Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

+7
Caledonian
Fernando Zadá
Edu Sims
Cantão
PauloBass
Gomba
AlexandreL
11 participantes

Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Seg Jun 21, 2010 12:19 pm

Resolvi criar esse tópico em homenagem a este fantástico e pouco conhecido (pelo menos no Brasil) baixista, Mick Karn.

Nascido no Chipre, é famoso por ter integrado a banda Japan junto com os irmãos David Sylvian(voz) e Steve Jansen(bateria), e o tecladista Richard Barbieri.
Mick possui vários álbuns solo e em colaboração com artistas de renome como Terry Bozzio e Kate Bush.
Durante toda a carreira, Karn usou baixos Wal fretless.

Seu estilo é único, com levadas pouco convencionais que mesclam o papel rítmico com um forte caráter melódico. Explora muito as técnicas específicas do baixo fretless com glissandos e vibratos bastante expressivos.
Inclusive, diz-se que os glissandos são resultado de seu conhecimento nulo sobre teoria musical que fazia com que ele deslizasse os dedos pela escala até achar uma nota que encaixasse. Outro fato curioso é que ele praticamente nunca olha para a escala do baixo enquanto toca. Terry Bozzio conta em entrevista que todo o disco "Polytown" foi gravado de ouvido, já que Karn não sabe ler música.

Mick Karn é o responsável pelo meu interesse pelo fretless. O papel que ele dá ao baixo na música é algo único. Durante as gravações com o Japan ele gravava duas vezes a linha de baixo, uma em cada canal. Como as duas linhas nunca saíam iguais (ainda mais usando fretless), a fusão das duas gerava um timbre bem peculiar. Algo como um chorus acentuado, meio misturado com flanger, sei lá, heheheh.

Recomendo a todos os discos "Polytown", com Terry Bozzio e David Torn, os solo "The Tooth Mother" e "Each Eye a Path" e o disco "Begining to Melt" com Jansen e Barbieri.

Deixo aqui um vídeo de uma das minhas linhas de baixo favoritas. "Plaster The Magic Tongue", do disco "The Tooth Mother":


Fiquei muito triste ao ler no seu site oficial que Mick Karn está sofrendo de um câncer bastante avançado e está pedindo doações para o seu tratamento. O idealizador do Live Aid, Midge Ure, vai realizar um concerto para arrecadar fundos para o baixista.

Em uma nota no site oficial, Mick se diz preocupado com a esposa e o filho, já que seu estado de saúde é grave e a família passa por dificuldades financeiras.

Apesar de saber que a situação é realmente complicada, ainda tenho esperanças de que ele, um dos meus baixistas favoritos, saia dessa e continue a nos presentear com sua música.


Última edição por AlexandreL em Seg Jun 21, 2010 2:26 pm, editado 2 vez(es)
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Gomba Seg Jun 21, 2010 12:28 pm

Tô conseguindo ver os videos não. =S


Mas vou rezar por ele.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Seg Jun 21, 2010 2:26 pm

Opa, consertei o vídeo aí.
Valeu pela força, Gomba.
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por PauloBass Seg Jun 21, 2010 11:20 pm

Realmente pouco conhecido..., pelo menos prá mim!
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Cantão Seg Jun 21, 2010 11:22 pm

Putz , que coisa triste esse lance da doênça dele , mas o cara é féra no fretless , hein Alexandre...valeu o video brother... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Edu Sims Ter Jun 22, 2010 6:33 pm

Sinto muito parceiro. O cara manda bem,e vou orar por ele!
Edu Sims
Edu Sims
Membro

Mensagens : 33
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 22, 2010 7:03 pm

Tomara que ele de a volta por cima.

Mas confesso que apesar de achar a execução dele bacana achei a banda chata pacas!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Ter Jun 22, 2010 7:48 pm

Zadá, realmente essa banda não é a melhor que já o acompanhou. O guitarrista, apesar de renomado, só faz m**** =/.
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Ter Jun 22, 2010 7:56 pm

Infelizmente o estado de saúde dele é bastante grave. O câncer está bastante espalhado e, ao que tudo indica, não tem mais volta.
Uma notícia que me deixa muito triste mesmo.

Como homenagem, deixo mais dois vídeos, este do álbum Polytown, com Terry Bozzio e David Torn:


E este com o Japan, sua primeira banda:



As bandas em que ele tocou em geral sempre foram bastante experimentais. Leva um tempo até se acostumar. Pra mim as linhas de baixo dele valem todo o conjunto
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Caledonian Qua Jun 23, 2010 12:47 am

Muito bom os vídeos Alexandre, ele toca muito. É uma pena saber que ele está nesse estado, é triste saber que um músico que já gravou tantas músicas esteja passando por tantas dificuldades financeiras e ainda sofrendo com essa doença terrível, torçamos para que ele dê a volta por cima.
Qual é a idade dele agora?

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Qua Jun 23, 2010 1:15 am

Caledonian, Opa, mais gente de Floripa!
Ele tem 52 anos, cara.
Tô visitando o site dele todo dia, assim que tiver mais informações eu passo aqui pra galera.

AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por KIKA Qui Jul 15, 2010 9:40 pm

Bom, sobre o pouco conhecido eu vou ter que discordar...conheço muita gente aqui no Brasil que ama o Mick tanto quanto eu.

Bom, só pra dar uma atualizada, eu estive falando com meu querido Steve Jansen ( Razz suspira) e ele me disse que o prognóstico do Mick é bom, houve um certo exagero na questão da doença. a situação financeira do Mick não é mesmo lá lad melhores, mas algumas coisas se acertaram,como a questão da liberação do Health card dele no Chipre.

Quanto a trabalhos do Mick: o video do nosso amigo aí em cima conta com Steve Jansen na bateria e Richie Barbieri no Teclado...ambos estavam com Mick no Japan, e eu acredito que David Sylvian fez falta, porque Mick não é dos melhores cantores...até me pergunto porque Steve não assumiu o vocal - o timbre dele é bem parecido com o do irmão David.

Pra quem quiser conferir eu sugiro "Sons of pioneers", acho uma musica incrível, e foi o baixo do Mick nela que me conquistou como fã do Japan!

Abraços!


KIKA
Membro

Mensagens : 2
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Sex Jul 16, 2010 12:19 am

KIKA, vc tem contato com o Steve Jansen?
Nossa, incrível!
Acho o disco Slope dele uma obra prima. Maravilhoso mesmo.
Mas enfim, fato é que Não conheço muita gente que goste de Japan. Talvez seja uma questão cultural. Aqui no sul, pelo menos, nunca ouço falar dele.
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por KIKA Sáb Jul 17, 2010 4:01 pm

Bom, é que os fãs tão muito espalhados pelo país, tem fã em vitória, tem eu e uma amiga minha aqui em Belem, tem mais uma amiga no Rio de Janeiro - que é muito fã do David Sylvian tb - tem amigos meus em sampa...enfim, se desse pra reunir todo mundo ia ser legal, dava bastante gente! =D

Poise, foi uma coisa bem idiota, na verdade eu mandei uma mensagem de aniversário pro empresário dele, assim como quem não quer nada, e o moço me respondeu pessoalmente, a partir daí começamos a nos corresponder. Ele é bem legal e atencioso. Um doce.

Já tentei escrever pro Mick tb uns meses atrás mas nunca obtive resposta...acho que o Mick já estava com os problemas mencionados...porque pouco tempo depois que mandei o mail pra ele, houve o anuncio do site...desde então eu não soube o que escrever pra ele.... u.u

No Facebook eu conheci o cara que tocou com o David Sylvian, o Keith Lowe, conhece? Esse aí é piradão, ligado no 220 xDDD mas é um barato! conhece coisa pra caramba, ele me deu o maior apoio quando eu quis trocar a guitarra pelo baixo. E faz vc rir toda hora! Show de bola!

Eu tenho o Slope, não gosto do álbum toooodo, mas adoro December Train e Cancelled Pieces. Playground martyrs tb é linda! Mas realmente prefiro o JBK...e tem algumas coisas dos Dolphin Brothers muito legais tb!

Já fiz uma cover de My winter dos dolphin brothers! =D Tá no meu facebook.

Aliás, vc tem facebook? =D



ps: pow meu, pena que vc não tá em belem...to atrás de um baixista pra minha banda, alguem que tenha esse gosto PHYNO pra musica que vc tem! =/

KIKA
Membro

Mensagens : 2
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Alencar Sáb Jul 17, 2010 4:37 pm

O som deles me lembra Joy Division... eu gosto..

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por LuCaSbass Sáb Jul 17, 2010 7:30 pm

Nem curti muito os videos não Razz
Mas ele toca muito bem, mas é um estilo meio diferente pro meu gosto

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Seg Jul 19, 2010 7:37 pm

é diferente mesmo, Lucas, por isso mesmo acho interessante. É legal ver caras que seguem uma linha diferente.
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por AlexandreL Seg Jul 19, 2010 7:38 pm

KIKA, realmente é uma pena que moremos tão longe. Ia ser bacana tocar a linhas do Mick Karn, hehehe.
Te mandei uma mensagem privada pra gente manter contato Smile

AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por jose santana Qui Jul 29, 2010 8:22 pm

Conheço e admiro o trabalho de Mick nos Japan !!! Mais ainda a parceria que ele fez com Peter Murphy em " Dali´s car"! Estou torcendo pela sua melhora e que ele continue a contribuir com sua arte musical!!

jose santana
Membro

Mensagens : 1
Localização : imperatriz-ma

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Cantão Qui Jul 29, 2010 8:29 pm

Seja bem vindo ao fórum , Jose Santana... dê um pulo nesse link AQUI, e se apresente pra galéra lhe dar boas vindas...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21673
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless Empty Re: Mick Karn - Um jeito único de tocar fretless

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos