Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Giannini GB01 - Sonic

+4
djmmaster
Glauco
Maurício_Expressão
Antonio_Ramone
8 participantes

Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Antonio_Ramone Ter Fev 23, 2010 9:59 pm

Olá a todos!

Desde que comecei a freqüentar o fórum, sem dúvidas uma das sessões que mais gosto de visitar é a dos Reviews. E nesse meio tempo sempre tive vontade de fazer algum mas porém nunca tive coragem de arriscar e hoje resolvi tentar.

O baixo em questão é um Giannini Gb01 Sonic (jam bass), ano 2005 e de fabricação nacional. Esse baixo foi comprado em 2006 em uma loja aqui de Natal/RN. No tempo peguei uma promoção e paguei R$ 650,00 à vista e tinha um ano de garantia e acompanhava grátis uma bag, correia e um cabo que por sinal era bem fraco. Usei ele em gravações com a minha banda o Fliperama e alguns vídeos ao vivo de um DVD coletânea de rock potiguar.

As especificações dele são:

Ref.: GB01
-Corpo: Marupá
-Tarraxas: Open Gear
-Braço: Marfim (não envernizado)
-Escala: Pau-ferro
-Trastes: 21 em Alpaca
-Marcação: Bolinhas
-Captador(es): 2 JB em cerâmicos
-Controles: 2 volumes e 1 tonalidade
-Ponte: Standard
-Acessório(os): Bag personalizado com o logo Giannini, correia e cabo
-Encordoado originalmente com: série Baixo Giannini - leve .040-.095

Peso aproximado: 4 kg
Garantia: 12 meses

O giannini GB01 é praticamente o mesmo GB06 (Dragster), a diferença entre ambos é que esse último vinha com captadores em alnico de fabrica e o braço era envernizado.

Pontos positivos:
- Madeiras utilizadas no corpo e no braço;
- O hardware não é essas coisas todas mas a ponte as tarraxas seguram bem a afinação.

Pontos negativos:
- Acabamento deixa a desejar, quando comprei em 2006 tinham dois baixos na loja, no caso o que Eu comprei e um outro semelhante a diferença é que esse outro o corpo era mal colado na parte superior e visualmente era desagradável.
- Os captadores tive uma impressão negativa pois logo que comprei o captador da ponte simplesmente parou de funcionar, como estava na garantia a loja resolveu colocar por conta própria um kent armstrong (alnico) na ponte, pois segundo a gerente a assistência técnica da giannini deixava a desejar e já tinham tido outros problemas e que queriam evitar os aborrecimentos com os clientes.

Ponto Neutro:

- Quando comprei, logo no início achei bastante feio o escudo, pois visualmente parecia que o baixo era banguelo, mas com o tempo fui me acostumando e hoje até que gosto porque fica diferente, ainda mais se tratando de um jazz bass fake.

Alterações que fiz:

- Troquei o escudo branco por um tortoise e a pestana de plástico por uma de osso;
- Troquei o captador do braço que era cerâmico por um kent armstrong em alnico, como já tinha o da ponte com as mesmas características, notei que o baixo ficou com um som mais vintage por que não dizer mais roncado que era exatamente e o que eu procurava.
- Mudei o calibre das cordas 0.40 para 0,45 e com a regulagem do luthier o baixo ficou super confortável.
- Usando como base um tutorial do Mota na sessão luthieria fiz a blindagem com o cobre.

Para finalizar gostaria de comentar que gosto bastante desse instrumento e que temporariamente está atendendo muito bem as minhas necessidades. Os dados tomados como base foram colhidos no site da giannini no ano de 2006 e por e-mail, respondidos pela Mônica que era se não me engano é ou era do setor de marketing. Peço desculpas aos colegas se cometi alguma gafe.

Abraços

Em 2006, assim que comprei:
Giannini GB01 - Sonic Jambass
Giannini GB01 - Sonic Jambass

Headstock:
Giannini GB01 - Sonic Headstockm

Atualmente:
Giannini GB01 - Sonic B10r

Ao Vivo com a banda Fliperama no DVD Natal Rock Sessiom Vol.1 em 2007:

Novela das 7
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/5rN8NTKQ64w&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/5rN8NTKQ64w&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Jaqueta Preta
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/_3DAqjOqdSo&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/_3DAqjOqdSo&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>

Áudio (gravado com um pedal Hartke Bass Attack e todos os pots do baixo no volume 10): Fliperama - Festa Irada!
http://www.4shared.com/file/228467494/d379990f/06_Festa_Irada.html


Última edição por Antonio_Ramone em Qua Fev 24, 2010 8:27 pm, editado 4 vez(es)

____________________________
Antônio_Ramone:
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Fev 23, 2010 10:17 pm

Belo review. Esse baixo foi um dos últimos fabricados pela Giannini. Existia uma versão mais bem cuidada com madeiras selecionadas desse Jam Bass (a série DeLuxe) com hardware importados Gotoh (que era bem mais caro).
Era uma tentativa de se voltar a fabricar instrumento maciço elétrico na Giannini depolis de passarem maus bocados em termos financeiros no final dos anos 90. Compraram 2 máquinas CNC italianas para fazer isso em 2004.
Instalaram as máquinas em uma sala climatizada, como manda o figurino e desativaram tudo depois de 2 anos (por volta de 2006).
Pois o projeto dava prejuízo.
Recebi apoio da Giannini na época do Christian (2004), antes da Mônica assumir.
A diretoria pretendia reviver os anos 70, mas com maquinas CNC e supervisão do Josino, que ficava circulando o tempo todo e supervisionando cada operário na linha.
Foi uma boa intenção que morreu na praia, infelizmente...
Uma pena.
A fama da Giannini já estava mais prejudicada que eles esperavam. E o controle de qualidade ainda estava sofrível.
Nas visitas que fiz à fábrica, ví verdadeiras obras primas sendo fabricadas e coisas ruins lado a lado.
Hoje os instrumentos elétricos são importados. Só a guitarra Craviola de 6 e 12 cordas (que o Frejat usa) ainda é fabricado sob encomenda.
Uma pena, volto a repetir.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Antonio_Ramone Ter Fev 23, 2010 10:37 pm

Valeu Maurício! Esse da serie Deluxe se não engano pelo que pesquisei entre 2005 e 2006 no site da giannini ele era o GB08. Os corpo era se não engano em mogno e vinha com captadores Seymour Duncan de fabrica e parece que vinha também com um case.

____________________________
Antônio_Ramone:
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Glauco Ter Fev 23, 2010 11:13 pm

Exatamente Antonio!! eu acredito q vi o baixista dos Mutantes, nessa volta deles , ha uns anos atras empunhando um giannini desse, com 5 cordas! bacana Seu rewiew cara, tb já achei mais feio esse baixo..hj acostumei, tá muito bacana seu baixo cara...parabéns!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por djmmaster Qua Fev 24, 2010 1:00 am

Cara muito legal o review, parabens pela iniciativa. eu acho que devemos ter reviews de todo o tipo de baixo, não só os mais caros. eu gostaria muito de ler um review de um strinberg ou shelter, acho que todo participante que tem um baixo que ainda não tem review deveria fazer um.
gostei muito do seu gianini, otimo som e vc alem de tocar ainda canta (pra mim é muito complicado e quase impossivel)
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Amagomes Qua Fev 24, 2010 10:17 am

Maurício_Expressão escreveu:
Instalaram as máquinas em uma sala climatizada, como manda o figurino e desativaram tudo depois de 2 anos (por volta de 2006).
Pois o projeto dava prejuízo.
A diretoria pretendia reviver os anos 70, mas com maquinas CNC e supervisão do Josino, que ficava circulando o tempo todo e supervisionando cada operário na linha.
Foi uma boa intenção que morreu na praia, infelizmente...
Uma pena.
A fama da Giannini já estava mais prejudicada que eles esperavam.
.

Primeiramente, parabéns pelo excelente review, IMHO ficou só faltando uma gravina do som antes das modificações,mas mesmo assim merece o selo Ivanov. E o baixo ficou muito bom, se eu tivesse apenas ouvide jamais imaginaria tratar-se de um Giannini com Kent Armstrong, isso sem falar na beleza, o escudo tortoise ficou matador!!
Quanto a explicação do Maurício , faço coro com o lamento dele, eu não sabia desta história. O fato é que o maior acesso a dezenas de marcas no mercado e instrumentos de péssima qualidade produzidos por mais ou mais ou menos 15 .... sei lá, 17 anos ( à partir do meio dos 80`s) simplesmente detonaram a credibilidade da marca. Eu cheguei a ter acesso a alguns destes últimos produzidos ( Jam Bass, Sonic...) e me surpreendi muito com a ( boa) qualidade, vi instrumentos muito bons mesmo, talvez tenha faltado um trabbalho de marketing mais incisivo... pena que não tenha dado certo.

djmnmaster escreveu:
Cara muito legal o review, parabens pela iniciativa. eu acho que devemos ter reviews de todo o tipo de baixo, não só os mais caros. eu gostaria muito de ler um review de um strinberg ou shelter, acho que todo participante que tem um baixo que ainda não tem review deveria fazer um.
abraços

(2)

Concordo em gênero número e grau.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Antonio_Ramone Qua Fev 24, 2010 11:06 am

Fico feliz por terem gostado do Review. Grande Glauco quando defini o escudo como banguelo lembrei logo de você que uma vez em uma comunidade do orkut, definiu muito bem assim. djmmaster concordo plenamente contigo brother, também gostaria de ver mais reviews de todos os tipos de baixo. Amagomes brother nos vídeos ele estava com o captador cerâmico original no braço e na ponte um kent armstrong em alnico, já no audio da gravação ele já estava com o do braço também kent armstrong com as mesmas características da ponte.

Abçs

____________________________
Antônio_Ramone:
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Amagomes Qua Fev 24, 2010 1:14 pm

Antonio_Ramone escreveu:, já no audio da gravação ele já estava com o do braço também kent armstrong com as mesmas características da ponte.

Abçs


Blz, vou ouvir o áudio da gravação. Mas se nos outros ele estava com um dos captadores originais isso só reforça a boa impressão. up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Cantão Qua Fev 24, 2010 1:42 pm

Parabéns pelo review Antonio , muito bom brother , esse bass tem uma sonzeira...gabba gabba hey!!!... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21707
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Glauco Qua Fev 24, 2010 3:52 pm

Lembro dessa passagem tb Antonio, eu não aguentava olhar esse escudo e ver " faltando" a parte q se extende ate a ponta do chifre inferior!!! Bobagem, é q ja tinah na cabeça o modelo tradicional....hj já acho q é interessante, justamente por ser diferente!
abçs cara!!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por ricargeta Sex Jan 31, 2014 4:24 pm

MEUS AMIGOS, FINALMENTE ENCONTREI

já estava imaginando que meu baixo era filho único, pois já tinha procurado informações em todos os lugares e ninguém sabia informar nada sobre esse baixo, comprei nesse período de 2005 à 2006.
Gosto muito do mesmo, ronca muito. Já falei pra minha muié, quando eu morrer é pra enterrar ele junto comigo.
ricargeta
ricargeta
Membro

Mensagens : 71
Localização : São Pedro do Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por vtardin Dom Nov 23, 2014 3:47 pm

Muito bom o relato! Obrigado por compartilhar!

Também tenho este baixo, do qual gosto muito. Tem bom som e ficou ótimo depois de regulado e com cordas mais pesadas. Dá para tirar um ótimo timbre dele e é confortável de tocar.

Bom saber mais da história do instrumento e encontrar outros músicos satisfeitos com ele.

O meu também tem o escudo branco. Ficaria mais bonito se tivesse um escudo tortoise! Buscando por um vim encontra este ótimo texto.

Gostaria muito de trocar o escudo barnco, mantendo o estilo diferente do Jam Bass...

É possível encontrar para comprar um escudo do formato do Jam Bass? Ou só fazendo a gente mesmo?
vtardin
vtardin
Membro

Mensagens : 1
Localização : Brasilia

http://webinsider.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Giannini GB01 - Sonic Empty Re: Giannini GB01 - Sonic

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos