Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Precision com captador jazz na ponte

+12
Fabio Motta
Cris Simões
vtn
Claudio Jardim
Mauricio Luiz Bertola
JAZZigo
Licas
VictorLuigi
Rapha Avelino
Boss2K
DUDUBASS
Caio_Parish
16 participantes

Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Caio_Parish Qua Set 01, 2010 12:18 am

Olá meus amigos!
bateu uma duvida aqui e queria ouvir (ler ) as opiniões de vocês
hoje comprei um fender precision MIM 94
estou apaixonado pelo baixo
louco de amores!
mas reparei que algumas pessoas colocam um captador na ponte (tipo jazz bass)
eu adoro o som do precision e nunca tive um,
mas queria saber quais as vantagens de botar esse captador na ponte
e as mudanças que ocorrem no som

(quinta pego ele no Luthier e coloco fotos aqui)

Obrigado
Caio Parish
Caio_Parish
Caio_Parish
Membro

Mensagens : 61
Localização : Salvador-BA

http://www.myspace.com/vendo147

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por DUDUBASS Qua Set 01, 2010 12:43 am

Vc vai ter um captador que vai te fornecer mais médios e agudos, balanceando assim com o captador do braço que te dá mais graves.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Boss2K Qua Set 01, 2010 1:34 am

DUDUBASS escreveu:Vc vai ter um captador que vai te fornecer mais médios e agudos, balanceando assim com o captador do braço que te dá mais graves.
Falou tudo!

E, isso dá infinitas possibilidades timbrísticas como nesses 2 modelos;

Fender Jazz Bass Special MiJ 88 (com seletor de captador)

Precision com captador jazz na ponte Dsc00446a

Precision com captador jazz na ponte Dsc00372ay


Demo clip 1: (trecho): Funk Unity (Peter O´Mara © 2004 ADVANCE MUSIC All Rights Reserved)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/217285862/f3f3b6c" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>


Demo clip 2: Scoclone (Peter O´Mara © 2004 ADVANCE MUSIC All Rights Reserved)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/217284401/71ca5351" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>




Fender Precision Bass Special USA 97 (sem seletor de captador)

Precision com captador jazz na ponte Dsc01022a

Precision com captador jazz na ponte Dsc00974a


Demo clip 1 (trecho): Funk Unity (Peter O´Mara © 2004 ADVANCE MUSIC All Rights Reserved)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/217285513/3fa10e6e" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Demo clip 2: Scoclone (Peter O´Mara © 2004 ADVANCE MUSIC All Rights Reserved)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/217284854/75cdaaff" width="320" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Obs: Clips executados pelo meu filho Junior ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Rapha Avelino Qua Set 01, 2010 1:38 am

segundo meu Luthier voce não tera o som de um precision "original" ao colocar um jazz na ponte, mesmo fechando o volume do jazz...
ele me explicou mas eu não entendi nada, era algo sobre o imã do jazz interferir no imã do precision e assim alterando o seu som...
acho que o Bertola pode explicar melhor se isso acontece ou não e se como é que funciona...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Caio_Parish Qua Set 01, 2010 6:16 am

Valeu mesmo DUDUBASS e BOSS2k ajudaram de mais!!

Rapha Avelino, Meu medo era justamente esse, ter alguma coisa dessas aí
mas se uma diferença pequena acho que vale a pena,

é meu primeiro fender What a Face
dá uma pena de mandar abrir o bichinho

pois , Pensei em botar o custom 60 na ponte, tenho visto tanta gente falar bem dele aqui no forum
mas não tenho o maior entendimento de captadores não

Caio_Parish
Caio_Parish
Membro

Mensagens : 61
Localização : Salvador-BA

http://www.myspace.com/vendo147

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por VictorLuigi Qua Set 01, 2010 7:33 am

Cara... Eu não abriria o bass.

Deixa ele original... Depois se algum dia você for vender você não vai ter retorno desta customização.

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Licas Qua Set 01, 2010 7:55 am

Eu não colocaria captador J na ponte não... Se fosse pra mexer a única coisa que eu cogitaria fazer seria colocar um humbucker na ponte... pra mim captador J soa melhor no braço (posição já ocupada pelo P), os baixos que tive com captador J na ponte sempre os deixei desligados.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por JAZZigo Qua Set 01, 2010 8:31 am

Rapha Avelino escreveu:segundo meu Luthier voce não tera o som de um precision "original" ao colocar um jazz na ponte, mesmo fechando o volume do jazz...

Discordo do seu luthier. Claro que há alguma influência do campo magnético do captador J sobre a corda, mas é mínima e, daí, dizer que não é mais som de Precision é um exagero audiofílico. Acho a captação P/J altamente versátil, tanto que ela faz parte de inúmeros modelos de baixos de todas as marcas. Vide e ouça abaixo o Joe Barden PJ Set Bass Pickups que instalei no meu xicano Fender Deluxe Precision Bass Special (favor dar um desconto para a qualidade de gravação 100% homemade):

JAZZigo escreveu:
JAZZigo escreveu:
Saudações fenderísticas, galera!!!
Eis abaixo a mais recente modificação no meu Precision MIM: JOE BARDEN P/J Pickups Set.
Recomendo!Precision com captador jazz na ponte Sany0424

- Fender Deluxe Active P Bass® Special (chrome red finish alder body / maple neck / rosewood fingerboard / chrome hardware) made in Mexico 2008 - Warmoth Brown Shell Pickguard, Hipshot A Style Fender Mount Bridge - Hipshot HB7 Tuners – Schaller Strap Locks - Joe Barden P/J Pickups Set - Glockenklang 3 Band Preamp – DR Jonas Hellborg Signature Strings (Pure Nickel Single Wrap - 40/60/80/100).
Eis abaixo duas pequenas demos do Joe Barden P/J Pickups Set no meu Precision MIN, sendo a primeira apenas com o P-Style pickup operante e a segunda com o P-Style e o J-Style (P/J) pickups operantes, ambas no modo passivo:

Joe Barden P-Style
<embed src="http://www.4shared.com/embed/351863837/c903d6fe" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Joe Barden P/J-Style
<embed src="http://www.4shared.com/embed/351863835/270db7d2" width="420" height="250" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Setup de gravação (caseira, direta em linha, sem qualquer efeito ou compressão, apenas equalização no Aguilar Tone Hammer):
1- Fender Deluxe P Bass® Special
2- Aguilar Tone Hammer Preamp/DI
3- Zoom H4 Handy Recorder (via DI/XLR)

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: N.Zaganin Custom J/MM Mustang Bass (Made In Brazil, 2021) - Powered by Nordstrand J/MM Pickup Set: BBM4 Big BladeMan + BJB4n Big J-Blade Warm & Wooly & Aguilar OBP-1 2-Band (Boost Only) w/ Master Tone 18V Onboard Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por DUDUBASS Qua Set 01, 2010 8:50 am

Colocar um captador J no precision é bem comum, dois exemplos de caras que fizeram isso e gravaram muito mesmo no Brasil são: Paulo César Barros(ainda empunha o seu fender precision 65 com o captador J) e Luizão Maia. Outra coisa que tornou-se comum foi colocarem o captador mais perto da ponte(estilo anos 70) e depois removê-lo um pouco mais pro centro do corpo(estilo anos 60), no baixo obviamente ficou o buraco no corpo, daí vc vê alguma coisa tapando este buraco, no baixo do PC tem isso.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 01, 2010 9:11 am

^É muito comum essa instalação...
Quanto à interferência... Bem. Quando vc faz a instalação do tipo Jazz Bass (2 vols. e 1 tone), vc tem um tipo de circuito no qual o sinal passa por 3 resistores (sim, potenciômetros são resistores variáveis), aumentando a resistência do circuito e diminuindo ligeiramente a saída. Resolví essa questão utilizando uma chave tipo Les Paul (como no JB Special acima - embora um dos pots desse baixo seja de balanço), assim, o sinal do capt passa apenas por dois pots e não por 3, "preservando" o timbre original do capt "P", além de ser mais prático de mudar de timbre no meio de uma música (basta acionar rapidamente a chave).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Claudio Jardim Qua Set 01, 2010 9:18 am

o meu zaganin fretless mandei fazer assim também, ficou muito bom mesmo, o captador da ponte dá um ronco maravilhoso.

É um dimarzio ultra jazz na ponte.

Precision com captador jazz na ponte IMG_1551
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por JAZZigo Qua Set 01, 2010 10:46 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^É muito comum essa instalação...
Quanto à interferência... Bem. Quando vc faz a instalação do tipo Jazz Bass (2 vols. e 1 tone), vc tem um tipo de circuito no qual o sinal passa por 3 resistores (sim, potenciômetros são resistores variáveis), aumentando a resistência do circuito e diminuindo ligeiramente a saída. Resolví essa questão utilizando uma chave tipo Les Paul (como no JB Special acima - embora um dos pots desse baixo seja de balanço), assim, o sinal do capt passa apenas por dois pots e não por 3, "preservando" o timbre original do capt "P", além de ser mais prático de mudar de timbre no meio de uma música (basta acionar rapidamente a chave).
up
Tá explicado o motivo de alguns baixos com captação PJ passiva possuírem dois pots de volume independentes ou blend pot, além de uma switch para seleção dos captadores. Este é o caso do circuito original do meu velho samurai Vantage VP825B Bass, com seus volume pot + volume pot + tone pot + 3 way pickup toggle switch + phase reversal J pickup mini-toggle switch.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: N.Zaganin Custom J/MM Mustang Bass (Made In Brazil, 2021) - Powered by Nordstrand J/MM Pickup Set: BBM4 Big BladeMan + BJB4n Big J-Blade Warm & Wooly & Aguilar OBP-1 2-Band (Boost Only) w/ Master Tone 18V Onboard Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por vtn Qua Set 01, 2010 1:09 pm

Alguém aí têm ou já testou um Reggie Hamilton, sempre ouvi falar dos baixistas que já tiveram ou tocaram em um que é a versatilidade em forma de baixo!
vtn
vtn
Membro

Mensagens : 76
Localização : Belém/Pa

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por DUDUBASS Qua Set 01, 2010 2:11 pm

Claudio Jardim escreveu:o meu zaganin fretless mandei fazer assim também, ficou muito bom mesmo, o captador da ponte dá um ronco maravilhoso.

É um dimarzio ultra jazz na ponte.

Precision com captador jazz na ponte IMG_1551



Belíssimo instrumento Cláudio, vc está usando apenas as marcações originais(bolinhas) nas casa 3,5,7.... ou acrescentou alguma outra marcação?
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Claudio Jardim Qua Set 01, 2010 2:21 pm

Ao vivo o visual é impressionante, o sunburst deles é meio perolizado, realmente impressionante.

Quanto às marcações, to usando as originais mesmo, ainda estou em processo de afinação a partir da décima segunda marcação, ali a coisa ainda tá um pouco insegura, mas estou me adaptando, nunca toquei fretless, então tem sido um aprendizado muito interessante.

Não sei se a marcação a mais á adiantar, o principal desafio é acostumar com o desvio de paralaxe, as vezes engana um pouco.

Mas o que fala esse Ultra Jazz da ponte é brincadeira, tenho o baixo sempre com 90% do volume do cap do braço e 100% do volume do cap da ponte, tem dado um peso legal e com aquele ronco maravilhoso.

Não sei se sou só eu que ainda é fã dos dimarzio ultrajazz, mas mesmo tendo baixos com seymour, fralin, fender, bill lowrence, bartolini, etc., ainda sou admirador dos dimarzio.

Mas já tenho tocado ao vivo, vou tocar hoje com ele inclusive.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por DUDUBASS Qua Set 01, 2010 2:33 pm

^^^^ Eu perguntei pois já estava bem habituado no meu fretless com um pequenos fretlines no início superior da escala, mas bem pequeno mesmo, porém comprei outro fretlesss(pedulla rapture), ele é 5 cordas e tem somente as bolinhas, estou fazendo testes pra ver se faço alguma coisa ou deixo do jeito que está, e pra complicar ele tem a escala com algo(tipo uma resina ou verniz brilhante) aplicado sobre ela e se eu for alterar a marcação terei de removê-la, estou em processo de estudo do que irei fazer...
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Caio_Parish Qua Set 01, 2010 2:53 pm

Nossa esse dimarzio deve falar horrores mesmo!!
tenho vontade de botar o captador na ponte, porque sou fã de timbres do tipo do marcel jacob, mas meu medo era esse de "perder" o som do precision, já que timbres tipo os usados no jamiroquai são perfeitamente lindos
mas como eu ainda nem tive tempo de tocar no baixo direito
porque comprei ontem e já botei no luthier no mesmo dia
agora o baixo tava meio mal cuidado
aí eu mandei trocar o escudo , potenciometros,jack, knobs, n tive grana pra trocar a ponte, mas deveria, tava um nojo!
isso me deixa espantado como tem pessoas que pegam um instrumento lindo desse
pra acabar ele... mad
Caio_Parish
Caio_Parish
Membro

Mensagens : 61
Localização : Salvador-BA

http://www.myspace.com/vendo147

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Rapha Avelino Qua Set 01, 2010 11:18 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^É muito comum essa instalação...
Quanto à interferência... Bem. Quando vc faz a instalação do tipo Jazz Bass (2 vols. e 1 tone), vc tem um tipo de circuito no qual o sinal passa por 3 resistores (sim, potenciômetros são resistores variáveis), aumentando a resistência do circuito e diminuindo ligeiramente a saída. Resolví essa questão utilizando uma chave tipo Les Paul (como no JB Special acima - embora um dos pots desse baixo seja de balanço), assim, o sinal do capt passa apenas por dois pots e não por 3, "preservando" o timbre original do capt "P", além de ser mais prático de mudar de timbre no meio de uma música (basta acionar rapidamente a chave).

agora eu entendi, mas pelo menos sei que existe solução para manter o timbre do cap P...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Cris Simões Qua Set 22, 2010 1:08 pm

DUDUBASS escreveu:Vc vai ter um captador que vai te fornecer mais médios e agudos, balanceando assim com o captador do braço que te dá mais graves.
Essa foi a minha idéia quando abri o tópico:
http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/instalar-captador-jazz-no-squier-precision-vintage-modified-tb-t9986.htm#209947
Queria balancear o som do Meu Squier com um captador na ponte... o que acham? teria um Captador bem proximo ao braço com um super grave e um na ponte com bastante agudos e médios

____________________________
www.twitter.com/@cris_simoes_
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Fabio Motta Qua Set 22, 2010 8:58 pm



Precision com captador jazz na ponte IMG_1551

Que coisa linda !!!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por rodolphoal Seg Abr 27, 2015 12:58 pm

Posso ressussitar o topico?? hehehe.. Nao achei algum topico mais recente sobre isso..
Queria saber a opiniao de vcs sobre baixos com 2 captadores J num Pbass.. tipo assim:
Precision com captador jazz na ponte Pro_13822_g
Como fica o som?
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Abr 27, 2015 2:21 pm

Acredito que fica bem próximo de um Jazz Bass.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5307
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 27, 2015 4:30 pm

Breno_Barnabe escreveu:Acredito que fica bem próximo de um Jazz Bass.
Fica igual...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Uchoa Seg Abr 27, 2015 9:24 pm

Jazz Bass num corpinho de Precision ...
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por rodolphoal Seg Abr 27, 2015 9:37 pm

Serio?? Simples assim??
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por CG Seg Abr 27, 2015 10:01 pm

rodolphoal escreveu:Serio?? Simples assim??

Se você colocar os captadores jazz à mesma distância do 12 traste de um jazz bass original você terá som de jazz bass, independente do corpo ser oval, quadrado, de precision ou de music man.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 27, 2015 10:57 pm

rodolphoal escreveu:Serio?? Simples assim??
Simples assim...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Precision com captador jazz na ponte Empty Re: Precision com captador jazz na ponte

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos