Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aulas de música para crianças

4 participantes

Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Aulas de música para crianças

Mensagem por Raissa Dom Abr 25, 2010 5:15 pm

Pessoal, estou pretendendo dar aulas de música para crianças de 8 à 12 anos e gostaria de saber de vocês, que tem maior experiência, quais seriam os tópicos a serem ensinados. Não seria nada aprofundado, mas que seja bem feito e que dê noções para quem sabe, deixar as crianças mais empolgadas com a música. Aguardo a opinião de vocês!!

Abç,

Raissa!

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Fernando Zadá Dom Abr 25, 2010 7:14 pm

Ola.
As aulas serão em grupo? Voltadas para instrumento ou algo tipo musicalização?
Dá uma idéia do que pretende que fica mais fácil ajudar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Raissa Dom Abr 25, 2010 7:25 pm

Fernando Zadá escreveu:Ola.
As aulas serão em grupo? Voltadas para instrumento ou algo tipo musicalização?
Dá uma idéia do que pretende que fica mais fácil ajudar.
Seria tanto particular como também em grupo. Seria voltado ao estudo de violão, guitarra e contra-baixo.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Fernando Zadá Dom Abr 25, 2010 7:43 pm

Ola Raissa.
Se possível procure passar todo o material de forma o mais lúdica possível pois nessa idade o ensino do instrumento deve ser prazeroso e não mais uma matéria chata que nem a escola regular. Procure trabalhar repertório básico e abordar a parte de conceitos sempre com exemplos bem simples e se possível com eles participando do fazer musical. nada mais chato pra criança que o professor falando falando e ele com vontade de brincar junto. Vale procurar alguns materiais (livros, textos) sobre musicalização infantil e didática.
Existe muita coisa empolgante que pode ser tocado com meia dúzia de notas e dentro disso ir mostrando os conceitos de ritmo, altura, intensidade e timbre que costumam dar super certo.
Um assunto interessante é começar com as propriedades do som de forma bem interessante com eles ouvindo músicas contrastantes e tentando achar alguns sons no seu instrumento.
Procure alguma coisa da Violeta de Gainza uma super professora. E o video Groove Workshop do Victor Wooten também é bem inspirador em como trabalhar a música de forma mais simples e natural.
Eu no começo mal dou nome as notas e procuro que as crianças brinquem com o som e depois dou nome de forma gradual.
Espero ter dado uma luz e fique a vontade para perguntar e questionar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Raissa Dom Abr 25, 2010 8:09 pm

Valeu, Zadá. Sei que tenho que tratar tudo de forma lúdica e tal, mas queria montar tipo uma sequência: noção de ritmo, intensidade, etc. Que sequência vc geralmente segue?

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Fernando Zadá Dom Abr 25, 2010 8:18 pm

Depende da turma divido por itens e vou sacando por turma como eles reagem ou tem mais facilidade.
Mas com crianças trabalho cada aspecto por vez.
Gosto de ir mais ou menos assim:

ritmo
altura
intensidade
timbre

cada um desses itens por si só pode gerar várias aulas. Gosto de fazer um rodizio pra manter o interesse do tipo uma aula de cada aspecto e depois de novo com nova abordagem e ai você vai sentindo que alguns assuntos eles curtem mais e ai pode se alongar um pouco mais neles!
Procure usar bastante a voz e exemplos que eles conheçam, e vai colocando informação nova, inclusive sonora, aos poucos para ir ampliando os horizontes deles.
tenho algumas coisas mais especificas mas estão na escola e te envio de lá durante a semana.
Me cobra!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Wotan Dom Abr 25, 2010 8:20 pm

Sugiro considerar o Método Suzuki.

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Raissa Dom Abr 25, 2010 8:24 pm

Fernando Zadá escreveu:Depende da turma divido por itens e vou sacando por turma como eles reagem ou tem mais facilidade.
Mas com crianças trabalho cada aspecto por vez.
Gosto de ir mais ou menos assim:

ritmo
altura
intensidade
timbre

cada um desses itens por si só pode gerar várias aulas. Gosto de fazer um rodizio pra manter o interesse do tipo uma aula de cada aspecto e depois de novo com nova abordagem e ai você vai sentindo que alguns assuntos eles curtem mais e ai pode se alongar um pouco mais neles!
Procure usar bastante a voz e exemplos que eles conheçam, e vai colocando informação nova, inclusive sonora, aos poucos para ir ampliando os horizontes deles.
tenho algumas coisas mais especificas mas estão na escola e te envio de lá durante a semana.
Me cobra!

Valeu!! Vou te lembrar de enviar sim! E valeu pelos toques!

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por jholanda Seg Abr 26, 2010 8:33 pm

meu filho de 7 anos está aprendendo guitarra em aula particular. Ele escolheu o instrumento. A abordagem do professor está sendo ensiná-lo a tocar músicas infantis. Ele parece estar gostando mas só teve duas aulas até agora. Eles aprendem muito rápido apesar da dificuldade motora natural em sua idade. Acho que quando ele começar a aprender a tocar rock ele vai gostar mais.

Sinceramente, eu preferiria uma abordagem mais voltada para ensinar os fundamentos da música de maneira mais lúdica. O problema foi que não encontrei um curso desses em brasilia. Também não sei se ele ia topar pois ele é cheio de idéias próprias ...
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Aulas de música para crianças Empty Re: Aulas de música para crianças

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos