Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filmagem e Áudio amador (ou não).

+2
Henrique Alencar
Age
6 participantes

Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Age Seg Nov 30, 2009 3:50 pm

Bom galera depois de uma rápida pesquisa nos tópicos, e já que não encontrei nada a respeito do assunto, abro este para que meus queridos colegas de contrabaixo mais sábios e/ou experientes que eu me respondam uma dúvida....

Nesta nossa era em que todos podemos ser paparazzos, já que até relógio tira fotos e grava vídeos, qual a melhor maneira de se gravar em vídeo utilizando estas tecnologias disponíveis (celulares, câmeras digitais, canetas com cãmera ....), vídeos estes de shows ou apresentações de bandas ou grupos, em que o som sempre está em um volume alto, já que na maioria das vezes independente da qualidade da câmera e afins o som fica saturado...
Note se possível claro, qual a melhor maneira para que o som desses vídeos fique pelo menos audível e não só chiados???

Agradeço a compreensão de todos e espero que alguém possa me ajudar...


Última edição por Age em Ter Dez 01, 2009 5:51 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Henrique Alencar Seg Nov 30, 2009 4:25 pm

Age
O som satura quanto tá muito alto e você muito perto, pelo menos é a relação que eu fiz quando filmava bandas tocando com minha Sony S720.

A qualidade da imagem vai depender da luz no palco, se for boa você provavelmente terá uma boa gravação.

Gosto de filmar quando é uma área aberta e que eu possa ficar um pouco afastado quando a estrutura de som é grande, quando é show pequeno fico bem próximo do palco e fica legal a gravação.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Age Seg Nov 30, 2009 4:42 pm

Henrique, obrigado pela participação....

Certo quanto a qualidade de imagem nem me preocupo tanto, é como você disse depende mais da qualidade da iluminação e equipamento mesmo..

Mas quanto a saturação do som, tanto gravação de ensaios tomando cuidado com os volumes, só o som do bumbo já costuma saturar na maioria dos equipamentos que já testei, além disto em gravações ao vivo, já tentei várias posições com relação ao palco mas nada que deixa-se o som pelo menos inteligível.....

Um exemplo foi meu casamento ele foi gravado de duas maneiras, utilizando uma daquelas máquinas paleozóicas que gravam em fitas k7 e o mic é externo com uma camada de espuma, outra foi com uma kodak ..... (não me lembro o modelo) de ultíma geração adiquirida recentemente na Espanha, o som da primeira ficou perfeito enquanto que a imagem nem tanto, já na segunda a imagem ficou maravilhosa mas o som saturava até com o sim no microfone...

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Gabriel Magno Seg Nov 30, 2009 4:51 pm

não sei mexer muito em câmeras... mas vou dar um palpite...

Talvez haja alguma configuração que se possa fazer na câmera limitando o volume da entrada do microfone assim não saturaria.

Mas não sei se existe tal configuração...

____________________________
Fender American Standard Jazz Bass '08 - Hartke LH500 + Marshall MBC 115 - Hartke Bass Attack VXL - Boss GEB-7 -]Clube Hartke®️ #032 - Clube Fender®️] #040 - Clube Roland Boss®️] #009
Gabriel Magno
Gabriel Magno
Membro

Mensagens : 66
Localização : Florianopolis, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Claudio Seg Nov 30, 2009 5:51 pm

Durante um tempo, acompanhei o trabalho de um amigo que fazia videos amadores em shows. Ele filmava com 3 câmeras, uma de cada lado do palco e uma no centro, só que bem recuada. Pelas câmeras ele captava apenas a imagem... ele levava um MD da Sony, e capturava o áudio direto da mesa e depois mixava imagem e som.

O nome dele é Renato, na década de 90 ficou bem conhecido no Rio como "O Cara da UERJ", pois ele tinha raridades, filmou shows dos Black Sabbath no Canecão, Uriah Heep, Deep Purple e outros.... é claro que o Renato tinha um "esquema" bem forte nessas casas noturnas, e vendia esses bootlegs que nem água... Pra filmar o Sabbath no Canecão em 1992, ele teve que liberar uma das câmeras de "presente" pro pessoal do som.

Então, a dica que te dou é: tente captar áudio e vídeo separados, e depois faça a mixagem... o produto final fica excelente!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por GusVCD Seg Nov 30, 2009 6:01 pm

Eu normalmente faço como o Claudio falou... mas só fica 100% se todos os instrumentos forem pra mesa ou por microfonação ou por saida em linha/DI... senão vai faltar neguinho no final...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Age Seg Nov 30, 2009 6:25 pm

ClaudioBass, muito obrigado pela dica apesar de esta ser um pouco mais complexa com certeza o resultado seria melhor, mas como o GusVCD também frisou creio que não seja viável pra mim, na maioria das gigs que gostaria de gravar "amadoramente" o som sai direto dos cubos, e só a voz vai para a mesa...

Bom até agora axo que a melhor opção é comprar uma máquina daquelas que destroncam o ombro...

____________________________
Clube dos Pedreiros #033; Clube do Rock/Metal #016; Clube Washburn #003; Clube dos Nerds, Geeks e Afins #012
Age
Age
Membro

Mensagens : 112
Localização : Goiania

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Gabriel Magno Seg Nov 30, 2009 6:30 pm

Age escreveu:ClaudioBass, muito obrigado pela dica apesar de esta ser um pouco mais complexa com certeza o resultado seria melhor, mas como o GusVCD também frisou creio que não seja viável pra mim, na maioria das gigs que gostaria de gravar "amadoramente" o som sai direto dos cubos, e só a voz vai para a mesa...

Bom até agora axo que a melhor opção é comprar uma máquina daquelas que destroncam o ombro...

Se você quiser tenho uns áudios gravados com essas câmeras que destroncam o ombro, o cara ia de um lado pro outro na frente do palco gravando. Smile

____________________________
Fender American Standard Jazz Bass '08 - Hartke LH500 + Marshall MBC 115 - Hartke Bass Attack VXL - Boss GEB-7 -]Clube Hartke®️ #032 - Clube Fender®️] #040 - Clube Roland Boss®️] #009
Gabriel Magno
Gabriel Magno
Membro

Mensagens : 66
Localização : Florianopolis, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Nov 30, 2009 7:13 pm

Veja esse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6zn_RlIkP-U

Camera de fitinha, meio antiga e som gravado todo mundo junto na mesa que você viu, nesse estúdio. 2 horas de gravação.

Dai é "Mover Maker" só para sincronizar o som com os movimentos.

Esse aqui foi feito da mesma forma, mas os vídeos são de máquina fotográfica (a minha de 8 mega pixel que paguei R$ 199), e de celular entre outras coisas medonhas...

https://www.youtube.com/watch?v=djaEXnUPyBk

O "Movie Maker" faz toda diferença. E o som tem que ser legal.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Filmagem e Áudio amador (ou não). Empty Re: Filmagem e Áudio amador (ou não).

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos