy

espero ter ajudado

____________________________
https://www.youtube.com/user/marcaonetto

https://www.facebook.com/MarcaoNettoOficial
Marcão
Marcão
Membro

Mensagens : 449
Localização : Ribeirão Preto SP

https://www.youtube.com/user/marcaonetto

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por leopeixoto Qui Fev 26, 2009 12:50 pm

Cara, deixa o baixo do jeito que ele está. Peça pra sua irmã trazer outra coisa.
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Daniel Qui Fev 26, 2009 2:03 pm

Eu não investiria nesse baixo.

Peça pra ela trazer um ADI21/BDI21 (custa uns 30 dolares) e um equalizer behringer (uns 20 ou 30 dolares tb) ou boss (um pouco mais caro). Vai melhorar bastante o seu som e não vai gastar quase nada.

Se quiser algo melhor, pega um Hartke Bass Attack - 90USD.

Se tiver ainda mais pra gastar, pega logo o top: John East Stomp Box. É o J-retro em forma de pedal - bagatela de 350 USD...

boa sorte.

____________________________
Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Gabriel Oliveira Qui Fev 26, 2009 2:14 pm

$ 350 no John East... ainda não caiu a ficha que eu gastei R$ 900 num pré-amp Razz
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Daniel Qui Fev 26, 2009 2:35 pm

e quem tem não vende. Pelo menos eu tento buscar no ebay um usadinho mas tá difícil de aparecer...

____________________________
Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Gabriel Oliveira Qui Fev 26, 2009 2:40 pm

Te vendo o meu.

R$ 1500 Very Happy
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Daniel Qui Fev 26, 2009 2:42 pm

Gabriel Oliveira escreveu:Te vendo o meu.

R$ 1500 Very Happy

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Trofeu afro afro afro
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Gabriel Oliveira Qui Fev 26, 2009 2:48 pm

Pois então ache um Stomp box John East por menos de R$ 1500. tongue



Mas sério, não vendo o meu não. Wink
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Glauco Qui Fev 26, 2009 3:02 pm

URSOBHZ,
Brother, então é isso mesmo, nào se precipite, no estágio q vc está, vc ainda está descobrindo, os diferentes timbres, aprendendo a equalizar seu baixo, e ainda descobrindo o seu proprio timbre, e o que vc quer do baixo.
O BX 12 .e um baixo bem honesto, ótimo p vc estudar, aceita bem varias técnicas, e tem um som bem aceitável. qdo vc achar q o som , pegada, visual, ous ei lá o que mais, não estiver dos eu agrado, ai vc saberá identificar o que quer e fazer a escolha correta.
No caso de mudar assim sem ter tanta experiência podeate te decepcionar, pq acredite, upgrades não sao milagrosos, as vezes as mudanças são tão sutis q parecem não ter valido a pena.

Existe uma frase, sei lá de quem é. ou onde li, q diz assim "estude bastante, e vc verá qto seu instrumento melhora tb" algo assim...

abraço
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por LuCaSbass Qui Fev 26, 2009 3:04 pm

concordo com o Glauco. mas se vc quiser MESMO trocar de cap, temos otimas opçoes nacionais, boas e baratas no mercado agora, tipo os Sound e os Cabrera.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por jp salgado Qui Fev 26, 2009 3:51 pm

Eu também esperaria e compraria depois um baixo melhor mesmo!

Com a grana compre coisas de necessidade mais "urgente", como acessórios, cordas, etc
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Fev 26, 2009 4:17 pm

Se vc gastar US$ 220 num par de pick-ups legais no seu Condor BX-12, com certeza haverá uma valorização de seu baixo em cerca de R$ 30 a R$ 50 no máximo.
Você acha que vale a pena?
Outra coisa: trocar pick-up de um baixo com madeiras e projetos legais é uma coisa. Trocar pick-up de um instrumento de entrada (feito para iniciantes) como o seu é como colocar motor V-8 numa kombi.
Você acha que vale a pena?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 26, 2009 4:43 pm

URSOBHZ escreveu:Ai reside minha dúvida. Será que nesse momento valeria a pena investir um pouco de $$ e comprar captadores do estilo EMG, DiMarzio, Bartolini ou semelhantes e instalar num Condor BX-12?

Ao ler essa frase me sinto a vontade pra dizer q vc nao deve nem pensar em mexer nada nos proximos 2 anos... EMG, DiMarzio e Bartolini nao tem nada a ver entre si e claramente vc estah indo pela marca... Qdo vc tiver um som q goste na cabeca, comece a buscar o q te levar lah. E te digo de antemao q em 98% dos casos o problema tah na gente, e nao no baixo...

Espero q ajude, abraco,

Alex.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por URSOBHZ Qui Fev 26, 2009 9:05 pm

Olá!

Opa, entendido o recado!

Como sou "principiante do iniciante" tive essa dúvida. Entendi que não é viável a instalação desses caps no BX-12. Em relação a marcas, mencionei essas em razão de, pelo que li, serem as de maior qualidade. Foi apenas uma idéia! Mas percebo, depois das respostas, que o resultado não seria compatível com o investimento!

Não será possível a compra de um baixo, pois o tamanho dele complicaria para ela (ela vai em 4 ou 5 cidades diferentes, com poucos dias em cada uma, de maneira que, além do tamanho dele, seria um pouco complicado para ela "rodar" procurando o baixo). E tbém pq ela já vai fazer outra "comprinha" um pouco mais pesada: uma Canon EOS 40D + lentes (minha esposa adora fotografia e já superou as possibilidades da Sony DSC-H5).

Sobre o Yamaha BB615!
Bem, no final de janeiro tive um contato com esse baixo, ligado em um Gallien-Kruger Backline 210 (fiz questão de "anotar" o modelo daquele cubo...). Adorei o que ouvi deles e, dos poucos de modelos que vi até agora, foi o que mais me agradou. Sem falar que o preço dele, aqui no BR não é tão "proibitivo" assim: Coisa de R$ 1600,00 / R$1800,00. Achei, pelo pouquíssimo que conheço, que ele vale o preço cobrado. Já o cubo não faço idéia do preço.....

Não tenho maiores aspirações quanto ao meu desempenho futuro. Não creio que eu vá montar bandas ou tocar "profissionalmente". Já tem tanta gente boa por ai (aqui mesmo devem existir vários...), plenamente aptos a fazer isso com grande propriedade! Vejo isso como uma excelente forma de distração, divertimento e de satisfação pessoal. Não que isso signifique menos dedicação ao estudo do instrumento, mas apenas que não poderei ter o nível de dedicação necessário a um "projeto" mais ambicioso. Minha fase de vida já não me permite isso (intento agora constituir família de fato, ter filhos....).

O que almejo é estudar, aprender o máximo possível e tocar em casa. Mas mantendo o intento de satisfação e prazer, sem ter isso como obrigação que me prive de outras coisas/momentos. Mas isso com bons instrumentos (o melhor possível dentro da minha capacidade financeira e que não represente tbém um exagero e um "desperdício de instrumento". ou que tenha que vender um rim...

Nesse quesito acho que o Yamaha vai atender esse objetivo muito satisfatoriamente. Não me vejo possuindo um Fodera, um Music Man.... creio que seria uma ofensa a tais instrumentos!

O BX-12 foi o início... para ver se vai dar certo! E a satisfação que ele tem me proporcionado (mesmo tendo sido um instrumento usado) faz com que ele já tem sua "residência definitiva": não vendo de forma alguma! Vai ter seu lugar de honra aqui!

Afinal só o fato de estar escrevendo aqui teve início com e por causa dele! Tenho aproveitado todos os meus momentos livres para estudar (quer "tocando" quer tentando absorver a maior quantidade de conhecimento possível). Tenho lido o maior número de "coisas" possível (muita coisa inútil, é verdade). Mas muita informação rica e proveitosa, como as opiniões aqui deixadas.

Um forte abraço a todos, e o meu muito obrigado pelas respostas e opiniões!

PS: desculpe-me pelo tópico extenso!


Última edição por URSOBHZ em Qui Fev 26, 2009 10:14 pm, editado 1 vez(es)
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Daniel Qui Fev 26, 2009 10:03 pm

Cara, aproveita e compra um ADI/BDI e/ou equalizer então, pra dar uma melhorada no seu amp. Pelo que vc falou é um fraquinho, e o ADI/BDI tem um botão chamado BLEND que simula válvula. Tenta dar uma testada numa loja por aí e sente o som. Caso goste do som valvulado pode ser uma boa pra vc.

O melhor: são bem baratos por lá.

____________________________
Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por URSOBHZ Qui Fev 26, 2009 10:21 pm

Olá danielreo!

Alguma marca em especial? Em outros post indicaram behringer e Boss. Além de um outro que seria o "top"...., mas esse creio que não seria o momento ainda (não mereço um desses no momento, mas quem sabe um dia).

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por URSOBHZ Qui Fev 26, 2009 10:31 pm

Outra coisa: qual seria a diferença entre ADI e BDI? Ou o nome seria mesmo ADI/BDI?
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por bruno nunes Qui Fev 26, 2009 10:34 pm

o ADI eh projetado especificamente para violão, mas quem testou dizfunciona q eh uma maravilha no baixo...ja o BDI eh especifico pra contrabaixo, eu tenho e permite uma 'colorida' legal no som, mas no momento esta encostado, to qerendo saber o som que consgio tirar do meu baixo/amp pra dps inventar moda...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Daniel Qui Fev 26, 2009 11:56 pm

É ADI-21 ou BDI-21. Ambos são da Behringer. Conforme o Bruno falou, o ADI é para violão, mas funciona muito bem para baixo, pois tem um knob de frequencia de médios que dá pra regular muito melhor o som do que o BDI-21, que tem um PRESENCE ao invés da frequência de médios.

Esse ADI ou BDI custa uns 30 dólares.

Acho que se fosse você eu pegaria o HArtke Bass Attack, que custa uns 90 dólares, tem mais qualidade que os behringer e ainda mais opções de ajuste do som.

QUalquer coisa que não tenha entendido, dá uma pesquisada aqui no fórum sobre o ADI, BDI, Hartke Bass Attack e também na internet. Vai achar muita coisa.

____________________________
Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta? Empty Re: Possibilidade de troca de captadores: momento certo ou não? O instrumento comporta?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos