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Mensagem por Willian Casagrande Ter maio 30, 2017 9:22 am

Bem, procurei por aqui e não encontrei algum tópico que falasse sobre esses amps americanos dos anos 60 e 70. Conferindo os equipos que o Mel Schacher, do Grand Funk Railroad, usava, me deparei com esse amp, do qual nunca tinha ouvido falar na vida. Fiz uma breve busca e descobri que ele gravou boa parte do material inicial da banda (não sei bem quais álbuns) com um desses valvulados. Alguém teria mais informações sobre essa marca?
Pra quem não sabe do que tô falando:



Obs: o som desse baixo é um "creme"! Descobri também que é um Fender JB com um cap de Gibson EB-1 no braço. Uma combinação bem interessante...
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Mensagem por Coder Ter maio 30, 2017 11:04 am

Muito bom! O timbre desse baixo está bem peidado.

Quanto ao amp, nunca ouvi falar...
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Mensagem por Claudio Mengarda Ter maio 30, 2017 11:45 am

Coder escreveu:Muito bom! O timbre desse baixo está bem peidado.

Quanto ao amp, nunca ouvi falar...
Ri Muito
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Mensagem por Claudio Mengarda Ter maio 30, 2017 11:48 am

Muito legal a primeira música, só o timbre do bass que não me agradou muito, que apesar de ser bem rock n' roll ficou um pouco estranho :s
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Mensagem por Willian Casagrande Ter maio 30, 2017 12:17 pm

^ Mas que heresia! Razz
É, é um timbre bem específico, "peidado" mesmo. Tem um som "mellow" por conta das cordas flats que o Mel usava também.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter maio 30, 2017 4:10 pm

Esse timbre não é "peidado", é distorcido...
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Mensagem por Rico Ter maio 30, 2017 4:20 pm

Vê como é o gosto de cada um... Eu acho esse timbre tudo de bom.

Até onde sei, a produção desses amps foi pequena. Me parece que era uma coisa bem de boutique mesmo... Hoje, como comparativo, você teria por exemplo a Reeves e a Black Amps na mesma onda.


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Mensagem por Willian Casagrande Ter maio 30, 2017 4:30 pm

Rico escreveu:Vê como é o gosto de cada um... Eu acho esse timbre tudo de bom.

Até onde sei, a produção desses amps foi pequena. Me parece que era uma coisa bem de boutique mesmo... Hoje, como comparativo, você teria por exemplo a Reeves e a Black Amps na mesma onda.

Valeu da contribuição, cara.
Pois é, pra mim é excelente também. Casa muito com o som, inclusive, de modo que é impensável imaginar Grand Funk sem esse baixo distorcidão. Queria ter um amp que "peidasse" assim Very Happy
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Mensagem por Rico Ter maio 30, 2017 4:59 pm

^Sim... O importante é que essa saturação mantém os graves da coisa. Diferente daquele pedalzinho de drive que faz seu baixo virar uma guitarra.

Sempre pensei em saturações onde o baixo continua sendo um baixo. A Ampeg, Fender e Marshall (em alguns amps) soava assim. Esse é o som do Rock dos 70!

Por isso mesmo nunca fui um fã incondicional do Paul Jones. Achava o som dele ao vivo bem careta.
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Mensagem por Claudio Mengarda Ter maio 30, 2017 7:02 pm

É bem rock n' roll que nem falei anteriormente, ao vivo esse grave distorcido deve bater no peito com uma força f%^$# haha


Última edição por allexcosta em Ter maio 30, 2017 7:34 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Palavreado chulo)
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Mensagem por Coder Ter maio 30, 2017 7:10 pm

Rico disse tudo! Uma boa saturação no baixo é aquela que mantém os graves e a definição...
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 9:40 am

Rico escreveu:
Por isso mesmo nunca fui um fã incondicional do Paul Jones. Achava o som dele ao vivo bem careta.

O som do John Paul Jones na maioria das músicas soa bem seco, até pelas cordas flat e pelos amps que usava. Vi tocar muito com Acoustic 360/361, aquele que parece uma geladeira azul de avó, que não tem a saturação dos valvulados, embora tenha um som mais "crunch" que eu particularmente curto também.
De resto, é isso: o som do Mel é um som rock and roll demais, específico da época. O Mel às vezes tocava com 2x15" também, às vezes duas 4x12" ou até misturava. Imagina a barulheira que era um show desses caras na frente do palco...
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 9:50 am

Na boa, nunca sequer ouvi falar.

O baixo do vídeo é mal timbrado e mal tocado.

Quem seriam "o" Paul Jones e "o" Mel?
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 9:59 am

^ John Paul Jones (Led Zeppelin) e Mel Schacher (Grand Funk Railroad).
Eu acho o baixo bem timbrado e bem tocado. Empatou! rs
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 10:37 am

^Eu também! Desempatou, rsrsrs...
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 10:53 am

Aliás William, já ouviu o som do Roger Glover no Scandinavian Nights de 72?? Marshall Major e caixas 4x15. 2 stacks se não me engano. Um dos mais incríveis sons de RK que já ouví.

Saturado, definido... 1000000% Rock'N'Roll..
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Mensagem por Coder Qua maio 31, 2017 10:57 am

Maior delicinha esse timbre! Não é mal tocado não, tio rabugento! Razz
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 11:07 am

Outro exemplo de RK com saturação maneira... Vejam Wings Over America. Showzaço e pusta som de baixo.
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Mensagem por Claudio Mengarda Qua maio 31, 2017 11:28 am

Coder escreveu:Maior delicinha esse timbre! Não é mal tocado não, tio rabugento! Razz

Tio pai não é facil haha lol!
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Mensagem por Maurício_Expressão Qua maio 31, 2017 11:40 am

Também gosto muito desse tipo de timbre e curto bastante essa banda, apesar da limitação musical. Mas o espírito rock and roll setentista é muiiito legal.
E nunca tinha ouvido falar dessa marca de ampli valvulado.
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 11:50 am

Achei um review de um modelo no Youtube. Não tá lá essas coisas porque o baixista é bem maomeno, mas dá pro gasto:


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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 1:08 pm

Coder escreveu:Maior delicinha esse timbre! Não é mal tocado não, tio rabugento! Razz

Fora do click. Você não escuta?
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 1:38 pm

Eu preciso escrever isso, mesmo sabendo que muitos vão ficar chateados...

Isso é timbre de Jennifer com Mikassim... Falando sério. Se você acostuma a ouvir isso e achar bom, toda sua referência como baixista fica equivocada.

Você se afasta do que é normal, do que é esperado de um baixista em 99.99% das gigs e seu termina ficando parecido com isso, aí você não consegue tocar com ninguém...

Se você toca pra você, com seus amigos ou é dono da banda, ignore o que escrevi, mas se você quer tocar de maneira normal e a galera te chamar de novo, fazer gig, ganhar alguma grana que seja, pare de escutar isso... Esse tipo de música é uma âncora no seu desenvolvimento.

Não tô falando pra sacanear. É um toque sério...
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 1:55 pm

Lembrei de um vídeo do Thin Lizzy com um baixo roncadão assim. Esse é um precision. Som incrível.

Tem alguns do Ten Years After em que Lyons usa algo semelhante também.

Fora isso, tem uns vídeos do Yes nos 60 e 70 com um som bem quente e interessante.

Nao sou um Jazzigo. Entendo 0 de efeitos, mas dos poucos pedais que já ouví, nenhum simula esse som por muito tempo sem detonar as frequências mais graves.

Certa vez assistí a um show do Violeta de Outono. O amp de baixo era um GK com um pedal de distorção. Era muito ruim...

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Mensagem por Coder Qua maio 31, 2017 1:59 pm

Outro timbre de baixo que eu "piro" é esse aqui:

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Mensagem por SRTO Qua maio 31, 2017 2:08 pm

allexcosta escreveu:Eu preciso escrever isso, mesmo sabendo que muitos vão ficar chateados...

Isso é timbre de Jennifer com Mikassim... Falando sério. Se você acostuma a ouvir isso e achar bom, toda sua referência como baixista fica equivocada.

Você se afasta do que é normal, do que é esperado de um baixista em 99.99% das gigs e seu termina ficando parecido com isso, aí você não consegue tocar com ninguém...

Se você toca pra você, com seus amigos ou é dono da banda, ignore o que escrevi, mas se você quer tocar de maneira normal e a galera te chamar de novo, fazer gig, ganhar alguma grana que seja, pare de escutar isso... Esse tipo de música é uma âncora no seu desenvolvimento.

Não tô falando pra sacanear. É um toque sério...
Tio, não que eu queira defender... ...até porque o audio em questão não me agrada, mas pode realmente ser um caso de gosto musical. Não algo diretamente ligado à estudo. No meu caso, que não tenho a música como fonte de renda principal, também acabo ouvindo algumas músicas que não toco - de fato é 3% do que ouço, mas... ...ouço.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 2:10 pm

^ Como eu disse, se você não quer ser baixista, mas sim tocar baixo, ignore o que eu escrevi.
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 2:13 pm

allexcosta escreveu:Eu preciso escrever isso, mesmo sabendo que muitos vão ficar chateados...

Isso é timbre de Jennifer com Mikassim... Falando sério. Se você acostuma a ouvir isso e achar bom, toda sua referência como baixista fica equivocada.

Você se afasta do que é normal, do que é esperado de um baixista em 99.99% das gigs e seu termina ficando parecido com isso, aí você não consegue tocar com ninguém...

Se você toca pra você, com seus amigos ou é dono da banda, ignore o que escrevi, mas se você quer tocar de maneira normal e a galera te chamar de novo, fazer gig, ganhar alguma grana que seja, pare de escutar isso... Esse tipo de música é uma âncora no seu desenvolvimento.

Não tô falando pra sacanear. É um toque sério...

Ok, tio. Não acho que ninguém aí desse trio é um ás no seu instrumento, mas isso não me impede de gostar do som. Tirando a parte do "ganhar alguma grana", que não tem nada a ver com qualidade e técnica musical (afinal, os próprios caras ganharam bastante, foram sucesso de público à época e tal), eu entendo que não seja lá um som tão trabalhado. E não é mesmo, e nem acho que teria que ser. É o estilo.
Sobre o som, nunca cheguei perto de um Mikassim porque sou muito novo pra isso rs. O timbre continua me agradando, e se um Jennifer soar assim, vou atrás de um.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 2:17 pm

^ O problema de gostar e continuar ouvindo é que você vai se influenciando, aí quando vai tocar procura um timbre assim, usar essas notas, com esse sotaque, etc...

Falando sério, se você chegar com essa onda numa bandinha normal qualquer, os caras não te chamam pro segundo ensaio.
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Mensagem por SRTO Qua maio 31, 2017 2:18 pm

^entendi...
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 2:25 pm

allexcosta escreveu:^ O problema de gostar e continuar ouvindo é que você vai se influenciando, aí quando vai tocar procura um timbre assim, usar essas notas, com esse sotaque, etc...

Falando sério, se você chegar com essa onda numa bandinha normal qualquer, os caras não te chamam pro segundo ensaio.

Está falando de uma banda de casamento, de baile, de carnaval, ou seja, o tipo de banda que usualmente os baixistas trampam? Pode ser. Não é o caso porque nunca vai acontecer comigo, mas pode ser.
Presumo que eu esteja no grupo que tem que ignorar o que você disse, segundo você mesmo, pra minha vida musical amadora (que é o que ela é). Então, ok.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 2:27 pm

Willian Casagrande escreveu:Está falando de uma banda de casamento, de baile, de carnaval, ou seja, o tipo de banda que usualmente os baixistas trampam? Pode ser. Não é o caso porque nunca vai acontecer comigo, mas pode ser.

Isso. Você pode ignorar sem detrimento algum à sua experiência musical. O que escrevi é pra quem quer ser baixista, tocar nas coisa...
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Mensagem por Coder Qua maio 31, 2017 2:44 pm

Acho que vou criar o "Clube do timbre xoxo"

Não somos bem vindos em terras de timbre hi-fi Crying or Very sad
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 2:47 pm

^ "Clube do timbre peidado" fica mais massa!
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Mensagem por Coder Qua maio 31, 2017 2:58 pm

^ huahuahau
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 3:07 pm

Não é questão de ser xoxo...

Isso aqui pode ser chamado de xoxo:

https://www.youtube.com/watch?v=7DulLDLzsF4

É a linguagem junto com o timbre. Queria que alguém como o joabi que é mais imparcial e não tem histórico anti-rock como eu explicasse melhor, se possível. Tipo, se ele vai gravar uma banda e o músico chega com esse som e esse sotaque...
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 3:15 pm

^A nao ser que o músico esteja pleiteando vaga numa banda de... Rock...

Cada estilo tem suas peculiaridades. Dificilmente você verá um baixista com um Fodera de 6 cordas que custa USD 500,000 e um GK 1001 tocando nos Stones, ou num revival de Led ou no próprio Grand Funk. É outra linguagem e ele não seria chamado pro segundo ensaio.

Cada parada tem suas características, gostemos ou não. Não se faz músicasó no Brasil, e nem tudo é sertanejo, pagode, axé ou gospel.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 3:22 pm

^ Como esperava, não estou sendo bem compreendido. Talvez alguém que tenha entendido possa traduzir...
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Mensagem por heenrique_bass Qua maio 31, 2017 3:25 pm

Fui obrigado a comentar algo sobre o que o Allexcosta falou sobre,

Sei que você tem muito conhecimento sobre, mas creio que mesmo que as pessoas busquem ser baixista, e não simplesmente tocar baixo, tem que tentar se ampliar para o máximo possível de estilos musicais, e outra, essa coisa de generalizar apenas um timbre e tal, não cai pra mim, cada um tem que buscar o que lhe agrada, se você está feliz tirando um baita som com tal equipamento (seja ele famoso ou não). Um exemplo que dou, odeio a técnica de slap no baixo, mas admiro quem saiba tocar e nem por isso vou sair julgando.

de novo,

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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 3:38 pm

allexcosta escreveu:^ Como esperava, não estou sendo bem compreendido. Talvez alguém que tenha entendido possa traduzir...

Está traduzido. Aliás, há anos...

Você não gostade Rock, por isso não conhece as peculiaridades do estilo. Acha que ninguém que toque e ouça Rock estaria habilitado a tocar nos trampos que você tocou, o que provavelmente é verdade...

A única questão que precisa ficar explícita, é que existem pessoas que torcem o nariz para aquilo que você tocou, da mesma forma que você torce o nariz para o Rock.

Para nós, o trampo de músico de estúdio no Brasil, tocando ritmo de rádio, não é algo desejável. Simples assim.

Só discordo de você quando você diz que não somos baixistas, mas pejorativamente, tocadores de baixo. Preconceito isso...

Ainda assim, respeito sua opinião, mas já parei...Isso é mais do mesmo e enche o saco...
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 3:42 pm

allexcosta escreveu:^ Como esperava, não estou sendo bem compreendido. Talvez alguém que tenha entendido possa traduzir...

A questão, Allex, é que você chegou falando que quem quisesse tocar bem baixo, ser um baixistão e tal, não tinha que ouvir e nem gostar do som. Aí, emendou que não tinha como tocar numa banda com esse sotaque e com esse timbre, no caso, numa "banda normal" que os baixistas geralmente tocam (baile, casamento, whatever). Sendo que, quando eu criei o tópico, estava falando do timbre que eu curtia e do amp. Nem passava pela minha cabeça que eu ia discutir isso, já que nem tinha a intenção. Mas, o fórum é pra isso, pra debate, então não tem problema nenhum.
Quem levantou essa bola, sabe lá de onde, foi você, e a maioria concordou com o que cê disse, porque é outro tipo de som mesmo. O Rico concordou e cê disse que ele não concordou, não sei porquê. Ele disse o inverso, que completa o que cê falou: que, nesse estilo de rock, alguém que toque assim está dentro. Pra tocar outras coisas, não.
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Mensagem por heenrique_bass Qua maio 31, 2017 3:46 pm

o Allexcosta precisa ver os videos do Lisciel Franco, um baita produtor musical, o cara inspira a essência. Recomendo para todos na real
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 4:06 pm

Se o que eu quis dizer pode ser entendido (nem sei se pode), terá que ser traduzido por alguém que não chega num tópico desses com o véu do preconceito que eu supostamente tenho. E não tenho...

O negócio do baixista e do cara que toca baixo é assim:

Fim de ano nego precisa montar uma banda pra tocar música de natal pagando 500 conto por show, aí alguém indica um baixista que chega na gig e toca as músicas de natal, normal e tal.

O cara que toca baixo você não confia de indicar. Às vezes você até fala "conheço um cara, mas ele só toca com os amigos e só o que ele gosta" e sabe-se que não vai funcionar pra viajar no dia seguinte sem ensaio.

E uma expressão não traz demérito algum em relação à outra, poderia muito bem chamar o primeiro de cara que toca e o segundo de baixista. Foi só a escolha de palavras que fiz na hora...

Jamais eu escolheria encher o saco de vocês e o meu também de tanto tentar explicar um negócio se eu não achasse que é um toque que vale a pena ser dado, mesmo que já saiba de antemão que será mal interpretado.

Nem tudo a gente pode justificar como gosto. Tem coisa que é mal feita, mal executada, mal tocada, com som ruim... E no rock tem muita coisa boa...
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Mensagem por Willian Casagrande Qua maio 31, 2017 4:53 pm

allexcosta escreveu:Se o que eu quis dizer pode ser entendido (nem sei se pode), terá que ser traduzido por alguém que não chega num tópico desses com o véu do preconceito que eu supostamente tenho. E não tenho...

O negócio do baixista e do cara que toca baixo é assim:

Fim de ano nego precisa montar uma banda pra tocar música de natal pagando 500 conto por show, aí alguém indica um baixista que chega na gig e toca as músicas de natal, normal e tal.

O cara que toca baixo você não confia de indicar. Às vezes você até fala "conheço um cara, mas ele só toca com os amigos e só o que ele gosta" e sabe-se que não vai funcionar pra viajar no dia seguinte sem ensaio.

E uma expressão não traz demérito algum em relação à outra, poderia muito bem chamar o primeiro de cara que toca e o segundo de baixista. Foi só a escolha de palavras que fiz na hora...

Jamais eu escolheria encher o saco de vocês e o meu também de tanto tentar explicar um negócio se eu não achasse que é um toque que vale a pena ser dado, mesmo que já saiba de antemão que será mal interpretado.

Nem tudo a gente pode justificar como gosto. Tem coisa que é mal feita, mal executada, mal tocada, com som ruim... E no rock tem muita coisa boa...

Tá, então cê acha ruim, mal tocado etc. e que devemos nos balizar em outras coisas como influência. Tá registrada sua crítica.
O Mel Schacher não é, sei lá, o Geddy Lee (falando de alguém que está mais ou menos no mesmo estilo) e eu sei disso. É um som básico e os caras tocam isso aí mesmo. A crítica especializada, revistas e tal, dizia que eles eram ruins, sem técnica. Não acho que sejam catastróficos assim, só que têm suas limitações, visivelmente, como o Expressão comentou.
Essa questão de "baixista" e "tocador de baixo" não é só uma questão de escolha de palavras. Você sabia bem o que queria quando escreveu, e assumir isso não tem nada demais. De resto, não sou profissional mesmo, toco pouco e só o que gosto, com meu grupo de colegas/amigos. Tem lugar pra todo mundo nesse pedaço de rocha que roda ao redor do Sol.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 5:14 pm

Willian Casagrande escreveu:Essa questão de "baixista" e "tocador de baixo" não é só uma questão de escolha de palavras. Você sabia bem o que queria quando escreveu, e assumir isso não tem nada demais.

Eu assumi e não me arrependo do que escrevi, mas, não obstante, foi uma escolha de palavras minha.

Tem o cara que você liga pra praticamente qualquer situação e tem o cara que você não liga. E se o baixista iniciante quer ser o primeiro cara, ficar ouvindo e tocando esse tipo de música atrasa o caminho. Isso é a minha opinião.
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 5:26 pm

^Também acho que a expressão foi propositadamente escolhida, mas tudo bem... Só achismo.

O que eu tenho certeza porém, é que se tivesse lá o mesmo caché de 500 contos pra fazer uma festa de classic rock, independente de quão bom fosse o baixista, se ele não conhecesse as músicas, não conseguiria tocá-las sem ensaio de uma hora pra outra...
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 5:54 pm

Rico escreveu:O que eu tenho certeza porém, é que se tivesse lá o mesmo caché de 500 contos pra fazer uma festa de classic rock, independente de quão bom fosse o baixista, se ele não conhecesse as músicas, não conseguiria tocá-las sem ensaio de uma hora pra outra...

Entre cifras e pequenos bits de partitura, era pra conseguir...

Já vi trompetista chegar na hora do show pra tocar um repertório todo desconhecido dele e não errar uma nota sequer. E foi show do Tito Puente. Fiz show com Carla Visi em Boston em que o ensaio foi só a passagem de som e anotando as entradas em um guardanapo. De 20 músicas eu conhecia 2...

Por incrível que pareça, isso é o normal.
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 6:08 pm

É mas tem o sotaque e a voz, que nao estão lá nas partituras. Eu também as leio.

Nao rola assim, senão o Real Book ninguém ensaiava.

Você toca bem de uma hora pra outra o que já ta careca de saber. O que não sabe, tem de treinar.
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Mensagem por allexcosta Qua maio 31, 2017 6:12 pm

Rico escreveu:Você toca bem de uma hora pra outra o que já ta careca de saber. O que não sabe, tem de treinar.

Se tu tá dizendo...

Tem um tópico lá em miscelânea dos aniversários do Martin Cohen. Nego chega e toca, te garanto...
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Mensagem por Rico Qua maio 31, 2017 6:21 pm

Mantenho minha opinião. Conheço muitos professores de música. Tecladistas, bateristas, guitarristas... O que digo é comum.

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