Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

+19
Nando Medeiros
pc
Danuco
César_RS
leopeixoto
Henrique Alencar
Lapetina
Cantão
edu_carvalho
Silouco
LuCaSbass
gobatto
MITROTO
DUDUBASS
Lionbass
thgbass
Marcio Azzarini
Eduardo Chaves
ricardo_hiendl
23 participantes

Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Jan 11, 2010 8:58 am

Galera, eu sou fissurado pelo timbre do baixo do Family Man, vocês sabem qual é o modelo do baixo? Os albuns Cath a Fire e Exodus, meu Deus, o baixão arrepia o pelo. Ta certo que as linhas de baixo dele são "simples", mas bate forte, são bem elaboradas, é animal. Eu acho que ele usa um Jazz Bass, equalizado muuuito grave, e o som fica com uma definição imprecionante, meu JB MIM nao tem como comparar ao som dele.
Abs


Última edição por ricardo_hiendl em Ter Jan 12, 2010 3:29 pm, editado 1 vez(es)
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jan 11, 2010 9:17 am

Nunca houvi o Family Man, é bom que vou dar uma fuçada na internet! Quanto ao som, é muito mais pegada do que baixo. Tá certo que provavelmente ele deva estar com um JB Fender americano, que se você analisar é um intrumento muito simples, então é muito mais pegada. Do que adiantaria ter um Fender Marcus Miller, e querer fazer o que Marcus Miller faz se a pegada só ele que tem?

O lance é treinar muito, estudar bastante... e tentar tirar o som do cara. Você estando com Seu Jb com um amp legal e uma pegada boa vai conseguir fazer muita coisa! up

Desculpa a brincadeira ai:
..., meu Deus, o baixão arrepia o pelo.
Que definição hein? hahaha!

Abraço!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Jan 11, 2010 9:54 am

A definição das notas eu quis dizer, o som é extremamente grave, mas não é aquele grave que mistura, que você não consegue perceber a nota, entente? Isso que eu tentei explicar, e quando eu ouço tem hora que arrepia, pra mim é um dos melhores baixistas (gosto é gosto), não dá pra comparar Reggae com Marcus Miller, não estou falando de técnica, e sim de música em geral, são estilos diferentes. Quanto a pegada, é claro que a pegada é mais importante que o baixo, mas eu quero dizer mesmo é a diferença do timbre, no caso de dois Jazz Bass (MIM X Americano). Estudar e praticar é a única maneira de evoluir, aí eu me deparei com isso, o som do Family Man é diferenciado, eu até consigo tocar varias musicas, mas não chego a ter o som idêntico ao dele (é claro), mesmo possuindo um equipo legal...... é isso aí.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jan 11, 2010 10:21 am

ricardo_hiendl escreveu:A definição das notas eu quis dizer, o som é extremamente grave, mas não é aquele grave que mistura, que você não consegue perceber a nota, entente? Isso que eu tentei explicar, e quando eu ouço tem hora que arrepia, pra mim é um dos melhores baixistas (gosto é gosto), não dá pra comparar Reggae com Marcus Miller, não estou falando de técnica, e sim de música em geral, são estilos diferentes. Quanto a pegada, é claro que a pegada é mais importante que o baixo, mas eu quero dizer mesmo é a diferença do timbre, no caso de dois Jazz Bass (MIM X Americano). Estudar e praticar é a única maneira de evoluir, aí eu me deparei com isso, o som do Family Man é diferenciado, eu até consigo tocar varias musicas, mas não chego a ter o som idêntico ao dele (é claro), mesmo possuindo um equipo legal...... é isso aí.

Tem realmente musicas que deixam a gente arrepiado mesmo! Sons que você escuta e fica assim, assustado, pensando em como tirar isso! hehe! Sobre esse baixista, realmente vejo que não tem mistério! O JB americano tem uma diferença de timbre para o mexicano, e provavelmente ele usa um, e aliado com a pegada o som do baixista nesse caso e único mesmo. Isso se você analizar, são anos e anos com influencias de palco de diversos artistas e muitos deles realmente monstros, como vc disse, o Bob Marley. Então tirar o timbre do cara é complicado mesmo.

Como sua pergunta inicial foi que baixo ele deve usar, eu dou meu pitaco, é um JB Americano!

up
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Marcio Azzarini Seg Jan 11, 2010 10:29 am

É um Fender Jazz Bass sim, com quase zero de agudos, e uma curiosidade: cordas velhas...

Abraços!

____________________________
Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Icon_rr Let´s groove!!!
https://www.youtube.com/marcioazzarini
Marcio Azzarini
Marcio Azzarini
Membro

Mensagens : 1118
Localização : Sorocaba

http://www.marciobasspage.cjb.net

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Seg Jan 11, 2010 10:53 am

Marcio Azzarini escreveu:É um Fender Jazz Bass sim, com quase zero de agudos, e uma curiosidade: cordas velhas...

Abraços!

Eu ja vi ele usando 3 baixos, 2 são jazz bass, um branco, um sunburst e um baixo que eu não sei qual é:

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Aston+family+Man+Barrett

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Familyman


Última edição por ricardo_hiendl em Ter Jan 12, 2010 9:21 am, editado 1 vez(es)
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Eduardo Chaves Seg Jan 11, 2010 11:03 am

^Rapaz... esse ultimo tem que ver com a galera ai! Desconheço!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Ter Jan 12, 2010 8:59 am

Marcio Azzarini escreveu:É um Fender Jazz Bass sim, com quase zero de agudos, e uma curiosidade: cordas velhas...

Abraços!

O timbre fica bem parecido mesmo equalizando no LH500 com o agudo no 2, medio no 4,5 e grave no 3 ou 4 (de 1 a 10), o som fica beeem grave, caracteristico do Reggae... , da pra sentir o baixo no peito, vibra até o cabelo.

Abs.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por thgbass Ter Jan 12, 2010 9:11 am

O "efeito" das cordas, sendo velhas, pode proporcionar isso mesmo! Dependendo da qualidade das cordas. . e isso a longo prazo!
Perda do brilho. . fica um som mais "morto" amêno, calmo. .
A equalização deve ser bem feita, uma vez que se as cordas já perderam essas características. . , equalizar errado fica bem mais "fácil".

Gosto bastante do som desses caras!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Lionbass Ter Jan 12, 2010 11:02 am

a questão de cordas velhas , já ouvi muito, pois toco reggae e já ouvi varias vezes sobre a questão das cordas velhas dar um som mais aveudado...

Até já ouvi falar que o artur maia para gravar com o gilberto gil o album Kaya N' Gan Daya usou cordas velhas de 2-3 anos no warwick...

____________________________
"Você pode ouvir o agudo, mas é o grave que você SENTE" Lionbass
Custom Basses Club #021
Clube dos Perdidos # 004
Lionbass
Lionbass
Membro

Mensagens : 694
Localização : Pé Vermeio em São Paulo

http://www.jahmaicaroots.tk

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por DUDUBASS Ter Jan 12, 2010 11:20 am

Lionbass escreveu:
"....Até já ouvi falar que o artur maia para gravar com o gilberto gil o album Kaya N' Gan Daya usou cordas velhas de 2-3 anos no warwick...
"

Dois ou três anos de uso.... aí também é cruel.... será que ainda afina???? Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Icon_lol
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por MITROTO Ter Jan 12, 2010 2:30 pm

Galera

No DVD "Kaya n'Gan Daya" do Gilberto Gil (interpretações de musicas do Bob Marley) tem um pequeno doc que vem na parte de extras do DVD onde é relatado o processo de gravação das musicas nos estudios jamaicanos que o Bob Marley e sua banda gravavam.
Nesse doc, o Artur Maia (baixista desse trampo) comenta que está gravando com cordas de aproximadamente 8 anos, para que ela perca o brilho e produza um som mais aveludado, "lodo" como ele define.
Fiquei de cara com isso, pq minhas cordas, após 6 meses de uso, definitivamete, não rolam mais. Como o cara faz pra ter boas cordas, que afinem e produzam um som legal após 8 anos, é uma pergunta, pra mim, sem resposta.

Valeu
Mitroto
MITROTO
MITROTO
Membro

Mensagens : 17
Localização : Campinas/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por gobatto Ter Jan 12, 2010 2:39 pm

Eu nunca tive problemas de afinação com cordas velhas...
Tenho até a impressão que elas "desafinam" menos que as novas.
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por LuCaSbass Ter Jan 12, 2010 2:46 pm

Não é mais facil colocar cordas Flatwound? elas ja tem timbre de 'velhas' por natureza

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Silouco Ter Jan 12, 2010 2:54 pm

gobatto escreveu:Eu nunca tive problemas de afinação com cordas velhas...
Tenho até a impressão que elas "desafinam" menos que as novas.

tbm nunca vi problema com cordas velhas, e até achei estranho quando cemecei a frequentar o forum e ver a galera falando q não fica tres meses com um jogo de cordas
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Jan 12, 2010 2:54 pm

LuCaSbass escreveu:Não é mais facil colocar cordas Flatwound? elas ja tem timbre de 'velhas' por natureza

O problema é isso $$$! E corda velha é so encostar ela que depois ela fica no ponto pra esse tipo de coisa.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5519
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por LuCaSbass Ter Jan 12, 2010 3:02 pm

Silouco escreveu:
gobatto escreveu:Eu nunca tive problemas de afinação com cordas velhas...
Tenho até a impressão que elas "desafinam" menos que as novas.

tbm nunca vi problema com cordas velhas, e até achei estranho quando cemecei a frequentar o forum e ver a galera falando q não fica tres meses com um jogo de cordas
Bem, eu nao gosto de ficar mais de 4 meses com jogo de corda, independente de qual seja(apesar que a grana as vezes da uma segurada) por conta do timbre, mas tbm nunca tive problemas com corda não afinar depois de velha...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Ter Jan 12, 2010 3:27 pm

MITROTO escreveu:Galera

No DVD "Kaya n'Gan Daya" do Gilberto Gil (interpretações de musicas do Bob Marley) tem um pequeno doc que vem na parte de extras do DVD onde é relatado o processo de gravação das musicas nos estudios jamaicanos que o Bob Marley e sua banda gravavam.
Nesse doc, o Artur Maia (baixista desse trampo) comenta que está gravando com cordas de aproximadamente 8 anos, para que ela perca o brilho e produza um som mais aveludado, "lodo" como ele define.
Fiquei de cara com isso, pq minhas cordas, após 6 meses de uso, definitivamete, não rolam mais. Como o cara faz pra ter boas cordas, que afinem e produzam um som legal após 8 anos, é uma pergunta, pra mim, sem resposta.

Valeu
Mitroto


Afff !! 8 anos com a mesma corda !!!!!! A corda deve virar um fóssil !
Eu costumo trocar de 3 em 3 meses, não é nem pela afinação, mas pelo brilho do som mesmo. Com as cordas bem velhas é bom pro Reggae (como podemos ver aí pra cima), mas eu tenho a impressão que perde além do brilho, muito a definição das notas, dá pra afinar e tal, mas o som fica meio homogênio (não sei explicar direito), fica meio sem graça, pelo menos no meu baixo. Mas nas gravações do Bob Marley, Gilberto Gil mesmo com as cordas bem velhas o som é agradável, eu gosto... só nao curto no meu baixo. Não sei se eu não estou equalizando o amplificador direito, se é diferença de timbre dos baixos, ou se é a pegada, enfim.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por edu_carvalho Qui Fev 11, 2010 8:55 pm

Colegas: o som do Aston Family Man é inconfundível, original, portanto, o considero um dos maiores desde sempre! Quanto ao uso das cordas velhas, Adam Clayton, do U2, que costuma desfilar verdadeiros sonhos de consumo fender/vintage da maioria dos baixistas aqui do forum, pra tocar ONE, por exemplo, sequer limpou as cordas que, ainda em 1989 (época que a canção estava sendo gravada) usou para gravá-la. Em tempo: ao vivo, o mesmo declarou q ainda usa essas mesmas cordas quando toca ONE. Deve ser porq "ou desafinam"(sic) ou não tem $$$ para "trocá-las". Parabéns Azzarin pelo esclarecimento da questão levantada no tópico. Grande abraço a todos.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Cantão Qui Fev 11, 2010 8:59 pm

^Acho que o Adam Clayton também gosta de um Gibson Thunderbird... notme

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por edu_carvalho Sex Fev 12, 2010 1:02 am

Caro Cantão: a preferência citada por vc de Adam Clayton remonta às gravações do álbum Joshua Tree (gravado em 1986). Concordo sim com vc, especialmente no filme "Hattle and Hum" é possível, durante o take de "desire", vê-lo utilizando um velho thunderbird gibson. Mais recentemente, Adam tem se utilizado de outros modelos gibson (na promoção do álbum "no line on the horizon"" e na turnê 360º), salvo engano, um 1978 Gibson RD Artist. Ao vivo, até um warwick, conforme circula no you tube o vídeo do show de Barcelona (2009) na música "eletrical storm". Valeu pela lembrança. Certamente Adam é um amante dos vintage. CHegou a declarar na Bass Player q prefere os baixos surrados, pela alma e musicalidade q ele diz sentir ao tocá-los. Vale lembrar que já tocou na elevetion tour com alguns Lakland, assim como tb um velho ibanez musician no início da carreira (ver clipe da música "Gloria", de 1981)Grande abraço.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Lapetina Sex Fev 12, 2010 8:25 am

ricardo_hiendl escreveu: ... Afff !! 8 anos com a mesma corda !!!!!! ...

Bem, pelo que eu entendi ele não usa as mesmas cordas ha 8 anos!
ele usou uma corda de 8 anos.
é BEEEMMM diferente!
ele pode ter usado as cordas como novas por uns 3 meses e deixado guardada(tipo vinho rs.) pra fazer esse tipo de trampo!
interessante!

abraços!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Henrique Alencar Sex Fev 12, 2010 8:42 am

Lapetina escreveu:
Bem, pelo que eu entendi ele não usa as mesmas cordas ha 8 anos!
ele usou uma corda de 8 anos.
é BEEEMMM diferente!
ele pode ter usado as cordas como novas por uns 3 meses e deixado guardada(tipo vinho rs.) pra fazer esse tipo de trampo!
interessante!

abraços!

[2]

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por leopeixoto Sex Fev 12, 2010 9:06 am

Uma coisa que me chamou a atenção foi a posição da mão direita dele: O cara toca no início do braço!

Isso com certeza influencia muuuuito no timbre dele.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Lapetina Sex Fev 12, 2010 9:17 am

leopeixoto escreveu:Uma coisa que me chamou a atenção foi a posição da mão direita dele: O cara toca no início do braço!

Isso com certeza influencia muuuuito no timbre dele.

[2]

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por César_RS Sex Fev 12, 2010 9:23 am

leopeixoto escreveu:Uma coisa que me chamou a atenção foi a posição da mão direita dele: O cara toca no início do braço!

Isso com certeza influencia muuuuito no timbre dele.




Lá por 1min e 4seg aparece ele tocando com a mão direita no braço. Não sei o que é mais grave: o baixo ou a voz dele.

____________________________
Clube Cort #11
Clube Rock/Metal #021
César_RS
César_RS
Membro

Mensagens : 317
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Danuco Sex Fev 12, 2010 9:32 am

É só cortar todo o agudo no potenciometro, tocar la no braço e pronto! Até com corda nova da um timbre parecido, pois o brilho vai todo embora com o corte do agudo, e a principal fica bem mais na cara com o toque perto do braço. Usar corda velha acho que é mais pra quem só toca este timbre o tempo todo, ou tem o luxo de ter mais de um baixo no palco para ficar trocando.
Danuco
Danuco
Membro

Mensagens : 558
Localização : Rio de Janeiro

http://www.broitenta.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Dom Fev 14, 2010 6:21 pm

Lapetina escreveu:
ricardo_hiendl escreveu: ... Afff !! 8 anos com a mesma corda !!!!!! ...

Bem, pelo que eu entendi ele não usa as mesmas cordas ha 8 anos!
ele usou uma corda de 8 anos.
é BEEEMMM diferente!
ele pode ter usado as cordas como novas por uns 3 meses e deixado guardada(tipo vinho rs.) pra fazer esse tipo de trampo!
interessante!

abraços!

É verdade, o estado da corda usada, é aquele em que perde o brilho de quando é novinha, que se ouve os trastes, mas ainda tem muita qualidade pra se tocar. O maior problema que tenho com cordas mais velhas, acho que é o problema de todos os baixistas, é que ela começa a enferrujar muito, o ferrugem estraga o timbre. Minhas cordas começam a aparecer umas manchinhas pretas e vai aumentando aumentando até chegar num estado que não da pra tocar mais, passo uma flanelinha e sai ferrugem puro, a corda neste estado deixa o som sem vida.
Ainda preciso achar uma corda que resista mais tempo, geralmente uso DDario, mas o problema é maior, pelo menos pra mim, com Fodera; Fender; entre outras.
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Dom Fev 14, 2010 6:22 pm

Lapetina escreveu:
ricardo_hiendl escreveu: ... Afff !! 8 anos com a mesma corda !!!!!! ...

Bem, pelo que eu entendi ele não usa as mesmas cordas ha 8 anos!
ele usou uma corda de 8 anos.
é BEEEMMM diferente!
ele pode ter usado as cordas como novas por uns 3 meses e deixado guardada(tipo vinho rs.) pra fazer esse tipo de trampo!
interessante!

abraços!
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por pc Qui Fev 18, 2010 1:03 am

Corda Flat + Ação alta + tone no Zero

____________________________
Ou não.

bjs
pc
pc
pc
Membro

Mensagens : 402
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por leopeixoto Qui Fev 18, 2010 2:14 pm

pc escreveu:Corda Flat + Ação alta + tone no Zero

Ação alta vai interferir no timbre? Acho que é a pegada do baixista que interfere.

____________________________
Fender Club #18, Gallien Krueger Club #17
leopeixoto
leopeixoto
Membro

Mensagens : 265
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Nando Medeiros Qui Fev 18, 2010 2:41 pm

Olha, não que eu tenha muuuita experiencia ...
mas eu colocaria alguns pontos como fundamentais para esse timbre, eu curto esses timbres mais aveludados, no meu baixo eu uso as mesmas cordas a mais ou menos 1 anos, se não mais tempo, não sou muito fã do brilho delas, por isso prefiro cordas mais velhas.

Consigo timbres mais graves, com estas cordas, a afinação (para mim) não tem o menor problema, claro depende também das ferragens do instrumento, do madeiramento - trabalho que o braço faz quando se toca.

Fazer o pizzicato no braço do instrumento auxilia também com toda a certeza, dá uma puxa para um timbre "acústico".

Reduzir os agudos nos pots, pode ser, depende muito do instrumento (seleção do cap - braço/ponte, tone) e equalização do amp também.
Talvez esta ultima frase não seja necessária.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por pc Qui Fev 18, 2010 6:35 pm

leopeixoto escreveu:
pc escreveu:Corda Flat + Ação alta + tone no Zero

Ação alta vai interferir no timbre? Acho que é a pegada do baixista que interfere.

Ação alta dá pra tu sentar o dedo na corda na altura do braço sem trastejar.

____________________________
Ou não.

bjs
pc
pc
pc
Membro

Mensagens : 402
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por ricardo_hiendl Qui Fev 18, 2010 10:24 pm

Eu prefiro ajustar o timbre, 90% das vezes no equalizador do amplificador. Nos dois baixos que eu tenho dificilmente uso o captador do braço sozinho, porque perde muuuuito timbre, pelo menos é o que eu sinto, só da pra escutar o huuunnnn e sentir a vibração, mas sinceramente, acho que o som fica péssimo, acredito isso deve-se a qualidade do baixo.
Então ajusto no ampli e aumento ou diminuo o cap da ponte pra regular. O tone fechado 100% também não acho que fica com um som bom, fecho ele nos 50% no máximo.
Enfim, acho que no final das contas tudo interfere (estado das cordas; uma boa equalização; uma boa pegada), mas o fator mais importante é a qualidade do instrumento mesmo. Com instrumentos "bons" não da pra chegar num timbre idêntico, mas com instrumentos "excelentes" aí sim da pra chegar num timbre muito parecido. Eu tambem nao tenho muita experiencia com modelos de Jazz Bass, mas tenho certeza absoluta que com um Fender Jazz Bass, (70 / 75) , eu chegaria num timbre muito mais satisfatório, e com maior facilidade pra equalizar... hehehehe Very Happy
ricardo_hiendl
ricardo_hiendl
Membro

Mensagens : 462
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por danilo xarda Dom Out 23, 2011 9:20 pm

eu sou fã de Bob Marley! a criatividade do baixista Family man é de arrepiar mesmo! méritos também aos guitarristas -Al Anderson
-Junior Marvin
-"China" Smithe !
danilo xarda
danilo xarda
Membro

Mensagens : 76
Localização : salvador ba

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por NeyBass Seg Out 24, 2011 10:01 am

pc escreveu:Corda Flat + Ação alta + tone no Zero

Não que ele use assim, pois nem conheço o trabalho dele, mas pra chegar ao som que ele produz, eu concordo com o amigo aqui de cima.
tenho a mesma opinião.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por lobo bassman Seg Out 24, 2011 11:57 am

gobatto escreveu:Eu nunca tive problemas de afinação com cordas velhas...
Tenho até a impressão que elas "desafinam" menos que as novas.
Concordam plenamente, até falei em outro post que detesto som statalado e enlatado de corda nova, quando troco as cordas é uma tortura surrando as cordas para ficar com um timbre aceitavel pra mim.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por lobo bassman Seg Out 24, 2011 12:06 pm

ricardo_hiendl escreveu:
Lapetina escreveu:
ricardo_hiendl escreveu: ... Afff !! 8 anos com a mesma corda !!!!!! ...

Bem, pelo que eu entendi ele não usa as mesmas cordas ha 8 anos!
ele usou uma corda de 8 anos.
é BEEEMMM diferente!
ele pode ter usado as cordas como novas por uns 3 meses e deixado guardada(tipo vinho rs.) pra fazer esse tipo de trampo!
interessante!

abraços!

É verdade, o estado da corda usada, é aquele em que perde o brilho de quando é novinha, que se ouve os trastes, mas ainda tem muita qualidade pra se tocar. O maior problema que tenho com cordas mais velhas, acho que é o problema de todos os baixistas, é que ela começa a enferrujar muito, o ferrugem estraga o timbre. Minhas cordas começam a aparecer umas manchinhas pretas e vai aumentando aumentando até chegar num estado que não da pra tocar mais, passo uma flanelinha e sai ferrugem puro, a corda neste estado deixa o som sem vida.
Ainda preciso achar uma corda que resista mais tempo, geralmente uso DDario, mas o problema é maior, pelo menos pra mim, com Fodera; Fender; entre outras.

Então comigo acontece ao contrario, as cordas nunca apresentam sinal nenhum de ferrugem e eu troco entre um ano a dois apenas pela conciencia de que ja usei a corda tempo d+++, mais a corda continua cromadinha, unico cuidado que tomo é de deixa sempre o baixo guardado na bag. Tenho um amigo que em 2 meses a corda ja escurece mais acho que é problema de acido úrico. Não sei como deve ser no litoral, que tem a maresia e tal, não sei se o comportamento de envelhecimento da corda é diferente por este fator.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por dj jorge cafe Seg Out 24, 2011 12:27 pm

Ricardo nao conhecia este baixista mais sua descriçao me fez ouvilo, meu caro musica e isto mesmo,ela pega a gente de jeito ainda mais quando nos identificamos com algum solo timbre etc,nao sei se o Family esta vivo, mais por experiencia propia e la se vai muitos anos, voçe pode localizalo por myspace etc, e relatar a sua admiraçao pela maneira de tocar, e quem sabe ele te passa o bizu, alguns artistas sao seres humanos normais,aqui vai uma descriçao dele nao e a toa que ele tem esta qualidade MUSIC IS IN MY BLOOD. I WAS BORN FOR MUSIC. I LIVE FOR MUSIC. http://www.myspace.com/astonbarrettjr boa sorte
dj jorge cafe
dj jorge cafe
Membro

Mensagens : 686
Localização : rio de janeiro

http://www.radiosoulmix.com

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers) Empty Re: Baixo do Family Man (Baixista do Bob Marley - The Waillers)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos