Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

+8
Christian
Cris Simões
JAZZigo
leandrosf89
Guilé
Ivanov_br
gobatto
Márcio
12 participantes

Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Márcio Seg maio 03, 2010 10:19 am

Pessoal, dei uma olhadela nos demais tópicos deste grupo e não achei nada. Caso o assunto ja tenha sido discutido, peço desculpas. Bem, vamos ao ponto. Sou completamente analfabeto, em se tratando de pedais. Tenho curiosidade em saber se existe um pedal cuja função seja fazer o contrabaixo soar como uma guitarra. Existe isso? É possível fazer o baixo soar como uma guitarra acústica por exemplo, inclusive com uso de acordes? Alguém pode ajudar? Se possivel, existem vídeos na net (youtube por exemplo) com demonstrações desse efeito?

Obrigado. Márcio - BH.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por gobatto Seg maio 03, 2010 10:27 am

Um bom começo é arrumar alguma coisa que dê uma oitava acima...

http://www.ehx.com/products/micro-pog
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Ivanov_br Seg maio 03, 2010 10:32 am

Fiquei curiosos qto ao uso no baixo..

Será que o Jazzigo já topou com um desse por aí?!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Guilé Seg maio 03, 2010 10:34 am

Carece de pedal não amigo...é só comprar uma guitarra mesmo...

Agora...se vc não sabe tocar guitarra procure no orkut, myspace ou sites como o www.formesuabanda.com.br e www.tosembanda.com.br

Procurar guitarristas em escolas de músicas tb é uma boa opção, fazer novos amigos, trocar experiências.

Vc pode tb virar tecladista...se bem q a maioria que eu conheço se gaba pot "poder soar como todos os intrumentos" mas as vezes e enrolam qdo pedem pra usar apenas o piano.

Se vc tiver( ou quiser comprar) um baixo com 6 cordas e captação MIDI, com um bom processador vc tb se assemelha a uma guitarra... mas eu lance meio travesti...num curto muito...seja um guitarrista ruim, mas não seja um guitarrista frustrado que toca baixo.

Boa Sorte !!!

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Márcio Seg maio 03, 2010 10:37 am

Guilé escreveu:Carece de pedal não amigo...é só comprar uma guitarra mesmo...

Agora...se vc não sabe tocar guitarra procure no orkut, myspace ou sites como o www.formesuabanda.com.br e www.tosembanda.com.br

Procurar guitarristas em escolas de músicas tb é uma boa opção, fazer novos amigos, trocar experiências.

Vc pode tb virar tecladista...se bem q a maioria que eu conheço se gaba pot "poder soar como todos os intrumentos" mas as vezes e enrolam qdo pedem pra usar apenas o piano.

Se vc tiver( ou quiser comprar) um baixo com 6 cordas e captação MIDI, com um bom processador vc tb se assemelha a uma guitarra... mas eu lance meio travesti...num curto muito...seja um guitarrista ruim, mas não seja um guitarrista frustrado que toca baixo.

Boa Sorte !!!


Obrigado pela sugestão, mas sou baixista mesmo. Estou apenas a procura de possibilidades de timbres para o contrabaixo. No caso, especificamente com relação ao uso de acordes e com uma sonoridade mais próxima da guitarra, quando houver essa demanda em meus trabalhos.
Obrigado, Márcio.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por leandrosf89 Seg maio 03, 2010 10:37 am

Uma pedaleira pode te ajudar já que aí existe uma junção de várias variáveis em pedais e efeitos... Ficou confuso? rs
Tem um video meu testando uma pedaleira que comprei, tem alguns sons que eu dei uma "guitarreada" no baixo... Caso não opte por pedaleira, um bom set de pedais ajuda... Agora em específico acho que tendo algum que faça uma oitavada já vai diferenciar o som do bass...
Da uma olhada ai e vê se acha algum efeito legal...
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/R9RWBawP4kg&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/R9RWBawP4kg&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por gobatto Seg maio 03, 2010 10:38 am

Ivanov_br escreveu:Fiquei curiosos qto ao uso no baixo..

Será que o Jazzigo já topou com um desse por aí?!

Se não me falha a memória, ele tem um desse na coleção desse. (Ou esse ou o irmão maior, que faz 2 oitavas abaixo e 2 oitavas acima...)
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Guilé Seg maio 03, 2010 10:43 am

Márcio escreveu:

Obrigado pela sugestão, mas sou baixista mesmo. Estou apenas a procura de possibilidades de timbres para o contrabaixo. No caso, especificamente com relação ao uso de acordes e com uma sonoridade mais próxima da guitarra, quando houver essa demanda em meus trabalhos.
Obrigado, Márcio.

Dê uma olhada no trabalho do Ebinho Cardoso...ele explora técnicas e afinações diferentes com uma abordagem mais "guitarrística"...ele tem métodos publicados e video aula gravada.

Particularmente acho o som de guitarra acústica muito peculiar...nem algumas guitarras acusticas soam como tal...dificilmente conseguirá algo que ao menos engane.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por JAZZigo Seg maio 03, 2010 10:58 am

Ivanov_br escreveu:Fiquei curiosos qto ao uso no baixo..

Será que o Jazzigo já topou com um desse por aí?!
O EHX Micro POG está na minha Pedalboard #2 (alternativa). Ele é polifônico, ou seja, reproduz uma oitava abaixo e/ou acima para cada nota tocada em um acorde. De qualquer forma, quando tocamos um acorde, o baixo soa mais parecido com um órgão do que com uma guitarra. Outra coisa muito legal, também, é que o Micro POG tem um tracking tão rápido, que ele reproduz as oitavas do slap sem problemas... e o som fica muito parecido com cravo!

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: N.Zaganin Custom J/MM Mustang Bass (Made In Brazil, 2021) - Powered by Nordstrand J/MM Pickup Set: BBM4 Big BladeMan + BJB4n Big J-Blade Warm & Wooly & Aguilar OBP-1 2-Band (Boost Only) w/ Master Tone 18V Onboard Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Márcio Seg maio 03, 2010 11:34 am

JAZZigo escreveu:
Ivanov_br escreveu:Fiquei curiosos qto ao uso no baixo..

Será que o Jazzigo já topou com um desse por aí?!
O EHX Micro POG está na minha Pedalboard #2 (alternativa). Ele é polifônico, ou seja, reproduz uma oitava abaixo e/ou acima para cada nota tocada em um acorde. De qualquer forma, quando tocamos um acorde, o baixo soa mais parecido com um órgão do que com uma guitarra. Outra coisa muito legal, também, é que o Micro POG tem um tracking tão rápido, que ele reproduz as oitavas do slap sem problemas... e o som fica muito parecido com cravo!

Obrigado peça força, pessoal. Muito bacana o forum, ajuda a esclarecer dúvidas, alem de ser uma eficaz maneira de partilharmos nossos interesses. Abraços a todos. Márcio - BH.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Cris Simões Ter maio 25, 2010 11:37 am

Olá Marcio!
Dá uma olhada no Pedal Boss PS-5 Super Shifter. Ele cria oitavas e harmonias diferentes pros instrumentos. O efeito que vai transformar (de uma certa forma claro e com limitações) são os efeitos "pitch shifter" ok?
Procure no Youtube videos desse pedal ou audio de demosntração no site da Boss www.bossus.com
Abraços!
Cris Simões
Cris Simões
Membro

Mensagens : 601
Localização : Belém - Amazônia - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Márcio Ter maio 25, 2010 11:50 am

Valeu pela dica, Marcos. Vou dar uma olhada nisso sim. Ate!! Márcio.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Márcio Ter maio 25, 2010 11:52 am

Cris Simões escreveu:Olá Marcio!
Dá uma olhada no Pedal Boss PS-5 Super Shifter. Ele cria oitavas e harmonias diferentes pros instrumentos. O efeito que vai transformar (de uma certa forma claro e com limitações) são os efeitos "pitch shifter" ok?
Procure no Youtube videos desse pedal ou audio de demosntração no site da Boss www.bossus.com
Abraços!

Foi mal, Cris, achei que era Marcos seu nome! Mais uma vez, obrigado pela dica. Abração. Márcio.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Christian Ter maio 25, 2010 1:35 pm

CAra na sua onda, eu iria de 6 cordas, afinações alternativas, baixo picolo, pedais citados acima, acho que o Whammy da uma alternativa ou estou enganado?
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Márcio Ter maio 25, 2010 2:33 pm

Christian escreveu:CAra na sua onda, eu iria de 6 cordas, afinações alternativas, baixo picolo, pedais citados acima, acho que o Whammy da uma alternativa ou estou enganado?

Pois é, velho, eu nao saco nada de pedais sabe? Sou completamente "vintage", bem basicão mesmo. No momento, tenho um Fender Precision, claro de 4 cordas! Rapaz, sabe o que é, tenho notado uma dificuldade muito grande de pintar trabalho sabe? Vejo os pianistas e os guitarristas, por tocarem um instrumento harmonico, conseguem fazer apresentações solo por exemplo, ou com ourta pessoa no vocal. ocorre que nao toco piano e nao tenho a minima disposição de deixar unha crescer pra tocar em corda de aço fininha! Entao comecei a especular sobre a possibilidade de fazer harmonias no baixo, por exemplo, e desenvolver um trabalho de duo pra tocar na noite mesmo, MPB saca? Nao pretendo largar o baixo, ate porque é "O" meu instrumento sabe? Agora, andei pesquisando e descobri um duo chamado Baixo e Voz, bem conhecido em SP. Mais ou menos como imaginava, um baixo fazendo harmonia e marcação e alguem cantando. Sao bons, embora eu tenha sentido falta de um timbre mais adequado para o baixo. Por isso que to nessa empreitada de pesquisar pedais e afins sabe?

Bom, nao sei, vamo ve no que da ne?! Sinto falta de tocar na noite, coisa que fazia muito ha dez anos atras, mas hj ta osso, o que mais se ve é um cara fazendo voz e violao pra defender um cachezinho minguado no fim da noite. Ruim ne?...

Abraços a todos do forum e mais uma vez obrigado pelas colaborações.
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 524
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Osmar Oliveira Ter maio 25, 2010 6:32 pm

Márcio, acho que pra o que você quer, o ideal é tocar violão/guitarra logo. Ou então fazer harmonias num baixo de 6 cordas ou 5 cordas com uma Czinha em vez da Bzona, mas mantendo o som do baixo mesmo. Você pode utilizar vários efeitos pra dar uma colorida: chorus, reverb...

O duo baixo e voz é interessante justamente porque o baixista não está tentando tirar um som de guitarra do baixo dele.

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1001
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Alencar Ter maio 25, 2010 7:07 pm

Cara, pega teu baixo leva numa loja e fazer rolo numa guita, simples! iuahiauhiuau
Brincadeira cara!
Bicho, se eu fosse tentar fazer algo parecido, usaria uma baixo 4 cordas com a afinação C G D A e um desses pedais citados pra oitavar, usaria cordas 0.40 (0.35 se conseguisse encontrar). Acho que é o máximo que se pode fazer.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Christian Ter maio 25, 2010 7:46 pm

Cara hoje em dia o baixo ta muito desenvolvido, procura o livro do Ebinho cardoso que tu vai sacar de inumeros acordes, procura ele na net, videos, você vai ver como ele faz bem o papel de harmonia no baixo. Outra dica é o projeto Baixo e voz. da uma procurada.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 25, 2010 8:55 pm

Se eu fosse tentar fazer algo parecido...

... eu desistiria já na idéia. Compraria um violão ou uma semi-acústica.
Toda tentativa de fazer o baixo soar como outra coisa que eu vi até hoje não prestou. Na verdade, toda tentativa de fazer um instrumento soar como outro que eu vi não prestou...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Alencar Ter maio 25, 2010 9:18 pm

^ Falou tudo.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por G. Kanazawa Qua maio 26, 2010 2:12 am

é mais fácil arrumar um guitarrista... põe uma D'addario 0.10 numa ratoeira que vc acha fácil Laughing

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica? Empty Re: Como fazer o baixo soar como uma guitarra acústica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos