Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

+8
Guilé
Jackson
eduardo takaaci
VictorLuigi
Ray.bass
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Oliveira
LuCaSbass
12 participantes

Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por LuCaSbass Sáb Set 06, 2008 6:29 pm

Ola pessoal.
Estou querendo fazer uma modificação na parte eletrica de meu SX, colocando um volume master e blend ao inves dos dois controles de volume individuais. Achei o esquema no site da Seymour Duncan e em breve devo fazer isso... mas tambem achei um esquema de usar um potenciometro Push/Pull para ter a opção de ligar os caps em série e paralelo, e achei interessante tambem. Minha dúvida é: será que da para fazer um mix das duas?
aguardo a ajuda dos luthiers de plantão Very Happy

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Gabriel Oliveira Dom Set 07, 2008 1:01 pm

Meu JB é nesse esquema (vol, blend, tone).

Só que eu acho que não da pra blendar (misturar) o som paralelo com o som série não.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por LuCaSbass Dom Set 07, 2008 1:03 pm

o mix que eu digo é usar Volume, Blend, Tone e um desses ser push pull para paralelo e serie, enfim, fazer as duas modificações de uma vez hehe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Gabriel Oliveira Dom Set 07, 2008 1:05 pm

Ah bom... Wink

Acho que dá sim pra colocar push-pull no volume ou no tone.

No blend não dá não.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Set 08, 2008 10:21 am

Eu prefiro o uso de uma chave tipo "les paul". É bem fácil de instalar e vc pode mudar os capts muito rapidamente.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Ray.bass Seg Mar 30, 2009 2:13 pm

Ola,

Alguem sabe onde eu posso encontrar algum esquema de captação passiva simples?
Pois eu quero trocar toda a parte eletrica do meu baixo (Modelo: Jazz Bass).

Desde ja agradeço a força.

Abraço
Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por VictorLuigi Seg Mar 30, 2009 2:39 pm

No Site da Seymour Duncan tem vários
Site:
seymourduncan.com


Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu prefiro o uso de uma chave tipo "les paul". É bem fácil de instalar e vc pode mudar os capts muito rapidamente.
Abç

Bertola, mas nesse esquema dá para deixa, por exemplo, 100% de volume no cap da ponte e 40% de volume no cap do braço?

____________________________
Clube Fender #016 - Squier®️ Club #004 - Clube do Baixolão #004
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por eduardo takaaci Seg Mar 30, 2009 3:08 pm

O baixo que mandei fazer terá, volume, volume e tone.
Acima de cada knob terei uma chavinha pequena "on/off" (achei a chave estilo les paul muito grande).
Assim poderei ligar e desligar o captador (JB) do braço e mais duas chaves para ligar e desligar cada bobina do captador (MM) da ponte.
Very Happy

____________________________
Clube dos Pedreiros #014
Custom Basses Club #012
eduardo takaaci
eduardo takaaci
Membro

Mensagens : 363
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 30, 2009 3:31 pm

VictorLuigi escreveu:No Site da Seymour Duncan tem vários
Site:
seymourduncan.com


Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu prefiro o uso de uma chave tipo "les paul". É bem fácil de instalar e vc pode mudar os capts muito rapidamente.
Abç

Bertola, mas nesse esquema dá para deixa, por exemplo, 100% de volume no cap da ponte e 40% de volume no cap do braço?
Até dá se vc usar 2 volumes, mas eu não acho isso necessário, prefiro 1 chave, 1 vol e um 1 tone.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Jackson Seg Mar 30, 2009 4:02 pm

eu tinha até semana passada esse esquema de Vol / Blend / Tone no meu jazz bass. Mas não conseguia uma mistura intermediária, tipo 60% ponte e 40% braço, quando mexia o blend o som migrava todo pra ponte ou todo pro braço.

Enfim, voltei o esquema pra Vol / Vol / Tone, mas agora surge de novo o antigo probelma:
quando toco com a captação mais pro lado da ponte, o volume geral tem xdb ("x" decibéis) por exemplo....

quando quero slapar, prefiro os dois caps com o mesmo volume, mas ao abrir o cap do braço o volume geral pula pra 2xdb (exemplo).

Aí tenho que diminuir o volume do cap da ponte, ajustar o vol do cap do braço pra ficar igual.... resumindo, até timbrar o baixo, a música já acabou hehehe

Pergunta: Tem como acrescentar um volume geral, além dos dois volumes dos captadores?

No site da seymour duncan não tem isso....
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Guilé Seg Mar 30, 2009 4:05 pm

Jackson escreveu:eu tinha até semana passada esse esquema de Vol / Blend / Tone no meu jazz bass. Mas não conseguia uma mistura intermediária, tipo 60% ponte e 40% braço, quando mexia o blend o som migrava todo pra ponte ou todo pro braço.

Enfim, voltei o esquema pra Vol / Vol / Tone, mas agora surge de novo o antigo probelma:
quando toco com a captação mais pro lado da ponte, o volume geral tem xdb ("x" decibéis) por exemplo....

quando quero slapar, prefiro os dois caps com o mesmo volume, mas ao abrir o cap do braço o volume geral pula pra 2xdb (exemplo).

Aí tenho que diminuir o volume do cap da ponte, ajustar o vol do cap do braço pra ficar igual.... resumindo, até timbrar o baixo, a música já acabou hehehe

Pergunta: Tem como acrescentar um volume geral, além dos dois volumes dos captadores?

No site da seymour duncan não tem isso....

Tenta com pedal...acho q é o ideal pra aumentar sem mexer no timbre ( o q sempre acontece com acionamento de quaisquer um dos pots de JB tradicional

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Ray.bass Seg Mar 30, 2009 4:13 pm

VictorLuigi escreveu:No Site da Seymour Duncan tem vários
Site:
seymourduncan.com

Valeu cara...

Eu estava que nem doido para encontrar esses esquemas...

Agora outra pergunta, que tipo de potenciometros e resistores (eu acho que é esse o nome do componente, rs) eu devo utilizar??

Valeu...
Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Jackson Seg Mar 30, 2009 4:38 pm

Guilé escreveu:Tenta com pedal...acho q é o ideal pra aumentar sem mexer no timbre ( o q sempre acontece com acionamento de quaisquer um dos pots de JB tradicional

é, essa foi a única idéia que eu tive também, mas tá tão caro um pedal de volume, queria gastar no máximo 5,00 pratas num potenciômetro hehehe

na verdade dá pra controlar se eu usar o booster, mas tem que tirar a mão do baixo pra mexer no aparelinho, além de que o booster tem que ficar num lugar de fácil acesso........

ô vida !!!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por LuCaSbass Seg Mar 30, 2009 5:38 pm

Jackson, tenta regular a altura dos caps... parece meio obvio, mas pode ser isso hehe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Jackson Ter Mar 31, 2009 11:12 pm

LuCaSBass escreveu:Jackson, tenta regular a altura dos caps... parece meio obvio, mas pode ser isso hehe

pow lucas, acho q não entendi como seria essa solução...

o meu problema é assim, utilizo basicamente duas configurações no jazz bass:

1) 100% do cap da ponte, 50% do cap do braço e 50% do tone para pizzicato;

2) 100% do cap da ponte, 100% do cap do braço e 100% do tone para slap.

Quando, no meio da música, mudo da configuração "1" para a configuração "2",o volume geral do baixo aumenta bastante, saindo completamente do volume aceitável para um volume muito alto.

Neste caso, tenho que abaixar os dois volumes (ponte e braço) para adequar ao volume geral da banda. Mas, como sabemos, em se tratando de jazz bass, mexeu em volume, mexeu em timbre! Sendo assim, o timbre vai embora....

Por isso pensei na possibilidade de adicionar um "volume geral" no jazz bass, pois este volume geral não alteraria o timbre do instrumento (igual ao pedal de volume que o guilé sugeriu). Mas não sei se dá pra fazer isso...
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por LuCaSbass Ter Mar 31, 2009 11:15 pm

A altura que eu digo nao é de volume, e sim de altura mesmo =P provavelmente o cap do braço esta muito proximo às cordas, ou o da ponte muito distante... da uma olhada:
http://baixista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=68&Itemid=9

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por guerra_luthier Qua Abr 01, 2009 7:38 am

Gente, que bafafá!! huahuahua

Seguinte, o esquema do blender com um push-pull é uma boa idéia para você Jackson, e é super viável de ser feita.

Só que lembre-se que humbuckers geralmente tem mais saída que singles, portanto leve para regular, ou você mesmo faça com base naquela matéria que escreví para o baixista.com.br.

Qualquer dúvida, estamos aí!

Há, através de potenciômetros, também temos os de duas fases que fazem justamente o que você quer: misturar sons.

Abraços

____________________________
www.guerraguitars.com.br
Assistência técnica autorizada Benson, Ovation, Madrid, Peavey, Strinberg, Takamine, Washburn, ESP, Godin, Shelter, SX, Vintage, Walden e Warwick.
guerra_luthier
guerra_luthier
Membro

Mensagens : 1473
Localização : São paulo - SP

http://guerraguitars.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Jackson Qua Abr 01, 2009 11:03 am

guerra_luthier escreveu:Gente, que bafafá!! huahuahua

Seguinte, o esquema do blender com um push-pull é uma boa idéia para você Jackson, e é super viável de ser feita.

Fala Guerra!

Como funcionaria este Blender com push-pull? O blender eu uso como "balance" ou "pan", mas o push-pull teria qual função?

Obs: até semana passada eu usava a configuração Vol / Blend / Tone, só que o blend estava atuando mais como uma chave seletora, a mudança de captadores não estava gradual.


guerra_luthier escreveu:Só que lembre-se que humbuckers geralmente tem mais saída que singles, portanto leve para regular, ou você mesmo faça com base naquela matéria que escreví para o baixista.com.br.

No meu caso são dois caps singles, a altura dos caps já está regulada...


guerra_luthier escreveu:Há, através de potenciômetros, também temos os de duas fases que fazem justamente o que você quer: misturar sons.

Abraços

hhmmm, esse eu não conhecia, é um pot concêntrico? Como é o funcionamento dele?

Valeu pela ajuda!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Ray.bass Qua Abr 01, 2009 2:05 pm

Boa tarde galera...

Gente estou com um problema. Eu quero refazer toda a parte eletrica do meu jazz bass com o esquema de utilizar os captadores em série ou em paralelo

(http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=jass_bass_sp)

ja comprei todos os componentes (2 pots - tipoB, 1 pot - tipoA e 1 push pull - tipoA, todos de 250K e um capacitor de .022K)

A minha duvida é a seguinte: Seguindo esse esquema, o push pull do tipoA irá funcionar corretamente ou eu preciso de um push pull do tipoB para isto????

Valeu....

____________________________


"Na musica, a tecnica e o coração sempre andam juntos...."

Gospel Club: #012
Condor Club: #018
Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Jackson Qua Abr 01, 2009 2:24 pm

fala Ray.bass

no seu caso, vc precisaria de apenas 3 potenciômetros (no seu post parece que vc comprou 4).

Seria um pot 250kB com push-pull, um pot 250kB normal e um pot 250kA para o tone. O capacitor geralmente é .047.

Se vc quiser usar o push-pull 250kA vai funcionar, a diferença é que vc vai perceber a alteração de volume mais pro final do curso do potenciômetro.

Pra volume o pot tipo B (linear) é o mais indicado, mas ambos funcionam.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Ray.bass Qua Abr 01, 2009 2:38 pm

Jackson escreveu:fala Ray.bass

no seu caso, vc precisaria de apenas 3 potenciômetros (no seu post parece que vc comprou 4).

Seria um pot 250kB com push-pull, um pot 250kB normal e um pot 250kA para o tone. O capacitor geralmente é .047.

Se vc quiser usar o push-pull 250kA vai funcionar, a diferença é que vc vai perceber a alteração de volume mais pro final do curso do potenciômetro.

Pra volume o pot tipo B (linear) é o mais indicado, mas ambos funcionam.


Valeu Jackson!!!

Vou fazer uns testes, se não ficar bom eu troco o push pull e o capacitor nos pad~roes que você me passou.


Abraço...

____________________________


"Na musica, a tecnica e o coração sempre andam juntos...."

Gospel Club: #012
Condor Club: #018
Ray.bass
Ray.bass
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Amagomes Dom Jun 07, 2009 12:54 am

Recentemente comprei captadores Jazz vintage Cabrera e vou colocá-los nos meu JB. Vou tb colcocar um cct ativo. Ficará assim:

4 knobs: Vol,grave,médio,agudo e uma chave para mudança de captadores como o Bertola falou, isso na posição ativo.

Posição passivo: Blend (chave) , vol, tone.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Gabriel Simões Dom Jun 07, 2009 12:03 pm

Lucas,

Tudo o que você faria com uma chave dpdt ou 3pdt você pode fazer com um push-pull, inclusive série-paralelo.
Você não vai achar push-pull para pot concêntrico, ao menos em um bom tempo de pesquisa nunca encontrei e se realmente existir, não é um item de mercado. Também, sobre o push-pull de volume te aconselho a procurar fora do Brasil, talvez na bestbassgear.com pois aqui é bem difícil encontrar.

O que eu faria por ser mais simples:
- Comprar um pot. comum para blend em qualquer luthier (Aquilez com certeza tem)
- Furar a plaquinha metálica dos controles e colocar uma chave dpdt para série-paralelo. Caso você se arrependa precisará apenas trocar a plaquinha que custa mais barato do que um pot. volume push-pull. A chave custa menos de 2 reais.

Abraço,
Gabriel Simões

Gabriel Simões
Membro

Mensagens : 71
Localização : Salvador/BA - São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Thales_Sr Dom Jun 07, 2009 12:30 pm

Em lojas de eletrônica, pot push/pull é realmente raro. Mas em lojas de instrumentos musicais, é mais fácil de encontrar.

O pot com click central eu achei nas eletrônicas, mas só em valores baixos (10k, 25k...), provavelmente alguns sons mais antigos usavam pra fazer o "pan" stereo.

guerra_luthier
Você tem o esquema para usar blend junto com esse chaveamento paralelo/série?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Modificação em parte eletrica(Jazz Bass) Empty Re: Modificação em parte eletrica(Jazz Bass)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos