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Captadores: Single coil X Split coil

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Mensagem por Kobaia Qua Dez 09, 2009 10:55 am

Olá Gente Boa do Grupo!

Gostaria de saber as características que diferem os captadores Single Coil (presentes nos Jazz Bass) dos Split Coil (presente no Precision) e até que ponto elas influenciam nos timbres desses instrumentos.

Já ouvi falar de algumas coisas como redução de ruídos no Split coil pelo fato de ter bobinas independentes... mas foram apenas relatos de terceiros ainda não suficientes para deixar claro tais diferenças.

Valeu!!!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 09, 2009 11:16 am

Os capts "split" tem duas bobinas ligadas em paralelo, no que resulta uma maior redução de ruídos e maior "saída" que os single coils "normais". Recentemente algumas fábricas construíram capts de JB com essa engenharia, duas bobinas lado-a-lado proporcionando o mesmo efeito. Não confundir com bobinas ligadas em série, no que resulta um humbucker (capts Gibson).
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Mensagem por Claudio Jardim Qua Dez 09, 2009 11:22 am

isso é muito interessante no meu roscoe beck, onde podemos configurar single coil, série ou paralelo para cada captador.

é bastante interessante e realmente muda muito o timbre, mesmo sendo um baixo passivo.
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Mensagem por Kobaia Qua Dez 09, 2009 11:44 am

Claudio Jardim escreveu:isso é muito interessante no meu roscoe beck, onde podemos configurar single coil, série ou paralelo para cada captador.

é bastante interessante e realmente muda muito o timbre, mesmo sendo um baixo passivo.

Interessante essa configuração do Roscoe Beck.

Daí me surgiu uma dúvida: se colocarmos apenas o captador do braço, configurado em paralelo (como o Split Coil) e fechar o cap a ponte, teremos um timbre de Precision?

Ou existem outras características que também influenciam a tal ponto? Se existirem, quais seriam?
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Mensagem por Claudio Jardim Qua Dez 09, 2009 1:42 pm

até fica bem parecido com precision sim, aquele timbre meio fanho característico.

Mas a ligação entre as duas partes daquele captador do precision não é em série? Eu achava que não era paralelo.

Colocando em paralelo o da ponte e compensando os graves com um bom pré, fica tipo music man também.
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Mensagem por allexcosta Qua Dez 09, 2009 2:48 pm

A ligacao do captador Precision e em serie...

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Mensagem por Claudio Jardim Qua Dez 09, 2009 3:06 pm

allexcosta escreveu:A ligacao do captador Precision e em serie...

Ah tá, imaginei, pois é assim que sai o som de precision do roscoe beck.

O roscoe tá guardado esse ano, com cordas muito velhas e dentro de algum case, senão eu fazia uma demo rapidinho.
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Mensagem por Muzak Qua Dez 09, 2009 10:04 pm

Claudio Jardim escreveu:até fica bem parecido com precision sim, aquele timbre meio fanho característico.
Depois dessa, o querido Leo Fender deve estar revirando na cova!!!

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Mensagem por Claudio Jardim Qui Dez 10, 2009 12:00 am

ah ah ah, pior que eu me amarro nesse som fanho.

foi só pra descrever.

sorry leo.
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Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 10, 2009 1:37 pm

Bertola, as bobinas do Precision não seriam ligada em série não?
Porque a impedância dos captadores P é bem alta para serem bobinas ligadas em paralelo...

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Mensagem por Claudio Jardim Qui Dez 10, 2009 1:56 pm

Thales_Sr escreveu:Bertola, as bobinas do Precision não seriam ligada em série não?
Porque a impedância dos captadores P é bem alta para serem bobinas ligadas em paralelo...

É ligado em série.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 11, 2009 12:07 am

Thales_Sr escreveu:Bertola, as bobinas do Precision não seriam ligada em série não?
Porque a impedância dos captadores P é bem alta para serem bobinas ligadas em paralelo...
Sim, é. Eu me confundi. confused
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Mensagem por Kobaia Ter Dez 15, 2009 6:28 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Os capts "split" tem duas bobinas ligadas em paralelo, no que resulta uma maior redução de ruídos e maior "saída" que os single coils "normais". Recentemente algumas fábricas construíram capts de JB com essa engenharia, duas bobinas lado-a-lado proporcionando o mesmo efeito. Não confundir com bobinas ligadas em série, no que resulta um humbucker (capts Gibson).
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Bertola,

Então, no caso dos Lindy Fralin, o motivo pelo qual o Jazz Bass Replacement Style Stock custa (no site do fabricante) U$ 80 (por cada captador) e o Split-Jazz Bass Replacement Style custa U$ 120,00 (por cada captador) é devido ao fato do segundo possuir duas bobinas lado-a-lado (tendo maior saída e menos ruído)?

E se for assim, este Split-Jazz Bass tb teria menos brilho do que o single, já que o primeiro, teria maior "saída"?

Informações retiradas do Site do fabricante: http://www.fralinpickups.com/bass.asp#jazz

Desde já, grato
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Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 15, 2009 8:05 pm

Então, no caso dos Lindy Fralin, o motivo pelo qual o Jazz Bass Replacement Style Stock custa (no site do fabricante) U$ 80 (por cada captador) e o Split-Jazz Bass Replacement Style custa U$ 120,00 (por cada captador) é devido ao fato do segundo possuir duas bobinas lado-a-lado (tendo maior saída e menos ruído)?
Menos ruído sim, maior saída não. Enrolando as bobinas em oposição de fase você cancela os ruídos, mas não necessariamente vai ter maior saída.

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Mensagem por LFBruschi Qua Abr 28, 2010 1:35 pm

No caso do Split Coil tem alguma variação de timbre ou somente questão de ruídos??
abraços
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Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 28, 2010 2:08 pm

No caso do Split Coil tem alguma variação de timbre ou somente questão de ruídos??
abraços

Em termos simples, Single Coil é captador J e Split Coil é captador P.

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Mensagem por Hil Qua Abr 28, 2010 2:11 pm

Tirem-me uma dúvida, esse "split coil" pelo que entendi é a mesma coisa que os Stacks denominados pela Basslines ou até os Noiseless que possuem bobinas sobrepostas e invertidas entre sí no mesmo conceito de um sinal balanceado, correto?
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Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 28, 2010 2:35 pm

Tirem-me uma dúvida, esse "split coil" pelo que entendi é a mesma coisa que os Stacks denominados pela Basslines ou até os Noiseless que possuem bobinas sobrepostas e invertidas entre sí no mesmo conceito de um sinal balanceado, correto?
Na verdade, split coil é o nome dado a captadores tipo o "P", que tem metade do enrolamento em um sentido e metade no outro sentido...
Enfim, minha explicação não foi muito boa, já que a construção de qualquer captador "barra-ruídos" (só pra não digitar hum bucker...) parte desse princípio.

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Mensagem por allexcosta Qua Abr 28, 2010 2:41 pm

Peraê gente... Captadores P são Split por natureza, mas existem os split no formato J também. De uma forma geral, usa-se o fio de cobre um pouco mais fino nesses captadores pra que seja possível o mesmo número de voltas e ainda caber dentro da bobina, pois há uma perda considerável de espaço ali onde se dá a inversão. Apesar de ter uma construção similar ao captador P, o split J tem um som diferente, pois tem largura diferente, além disso, também não soa como um J Single, pois usa outro fio.

J Split-Coil:

Captadores: Single coil X Split coil Split%20J

J Single-Coil:

Captadores: Single coil X Split coil StreamImage

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Mensagem por Kobaia Qua Abr 28, 2010 2:45 pm

allexcosta escreveu:Peraê gente... Captadores P são Split por natureza, mas existem os split no formato J também. De uma forma geral, usa-se o fio de cobre um pouco mais fino nesses captadores pra que seja possível o mesmo número de voltas e ainda caber dentro da bobina, pois há uma perda considerável de espaço ali onde se dá a inversão. Apesar de ter uma construção similar ao captador P, o split J tem um som diferente, pois tem largura diferente, além disso, também não soa como um J Single, pois usa outro fio.

E como essas diferenças poderiam ser descritas?

O single coil teria mais brilho e definição e o slpit tenderia a ser grave e com mais puch até por causa da maior saída?
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 28, 2010 2:48 pm

Kobaia escreveu:E como essas diferenças poderiam ser descritas?

O single coil teria mais brilho e definição e o slpit tenderia a ser grave e com mais puch até por causa da maior saída?

O split tem um som mais clínico, comportado e moderno, menos saída e não tem ruído.
O single é mais cru, vintage, tem maior saída e apresenta ruído.

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Mensagem por LFBruschi Qua Abr 28, 2010 3:10 pm

Era isso que eu queria saber.
obrigado Allex!!
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Mensagem por Hil Qua Abr 28, 2010 7:17 pm

allexcosta escreveu:O split tem um som mais clínico, comportado e moderno, menos saída e não tem ruído.
O single é mais cru, vintage, tem maior saída e apresenta ruído.

Certo! E os stacks.. teriam qual caracteristica sonora?

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Mensagem por allexcosta Qua Abr 28, 2010 7:19 pm

^ Timbre mais fechado, menos brilho e graves mais profundos... Um meio termo entre P e J.

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Mensagem por M2_Bassplayer Sex maio 21, 2010 8:57 pm

Desculpem a ignorância, mas o que vêm a ser os stacks?
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Mensagem por Hil Sex maio 21, 2010 9:19 pm

M2_Bassplayer escreveu:Desculpem a ignorância, mas o que vêm a ser os stacks?

Stack é uma palavra em inglês que traduzida para o português significa sobreposto, empilhado...

Tecnicamente são captadores que possuem duas bobinas sobrepostas, com enrolamento das bobinas em sentidos invertidos com propósito de reduzir os ruidos (Veja foto acima em minha mensagem anterior).

Os caps com propósito "noiseless" normalmente são construídos desta maneira. A sonoridade nosso amigo Alex já nos informou: Timbre mais fechado, menos brilho e graves mais profundos... Um meio termo entre P e J.
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Mensagem por M2_Bassplayer Sex maio 21, 2010 9:23 pm

hum, não sei entendi errado, mas pelo que eu li vi que os splits que usam as bobinas com metade enrolada num sentido e a outra metade no outro, justamente para diminuir o o ruído.

Esse stack pelo que eu pude entender é como se fossem dois singles sobrepostos pra dar um efeito "split", e portanto, "noiseless"?


Desculpe se a pergunta foi mto confusa... =(
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Mensagem por Hil Sex maio 21, 2010 9:44 pm

M2_Bassplayer escreveu:hum, não sei entendi errado, mas pelo que eu li vi que os splits que usam as bobinas com metade enrolada num sentido e a outra metade no outro, justamente para diminuir o o ruído.

Esse stack pelo que eu pude entender é como se fossem dois singles sobrepostos pra dar um efeito "split", e portanto, "noiseless"?


Desculpe se a pergunta foi mto confusa... =(

Exatamente! Você entendeu perfeitamente, os dois possuem diferentes modos de construção, mas com o mesmo propósito. A diferença esta na resistência, no ganho, perdas de freqüências, perda de brilho, graves profundos... cada um possui sua característica sonora.
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Mensagem por M2_Bassplayer Sex maio 21, 2010 9:49 pm

"O split tem um som mais clínico, comportado e moderno, menos saída e não tem ruído.
O single é mais cru, vintage, tem maior saída e apresenta ruído."

Então pra completar, como seria o som dos stacks baseado nisso que nosso amigo alex disse?

Seria o som dos single coils só que sem ruído?
Ou seria mais misturadas as características? e como seriam?
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Mensagem por Hil Sex maio 21, 2010 10:05 pm

M2_Bassplayer escreveu:Então pra completar, como seria o som dos stacks baseado nisso que nosso amigo alex disse?


Releia minha mensagem anterior e verá que ja respondi sua pergunta. Parece que ainda não foi bem digerida.
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Mensagem por *JAPA* PICKER BASS Qui Nov 11, 2010 2:32 pm

Andei granvando algumas coisinhas no PC.

Gosto muito de usar só o captador do braço, mas ele produz muito chiado("humm"), quando só. Existe a possibilidade de sanar este "humm" característico de single nas gravações? sem substitui-lo por um single split ou stack?
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Mensagem por allexcosta Qui Nov 11, 2010 3:10 pm

*JAPA* PICKER BASS escreveu:Gosto muito de usar só o captador do braço, mas ele produz muito chiado("humm"), quando só. Existe a possibilidade de sanar este "humm" característico de single nas gravações? sem substitui-lo por um single split ou stack?

Ruído zero é impossível.

Acho que o pessoal precisa desencanar um pouquinho com esse negócio de ruído de captador single-coil, sinceramente. O Jaco foi o que foi usando o captador single-coil da ponte com seu ruído característico. Também é possível ouvir bem o ruído em algumas gravações do Tio Marquinhos. Blindar o baixo controla bastante, mas o ruído de single-coil moderado dá até um charme no som, na minha opinião. Já fiz até gravação do técnico plugar o baixo e falar: "esse ruído de single-coil dá uma personalidade muito boa pra gravação".

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Mensagem por IvanQuirino Qua Jun 29, 2011 2:53 pm

E em relação aos single-coil hot, o ruído diminui ou aumenta?

Tenho um J-HOT da Malagoli na ponte, baseado no SJB-2 da Seymour Duncan, timbre com médios bem presentes, ataque e sustain muito legais.

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Mensagem por allexcosta Qua Jun 29, 2011 3:00 pm

Ser hot só quer dizer que o fio tem mais voltas, aumentando resistência e indutância, ou então que usa um ímã mais forte, como de neodímio (não deve ser o caso). Se for bem feito não deverá ter mais ou menos ruído que um captador similar mais "frio".

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Mensagem por IvanQuirino Qua Jun 29, 2011 3:06 pm

é feito de Alnico V mesmo. =D Tem menos ruído que o P split-coil original da Condor. Meu baixo é um P-J. Ontem comprei um Custom Alnico PB da Malagoli para trocar o captador do braço, vamos ver se o ruído diminui.

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Mensagem por Aldo MF Qua Jun 29, 2011 11:59 pm

No Jazz Bass fretless tenho um Lindy Fralin JJ split Coil, o timbre é bem equilibrado, não apresenta ruído, exceto quando próximo a reatores/luz neón.
Achei melhores que os single coil Fender que usei, e considero o melhor som de JB que já tive.
https://www.contrabaixobr.com/t13885-jazz-bass-custom-fretless-luthier-eliezer-lara-video-youtube-casa-do-baixo?highlight=eliezer
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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 3:05 am

mas esses captadores split-coil dão o ronco característico do jazz bass também?

Estou na dúvida entre o stack e o split coil. A seymour duncan faz statcks, a Nordstrand faz split-coil. Queria um sem ruído, mas com o ronco característico. Se não tiver o ronco, vou de single coil mesmo.

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Mensagem por Kobaia Qui Jun 30, 2011 10:06 am

^ Ivan

Concordo com o Aldo. Tenho um Fender JB AM Std'96, só q fretted, com um par de Lindy Fralin Split Jazz e te digo q tem um som maravilhoso.

O captador da ponte por sinal, dá um dos timbres mais roncados q já ouvi. Médios bem mais proeminentes e definidos que os caps originais.

Não conheço, de perto, esses q vc citou. Mas se os statcks da Seymour duncan e os split-coil da Nordstrand estiverem na mesma vibe, acho q vai ser um belo Upgrade! Ou então, considere um Fralin nessa disputa. up

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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 11:25 am

Acho que só tocando mesmo para sacar isso aí.

Eu gosto muito dos single coil. Tem muita personalidade e dinâmica, é muito gostoso de tocar. Ruído é besteira, aprenda a abafar as outras cordas enquanto toca numa corda e você diminui consideravelmente o ruído, além de seu som sair super limpo e definido.

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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 2:46 pm

Alguém sabe dizer se um captador Hot tem menos ou mais harmônicos?

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Mensagem por allexcosta Qui Jun 30, 2011 2:59 pm

IvanQuirino escreveu:Acho que só tocando mesmo para sacar isso aí.

Eu gosto muito dos single coil. Tem muita personalidade e dinâmica, é muito gostoso de tocar. Ruído é besteira, aprenda a abafar as outras cordas enquanto toca numa corda e você diminui consideravelmente o ruído, além de seu som sair super limpo e definido.

Quando a gente fala em ruído do captador, não está falando do ruído de cordas. É o hum inerente a todo captador single-coil quando não devidamente cancelado.

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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 3:51 pm

mas quando você deixa uma corda soar sem precisar, gera ruído, não é?

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 30, 2011 5:03 pm

Pra não haver interpretação dúbia, não chamamos isso de ruído.
E corda vibrando indevidamente é problema de técnica do instrumentista, não do instrumento.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 30, 2011 5:05 pm

IvanQuirino escreveu:Alguém sabe dizer se um captador Hot tem menos ou mais harmônicos?
Um captador de maior saída tende a ter menos agudos.

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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 5:18 pm

A questão é se em um captador com maior saída, é enfatizada mais ou menos a nota fundamental ou os harmônicos.

Uma nota muito aguda, como a 24ª casa do baixo, poder ter pouca ou muita projeção dos harmônicos. Quanto mais harmônicos, mais rico é o timbre.


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Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 30, 2011 5:21 pm

Toda nota muito aguda fica meio "pasteurizada", mas a culpa não é tanto do captador. A posição dos captadores não permite captar harmônicos muito altos em notas em casas tão altas, fora que a própria corda não consegue vibrar muito complexamente quando está pressionada em casas superiores. E quanto a isso, a captação não tem muito o que fazer.

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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 5:30 pm

Mas falando nas notas 'normais' do baixo até a 12ª casa, um captador que tem mais saída consegue captar menos ou mais harmônicos? alguém entende isso?

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Mensagem por Thales_Sr Qui Jun 30, 2011 6:06 pm

Leia meu post acima...
Um captador de maior saída tende a ter menos agudos.
Um captador que capte mais harmônicos é um captador que capta um espectro mais largo de frequências, e portanto, é um captador que capta mais agudos.

Então, falando em termos simples, um captador de maior saída capta menos harmônicos.

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Mensagem por allexcosta Qui Jun 30, 2011 6:20 pm

IvanQuirino escreveu:Mas falando nas notas 'normais' do baixo até a 12ª casa, um captador que tem mais saída consegue captar menos ou mais harmônicos? alguém entende isso?

Isso não é simples, mas a madeira da escala e a posição dos captadores tem mais influência na riqueza de harmônicos do timbre de um instrumento do que a quentura do captador...

Escala de Dalbergia Nigra gera muito harmônico. Captador mais pra ponte também. Captador mais pra o braço pega mais fundamentais...

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Mensagem por IvanQuirino Qui Jun 30, 2011 7:23 pm

Interessante. Há como saber quais madeiras tem mais harmônicos? Estou para encomendar um DeOliveira, corpo de cedro, escala em Imbúia, top em Imbúia. Há algum site que fale sobre as características tonais das madeiras?

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