Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

5 participantes

Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GusVCD Qui 10 Dez 2009, 11:09 pm

Olá amigos... é o seguinte:

Eu tenho uma caixa 4x10 com falantes Selenium 10PWU q me veio junto com o rolo onde peguei o meu GK 400RB.

A caixa segundo o dono foi feita por um amigo dele, seguindo as especificações da própria Selenium para uma caixa com esses 4 falantes, e no caso a caixa tem 74cm de altura, 56,5cm de largura e 26 de profundidade...

No caso, estou querendo montar uma caixa para um falante de 15 pra fazer jogo com essa, e como a 4x10 é relativamente estreita, minha intenção seria fazer uma caixa para ficar ao lado dessa...

Como sou meio "chato" com questão de estética e simetria das coisas (flower), gostaria de saber:

Podemos calcular caixas de som partindo de dimensões pré-definidas e compensado nas demais medidas? Gostaria q essa caixa tivesse os mesmo 74 x 56,5 de frente, para qd colocar uma do lado da outra, parecerem irmãs, tipo um paredão mesmo...

Minha intenção é utilizar um falante selenium 15PW3 nessa caixa...

Um abração!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GPBass-RJ Qui 10 Dez 2009, 11:55 pm

Vai ficar difícil de transportar, não acha?

Porque vc não aproveita e refaz a 4X10 com um modelo mas fácil de tramsportar em conjunto da 1X15.

de qualquer forma consulta esse site aqui: http://autosom.net/artigos/box_design.htm Lá tem como vc achar a medida da profundidade respeitando o volume da caixa para este falante. Vc sabe qual volume da caixa é necessário para esse falante?


Abraço
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por allexcosta Qui 10 Dez 2009, 11:58 pm

Se você diminuir só a altura elas continuarão empilhando normalmente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GPBass-RJ Sex 11 Dez 2009, 12:08 am

Tambem é uma ideia,

mas tendo como base o meu falante de 15 q pede 90 litros vc com essas medidas teria que aumentar a altura. As medidas seriam: Altura 83 X largura 56,5 X 26 de profundidade. Essa caixa teria 90,38litros.

Vc pode empilhar também com a 1X15 tendo uma profundidade maior. Desta forma vc pode manter as caixas com a mesma largura para ficar estético.

consulta o site da selenium para ver o volume da caixa indicado para esse falante que vc quer usar e depois faz os calculos com o link que te mandei.

Abraço
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GusVCD Sex 11 Dez 2009, 1:03 am

O meu interesse nem é empilhar mesmo, e sim deixá-las uma do lado da outra... Até porque estou pensando em colocar o logo da banda (um tribal de um leão) na tela das caixas, de forma invertida, assim nas caixas ficava um leão olhando pro outro...

Ou seja, olhando de frente, se vê duas caixas de 74 x 56,5 , uma ao lado da outra...

Eu não tenho o hábito de deixar a cabeça encima das caixas, normalmente deixo ela atrás das caixas dentro da case dela, encima de um pedestal de teclado...

Peguei esse hábito qd tocava em amplis valvulados de guitarra, e sempre ouvi q não é bom deixar a cabeça encima das caixas batendo, q prejudicava as valvulas e seus encaixes... mesmo minha cabeça não sendo valvulada, ela é antiga e tenho receio q com a trepidação das caixas acabe gerando algum stress acessivo nas soldas e nos componentes em si... fora a case é comprida, e como a caixa 1x10 é estreita (26cm), tenho medo q na pancadaria e vibração, a cabeça até caia para trás...

As especificações do falantes estão aqui:
http://www.selenium.com.br/site/assets/produtos/51_pdfManual.pdf

Dei uma lida geral, e na minha ignorancia, o q achei em relação a litragem, foi no fim qd ele fala da caixa usada nas medições, de 110 litros, com duto especificado...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por allexcosta Sex 11 Dez 2009, 1:09 am

GusVCD escreveu:O meu interesse nem é empilhar mesmo, e sim deixá-las uma do lado da outra... Até porque estou pensando em colocar o logo da banda (um tribal de um leão) na tela das caixas, de forma invertida, assim nas caixas ficava um leão olhando pro outro...

Mesmo assim, voce continua tendo controle total sobre uma das medidas, no caso a profundidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GusVCD Sex 11 Dez 2009, 1:20 am

Entendi... minha dúvida realmente seria de qt de profundidade eu precisaria nessa caixa, e em relação ao duto tbm...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GPBass-RJ Sex 11 Dez 2009, 1:56 am

GusVCD escreveu:Entendi... minha dúvida realmente seria de qt de profundidade eu precisaria nessa caixa, e em relação ao duto tbm...

Consultando o link que te enviei vc vai chegar a profundidade de +/- 29cm para chegar a 91 litros. Quanto aos dutos vale a pena você consultar o atendimento da selenium. Eles podem te indicar qual tamanho usar. É um início já que como a sintonia da caixa vai depender do gosto do músico vc pode depois experimentar fazer algumas alterações até chegar na sintonia ideal. Se você entrar em contato com a selenium aproveita e pede a litragem ideal para esse falante. Nesse PDF realmente não vem dizendo qual o volume (litragem) ideal.

Abraço
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GusVCD Sex 11 Dez 2009, 11:07 am

GPBass-RJ escreveu:
GusVCD escreveu:Entendi... minha dúvida realmente seria de qt de profundidade eu precisaria nessa caixa, e em relação ao duto tbm...

Consultando o link que te enviei vc vai chegar a profundidade de +/- 29cm para chegar a 91 litros. Quanto aos dutos vale a pena você consultar o atendimento da selenium. Eles podem te indicar qual tamanho usar. É um início já que como a sintonia da caixa vai depender do gosto do músico vc pode depois experimentar fazer algumas alterações até chegar na sintonia ideal. Se você entrar em contato com a selenium aproveita e pede a litragem ideal para esse falante. Nesse PDF realmente não vem dizendo qual o volume (litragem) ideal.

Abraço

Obrigado... eu parti do pressuposto q como eles mesmos mediam o desempenho do falante numa caixa de 110L, essa deve-se ser a litragem ideal (não vejo muita lógica eles testarem o falante em uma caixa q não fosse a q pudesse tirar o melhor proveito do falante sem forçar ele de forma não apropriada).

Mas entrarei em contato sim.

Um abraço.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por José Carlos Sex 11 Dez 2009, 10:19 pm

Se vc fizer um "xerox" da caixa já existente fica ok, não?
Eu captei sua idéia e acho isso bem interessante, caso vc
faça a caixa, fala sobre o teste e como elas se comportaram
ao sinal do ampli;
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GPBass-RJ Sex 11 Dez 2009, 11:24 pm

GusVCD escreveu:eu parti do pressuposto q como eles mesmos mediam o desempenho do falante numa caixa de 110L, essa deve-se ser a litragem ideal (não vejo muita lógica eles testarem o falante em uma caixa q não fosse a q pudesse tirar o melhor proveito do falante sem forçar ele de forma não apropriada).

É, realmente o que vc disse tem lógica. Mas quando fiz a minha falei com o atendimento, e mesmo no manual dizendo que o teste foi feito com a caixa de 100 Litros, os técnicos da Selenium me passaram outra litragem... A minha ficou boa!

Abraço
GPBass-RJ
GPBass-RJ
Membro

Mensagens : 50
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por GusVCD Sáb 12 Dez 2009, 12:40 am

Show... obrigado pelo toque GPBass

José Carlos, o amigo Forista Urso ficou de fazer uns calculos e me dar um toque, mas disse q existe a possibilidade de fazer uma caixa com as mesmas da 4x10, variando a questão ComprimentoxLargura do duto...

Vejamos... essa história não acabou!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por URSOBHZ Dom 20 Dez 2009, 9:07 am

Olá, GUS

Essa semana te mando as simulações e o projeto da sua caixa! (não esqueci não, fique tranquilo)!

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível? Empty Re: Dimensões pré-definidas de uma caixa: Possível?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos