Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

+25
nasrodrigo
emanuelneto
Rapha Avelino
bxt
Maniaky
patrickqueres
Lapetina
Hil
duvan
Ivanov_br
CG
Daniel
Eduardo Chaves
Renato
SILVIAO
Antonio_Ramone
djmmaster
allexcosta
Cantão
Amagomes
Guilé
César_RS
webercar
Glauco
luizzeross
29 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Ter Fev 02, 2010 10:34 am

Pesso-ALL, estou devendo este review aqui tem TEMPO! Fui fazendo uma review pelo msn para o Anderson no dia que peguei meu segundo SX SJB-75, que comprei do Pomba aqui do fórum. A medida que ia descobrindo as coisas, ia falando com ele, ao invés de ser mais esperto e ir escrevendo em documento pra colocar no fórum... MAS CHEGOU! =D

Então galera, quando comprei o SX SJB-75 do Pomba, eu ainda tinha meu antigo SX em casa, antes de vender para o "Lento". Logo de início, notei a diferença do peso desses baixos. O SX recém adquirido era o dobro do peso, e então resolvi colocar lado a lado para avaliar. Tirei fotos, medi espessura do braço e até tirei o escudo para verificar. Segundo o Rapha Alevino, este outro SX que tinha acabado de pegar era das edições antigas, melhores, igual o que ele tem. Vejam as imagens e reparem as diferenças.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2829-1

Um ao lado do outro, o com escudo preto é o antigo. Mesmo de longe já da para perceber a diferença da qualidade da madeira do corpo pelos veios e emendas, aonde no antigo parece nem ter emendas (peças melhores selecionadas).

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2831

SJB-75 mais antigo, tem um tom mais amarelado no acabamento

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2833

Aqui já é o mais recente, mais claro. Agora só não sei se o verniz tende a amarelar e ficar igual o antigo.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2835

Vista lateral. O modelo antigo é lirgeiramente mais espesso, pouca coisa, mas dá para perceber.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2836

Headstock. Aqui a diferença é mais aparente. Reparem o logo da SX, no antigo é mais espesso, e mais bonito também.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2837

Parte traseira do SJB-75 antigo. Os veios da madeira realmente dão um charme ao visual vintage desses baixos.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2840

Traseira do SJB-75 recente. O braço aqui tem um tom mais claro em relação ao verniz do corpo, diferente da imagem anterior.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2838

Mais uma foto em outro angulo do SJB-75 antigo. Reparem a diferença em relação à próxima foto, que é a traseira do SJB-75 mais recente.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2839

Aqui é gritante a diferença na colocaração das peças do corpo. Para meu ver, isso é mais um sinal que a qualidade caiu. E nos modelos depois deste, parece ter caído ainda mais. A SX fez igual a Condor com as Les Paul CLP-2, que eram boas, em mogno, e passaram a usar nato no lugar do mógno, e para compensar a perda, colocaram tarraxas GROVER.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2842

Headstock do SJB-75 antigo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2841

Headstock do SJB-75 recente, ainda com os selos. Realmente, vendi este baixo quase que novo. Agora vem a parte mais gritante de diferente entre os modelos. Reparem abaixo.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2846

Abaixo do escudo do SJB-75 antigo. Aqui o buraco aonde fica o captador é mais estreito, e mais profundo.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2845

Abaixo do escudo do SJB-75 recente. Aqui o buraco aonde fica o captador é mais largo (cabe um captador MM!!!), e mais raso. Talvez porque ele seja menos espesso que o antigo.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2850

Esta foto aqui é para complementar, aonde é possível notar que as cordas passam corretamente sobre os pólos dos captadores, o que não acontecia no mais recente. No mais recente, a corda MI grave não passava alinhada ao polo no captador da ponte, que esteticamente ficava feio.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_2859

Mais uma imagem do SJB-75 antigo.

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente IMG_1811

E para concluir, mais de perto as cordas passando pelo captador da ponte do SJB-75 recente. Reparem na corda MI grave...

O luthier elogiou esse SJB-75 antigo, disse que a construção realmente é excelente, em termos de seleção de madeira e de timbragem. É isso, espero que isso sirva como aprendizado para todos nós, que afinal, não basta estar escrito no headstock "Fender" para que o baixo seja bom ou ruim. Existem falhas de fabricação, existem falhas em série, assim como existem modelos de contra-baixo e guitarra que são mais baratos, mas valem mais que opções mais caras, principalmente levando ao lado do velho "Custo x Benefício". Outro exemplo disso foi com a minha guitarra Les Paul Condor CLP-2-S, pois estava quase comprando uma Epiphone (Epipoca para alguns, KKKK) Les Paul Standard, pelo dobro do preço. Ao tocar em ambas, cheguei à conclusão que o braço da Condor era muito mais confortável, e que o valor de diferença valia mais comprar mesmo a Condor e colocar captadores bons nela. (Complementando: Segundo me disseram numa loja, depois que a fábrica da Epiphone mudou pra Koreia, caiu muito a qualidade..)

Então é isso falera! FIQUEM DE OLHO!! Abraço!! cyclops


UPDATE: Esqueci de dizer, mas tem também o detalhe da escala (braço) que é 4 milimetros maior no SX SJB-75 antigo.  Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Suspect

UPDATE 2: ADICIONEI UM VIDEO COM O "VEIEIRA"!





Última edição por luizzeross em Ter Dez 10, 2013 6:13 pm, editado 5 vez(es)
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Glauco Ter Fev 02, 2010 11:18 am

Cara, eu já tinha percebido isso, há uns anos, qdo lançaram esses Sx com a escala mais clara. Qdo ainda no FCC comprei 2 desses baixos p usuários de lá. O meu é dessa safra ai mais antiga, pesa p kct, ams me parece melhor mesmo. Inclusive o som desses mais novos me parece mais magro originalmente.
Uma coisa q talvez vc não tenha notado, é a qualidade dos trastes tb. Dê uma reparada ai....Enfim, acho q tem realmente coerência o q vc descreveu acima.
abçs
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por webercar Ter Fev 02, 2010 11:24 am

Parabéns Luiz, review bem esclarecedor para aqueles q querem um Sx.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por César_RS Ter Fev 02, 2010 11:30 am

Parabéns pela resenha. Muito bem explicada. Acho que só faltou um áudio pra receber o selo de qualidade do Ivanov. Eu ainda vou comprar um SX.

____________________________
Clube Cort #11
Clube Rock/Metal #021
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Ter Fev 02, 2010 11:38 am

Pessoal, atualizei as imagens, pq tinha umas repetidas que não tinha visto.
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Ter Fev 02, 2010 11:52 am

César_RS escreveu:Parabéns pela resenha. Muito bem explicada. Acho que só faltou um áudio pra receber o selo de qualidade do Ivanov. Eu ainda vou comprar um SX.

Hehe... ta à venda! Olha nos classificados.
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Guilé Ter Fev 02, 2010 12:22 pm

E se essa comparação for feita com os baixos anteriores ao processo da Fender, a diferença é ainda mais gritante ...o meu é de 2000/2001...uma das primeiras levas a chegar aqui no Brasil, acho q da mesma época q o do Marcio e do Cantão.

Aí vão fotos dele no estado original antes da customização:

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Sheltertw7

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Shelter9rr8
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Amagomes Ter Fev 02, 2010 12:54 pm

César_RS escreveu:Parabéns pela resenha. Muito bem explicada. Acho que só faltou um áudio pra receber o selo de qualidade do Ivanov. Eu ainda vou comprar um SX.

claps claps claps claps

Parabéns pelo review!!

Mas confesso que me assustou um pouco...hehe. Como eu já disse em outro tópico, meu próximo "projeto" é comprar um SX e tunar com peças Fender, e eu achava que após eles "deixarem de ser Shelter ( como o do Guilé) , para virar SX" ,eram todos iguais... recentemente eu quase comprei novo em uma loja aqui perto de casa. Ainda bem que resolvi esperar, o seu review me impediu a precipitação. Agora vou procurar um desses mais antigo pra fazer o "up"...
A galera daqui sabe da minha ojeriza (aversão) pela captação original do SX e eu simplesmente não entendia como alguém podia gostar do som de lata daqueles captadores "Tabajara"...agora começo a entender...certamente, os dos antigos também não deviam ser lá estas coisas mas devem ser beeeeem melhores que os mais recentes, quando cai a qualidade em uma série, geralmente atinge todas as peças... Por favor poste áudios dos dois, e :

Selo Ivanov neste review, com louvor!! up
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Cantão Ter Fev 02, 2010 2:23 pm

Parabéns pelo review luizzeross...a diferença é gritante... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por allexcosta Ter Fev 02, 2010 2:28 pm

O meu era igual a esse mais recente, mas o braco era preso com 4 parafusos...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Ter Fev 02, 2010 3:28 pm

o meu é novo mas é mais amarelado um pouco que o seu novo, a madeira pareçe um pouco diferente, não da pra ver as emendas mas os veios não são tão aparentes ela é mais uniforme. o triste é que tem um nó Sad bem aparente na parte da frente e tbm uns probleminhas de acabamento ( control plate não encaixa perfeitamente no escudo e buraco do captador da ponte é maior que o captador) mas eu gosto dele, nem tanto da aparencia, mas sim da tocabilidade e do som cada vez que toco me impressiono.
de qualquer forma não teria comprado nada melhor com oq paguei nele
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Antonio_Ramone Ter Fev 02, 2010 4:55 pm

Parabéns pela resenha. Muito bem explicada. Acho que só faltou um áudio pra receber o selo de qualidade do Ivanov. Eu ainda vou comprar um SX.

Cool

____________________________
Antônio_Ramone:
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por SILVIAO Ter Fev 02, 2010 10:56 pm

REalmente estes das safras antigas são maravilhosos!um amigo meu comprou por 350R$ este baixo das fotos !!quando eu soube que ele havia vendido quase infartei kkk:
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01744t.th
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01742u.th
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01740hk.th
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01739a.th pale
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Qua Fev 03, 2010 12:56 am

Guilé e SILVAO... tem certeza que esses seus são SX?? KKKKKKKKKK!!! Cara, isso é fender com headstock de Shelter! Cara, realmente a madeira nas primeiras edições são melhores ainda. Agora teria que ver o braço.
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Renato Qua Fev 03, 2010 8:43 am

Excelente, luizzeross!! Parabéns pelo comparativo tão esclarecedor!
claps

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6222
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Guilé Qua Fev 03, 2010 9:19 am

luizzeross escreveu:Guilé e SILVAO... tem certeza que esses seus são SX?? KKKKKKKKKK!!! Cara, isso é fender com headstock de Shelter! Cara, realmente a madeira nas primeiras edições são melhores ainda. Agora teria que ver o braço.

É q a gente raspou o nome Fender e pôs um decal da Shelter pra num chamar muita atenção... Razz
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Eduardo Chaves Qua Fev 03, 2010 9:21 am

É... tenho notado que os SX realmente estão vindo com um acabalmento bem ruim. Uma pena... pois ja estou desanimando de pegar um. Vi 2 recentemente em lojas aqui da cidade que não e agradaram, principalmente pela emenda do corpo. Madeiras de cores diferentes, mau selecionadas. O braço, com um acabamento um pouco mau feito... enfim.. caiu sim. Uma pena!

Mas é sempre assim... Eles lançam um produto no mercado com preço baixo e bom. Depois vão alterando acabamento, madeiras... Não se tem uma regularidade de qualidade... mas o preço sempre aumenta... Isso que mata! rs!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Daniel Qua Fev 03, 2010 9:26 am

Esse baixo do Guilé e esse outro que o Sílvio postou são maravilhosos.

A madeira era muito bem escolhida.

Acho que o verniz/tratamento do corpo era outro tb, pois a cor do braço do meu é bem parecida, ao passo que o corpo tem um tom mais escuro, tipo nesses que o Luizzeross postou.

Já pensei inúmeras vezes em lixar o corpo do meu pra ver se deixava ele com esse aspecto.

____________________________
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Qua Fev 03, 2010 10:02 am

Eduardo Chaves escreveu:É... tenho notado que os SX realmente estão vindo com um acabalmento bem ruim. Uma pena... pois ja estou desanimando de pegar um.

Neste, caso compre um usado!!

No meu caso não penso em lixar, eu quero mesmo é vender e pegar aqueles Squier Classic Vibe ou senão o Vintage Modified mesmo. O motivo de querer o Squier, não é em relação ao som, mas sim ao braço. Ao meu gosto, quanto ao conforto do braço, prefiro os Squier que o SX. Mas como gosto é gosto, conheço gente que vendeu o Squier VM Jazz Bass pra pegar um SX e fez um up e ta feliz até hoje. =D
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por SILVIAO Qua Fev 03, 2010 11:09 pm

e o preço!!este meu amigo comprou este baixo por 350R$ kkk!!lembro da ocasião um usário da comunidade do orkut postou falando que tinha visto um baixo parecido com o SX com as descriçoes só que estava escrito SHELTER e disse a loja de SP que ele tinha visto o baixo!!no outro dia meu amigo comprou!! Razz
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Eduardo Chaves Qui Fev 04, 2010 9:22 am

^heheh!

350,00 pila num shelter foi a fita!!! hehehe! Eu ofereci 200,00 no Shelter Marcus Miller Custom Shop Hand Made do Guilé... Ele ficou tentado a vender, confesso... mas desisti! Ele foi um vendedor muit agreçivo! Rolling Eyes
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Sáb Fev 06, 2010 1:29 am

Uma dúvida:
Retirei o escudo do meu SX e o buraco do captador do braço é identico ao SX antigo, já o braço é o do SX novo; Alguem entende o controle de qualidade Chinês????

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Sáb Fev 06, 2010 8:35 am

Ah, eu entendo: faz do jeito que der.... KKKKKK! Cara, eu acredito que o teu seja da 4a serie. O ultimo SX que vi vendendo numa loja da cor do meu, a madeira parecia uns cabos de vassoura emendado.
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Ivanov_br Sáb Fev 06, 2010 9:22 am

Esse post podia estar no Club SX.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Sáb Fev 06, 2010 6:58 pm

Ivanov_br escreveu:Esse post podia estar no Club SX.

Ivanov, boa ideia, tem como transferir para lá?

Luizzeross, até que a medeira do meu apresenta um padrão legal, mas ele tem algumas caracteristicas do modelo antigo e outras do modelo novo... muito estranho... Depois eu posto umas fotos.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Seg Fev 08, 2010 1:57 am

Bom pessoas, eu gravei um video e fiquei meio abismado com o timbre que tirei no domingo desse doido desse bass. Ta no início do post lá em cima.
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por duvan Seg Fev 08, 2010 9:35 am

luizzeross escreveu:Bom pessoas, eu gravei um video e fiquei meio abismado com o timbre que tirei no domingo desse doido desse bass. Ta no início do post lá em cima.

Ficou muito bom o vídeo, mas os captadores desse são os originais? Você usou que equalização (amplificador, pedal ou todo flat)?
duvan
duvan
Membro

Mensagens : 143
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por luizzeross Seg Fev 08, 2010 9:09 pm

Sim, captadores originais, não mexi em nada. So usei o amp mesmo.
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por duvan Ter Fev 09, 2010 9:53 am

luizzeross escreveu:Sim, captadores originais, não mexi em nada. So usei o amp mesmo.

Realmente o timbre ficou muito bom!! What a Face
duvan
duvan
Membro

Mensagens : 143
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Hil Qua Fev 10, 2010 10:57 pm

Contribuindo para o tópico vou relatar meu caso:

Comprei meu SX SJB 75N no dia 8 de Janeiro de 2010 por R$570,00 a vista (Acústica Perfeita - Rua da Constituição - Centro - RJ).

Era o ultimo do estoque com acabamento natural e ainda tinha o desenho do headstock antigo. Não tive opções de escolha, como era o ultimo e eu queria um em acabamento natural levei este mesmo. Tirei algumas fotos dos detalhes e defeitos que vieram:

As madeiras do corpo nos mais novos realmente não coincidem os desenhos dos veios, mas tenho notado que nos antigos possuíam 3 peças com tamanhos semelhantes e atualmente são duas peças grandes e uma menor para completar a curvatura do corpo.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00145wi

Reparem no desenho dos veios e na terceira madeira pequena na parte de baixo do corpo
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00146oz
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00149su
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00150z

Em alguns pontos a madeira apresenta algumas marcas naturais.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00147eu

Acredito que em algum processo na fabrica deixaram bater o braço e causou uma fenda na madeira. Não da para sentir passando a mão, mas nota-se que o buraco foi completado com seladora e verniz tornando uniforme porem visível o preenchimento.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00148ko

No headstock nada a declarar. Só uma curiosidade; Um instrumento de 2010 com headstock do modelo intermediario?! Acredito que no estoque da loja deveriam vender os que chegavam recentemente e este como era o ultimo estava esquecido a algum tempo por lá.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00151bn

Achei mal feito o corte do encaixe do braço no corpo do instrumento.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00152l

O berço do captador não é grande como na foto do exemplo acima, mas as cordas não passam no centro dos pólos.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00144o
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00153j

Outro detalhe que percebi foi uma pequena mossa na primeira casa causado por alguma batida, seja no manuseio da Fabrica, Transportadora ou na própria loja.
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00154b
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc00155e
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Glauco Qui Fev 11, 2010 1:26 am

Essas colagens do Sx pô, sacanagem heim! dos mais novos não vi em nenhum ainda uma atenção maior para isso. O sumburst ainda disfarça, mas nos naturais, o negócio ta feio mesmo.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Lapetina Qui Fev 11, 2010 9:15 am

realmente eles poderiam ter um pouco mais de atenção nestes detalhes
MAS......
se tivessem muita atenção, este instrumento conseguiria chegar no outo lado do mundo a 570 reais(na loja! pro lojista é mesmo pois ele tem que lucrar)?
acho que não!

alguem ja chegou a comprar um fender preto e tirou a tinta para ver se tinha emendas na madeira?
aposto que se procurar acha! rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Glauco Qui Fev 11, 2010 11:14 am

Claro q acha! não é esse o problema!
sobre custar maius por ter mais cuidado acho q não tb, vide os mais antigos, e mesmo assim eram baratos; O meu, da foto do avatar tem uma colagem muito legal, mas um Ash como no shelter doi guilé, nunca vi em Sx, e acredito existirem outros por ai.

Qdo se tem um acabamento pintado, isso talvez não seja tão importante, o problema é qdo se tem um baixo natural, para pegar a beleza da madeira e fica parecendo um jogo de xadrez ( exagerando, claro).

abraço!!
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Qui Fev 11, 2010 3:02 pm

vou tirar fotos do meu e dos problemas que vi nele, infelizmente na hora da compra tava tão encantado com o baixo que nem prestei atenção
felizmente não influenciam no som dele
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc03845o.th
buraco do cap da ponte maior que o cap
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc03847e.th
espaço entre o control plate e o escudo
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc03849o.th
nó da madeira não sei se é normal mas acho que não
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc03851yi.th
e esse é o corpo dele inteiro

bom mas não posso por a culpa só na SX eu se tivesse analisado melhor teria visto isso tudo e teria pego outra unidade mas fazer oq
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Lapetina Qui Fev 11, 2010 3:08 pm

djmmaster escreveu: ... espaço entre o control plate e o escudo ...

esse ta matando! fica esteticamente muito estranho, os outros esteticamente não me encomodaram.

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Qui Fev 11, 2010 4:15 pm

verdade no pensando em alguma forma de resolver isso talvez fazer um escudo custom não sei ainda
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Qui Fev 11, 2010 10:58 pm

Vamos lá, conforme prometido:

O padrão da madeira eu achei legal, não dá para ver se há diferenças de tonalidade por motivos óbvios...
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente 86720450.th

As cordas passam alinhadas pelos polos do captador, dá para ver os detalhes do buraco do captador e a mesma falha na junção do escudo e control plate:
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Sx4.th

A escala começa em um tom mais escuro e vai clareando:
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Sx3.th

Gostei da "impressão digital" do maple do braço:
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Sx1u.th

Não achei nós aparentes nem falhas construtivas. o furo do captador do braço é o do modelo "antigo". Os adesivos "made in china" e o pretenso numero de série eram em plastico transparente.

Essa última remessa acabou na Habro, deve vir uma nova em breve.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Sex Fev 12, 2010 1:01 am

e ai CG, bem parecidos os nossos, os adesivos no meu tbm são transparentes dexei o do numero de série tbm e o numero é +ou- proximo do seu 20141595, essa junção do control plate com o escudo me desanima
o seu tem quanto tempo??
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Sex Fev 12, 2010 12:24 pm

Djmmaster, O meu foi comprado em 15/12/2009, tentei encomendar um natural, pois a loja em que comprei não tinha SX para pronta entrega, fui avisado que só estavam disponíveis sunbursts na Habro.
Tinha rodado em algumas lojas e nunca tinha visto essa combinação igual ao meu, só que no fim do ano eles começaram a aparecer. Passei na BassCenter para ver se encontrava um escudo perolizado e tinham 2 iguais para vender.

Edit:
Na junção do escudo com a control plate dá uma abertura de 0,3mm (medido com calibre de folgas), ou seja, você só vê muito de perto, já ví baixos mais consagrados com folgas semelhantes...


Última edição por CG em Sex Fev 12, 2010 12:30 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Acrescentando informação.)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Sex Fev 12, 2010 1:26 pm

ai CG o meu foi comprado por essa epoca tbm no mes de dezembro de 2009, mas passei esses dias na mesma loja que comprei o meu SX e tinha um natural lah perfeito sem folga no control, buraco do captador certinho, pena que não prestei atenção quando comprei o meu podia ter evitado isso
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Hil Sex Fev 12, 2010 1:46 pm

Comprei em 8 de Janeiro de 2010, o numero de série do meu é: 20186807

Eu não tive opções de escolha.. Era o ultimo da loja e tinha o melhor preço do Rio de Janeiro!!

O escudo veio com o corte do braço pequeno e ele só entrava na força. Tive que limar um pouco pra ficar folgado.
Uns 3 trastes vieram bem altos apartir da 12° casa, mal encaixados na escala. Um martelinho e técnica resolveu o problema. Diria que o baixo precisa de alinhamento dos trastes, mas depois de trocar as cordas para 0,45 (SG strings) todos os problemas de trastejamento acabaram e pude abaixar mais a ação das cordas!
Hil
Hil
Membro

Mensagens : 297
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por patrickqueres Sex Fev 12, 2010 3:11 pm

SILVIAO escreveu:REalmente estes das safras antigas são maravilhosos!um amigo meu comprou por 350R$ este baixo das fotos !!quando eu soube que ele havia vendido quase infartei kkk:
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01744t.th
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01742u.th
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01740hk.th
Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Dsc01739a.th pale

BUNIDIMÁÁÁÁÁIS esse Shelter cara! Acabamento perfeito! Eu to querendo pegar um Shelter tambem, não gostei muito dessa nova safra de SX que está vindo.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1217
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Sex Fev 12, 2010 3:54 pm

Hil escreveu:Comprei em 8 de Janeiro de 2010, o numero de série do meu é: 20186807

Eu não tive opções de escolha.. Era o ultimo da loja e tinha o melhor preço do Rio de Janeiro!!

O escudo veio com o corte do braço pequeno e ele só entrava na força. Tive que limar um pouco pra ficar folgado.
Uns 3 trastes vieram bem altos apartir da 12° casa, mal encaixados na escala. Um martelinho e técnica resolveu o problema. Diria que o baixo precisa de alinhamento dos trastes, mas depois de trocar as cordas para 0,45 (SG strings) todos os problemas de trastejamento acabaram e pude abaixar mais a ação das cordas!

O meu mandei para o luthier, e ele também recomendou trocar para 0.45... Vou amanhã fazer a regulagem final.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Sex Fev 12, 2010 5:05 pm

o meu vai pro luthier agora depois do carnaval, quando comprei as cordas estavam um pouco altas mas agora jah estão d+ e o braço mostra um curva bem preocupante se o tensor não resolver vou troca-lo por sorte ainda tah na garantia
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Sáb Fev 13, 2010 1:07 am

djmmaster escreveu:o meu vai pro luthier agora depois do carnaval, quando comprei as cordas estavam um pouco altas mas agora jah estão d+ e o braço mostra um curva bem preocupante se o tensor não resolver vou troca-lo por sorte ainda tah na garantia
abraços

Por acaso essa curva preocupante é tipo um S ou uma espécie de barriga no meio da escala?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Maniaky Qua Fev 17, 2010 1:25 pm

Opa pessoal, tambem estou com um sx, mandei para o luthier, e ele trocou as cordas por 0.45, acertou o tensor do braço e fez a retifica em 2 ou 3 trastes que precisavam, agora esta ok.
Ele não comentou nada a respeito desse "s" que o CG comentou.. What a Face
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Qua Fev 17, 2010 1:39 pm

O meu veio com uma pequena barriga ( ou elevação na escala) na altura dos 8 e 9 trastes, com a retifica de trastes e a troca de cordas para 0.45 essa elevação sumiu. O que eu queria saber se a curva preocupante do braço do Djmmaster é algo parecido.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Maniaky Qua Fev 17, 2010 1:43 pm

Entendi, tomara que seja algo simples.
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por CG Qua Fev 17, 2010 1:47 pm

Maniaky escreveu:Entendi, tomara que seja algo simples.

Com certeza será, nada que um bom Luthier não resolva... lol!

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por djmmaster Qua Fev 17, 2010 4:00 pm

o cg o meu é uma curva que pareçe um empenamento mesmo, vou levar ele agora no luthier (dia 17 de fevereiro) pra ver se resolve talvez só o tensor jah de um jeito, mas quando troquei de cordas senti que a curva piorou um pouco por sorte ainda tah na garantia
( a curva é mais ou menos pelo 3 ou 4 traste pareçe a curvatura normal do braço mas ela tah um pouco acentuada e preocupante, to com medo que vire um berimbau)
disculpa a demora da resposta
abraços
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente Empty Re: Review comparativo entre os baixos SJB-75 antigo e o SJB-75 mais recente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos