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Mensagem por Ivanov_br Sex Dez 11, 2009 10:35 am

Ponte é um item quase esquecido para a maioria dos baixistas. Qdo se pensa em upgrade, só se fala em captadores, cordas, circuito. Mas e a famigerada ponte?

Vários tipos estão disponíveis, mas pouco se fala. E quando se fala em mudá-la, sugere-se logo uma BADASS.

Alguns luthiers assumem que o uso de baixos ativos (circuito e/ou captação) "desonera", tira boa parte da responsabilidade dos hardwares no som final.

Nas guitarras a coisa muda um pouco de figura. Abaixo, coloco uma foto da ponte do guitarrista de country music americano Brad Pailey, que coloca saddle de latão nas cordas B e E, e varia ainda mais na corda G. Todas as suas guitarras têm esta modificação.

Ponte... a eterna esquecida? Wvbender

Eu nunca vi variação assim e baixos. O proprio Allex uma vez questionou a "onda" dos monorails aqui no Brasil.

E ai? Vcs já viram modificações moderadas ou extremas em pontes? Já trocou a ponte do teu baixo? Tem um modelo custom e escolheu especificamente um determinado modelo? Por que o escolheu?
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Mensagem por Licas Sex Dez 11, 2009 1:47 pm

Coloquei uma Badass II no meu Precision...
Ela é bem maior que a ponte original da Fender, fazendo mais contato com a madeira do corpo. Ela é bem pesadinha também, devido ao material que é construído. Eu notei uma boa diferença com a troca do ponte... O sustain do baixo ficou animal e achei que o som ficou mais limpo também....
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Mensagem por Ivanov_br Sex Dez 11, 2009 5:28 pm

Fiquei com a impressão que essas pontes mais robustas ao um sustain maior.

Luthiers, me corrijam se estou a falar bobagem!

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Mensagem por José Carlos Sex Dez 11, 2009 9:14 pm

Não sei porque mas também tenho essa impressão.. algumas pontes são feitas de um material diferente, mais fino, dão impressão de um som meio insoso se comparadas as mais robustas, de material largo e pesado;
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Dez 12, 2009 12:17 am

Não sei porque mas também tenho essa impressão.. algumas pontes são feitas de um material diferente, mais fino, dão impressão de um som meio insoso se comparadas as mais robustas, de material largo e pesado;
Imagino que pontes com mais massa amorteçam menos a vibração das cordas.
Porém, não sei o quanto isso pode ser sentido, já que elas ficam bem fixas com os parafusos. Tem coisas que eu acho que é preciosismo do povo.
Tem gente que mal compra o baixo e já quer mudar tarracha.. Pra que, a antiga não segura afinação? "Segura..." Então pra que mudar? E por aí vai...

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Mensagem por Cid Sáb Dez 12, 2009 9:10 am

Eu ja fiz um teste aqui num Fender, tirei a ponte original e pus uma badass...

Minha impressao: Nao mudou em nada o som, nem sustain. Eu ganhei foi um baixo mais pesado e a regulagem nao ficou tao boa quanto com a original. Voltei na mesma hora pra original...
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Mensagem por José Carlos Sáb Dez 12, 2009 12:26 pm

"a ponte casa com o baixo", senão teriam usado a badass no original num é isso msm?
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Mensagem por Licas Sáb Dez 12, 2009 2:23 pm

José Carlos escreveu:"a ponte casa com o baixo", senão teriam usado a badass no original num é isso msm?

E usam... A série Highway 1 da Fender já vem com Badass II... O baixo do Geddy Lee tbm já vem com ela, e o do Steve Harris tbm...
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Mensagem por heitor_pg Sáb Dez 12, 2009 3:34 pm

Ivanov_br escreveu:Ponte... a eterna esquecida? Wvbender
Essa ponte pega regulagem de oitava? Se ele usa deve pegar né...
Coisa mais doida...
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Dez 12, 2009 4:13 pm

Essa ponte pega regulagem de oitava? Se ele usa deve pegar né...
Tem os parafusinhos para regular ali... Bom, a fender usava algo parecido no primeiro precision. Depois mudou.
Não deve ficar 100% afinado, mas enfim, nenhum instrumento de cordas é...

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Mensagem por heitor_pg Sáb Dez 12, 2009 4:19 pm

Thales_Sr escreveu:
Essa ponte pega regulagem de oitava? Se ele usa deve pegar né...
Tem os parafusinhos para regular ali... Bom, a fender usava algo parecido no primeiro precision. Depois mudou.
Não deve ficar 100% afinado, mas enfim, nenhum instrumento de cordas é...
A corda G ficou muito na frente das outras... normalmente a diferença eh de 1 a 2 mm
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Dez 12, 2009 6:57 pm

A corda G ficou muito na frente das outras... normalmente a diferença eh de 1 a 2 mm
bizarro mesmo...

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Mensagem por Ivanov_br Dom Dez 13, 2009 2:36 pm

Desculpem-me, mas não ficou na frente não, tá no mesmo nível. A parte da frente do saddle não encosta na corda!
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Mensagem por Carlosrzz Sáb Dez 19, 2009 12:16 am

Creio que a ponte tem um papel importante no bass, tanto que sem ela não tem com tocar o baixo rsrsrsrsrs Mas infelizmente muitos contrabaixos saem de fabrica com um braço largo e ponte estreita o que faz que os que gostam de slap ficam perdendo espaçamento, isto no baixo de 6 cordas, e com isto não permite uma regulagem mas refinada. Para quem toca slap então é imprescindivel um espaçamento legal. Eu tive um Ibanez SR3006 6 cordas, há um tempo atrás, tinha um som muito bom, mas o espaçamento das cordas era muito apertado, esfolava os dedos. Vendi este baixo e mais tarde comprei o Tobias que tenho hoje que tem um espaçamento fantástico.

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Mensagem por guerra_luthier Qui Dez 24, 2009 12:02 am

Quanto mais forjado for o metal da ponte, melhor a propagação dos agudos e do som em geral. Da mesma forma que ocorre com as madeiras.

[ ]'s

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Mensagem por Mayo Pamplona Qui Dez 24, 2009 1:43 am

A ponte do G&L é a mais robusta que já vi!

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Mensagem por VictorLuigi Seg Dez 28, 2009 2:01 pm

Sobre o carrinho (sadle) da corda SOL:

Se eu não me engano, o nome disso é G Bender.
Apesar de eu nunca ter visto um ligado direto no Sadle da corda...

O que é "G Bender"?
É um conjunto de alavancas que ligam o carrinho da corda Sol (G) com o pino de cima da correia.
Ao movimentar a guitarra contra o corpo do músico, é feita pressão sobre o pino de cima da correia que movimenta as alavancas.
Esse movimento mexe o carrinho da corda SOL, gerando assim um "Bend".

Segue uma foto para ilustar:
Ponte... a eterna esquecida? Paulbender11

Para que tudo isso?
Para fazer bends contínuos, mesmo mudando de notas ou com a corda solta.
Onde eu mais vejo esse mecanismo sendo usado é na música country, mas nada impede de ser usado em outros estilos.

Se eu não me engano, existe uma versão que ao invés das alavancas se ligarem ao pino de cima da correia, elas se ligam ao braço da guitarra.
Mas o propósito é o mesmo.

A título de curiosidade, existe também o "B Bender" mas este se liga a corda Sí (B).

Abraço!

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Mensagem por Giuliano Tiburzio Seg Jan 04, 2010 2:18 pm

Sempre escutei que pontes mais robustas, como a Bad Ass II dão mais sustain, mas é o tal negócio, só testando e sentindo o som do instrumento mesmo. É interessante observarmos o TRBII da Yamaha, ele tem peças individuais para prender cada corda e é piezo também. Outra ponte curiosa é a que a Warwick desenvolveu para seus baixos. Enfim, como o Guerra falou se a forja for maior fica mais pancada! Ah, sim existem alguns baixos com ponte de madeira não? Só para arrematar, que eu gostaria de trocar a ponte do meu Giannini por uma Bad Ass II com certeza sim! Quando era mais novo eu queria fazer igual ao Dave La Rue, por uma ponte móvel (Kahler)...mas ainda bem que fiquei mais velho...ele detonou o Spector dele fazendo isso hehe Very Happy

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Mensagem por gobatto Seg Jan 04, 2010 2:25 pm

Tem gente que acha que ponte boa é ponte com muita área de contato com o corpo...
Ponte... a eterna esquecida? Lrg_phoenix

Eu já nunta troquei ponte. Talvez um dia faça uma experiência destas, pra ver se sinto diferença.
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Mensagem por GusVCD Seg Jan 04, 2010 5:13 pm

gobatto escreveu:Tem gente que acha que ponte boa é ponte com muita área de contato com o corpo...
Ponte... a eterna esquecida? Lrg_phoenix

Eu já nunta troquei ponte. Talvez um dia faça uma experiência destas, pra ver se sinto diferença.

Esses Traben Phoenix são muito lokos!!

<object width="560" height="340"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/avUTaohfc3U&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/avUTaohfc3U&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>

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Mensagem por GusVCD Seg Jan 04, 2010 5:25 pm

Como engenheiro sei q a diferença de ligas e da qtd das mesmas influencia fisicamente no som...

Mas pessoalmente creio q influencia no som final apenas uma pequena fatia do todo, qd falamos tbm de madeiras de corpo, braço e escala, tipo de fixação do braço (parafusado, colado, inteiriço...) captadores, presença ou não de pre, tarrachas, tipo do tensor, e mais outras miudezas q alguns puristas ainda consideram...

Creio q num baixo mais Top, colocar uma Badass da vida não vai fazer tanta diferença... mas em caso de baixos mais inferiores, creio q pode dar uma melhorada mais notável...

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Mensagem por gobatto Seg Jan 04, 2010 11:27 pm

Legal Gus! Nunca tinha ouvido esse baixo em ação, mas sempre achei essa ponte invocada.
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Mensagem por Edão Ter Jan 05, 2010 1:19 am

Interessante a enquete, mas tenho uma pergunta: Sustain é timbre ou pelo menos faz parte do timbre?

Por que a pergunta?! Percebo que a ponte modifica o sustain mas não vejo que isso influencia no timbre, na "cor do som".

O que vocês acham?

Raciocinando melhor, talvez o material de que é feita a ponte influencie substancialmente no timbre. Por aí acredito que tem relação.

Vamos desenvolver o assunto... scratch


Última edição por Edão em Ter Jan 05, 2010 1:22 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : incluir informação)

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Mensagem por URSOBHZ Qua Jan 13, 2010 9:02 am

Bem, entendo que a ponte não seja o "ponto" crucial em um upgrade em instrmentos baratos. Na verdade uma revisão geral com regulagem e/ou troca de trastes pode ser bem mais útil, seguido de caps melhores.

No meu BX-12 fiz dessa forma: caps, nivelamento de trastes e novo nut, pois o nut original já estava ruim (comprei o bass usado). Ponte e tarraxas ficaram para um segundo momento, mas serão trocadas em breve. A ponte pq a original está um pouco detonada, com sinais de oxidação bem evidentes (inclusive os sadles) e as tarraxas estão "molengas". Entre um estudo e outro é necessário rever a afinação do BX-12, o que não ocorre com o meu Cort GB JB.

Como teria que fazer algo a respeito, optei por trocar por gotoh..... no lugar de comprar essas "baratinhas". Não vejo como gasto, mas sim como investimento (em mim mesmo, pois gostei muito desse baixo), pois agora ele não precisa de mais nada, e por muito tempo (excluindo cordas, claro).

Abraços
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Mensagem por galegonobaixo Qui Abr 19, 2012 7:40 pm

VictorLuigi escreveu:Sobre o carrinho (sadle) da corda SOL:

Se eu não me engano, o nome disso é G Bender.
Apesar de eu nunca ter visto um ligado direto no Sadle da corda...

O que é "G Bender"?
É um conjunto de alavancas que ligam o carrinho da corda Sol (G) com o pino de cima da correia.
Ao movimentar a guitarra contra o corpo do músico, é feita pressão sobre o pino de cima da correia que movimenta as alavancas.
Esse movimento mexe o carrinho da corda SOL, gerando assim um "Bend".

Segue uma foto para ilustar:
Ponte... a eterna esquecida? Paulbender11

Para que tudo isso?
Para fazer bends contínuos, mesmo mudando de notas ou com a corda solta.
Onde eu mais vejo esse mecanismo sendo usado é na música country, mas nada impede de ser usado em outros estilos.

Se eu não me engano, existe uma versão que ao invés das alavancas se ligarem ao pino de cima da correia, elas se ligam ao braço da guitarra.
Mas o propósito é o mesmo.

A título de curiosidade, existe também o "B Bender" mas este se liga a corda Sí (B).

Abraço!

A B bender e a g bender são mecanismos diferentes:

Ponte... a eterna esquecida? Afbeelding025a

^tem uma imagem aqui, mas o imgshack tá dando problema...
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/684/afbeelding025a.jpg/
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Mensagem por subgrave Qui Abr 19, 2012 8:03 pm

Além das questões de timbre e sustain são perceptiveis melhoras na tocabilidade do instrumento pois essas pontes mais robustas deixam as cordas mais firmes.

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Mensagem por Ixra Ter Abr 24, 2012 8:31 am

Sobre ponte, meu baixo está com o seguinte problema (acho que é um problema): Os carrinhos não têm aquele limiter na base dos parafusos que regulam a altura das cordas, de modo que o carrinho da corda G está se movimentando conforme eu o force pra cima ou pra baixo, e até mesmo sem força-lo, ao tocar mesmo, começa em uma oposição e termina em outra.

Isso é normal ou falta algo - pressão na mola, por exemplo. E se for pressão na mola, como regulá-la sem movimentar o carrinho pra frente ou pra trás (pois aí alteraria a regulagem das oitavas não é)?

Valeu!

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Mensagem por CaQuinhO Ter Abr 24, 2012 9:25 am

Troquei a stock bridge do meu Fender por uma Badass, e senti a diferença na hora.

COM CERTEZA:
A tocabilidade ficou melhor, a ação ficou mais baixa sem mudar minha pegada.

EM DÚVIDA:
Sinto uma diferença no sustain pra melhor, mas sinceramente não tenho certeza. Pode ser um placebo...
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Mensagem por galegonobaixo Ter Abr 24, 2012 12:44 pm

^As Badass são conhecidas pelo sustain.
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Mensagem por GusVCD Ter Abr 24, 2012 2:29 pm

Ótimo seria uma Badass com espaçamento menor... em 4 cordas até vai, ma em 5 cordas sem condições, embaçado demais de longe...

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Mensagem por bodhan Ter Abr 24, 2012 2:57 pm

... e eu sempre me pergunto: "Para que sustain no baixo?".
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Mensagem por Ixra Seg Set 10, 2012 7:59 am

Penso que o sustain é ótimo para se tocar a cabeça das notas e deixá-las soando, quando necessário. Não abro mão desse recurso não, sobretudo pra evitar ter que dar uma dedada na nota a cada compasso pra fazê-la soar:

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Mensagem por Ixra Seg Set 10, 2012 8:06 am

Em tempo:
Qual a influência da ponte quanto à interferência de ruídos no som?

Pergunto, pois sabemos que há aquele fio de aterramento que sai do circuito e vai até a base da ponte - é para aterrar mesmo? - e, quando tirei minha ponte original do Fender Urge aqui, que era prata, e pus uma ponte "chingling" preta no meu bass só para ver como ficaria, qual foi minha surpresa ao plugar no ampli: muita intereferência no sinal!
.
Há algo se possa fazer para solucionar isso?
Por favor não respondam "coloque a original devolta"...rs porque isso eu já fiz. Pergunto mais para que agreguemos conhecimento mesmo.

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Mensagem por edumoraes Seg Set 10, 2012 10:46 am

Ixra escreveu:Em tempo:
Qual a influência da ponte quanto à interferência de ruídos no som?

Pergunto, pois sabemos que há aquele fio de aterramento que sai do circuito e vai até a base da ponte - é para aterrar mesmo? - e, quando tirei minha ponte original do Fender Urge aqui, que era prata, e pus uma ponte "chingling" preta no meu bass só para ver como ficaria, qual foi minha surpresa ao plugar no ampli: muita intereferência no sinal!
.
Há algo se possa fazer para solucionar isso?
Por favor não respondam "coloque a original devolta"...rs porque isso eu já fiz. Pergunto mais para que agreguemos conhecimento mesmo.

A pouco tempo comprei uma ponte preta dessas chingling porque quero deixar meu Squier JB VM com o visual parecido com esse: Ponte... a eterna esquecida? Images?q=tbn:ANd9GcRtN-ApFIIaoM6hYRwGKyXAWxjMRdhZmjnL8tzNG80oIbLzmhn2

A ponte veio com bom acabamento até, instalei no baixo e percebi o mesmo problema, perdeu o aterramento, percebi então que a pintura da ponte estava isolando o aterramento, então tive que raspar embaixo da ponte em volta de um dos buracos dos parafusos de fixação para que o fio de aterramento tivesse contato direto com o metal da ponte, mas percebi também que os carrinhos isolavam o contato das cordas com a ponte, então nos orifícios que fixam as cordas passei uma broca de furadeira com o calibre maior que o furo, mas com a mão mesmo só para retirar um pouco da pintura naquele lugar para que as cordas também tivessem contato direto com o metal da ponte, o problema do aterramento foi resolvido.
Mas um outro problema muito mais sério eu percebi usando outra ponte, principalmente essa chingling, o timbre do baixo mudou completamente, ficou bem mais abafado e sem sustain, perdeu o brilho mesmo, eu nunca imaginava que a ponte daria tanta diferença assim no timbre, até aqui mesmo no forum eu já havia defendido o contrário, que a ponte não deveria alterar tanto o timbre assim, desencanei na hora e tirei a ponte e passei pra frente.
Resolvi encomendar uma ponte um pouquinho melhor, uma Wilkinson e para minha surpresa com ela também houve uma alteração no timbre, só que bem mais sutil, nesse caso eu até gostei porque o baixo ganhou um "cadinho" mais de graves. Agora estou esperando chegar as tarrachas.

A ponte chigling.
Ponte... a eterna esquecida? Img9912u

A ponte Wilkinson.
Ponte... a eterna esquecida? 9k=

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Mensagem por bodhan Seg Set 10, 2012 11:10 am

Ixra escreveu:Penso que o sustain é ótimo para se tocar a cabeça das notas e deixá-las soando, quando necessário. Não abro mão desse recurso não, sobretudo pra evitar ter que dar uma dedada na nota a cada compasso pra fazê-la soar

Ah! Sim, para tocar baladas, concordo! ... é que eu acho que de uma forma geral o baixo com muito sustain, tende a embolar e perder definição das notas em andamentos mais rápidos ...
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Mensagem por allexcosta Seg Set 10, 2012 11:19 am

bodhan escreveu:Ah! Sim, para tocar baladas, concordo! ... é que eu acho que de uma forma geral o baixo com muito sustain, tende a embolar e perder definição das notas em andamentos mais rápidos ...

Não é só "mutar" as notas? scratch

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Mensagem por CaQuinhO Seg Set 10, 2012 11:21 am

bodhan escreveu:
Ixra escreveu:Penso que o sustain é ótimo para se tocar a cabeça das notas e deixá-las soando, quando necessário. Não abro mão desse recurso não, sobretudo pra evitar ter que dar uma dedada na nota a cada compasso pra fazê-la soar

Ah! Sim, para tocar baladas, concordo! ... é que eu acho que de uma forma geral o baixo com muito sustain, tende a embolar e perder definição das notas em andamentos mais rápidos ...

Ghost note evita isso...
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Mensagem por Claudio Jardim Seg Set 10, 2012 11:46 am

bodhan escreveu:... e eu sempre me pergunto: "Para que sustain no baixo?".

em algumas situações é bom.
eu tenho baixos com muito sustain, tipo o peavey cirrus, por exemplo, e outros com pouco, como o roscoe beck.
tudo depende do estilo, da gravação que vc vai fazer.
não acho totalmente inútil não, mas não é algo que eu defina como importantíssimo na escolha ou regulagem de um baixo..
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Mensagem por bodhan Seg Set 10, 2012 12:46 pm

allexcosta escreveu:Não é só "mutar" as notas?
Tocar rápido abafando as cordas eu não consigo! Para tocar walking bass em andamento rápido é bem complicado no baixo elétrico convencional.
Sim. Tem até aquele recurso de usar espuma para abafar as cordas ... ou até mesmo uma corda flatwound pode ajudar ... você sabe melhor do que eu, Allex!
Por uma questão de gosto e talvez tipo de música que costumo tocar, prefiro o baixo mais seco ... e digo mais! Como ex-engenheiro de som também reafirmo: o baixo mais seco, com um decay mais rápido, corta melhor na mixagem! Claro, tudo depende do estilo de música, pegada, e tal e tal ... estou generalizando, deixa pra lá.
É que de uma forma geral, muita gente se preocupa com o sustain no baixo, e a maioria dos instrumentos já tem sustain suficiente ... pra que mais?
Abs!


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Mensagem por miqueias Qui Abr 06, 2017 3:59 pm

Galera!!! ressuscitando este tópico, eu tenho um sx jb 75, quando o adquiri já veio com algumas modificações, mas a ponte foi "adaptada", tipo fizeram furos, onde as cordas passam pelo corpo, mas gostei do som..(mesmo com essas alterações) e gostaria que me indicassem uma ponte com esse sistema através do corpo, onde posso comprar? valores? me ajudem ai gente preciso de boas indicações, vlw
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Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 06, 2017 5:28 pm

Não sei responder a isso. Eu nunca troquei uma ponte e nunca pude perceber mudança em nenhum de meus baixos.
Sou ignorante nesse assunto!
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Mensagem por allexcosta Qui Abr 06, 2017 5:45 pm

Entra no site da Hipshot.
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Mensagem por HSN Qui Abr 06, 2017 7:19 pm

Ponte... a eterna esquecida? P%C3%A1+de+ouro
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Ponte... a eterna esquecida? Empty kkkkkkk vlw, se tiver um topico mais recente aceito orientações

Mensagem por miqueias Dom Abr 09, 2017 4:36 pm

HSN escreveu:Ponte... a eterna esquecida? P%C3%A1+de+ouro


kkkkkkk vlw, se tiver um topico mais recente, aceito orientações
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Mensagem por fheliojr Dom Abr 09, 2017 5:19 pm

^rlx quanto a isso, pois a nossa "pá de ouro" é só uma brincadeira despretensiosa.
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Mensagem por miqueias Dom Abr 09, 2017 5:58 pm

ta tranquilo!!!! kkkkk
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Mensagem por deixados Sex Ago 07, 2020 12:14 am

3 anos depois...

Alguém conhece ou já viu essa ponte?
Ponte... a eterna esquecida? Ponte-para-baixo-cromada-4-cordas-bp4-D_NQ_NP_158321-MLB20765360506_062016-FPonte... a eterna esquecida? Ponte-para-baixo-cromada-4-cordas-bp4-D_NQ_NP_538321-MLB20765357542_062016-F
Ponte... a eterna esquecida? Ponte-para-baixo-cromada-4-cordas-bp4-D_NQ_NP_957321-MLB20765355446_062016-FPonte... a eterna esquecida? Ponte-para-baixo-cromada-4-cordas-bp4-D_NQ_NP_953527-MLB25725412286_072017-F

Qual material é o ideal, do ponto de vista da durabilidade?
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Ponte... a eterna esquecida? Empty Re: Ponte... a eterna esquecida?

Mensagem por patriciofernandes Sex Ago 07, 2020 3:25 am

Não consigo ver nada. Minha miopia anda pior do que eu imaginava
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Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2020 7:55 am

deixados escreveu:Qual material é o ideal, do ponto de vista da durabilidade?

Aço ou titânio.

patriciofernandes escreveu:Não consigo ver nada. Minha miopia anda pior do que eu imaginava

Miopia sozinha não deveria prejudicar sua visão de perto de maneira significativa.
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Mensagem por deixados Sex Ago 07, 2020 3:19 pm

patriciofernandes escreveu:Não consigo ver nada. Minha miopia anda pior do que eu imaginava

03:25 da manhã eu também costumo ter miopia.
Clica com o botão direto do mouse sobre uma imagem, e depois Ver imagem ou algo semelhante. Vai mostrar no tamanho original.
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