Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Contrabaixo e Os Médios

+8
URSOBHZ
Alexandre Lopes
Daniel
allexcosta
Thales_Sr
GusVCD
Gomba
SILVIAO
12 participantes

Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por SILVIAO Dom Set 05, 2010 1:38 pm

Pessoal é de conhecimento nosso que os médios são muito importantes para a definição do timbre de nosso instrumento, tanto em gravações como apresentações , shows, etc.É notavel que muitos equipamentos como pedais e até mesmo amplificadores não possuam um controle dedicado a frequencia de médios como por exemplo BDI, Hartke BASS ATACK entre outros.Aqui no forum os amigos sempre aconselham o uso de pedais para trabalhar melhor as frequencias médias, e gostaria aqui da opinião dos amigos sobre suas preferencia , quais frequencias devem ser ressaltadas ou cortadas,isso baseado na experiencia dos amigos.Abraços
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Gomba Dom Set 05, 2010 1:44 pm

^

Isso vária de baixo pra baixo e de amp pra amp.
Eu procuro deixar o som do baixo o mais flat possível (de acordo com meu ouvido). Por isso levo sempre um equalizador, mesmo que por muitas vezes eu nao use (quando pego um ampli bom, tipo gk ou hartke)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por GusVCD Dom Set 05, 2010 1:44 pm

Eu resolvo qq problema de modelagem dos médios com o meu Yamaha NE-1, pedal relativamente barato (180,00 eu paguei) e de alta qualidade.

O Contrabaixo e Os Médios Ne1


Última edição por GusVCD em Dom Set 05, 2010 1:58 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por SILVIAO Dom Set 05, 2010 1:47 pm

gostaria aqui de saber quais frequencias os amigos costumam destacar ,e em qual estilo de musica e modelo de instrumento!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Gomba Dom Set 05, 2010 1:49 pm

^

Eu gosto das freqs entre 400~800hz

Quando uso um hartke igual a esse teu, dou um gas nos subs, tiro um pouco os rgaves prox de 200hz, aumento os perto de 800. O resto eu regulo de acordo com o ambiente. Aqueles dois controles depois do equalizador, o agudo eu ponho mais ou menos no 7, os graves no 4. E o compressor fica no 3.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por SILVIAO Dom Set 05, 2010 1:53 pm

Legal entre 400 e 800HZ!Este me asunto me interessou porque percebo que musicos consagrados como Marcus Miller e Jaco usam os mediso de forma bem distinta e tem o som muito definido!!O som deles é perfeitamente inteligivel não importa qual aparelho voce esteja usando para ouvir, seja um radinho de pilhas ou mesmo um home theather!!
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Gomba Dom Set 05, 2010 2:18 pm

^

Yep. Engana-se quem pensa que baixo é só grave e subgrave. Os médios tem tudo a ver com a presença que o baixo faz na música.

O negócio é você ir testando as possibilidades com teu baixo. Ver que tipos de frequencias te agradam. Cuidado pra não deixar nada muito saturado e nem deixar o baixo com exceço de médios e medio-agudos, porque ele vai acabar embolando com outros instrumentos e com a voz.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Thales_Sr Dom Set 05, 2010 2:24 pm

O som deles é perfeitamente inteligivel não importa qual aparelho voce esteja usando para ouvir, seja um radinho de pilhas ou mesmo um home theather!!
O engraçado é que eles atingem esse objetivo de formas bem distintas... O jaco tem som de radinho de pilha, com muito médio, ali na faixa do 1khz... Já o Marcus Miller é o contrário, é "scoopado", com um corte nos médios.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por SILVIAO Dom Set 05, 2010 2:26 pm

Exatamente isso me chamou a atenção Thales.To aqui anotando as dicas para fazer meu som mais audivel no meio da banda!abraços
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Gomba Dom Set 05, 2010 2:37 pm

Mas assim, o timbre dos dois tem características bem diferentes. Eu não sei se o do Jaco funcionaria tão bem com voz quanto funciona o do tio Marquinhus.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por allexcosta Dom Set 05, 2010 3:28 pm

SILVIAO escreveu:gostaria aqui de saber quais frequencias os amigos costumam destacar ,e em qual estilo de musica e modelo de instrumento!

Costumo dar um boost discreto em 400hz para tocar funk, samba e música baiana.
Pra reggae e salsa eu valorizo a região perto de 80hz.
Isso em baixos J e super J dependendo MUITO do tipo de amp, cabs e da sala...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Gomba Dom Set 05, 2010 3:34 pm

^

tio Allex, define: J e Super J? scratch
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por allexcosta Dom Set 05, 2010 3:39 pm

Gomba escreveu:tio Allex, define: J e Super J? scratch

Desculpa, isso é nomenclatura tradicional do Talkbass onde também sou membro. Super J são baixos J com preamp imbutido, com um shape um pouco diferenciado, escala de tamanho diferente, corpo reduzido, escala fanned, etc. São baixos inspirados no Jazz Bass mas com alguma característica mais moderna.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Gomba Dom Set 05, 2010 3:42 pm

Saquei. Valeu tio up
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por SILVIAO Dom Set 05, 2010 3:48 pm

allexcosta escreveu:

Costumo dar um boost discreto em 400hz para tocar funk, samba e música baiana.
Medios graves para cortar no meio da GIG?

allexcosta escreveu:Pra reggae e salsa eu valorizo a região perto de 80hz.
Gravão para dar aquela estrutura?

allexcosta escreveu:Isso em baixos J e super J dependendo MUITO do tipo de amp, cabs e da sala...

Sx com AJJ-1 e circuito Emg BTS!
Fiz as observaçoes acima, estou correto?Sim mas de uma forma geral estas frequencias que voce citou são caracteristicas de cada um destes estilos!Obrigado pelas dicas.


SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por allexcosta Dom Set 05, 2010 3:52 pm

^ É por aí...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Daniel Dom Set 05, 2010 5:21 pm

Silviao, depende muito tb de quem acompanha. Qdo é um guitarrista, violonista ou tecladista sem noção que mete muita base grave, sempre complica o baixista.

Eu costumo tirar grave e meter médios nesse caso, visando tirar o "embolado" que normalmente não percebem, mas culpam o baixo.

Em outros casos, deixo flat mesmo. Raramente coloco grave no amp. Ah, eu toco em igreja.

____________________________
O Contrabaixo e Os Médios Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Set 05, 2010 7:45 pm

^ Quando o guitarrista, faz uma equalização muito grave, tambem equalizo mais para o médio para não embolar ...

Segue um exemplo do que o Daniel falou acima, no ensaio da minha banda gravado ontem.

<embed src="http://www.4shared.com/embed/377806234/c4f63547" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

O legal do rock bass corvette, é que o controle de equalização do baixo é animal, responde muito bem ... Então da para usar uma EQ em cada musica praticamente ....

Quando a guita é mais de clean, da para dar mais grave no bass.

<embed src="http://www.4shared.com/embed/375812586/e9de34eb" width="320" height="200" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por URSOBHZ Dom Set 05, 2010 8:47 pm

Interessante o tópico!

São as freq médias fazem o baixo "aparecer" e tomar corpo, ao passo que o "grave" dá-lhe peso? É isso?

Aproveito a oportundiade para aumenar o assunto, indagando até quais freqiuencias a galera costuma usar. E o agudo e médio/agudo, como ficam nessa história?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Christian Dom Set 05, 2010 9:06 pm

Quando toco Heavy Metal, dalhe médios-graves sinto uma encorpada legal no meio de duas guitarras estridentes e uma batera animal, mas a polegada do falante eu sinto que ha uma influência interessante, gosto de falantes de 12`porque sinto que ha normalmente uma disposição maior nessas frequencias, os falantes de 10`dão tambem uma boa resposta, quando eu começei a ver a diferênça que os médios medariam meu ouvido deu uma turbinada legal em relação ao timbre, não da pra entender que não se preocupa com isso, quem não faz uma boa passagem de som, ta certo que há momentos em que você não tem tempo, mas quando isso rola vou me equalizando durante a gig tocando, teve vezes em que achei bom timbre so no final ou mesmo nem achei pois os amplificadores eram ruins...
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por allexcosta Dom Set 05, 2010 9:24 pm

Galera, uma vez que o músico tem seu timbre na cabeça tudo fica muito fácil. Equalizar com idéias pré-concebidas é receita de fracasso, pois cada sala é diferente. Em um amp de qualidade o timbre flat geralmente é muito bom, dependendo da sala a gente mexe uma coisinha ou outra, mas sempre tendo como referência o som que você tem na mente. Se nào for assim não funciona... Às vezes, mesmo tocando com o mesmo amp e mesmo baixo, na sexta-feira você toca com -6db em 100hz, já no sábado você dá um +3db em 100hz e no domingo toca todo flat. Não há nem pode haver equalização engessada...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por URSOBHZ Dom Set 05, 2010 11:13 pm

Olá, Allex

Minha dúvida deve-se ao fato de existir um grande número de caixas e combos por ai que possuem drivers e tweeters, e um número igualmente significativo que não possuem tais dispositivos.

Entendo seu ponto de vista acera da equalização, que a esta incumbe "aparar" excessos devido ao local em que se toca.

Mas me pergunto até que ponto as freq agudas são influentes, não que se vá equalizar a ponto de evidencia-las, mas sim qual a faixa de freq que é "natural" ao baixo.
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por allexcosta Dom Set 05, 2010 11:29 pm

Urso,

O baixo produz até algo em torno de 20K. Se o baixista quer escutar qualquer coisa acima de 2-3K precisa obrigatoriamente de um drive ou tweeter, não tem jeito... Isso é questão de gosto mesmo. Conheço gente que fica profundamente incomodada em ouvir o baixo reproduzir qualquer coisa acima de 800hz, já outros como eu preferem ouvir um espectro amplo, algo entre 40hz e 16khz.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por SILVIAO Dom Set 05, 2010 11:38 pm

URSO ja passei por uma duvida igual a sua,sobre a necessidade de drives e tweeters, mas se os falantes forem de boa qualidade voce conseguira bom resultados!Se voce gostar de um som mais aberto, é legal um boost nas frequencias entre 4Ke 10K.A frequencia de 6k costuma acrescentar um brilho legal ao timbre sem ficar estridente!Agora se voce for adepto das tecnicas de slap é legal ter um drive instalado para maior fidelidade na reprodução das frequencias acima de 3K.


Última edição por SILVIAO em Qua Set 08, 2010 10:55 pm, editado 1 vez(es)
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por GusVCD Seg Set 06, 2010 12:19 am

allexcosta escreveu:Galera, uma vez que o músico tem seu timbre na cabeça tudo fica muito fácil. Equalizar com idéias pré-concebidas é receita de fracasso, pois cada sala é diferente. Em um amp de qualidade o timbre flat geralmente é muito bom, dependendo da sala a gente mexe uma coisinha ou outra, mas sempre tendo como referência o som que você tem na mente. Se nào for assim não funciona... Às vezes, mesmo tocando com o mesmo amp e mesmo baixo, na sexta-feira você toca com -6db em 100hz, já no sábado você dá um +3db em 100hz e no domingo toca todo flat. Não há nem pode haver equalização engessada...

^ Ou seja, em busca do timbre interior, até os confins da terra!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Marck Seg Set 06, 2010 2:17 am

Quanto a ressaltar ou cortar certas frequencias depende do se objetivo.. Eu particularmente procuro ressaltar as frequencias 31Hz,62,8KHz e 16KHz pra obter um som mais "natural". Uma vez toquei num combozinho da Hartke coloquei o equalizador gráfico tudo no meio e formei tipo um triangulo pra baixo com as trez frequencias centrais referentes aos médios.. ficou um timbre e tantoo.. grave e com peso,e sem tanto médio... não sei se essa era a resposta que você queria.. mais foi oque eu intendi.. talvez possa ajudar Wink KKK
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por dalton_lopes Seg Set 06, 2010 11:12 pm

allexcosta escreveu:Urso,

O baixo produz até algo em torno de 20K. Se o baixista quer escutar qualquer coisa acima de 2-3K precisa obrigatoriamente de um drive ou tweeter, não tem jeito... Isso é questão de gosto mesmo. Conheço gente que fica profundamente incomodada em ouvir o baixo reproduzir qualquer coisa acima de 800hz, já outros como eu preferem ouvir um espectro amplo, algo entre 40hz e 16khz.

Cara, como eu tenho prazer em ouvir meu baixo full-range.
Sempre busco esse som!
Busco sempre o som chegando junto, "rachando".
Depois, faço os cortes.

Tem dia q o som "chega" pra mim sem muitos dBs a mais e a menos.
Tem dia q o som só "chega" depois de muuuitos dBs pra cima e horários.

Tem um detalhe: Se vc sempre sente falta de "médio" no seu contrabaixo, nao tente muito fazer a correção no equalizador. Nao vai ficar natural. Isso serve pra qualquer frequencia. Procure mudar a forma de tocar, busque outros captadores, madeiras, etc. Geralmente, se o baixo nao tem o timbre que queremos, nao adianta insistir, tem q ouvir outro instrumento e tocar. O som da mao de outra pessoa nao eh o som da nossa mao.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por fiuzabass Qui Set 09, 2010 3:05 pm

^Concordo... nem sempre os médios o cara tira em equalizador e amps... tem muito lance de região onde vc toca e tal.
Eu por exemplo sempre toquei com a mão direita em cima do captador da ponte, só nessa vc já adianta muita coisa em chegar num som médio interessante.
Como tenho um baixo jazz bass, quando quero o máximo de médio do intrumento deixo só o cap da ponte funcionando.
Tem outra também, as vezes é melhor tirar as outras frequencias do que acrescentar médio, o cara só mandando frequencia o som pode ficar muito saturado,
A grande jogada mesmo é começar com tudo flat no amp ou equalizador, e ir tentando buscar o timbre no intrumentos, se não chegar o som, aí o cara vai brincar no equalizador do amp.

____________________________
May the groove be with you.
fiuzabass
fiuzabass
Membro

Mensagens : 447
Localização : Made in Bahia

https://www.facebook.com/audiobass

Ir para o topo Ir para baixo

O Contrabaixo e Os Médios Empty Re: O Contrabaixo e Os Médios

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos