Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plano de estudos diário.

+11
edu_carvalho
Raissa
bassman4
LuCaSbass
Luciano Carvalho
Filipe Castro
Vlad
Rafael do Baixo
edumalta
Claudio
luizribeiro
15 participantes

Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Plano de estudos diário.

Mensagem por luizribeiro Dom maio 16, 2010 6:41 pm

Olá amigos baixistas,

Uma dúvida que sempre trago aos meus professores é como dividir o tempo de estudo.
Já ouvi coisas assustadoras, e muitos mitos foram desvendados.
Por exemplo, sempre achei que músico bom estuda por doze horas. Trouxe essa dúvida para uma master class que participei com o Catalin Rotaru, e essa foi sua resposta; Não existe tal coisa, certa vez eu e um amigo nos trancamos por 12h dentro da sala de estudo da nossa escola de música, passei mais tempo fazendo nada que tocando. Mas depois ele trouxe a seguinte afirmação, se você não estudar quatro horas por dia você está fora do mercado de trabalho.
Outra vez estava vendo um programa na Discovery Chanel sobre "talento", eles buscaram em escolas de músicas na alemanha, ou outro país que não me lembro, se existe alguma característica menos subjetiva que "talento". Eles encontraram um ponto comum entre a maioria dos prodígios, a maioria deles tinham por volta de dez mil horas de estudo completa.

Bom o que eu queria levantar é a questão, como vocês dividem o tempo de estudo de vocês. Temos que encarar a nossa realidade que a maioria de nós não temos todo o tempo do mundo disponível só para estudar, então, quando o tempo é mais curto vocês focam no que?

Vou falar como estou fazendo meus estudos e o progresso que tenho sentido. Lembrando que comecei a usar esse método a pouco menos de um mês.

Sempre inicio meus estudos com escala, nomeio uma tonalidade e coloco primeiro o metrônomo a 60bpm, e inicio fazendo notas longas, uma por compasso (assumindo que penso em 4/4), meu objetivo com isso é ter controle do arco suficiente para executar cada nota com a mesma qualidade de timbre, um volume continuo independente se estou na ponta ou no talão, e sem deixar a nota falhar, e sem mudar a afinação da nota (pois existe afinação do arco, que mudar conforme a pressão aplicada na corda), faço até que consigo atingir meu objetivo. Depois começo a dividir uma por tempo, uso metade do arco, os mesmo objetivos, qualidade de timbre identica em todas as regiões, e mesmo equilibrio de volume e timbre independente da corda que estou tocando. Depois divido em colcheias, e tercinas, depois semi colcheia, e sextinas. Se eu não conseguir tocar com clareza sonora, e a mesma afinação que estava atingindo com notas lentas, paro e daí ou diminuo os bpm's do metrônomo, ou volto a tocar em colcheias com semínimas. Depois faço o mesmo com Arpejos. E claro sempre duas oitavas ou quando possível três oitavas. Tome o tempo que for, faço isso até conseguir vencer aquela velocidade. Estou deixando o metrônomo na mesma velocidade por uma semana.

Depois começo a estudar o livro Simandl, normalmente toco a escala do exercício (mas não da mesma maneira que estudei escala antes). Primeira leitura do exercício, coloco o o metrônomo na velocidade sugerida, ou nomeio uma, e leio do começo ao fim, o objetivo e melhorar a leitura a primeira vista, aprender a se achar e simular uma situação com orquestra, faço umas dez vezes, sempre do começo ao fim e sem parar. Depois vejo qual foi o trecho que mais me embananei e começo a estuda-lo, tento identificar qual foi a maior dificuldade, se foi as notas, a afinação, ritmo, arco ou se foi tudo hehehe. Dependendo do que eu achar implico uma solução diferente, se for notas ou afinação, toco elas sem nenhum ritmo em mínimas e lento, até que consigo tocar todas com afinação adequada, depois toco em semínimas, depois aplico o ritmo adequado. Se foi ritmo toco primeiro o ritmo com corda solta, se envolver no treco eu toco o ritmo mudando de corda, mas sem articular as notas na mão esquerda, sempre com corda solta. Com o Arco faço o mesmo corda solta na cabeça. Vou repetindo esse processo em todos os trechos até que a execução de exercício esteja perfeita.

Se não tive tempo suficiente para mais estudo paro ai. Ou paro no meio do estudo do exercício no outro dia depois de estudar escalas volto pro trecho que estava estudando no dia anterior, nunca começo tocando o exercício do primeiro compasso. Pois aprendi com minha professora que quando estamos com a cabeça mais fresca solucionamos problemas com mais facilidade.

Se eu tiver mais tempo vou para música, daí depende do estágio que estou. Se eu for aprender uma nova música, uso o metrônomo em 40bpms, daí toco um beat sim e outro não, uma nota por vez sem ritmo, o objetivo e atingir uma afinação adequada. Superado essa situação, começo a tocar uma nota por beat, depois aplico o ritmo escrito, quando tudo está perfeito vou aumentando o metrônomo de 5 em 5bpm's.

Tenho estudado trechos orquestrais importantes, é legal fazer isso pois você nunca será pego desprevenido quando pintar uma pedreira, esse foi um concelho do Pedro Gadelha, o cara tem uma porrada de trecho orquestral memorizado. Repito o mesmo procedimento do estudo de exercício e depois aplico musicalidade e as dinâmicas indicadas.

Nunca levo pra sala de estudo mais de uma música, um trecho orquestral, e o livro de exercícios, ter muitas coisas na frente me faz ficar desconcentrado e mudando de música toda hora e nunca estudando nada. Normalmente esse procedimento ai me toma umas 4 ou 5 horas, quando não posso fazer ele todo em sem pausa tento dividi-lo durante o dia.
Desde que comecei a fazer isso melhorei muito, e bem mais rápido, estou com técnica muito mais clara, e minha afinação está ótima. Nunca tive bons resultado e nem tão rápidos igual estou tendo.

Vamos compartilhar experiências.


Última edição por luizribeiro em Dom maio 16, 2010 11:35 pm, editado 1 vez(es)
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Claudio Dom maio 16, 2010 8:07 pm

luizribeiro escreveu:
Bom o que eu queria levantar é a questão, como vocês dividem o tempo de estudo de vocês. Temos que encarar a nossa realidade que a maioria de nós não temos todo o tempo do mundo disponível só para estudar, então, quando o tempo é mais curto vocês focam no que?

Em geral, eu estudo música em 2 períodos do dia.

O primeiro período vai de 6:00 as 7:00 da manhã... durante essa 1 hora eu abro o Finale e ponho pra tocar vários exercícios de Walking Bass e vou lendo e falando o nome da nota que está sendo tocada. Começo em 40bpm e só aumento a velocidade se conseguir completar a pauta toda sem errar uma nota. Faço esses exercícios sem o instrumento, a finalidade é apenas apurar a leitura.

O segundo período pode variar dependendo do dia da semana... pode ser de 18:00 as 20:00 ou de 20:00 as 22:00....

Apesar de não ser uma regra rígida, costuma acontecer da seguinte forma:

Segunda-feira: Eu leio e toco aqueles mesmos exercícios de Walking Bass que estudei na parte da manhã....
Terça-feira: Estudo frases...é sempre bom tê-las na manga (também com pauta no Finale).
Quarta-feira: Estudo as escalas maiores e suas relativas menores, e também arpejos.
Quinta-feira: Repertório... voltado pra Bossa-Nova e Jazz.... costumo usar os Play Alongs do Jamey Aebersold.

Gostaria de ter mais tempo pra estudar... quando tenho viagens longas a trabalho aí eu estudo nos hotéis sem o instrumento mesmo, só lendo as pautas... e também tem aquele lance de familia, filho, cachorro, amigos, vida social e etc... não tem como desconsiderar essas coisas... mas a verdade é que eu estudo muito menos tempo do que eu gostaria.

luizribeiro escreveu:
Nunca levo pra sala de estudo mais de uma música, um trecho orquestral, e o livro de exercícios, ter muitas coisas na frente me faz ficar desconcentrado e mudando de música toda hora e nunca estudando nada.

Concordo 100% com isso... levo pra estante só as folhas daquilo que vou estudar... sempre rola aquela tendência de achar um exercício difícil, e querer passar pra um mais "fácil".

Quanto ao Arco, cheguei a fazer uns meses de estudos na Escola Livre de Música Erudita, mais para efeitos de conhecimentos gerais do que propriamente para utilizar em gigs, pra não ser um leigo completo no assunto. Cheguei a tentar estudar Arco sozinho em casa, mas não consegui evoluir nada. Tenho pretensões futuras de voltar pro Conservatório Brasileiro (CBM) para estudar Arco.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por edumalta Dom maio 16, 2010 8:08 pm

Luis, muito bacana.
Fiquei até com vergonha de dizer como faço meus estudos ! Smile

Mas eu começo meu plano de estudo, com corda solta. Aquecendo a mão direita.
Faço o controle de arco, com a corda solta.
Estudo pelo menos 15 minutos.

Depois passo para as escalas. Como sou iniciante, apenas as escalas maiores com 2 oitavas.
Geralmente estudo 2 por dia, por exemplo, D e G maior....
Meu objetivo é afinar as notas com este estudo e tb o controle do arco.
Geralmente fico 30 minutos.

Depois então, estudo o método do Streicher.
Com ele pratico, controle de arco, leitura e também afinação e aprendo acima de tudo a ser mais determinado.
Gasto 30 minutos.

Geralmente uso 15 minutos finais, para tocar qualquer coisa. Experimento os sons do instrumento, de forma livre.

Infelizmente, não é todo dia que consigo estudar. Essa semana por exemplo estudei apenas 4 dias.
Mas o que me motiva, que toco meu instrumento por um capricho pessoal, não tenho pretensão profissional. Então acredito que está de bom tamanho.

OBS: Meu metrônomo fica entre 50 BPM e 60. Raramente estudo com 80 ou 100.
Eu acho mais difícil para um iniciante tocar lento (pelo menos esses exercícios) do que rápido.
Nã tenho tanta dificuldade com a mão esquerda.. o Problema é o controle do arco ! Smile

Luiz, obrigado por compartilhar... aprendi um bocado !

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Rafael do Baixo Dom maio 16, 2010 9:39 pm

Ultimamente eu tenho estudado muito pouco,bem menos do que eu gostaria e deveria.

Meus estudos começam com uma leitura rítmica,métrica e com o solfejo dos estudos e exercícios que irei praticar.

Começo meus estudos no instrumento, tocando cordas soltas com o arco,notas bem longas,sempre buscando tirar um som liso e uniforme,principalmente na mudança do sentido da arcada [da ponta pro talão,do talão pra ponta],e nas mudanças e saltos de corda,onde busco uma mudança mais suave,sem matar de forma brusca o som da corda que estou deixando de atacar.Algumas vezes eu faço tal estudo com cordas soltas,mas mesclando as células rítimicas. Faço isso de forma ininterrupta durante 10-15 minutos.

Depois estudo um tipo de arcada do método do Frederick Zimmermann,"A Contemporary Concept of Bowing Technique For The Double Bass". Faço isso durante 15 minutos.
[Esse livro é INCRÍVEL¹]

Então estudo escalas e arpejos,utilizando as digitações propostas no livro "The School Of Agility" de Eugene Levinson. Faço isso por 35 minutos.
[Esse livro é INCRÍVEL²]

Logo após isso eu faço alguns exercícios previamente selecionados, do Billé,normalmente seleciono entre 2 e 3,mas só faço todos eles quando eu executo de uma forma limpa e decente cada um dos exercícios,senão fico preso em um até fazê-lo. Faço isso durante 25 minutos.

Depois disso tudo estudo alguns exercícios de capotasto do livro 2 de Simandl,mas não os faço por muito tempo pois não tenho um calo decente para tal ato,faço-os por cerca de 10 minutos apenas.

E após iso tudo paro pra estudar alguns trechos orquestrais,trechos de concertos ou alguma frase jazzistica que me interesse para meu repertório. Faço isso por cerca de 25 minutos.

E nos finais de semana,ou quando eu tenho algum tempo de sobra,eu pego o livro "60 Melodic Etudes for Acoustic and Electric Bass" do John Patitucci,e executo algum de seus estudos,mas não defino um tempo para tal atividade,fico em um estudo até terminá-lo.

Tudo isso eu faço acompanhado de um metrônomo,começando em um beat inicial entre 40-60 bpm [dependendo do exercício],e vou subindo até alcançar o tempo indicado,sempre buscando uma execução limpa.

Gostaria de poder estudar mais,mas meu tempo vem diminuindo cada vez mais,e logo vou ter que diminuir ainda mais minha carga de estudos no instrumento.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Vlad Seg maio 17, 2010 2:44 pm

Eu fiquei cansado só de começar a ler a discussão... rsrsrs

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Filipe Castro Ter maio 18, 2010 9:23 am

Tô aprendendo
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Luciano Carvalho Ter maio 18, 2010 12:14 pm

Eu estou começando minha vida musical no acústico agora, aproveito para agradecer ao Claudio pela ajuda com algumas dicas de material e afins.
Estou estudando agora os 30 estudos de Simandl.
Faço da seguinte forma:

- Alongamento para os dedos;
- Aquecimento no instrumento, faço as digitações das notas na primeira e primeira meia posição e depois ma segunda posição com o auxílkio do metrônomo;
- Passo para a leitura do estudo sem o instrumento, logo após terminar essa leitura sem errar uma nota passo ao estudo com o instrumento;
- Estudo a partitura tocando juntamente com o metrônomo até fazer sem errar uma nota.

Caso não dê para completar o estudo do dia por conta da hora, eu retorno meu estudo de onde parei no outro dia.

____________________________
Clube Hartke #014
Custom Basses Club #013

Equipamento:

Hartke A100
ELIEZER LARA Exotic 6 cordas EMG 45DC + pré AGUILAR OBP3 18v
Vertical Eliezer Lara
Luciano Carvalho
Luciano Carvalho
Membro

Mensagens : 402
Localização : Campos dos Goytacazes/RJ

http://www.myspace.com/luciano_carvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por LuCaSbass Qui maio 20, 2010 9:42 pm

Bem, agora que vou começar a estudar pra valer o arco mesmo, pois as cordas que estavam no meu baixo eram excelentes pra pizz mas impraticáveis com arco.
Como estou estudando com professor, estou seguindo suas orientações...
Muitas notas longas e mais notas longas... Cordas soltas, escalas e arpejos. Sempre com metronomo. Meu controle de arco é muito fraco ainda, espero conseguir melhorar em breve.
Alem disso, tem alguns exercicios do livro do Jeff Bradetich e do Rufus Reid que são muito bons.

Mas como meu objetivo e enfoque é mais música popular, separo metade dos meus estudos para pizzicato. Faço escalas e arpejos com os ritmos sugeridos no livro do Giffoni e tambem com o metronomo no 2 e 4, para "simular" um walking. Tambem faço exercícios para mão direita, com alternância de dedos, salto de cordas e ritmos variados.

Tenho conseguido estudar todo dia, mas não sei ate quando vai dar(espero que sempre hehe)... tem dia que da pra estudar mais que os outros, mas é no minimo 1:30. Antes estava estudando muito mais pizzicato, agora estou me focando mais no arco, mas sem deixar o pizz de lado também.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por luizribeiro Sex maio 21, 2010 11:11 am

Quem é seu professor lucas? Está estudando alemão?
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por LuCaSbass Sex maio 21, 2010 11:13 am

luizribeiro escreveu:Quem é seu professor lucas? Está estudando alemão?
É o Paulo Dantas. Sim, é o alemão.
Decidi estudar com ele pq ele tem um trabalho bacana com uso de arco na música popular, inclusive defendeu a tese de mestrado la na UFG com uso do arco em improvisação na música brasileira.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por luizribeiro Sex maio 21, 2010 11:30 am

LuCaSbass escreveu:
luizribeiro escreveu:Quem é seu professor lucas? Está estudando alemão?
É o Paulo Dantas. Sim, é o alemão.
Decidi estudar com ele pq ele tem um trabalho bacana com uso de arco na música popular, inclusive defendeu a tese de mestrado la na UFG com uso do arco em improvisação na música brasileira.

Pensei que tu estava estudando erudito.
Bicho o Paulão é muito bom viu!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por LuCaSbass Sex maio 21, 2010 11:39 am

^To não, apesar que ele deve passar algumas coisas.
Ele é bom mesmo, tem uma didática excelente!
E o legal que parece que vai abrir contrabaixo acustico popular semestre que vem na EMB e ele vai dar aula la também... ai devo fazer a prova pra entrar!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por bassman4 Dom maio 23, 2010 1:09 am

Bem a minha rotina é quase parecida com a do Luis de manhã estudo primeiramente uma corda solta bemmmmmmm longa (conto primeiro uma semibreve depois duas,tres quatro o máximo 6 semibreves em um arco só) depois estudo de nota longas e nisso já vou envolvendo o estudo de vibrato bemmmmmm devagar na escala de dó maior. Depois escala de dó novamente com seminima colcheia tercinas semicolcheia e sextinas, depois o livros de vitaminas do Henrique autran dourado onde tem tudo escalas arpejos quebrados em 4 e etc terças quintas oitavas e cromática faço arco ligado e desligado, DEPOIS o livro de arcadas em varios bpm pra depois vir o SIMANDL ( livro de capotasto) DEPOIS ALMOÇO !!! descanso dou uma bizuiada na net ( assisto um pouco de Chaves kkkkkk) e volto a estudar mas daí em diante parte de orquestra E CONCERTO. Atualmente estou estudando os 3 movimentos do Dragonetti. Bem na parte de lazer só curtindo a familia haha por que namorar tá russa e sem contar que no fim de semana passada meu GRANDE AMIIGO furou meu zóio e catou a mina que estava afim KKKKKK enfim essa é a minha rotina de estudos AINDA ACHO QUE TENHO QUE ESTUDAR MAIS ....... PORÉM ARPOVEITO BEM O TEMPO QUE TENHO Very Happy
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por edumalta Dom maio 23, 2010 1:17 pm

hahahhaa.. ri muito com o bassman4 !!!
"furou meu zóio" foi a melhor !!!

Sinceridade acima de tudo ! Smile

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Raissa Dom maio 23, 2010 1:24 pm

Durante a semana, dedico cerca de 10 minutos para exercícios psicomotores e de "soltar os dedos", já que não tenho muito tempo. Já nos finais de semana, seleciono alguns temas, leio a teoria e vou praticar, por exemplo, escalas.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por bassman4 Dom maio 23, 2010 11:00 pm

Pois é Edu por isso que estou me dedicando MAIS AINDA NO BAIXÃO por que a mulherada tá aprontando cada uma kkkkkkkkkkkkk Sad Mad
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por luizribeiro Dom maio 30, 2010 3:26 am

Compartilhando outra experiência!
Ontem tive uma aula ótima. Trabalhei basicamente escalas, e minha professora mais uma vez me surpreendeu com maneiras muito legais de estudar o que ela mesma chama de "as notas mais bonitas já escritas na música, escala de dó maior".
Vamos lá;

Toquei a minha escalinha duas oitavas, daquele jeito, tons longos e com a mesma dinâmica em todas as notas. Daí ela veio e falou, "assumindo que isso foi um Mezzo Piano, sem alterar a velocidade, nem a qualidade de timbre toque a mesma escala porém com dinâmica Fortíssimo." Resultado, ficou bem mais ou menos. E ela veio com a explicação "Depois de muito tempo estudando as coisas temos uma tendência a nos acomodarmos com a dinâmica mais confortável, e esquecemos que temos que ter capacidade para tocar pelo menos 5 dinâmicas diferentes sem muito esforço, ou sem perder controle da situação."
Então daí vai outra sugestão aos meus queridos domadores desse monstro que é o Contrabaixo acústico. Acreditem, é possível tocar bonito! Eu ainda não sei como mas vamos para a guerra!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por edu_carvalho Seg maio 31, 2010 7:02 pm

De segunda à sexta-feira, disponho apenas de 1 hora para me dedicar ao instrumento (não sou músico profissional, desenvolvo outras atividades). Aproveito para repassar os repertórios das bandas que toco (que vão do rock´n´roll ao forró pé-de-serra). Mas arrumo um tempinho para tocar umas linha mais elaboradas, arriscar uns improvisos em cima de temas de blues, linhas de reggae, etc. Ensaios com banda, no máximo só duas noites por semana.

Aos sábados, aí sim, disponibilizo, o tempo que for preciso para "tirar" novas músicas de "ouvido" (tenho noções muito elementares de leitura do pentagrama) e viajar por outros estilos, aprimorar algumas técnicas. Á noite, geralmente saio para tocar com alguma banda ou acompanhar algum artista local, principalmente em barzinhos.

O domingo, reservo para dar uma geral nos instrumentos.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por bassman4 Qua Jul 07, 2010 7:04 pm

Aquela aula maldita onde seu professor quase falta falar que você tem que nascer de novo pra ver se toca bem NÃO DÁ VONTADE DE FAZER COM O BAIXO??? https://www.youtube.com/watch?v=7Dqd9tC2940&feature=related
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por luizribeiro Qui Jul 08, 2010 2:35 am

sei bem como é, rapaz! Sei bem!
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por felix_sjc Seg Jul 12, 2010 8:53 am

maravilha de topico!

eu geralmente começo meue studo diário (segunda, quarta, quinta e sexta ) das duas da tarde até as 8 da noite. fazendo pausas de 10-15 minutos a cada 50 minutos.

nem sempre acontece, + eu tento dividir meu estudo em algumas etapas.

-leitura rítmica e aquecimento de mão direita à 50bpm no máximo. ( primeiros tópicos do método do Rufus Reid - http://www.amazon.com/Evolving-Bassist-Rufus-Reid/dp/0967601509 )

-afinação tocando umas 50 ou 100 vezes qualquer escala com duas oitavas. (metrônomo lento)


- pratico repertório. trabalho algumas músicas do bom e velho Real Book ou leio algumas linhas de walkin bass dos baixistas que mais adimiro. (Charles Mingus e Charlie Haden principalmente)

pra finalisar, arpejos com nona, décima primeira e décima terceira até o começar a jorrar sangue e viceras! Twisted Evil



tem dias que não tenho tanto tempo, me sobram apenas 3 ou no maximo 4 horas pra estudar. aí eu faço o possivel pra dividir o meu horario disponível em duas etapas:

-estudo de solfejo cantado
-estudo de fritação free-jazz-insane-music afro onde toco a vontade, sem encanação de nada me preocupando em me divertir, acima de tudo. OU algum estudo de arco que esteja perdido em minha estante, mas geralmente eu fico tocando à vontade huaehau

ps: é impressionante como o estudo de afinação no instrumento e o solfejo cantado, quando casados, te deixam com a mão esquerda mais leve!

nota mental: deveria estudar mais solfejo Sad
felix_sjc
felix_sjc
Membro

Mensagens : 56
Localização : SP-capital/SP-São josé dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por bassman4 Ter Nov 02, 2010 12:15 am

Lucas o Paulo Dantas estudou com o marco Antônio Brucolli?
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por bassman4 Ter Nov 02, 2010 12:15 am

Lucas o Paulo Dantas estudou com o marco Antônio Brucolli?
bassman4
bassman4
Membro

Mensagens : 90
Localização : Guarulhos sp

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por LUCIANO H ZANETTI Seg maio 30, 2011 2:57 pm

ALGUEM PODERIA ME AJUDAR? SOU INICIANTE E GOSTARIA DE MATERIAL PARA TÉCNICA DE MÃO ESQUERDA (SOU DESTRO NO PIZZICATO), DIGITAÇÃO NA ESCALA TODA, COMO FAZER, QUAIS OS DEDOS CORRETOS A UTILIZAR, TENHO CONHECIMENTO MUITO BONS DE HARMONIA, TOCO O ELÉTRICO A 20 ANOS. MAS O ACUSTICO É ALGO DO OUTRO MUNDO , ENTÃO PEDIRIA A MEUS AMIGOS UMA FORÇA PARA USAR CORRETAMENTE A MÃO/DEDOS CORRETAMENTE NA ESCALA DO INSTRUMENTO, EXERCICIO PARA ADQUIRIR VELOCIDADE. MUITO OBRIGADO A TODOS.

LUCIANO H ZANETTI
Membro

Mensagens : 4
Localização : RIO CLARO - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por edumalta Seg maio 30, 2011 3:25 pm

Luciano, em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum.
Em segundo, por favor leia as regras do fórum que está destacado em vermelho no topo dessa página, especialmente a de nº 10.

Contrabaixo acústico você deve saber que é outro instrumento.
Sugiro que busque um professor para facilitar a sua vida, nessas questões.

Você pode olhar o blog da Voila, especialmente o post que fala de posições. É um bom começo.
http://www.voilamarques.com






____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por luizribeiro Seg maio 30, 2011 7:00 pm

luciano, compre um Simandl e faça particulares.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Como se organizar para estudar música

Mensagem por SeuLeo Qua Nov 07, 2012 12:01 pm

Estou começando a estudar agora e achei esse plano para 2 anos de estudo muito interessante

http://www.contrabaixoeletrico.com.br/index.php/coluniosta/33-anibalgarcia/143-como-se-organizar-para-estudar-musica

SeuLeo
Membro

Mensagens : 1
Localização : Bragança Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Bajista Ter Mar 19, 2019 9:53 pm

Claudio escreveu:
luizribeiro escreveu:
Bom o que eu queria levantar é a questão, como vocês dividem o tempo de estudo de vocês. Temos que encarar a nossa realidade que a maioria de nós não temos todo o tempo do mundo disponível só para estudar, então, quando o tempo é mais curto vocês focam no que?

Em geral, eu estudo música em 2 períodos do dia.

O primeiro período vai de 6:00 as 7:00 da manhã... durante essa 1 hora eu abro o Finale e ponho pra tocar vários exercícios de Walking Bass e vou lendo e falando o nome da nota que está sendo tocada. Começo em 40bpm e só aumento a velocidade se conseguir completar a pauta toda sem errar uma nota. Faço esses exercícios sem o instrumento, a finalidade é apenas apurar a leitura.

O segundo período pode variar dependendo do dia da semana... pode ser de 18:00 as 20:00 ou de 20:00 as 22:00....

Apesar de não ser uma regra rígida, costuma acontecer da seguinte forma:

Segunda-feira: Eu leio e toco aqueles mesmos exercícios de Walking Bass que estudei na parte da manhã....
Terça-feira: Estudo frases...é sempre bom tê-las na manga (também com pauta no Finale).
Quarta-feira: Estudo as escalas maiores e suas relativas menores, e também arpejos.
Quinta-feira: Repertório... voltado pra Bossa-Nova e Jazz.... costumo usar os Play Alongs do Jamey Aebersold.

Gostaria de ter mais tempo pra estudar... quando tenho viagens longas a trabalho aí eu estudo nos hotéis sem o instrumento mesmo, só lendo as pautas... e também tem aquele lance de familia, filho, cachorro, amigos, vida social e etc... não tem como desconsiderar essas coisas... mas a verdade é que eu estudo muito menos tempo do que eu gostaria.

luizribeiro escreveu:
Nunca levo pra sala de estudo mais de uma música, um trecho orquestral, e o livro de exercícios, ter muitas coisas na frente me faz ficar desconcentrado e mudando de música toda hora e nunca estudando nada.

Concordo 100% com isso... levo pra estante só as folhas daquilo que vou estudar... sempre rola aquela tendência de achar um exercício difícil, e querer passar pra um mais "fácil".

Quanto ao Arco, cheguei a fazer uns meses de estudos na Escola Livre de Música Erudita, mais para efeitos de conhecimentos gerais do que propriamente para utilizar em gigs, pra não ser um leigo completo no assunto. Cheguei a tentar estudar Arco sozinho em casa, mas não consegui evoluir nada. Tenho pretensões futuras de voltar pro Conservatório Brasileiro (CBM) para estudar Arco.

Talvez este método possa ser útil para os teus estudos de arco: https://imslp.org/wiki/School_of_Bowing_Technique%2C_Op.2_(%C5%A0ev%C4%8D%C3%ADk%2C_Otakar)

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Bajista
Membro

Mensagens : 77
Localização : rio grande do sul

Ir para o topo Ir para baixo

Plano de estudos diário. Empty Re: Plano de estudos diário.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos