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Mensagem por Poibass Ter Mar 28, 2017 11:29 pm

Eae pessoal, beleza?

Passei um tempo pesquisando amplificadores pra comprar, e como todo estúdio que vou tem sempre um Hartke, comprei um HA 3500, por estar acostumado com o timbre já, mas ainda tenho uma dúvida, eu sei que ele tem o pré valvulado, e que o knob Tube trabalha isso, mas o que mudaria de significativo no timbre isso? E o knob Solid State, serve pra que? Enfim, qual a diferença entre Tube e Solid State e pra que servem eles?
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 29, 2017 12:44 am

É mais marketing.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Mar 29, 2017 6:25 am

Para muito barulho por nada....
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Mensagem por Rico Qua Mar 29, 2017 8:38 am

Esse botão é só um efeito (na minha opinião, ruim), que em NADA se assemelha a um pré tube (tô nem falando de saída, porque aí seria sacanagem) de verdade.

Sempre desligo esse troço (junto com o equalizador) quando vejo um em estúdio.
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 29, 2017 8:53 am

Na minha terra isso chama "agatchumitchu".

Mas vou ensinar um método milenar para descobrir a diferença entre os timbres tube e solid desses Hartke. Isso é um segredo nunca antes revelado.

Zere um e levante o outro. Toque. Escute.

Agora zere o outro e levante o um. Toque. Escute.

Tendeu?
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Mensagem por gsfteodoro Qua Mar 29, 2017 9:20 am

^
point

Que eu me lembre....

O Solid State trás um som mais grave, poderia se dizer, mais cheio.
O Tube trás um som com mais médio agudo / agudo.

Quanto uso hartke, fazia um mescladim que ficava bão.

Fonte: Minha percepção mesmo.

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Mensagem por SILVIAO Qua Mar 29, 2017 10:40 am

O tube tem um leve scoop de medios,enquanto o solid lembra um GK manso,isso ,aos meus ouvidos.Nunca uso eles flat,sempre abaixo de 50 %,e abro mais o volume ,assim o preamp tende a enviar menos ruído,porém faço isso com qualquer ampli que tenha os volumes de preamp e poweramp separados.
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Mensagem por Poibass Qua Mar 29, 2017 10:44 am

allexcosta escreveu:Na minha terra isso chama "agatchumitchu".

Mas vou ensinar um método milenar para descobrir a diferença entre os timbres tube e solid desses Hartke. Isso é um segredo nunca antes revelado.

Zere um e levante o outro. Toque. Escute.

Agora zere o outro e levante o um. Toque. Escute.

Tendeu?

Faz uns anos que acompanho o fórum, e quando decidi escrever isso aqui eu pensei, "uns vão me responder, e tenho quase certeza que o Allexcosta vai me dar patada", acertei kkkkk  cheers  Mas enfim, eu já fiz isso, a questão é que eu queria saber oque isso mudaria em um amplificador, mesmo que não seja o Hartke, o que mudaria em um amplificador o pré ser valvulado, e pra que serviria em um amplificador o Solid State. Procurei aqui no fórum sobre isso e não achei, creio que mais pessoas têm essa dúvida, se caso já tem, só me direcionarem!
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Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 29, 2017 10:50 am

Cara tenho um HA2500 e a diferença que os knobs proporcionam é grande. Não significa que o som do knob será igual a de um amp valvulado e de outro lado igualmente. Porém é um timbre diferente que te possibilita balancear e escolher o que mais te agrada.
Eu utilizo o knob tube no 7 e o knob SS no 3, o som me agrada bastante.
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Mensagem por Willian Casagrande Qua Mar 29, 2017 10:53 am

Botei "agatchumitchu" no Google e só achei citações suas, Allex. Você criou um verbete, tio? Laughing
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 29, 2017 11:30 am

Poibass escreveu:Faz uns anos que acompanho o fórum, e quando decidi escrever isso aqui eu pensei, "uns vão me responder, e tenho quase certeza que o Allexcosta vai me dar patada", acertei kkkkk  cheers  Mas enfim, eu já fiz isso, a questão é que eu queria saber oque isso mudaria em um amplificador, mesmo que não seja o Hartke, o que mudaria em um amplificador o pré ser valvulado, e pra que serviria em um amplificador o Solid State. Procurei aqui no fórum sobre isso e não achei, creio que mais pessoas têm essa dúvida, se caso já tem, só me direcionarem!

Eu aqui compartilhando um método antigo só conhecido pelas civilizações aborígenes da região do lago Toba e tu chamando de patada?  Laughing

Mas falando sério. São dois circuitinhos de pré e um deles acho até que tem uma 12ax7. Não é certeza porque nunca vi um aberto, mas abre aí e conta pra nós. Na prática nego deixa os dois no meio, ou um pouquinho pra lá com baixo frio e um pouquinho pra cá com baixo quente. Não sei se são opamps ou topologias diferentes, além da mini válvula.  

Willian Casagrande escreveu:Botei "agatchumitchu" no Google e só achei citações suas, Allex. Você criou um verbete, tio?  Laughing

Criei não. Tentando explicar.

Existem dois tipos de gíria local né? Aquela mainstream que sai na novela da Globo tipo "oxente" e aquelas só conhecidas pelos locais, nesse caso de bairros específicos.

Então, em Salvador, principalmente anos atrás, havia uma gíria comum que o Juninho pode confirmar. Era "agá". É o equivalente ao "caô" de vocês Paulistas e afins.

Então, nego chegava com conversa mole, história mal contada, essa pessoa tava cheia de "agá".

Pois que Salvador é uma cidade turística que recebe muita gente da Europa e tal. Europeu é muito esperto e sempre tenta conseguir uma vantagem, comprar mais barato, dar uns pega nas neguinha do Pelourinho, etc...

E uma frase comum em inglês é o tal do "nice to meet you", que os gringos falavam e tal.

Mas aí não sei por que cargas d'água, pessoal começou a falar que o cara tava de "agá too meet you", que definia um gringo cheio de prosopopéia. Isso é meio anos 80.

Aí ficou "agatchumitchu".

Para situar um pouco, sou nascido e criado nos Barris, região central bem perto do Pelourinho, da Barra, etc. Coloca no mapa aí. Essas regiões pululam com esses turistas que ficam em Hostel e querem pagar 1 Real num baseado ou 10 conto pelos carinhos de uma profissional do amor local.

Então, vai ver você conversa com um cara da Pituba e ele não conhece essa expressão.

Existe uma variante que é "agameron" e significa a mesma coisa mas cuja origem eu desconheço.

Sei várias dessas que só sabe quem anda em periferia desde criança. Comecei a tocar profissionalmente aos 13 e os ensaios eram em bairros onde puliça não entrava. Mas te garanto que essa é uma gíria original que você não acha no dicionário de baianês.
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Mensagem por Willian Casagrande Qua Mar 29, 2017 11:35 am

^ Ah, entendi. É o famoso "migué", então.
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Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 29, 2017 3:08 pm

Alex, podemos dizer que é uma "Baianagem"? lol!
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Mensagem por allexcosta Qua Mar 29, 2017 3:27 pm

Claudio Mengarda escreveu:Alex, podemos dizer que é uma "Baianagem"?

Não sei. Na verdade algo que você poderia chamar de baianagem lá é só algo, assim como comida baiana na Bahia é só comida.
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Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 29, 2017 4:52 pm

xD
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Mensagem por afonsodecampos Qua Mar 29, 2017 8:12 pm

allexcosta escreveu:Então, em Salvador, principalmente anos atrás, havia uma gíria comum que o Juninho pode confirmar. Era "agá". É o equivalente ao "caô" de vocês Paulistas e afins.

Então, nego chegava com conversa mole, história mal contada, essa pessoa tava cheia de "agá".

Aqui em Belém também se usa o "agá" até hoje, talvez com uma conotação um pouco diferente mas nem tanto. "Agá" seria o o ato de "enfeitar o pavão", "querer aparecer". Ex: Esse cara fez o maior agá com o baixo de oito cordas e na hora de tocar só usou duas".
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Mensagem por SILVIAO Qua Mar 29, 2017 10:16 pm

Os HA 2000,3500,5000,5500 e 7000 possuem uma valvula no preamp TUBE.
O HA 2500 não ,apenas um circuito que simula valvula.
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Mensagem por Claudio Mengarda Qui Mar 30, 2017 10:40 am

SILVIAO escreveu:Os HA 2000,3500,5000,5500 e 7000 possuem uma valvula no preamp TUBE.
O HA 2500 não ,apenas um circuito que simula valvula.

^Não sabia dessa Silvião, mas na verdade o que importa é o som, do que adianta ter uma valvula se você não curte o som do amp? A simulação de tube e SS desses amps são bem legais e a gama de timbres é grande.
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 30, 2017 11:08 am

Todos os HA são bons, falando sério.

Mas esquece esse negócio de válvula. Isso é bobagem.

E eu prefiro eles com o eq desligado. Vai de gosto também.

Essa série não precisa provar mais nada. Décadas servindo bem baixistas mundo afora. Agora, se o cara não gosta, não gosta.
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Mensagem por fheliojr Qui Mar 30, 2017 8:26 pm

em regra, não gosto destes equipamentos "híbridos".
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Mensagem por Claudio Mengarda Qui Mar 30, 2017 10:46 pm

allexcosta escreveu:Todos os HA são bons, falando sério.

Mas esquece esse negócio de válvula. Isso é bobagem.

E eu prefiro eles com o eq desligado. Vai de gosto também.

Essa série não precisa provar mais nada. Décadas servindo bem baixistas mundo afora. Agora, se o cara não gosta, não gosta.

No meu baixolão o eq desligado soa maravilhosamente, mas no SJB75 SX o som fica muito opaco, bem grave e sem definição, tenho consciência que o que mais interfere nisto é a caixa, que por sinal não ajuda muito (meteoro) haha, mas ta la firme e forte aguentando o tranco. O jeito neste caso é dar uma calibrada no gráfico pra ajeitar a gosto
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Mensagem por allexcosta Qui Mar 30, 2017 11:01 pm

^ É isso aí. O equipamento tá lá pra ser usado caso você assim prefira.
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Mensagem por SILVIAO Sex Mar 31, 2017 10:09 am

allexcosta escreveu:Todos os HA são bons, falando sério.

Mas esquece esse negócio de válvula. Isso é bobagem.

E eu prefiro eles com o eq desligado. Vai de gosto também.

Essa série não precisa provar mais nada. Décadas servindo bem baixistas mundo afora. Agora, se o cara não gosta, não gosta.

^ 2
E dos amplificadores mais conceituados,costumam ser os mais ace$$iveis e de maior disponibilidade,desde metropoles ate inferninhos,voce encontra um Hartke .
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Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Sex Mar 31, 2017 1:17 pm

Dúvida de "noob" - e se eu pegar um hartke, pular o pre dele e jogar direto no meu preamp... dá boa?
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Mensagem por Raul S. Sex Mar 31, 2017 1:47 pm

pra pular o pre do cabeçote, você teria que ligar teu preamp no Effect Return, e pelo que entendi do diagrama, o eq e o contour são independentes, então deve dar para abilitar/desabilitar eles individualmente, mas o compressor não.

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Mensagem por Marcos Caio C. Gomes Sex Mar 31, 2017 3:25 pm

Entendi. Mas no caso de eu pegar o P10 que vai do falante para o cabeçote e jogar direto no preamp. Isso pode danificar o equipamento?
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Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 31, 2017 4:01 pm

Com certeza vai danificar! O sinal que vai para o falante vem excessivamente potente, mesmo ligando na entrada do pós do segundo amp já não seria nada aconselhável, dirá no pré. Você deve pegar no máximo a saída de linha.

Raul, aquele potenciômetro entre o send e o return é um blend? caso ligar no return não seria aconselhável impedir o retorno do sinal deste jogando o balanço a favor do effect send?
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Mensagem por Raul S. Sex Mar 31, 2017 4:01 pm

caixa no preamp = sem som
cabeçote no preamp = preamp torrado, peso de papel

CUIDADO: SAÍDA DE CAIXA SÓ SERVE PARA CAIXAS!!!

você pode ligar o preamp no "active input" (em conjunto com o pre do cabeçote) ou no "effect return" (contornando o pre do cabeçote).


Última edição por Raul S. em Sex Mar 31, 2017 4:15 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Raul S. Sex Mar 31, 2017 4:13 pm

arturbmallmann escreveu:Raul, aquele potenciômetro entre o send e o return é um blend? caso ligar no return não seria aconselhável impedir o retorno do sinal deste jogando o balanço a favor do effect send?
se não for usar o input, é melhor jogar tudo em "return", porque não sei se deixando no meio ele atenua.

esse knob controla o nível do sinal que o amplificador vai levar para as caixas; se deixar todo em "send", ele vai tocar apenas o que estiver no input (dry) e ignorar o que estiver vindo do return (wet), se deixar todo em "return", ele vai tocar só o que estiver em return.
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Mensagem por arturbmallmann Sex Mar 31, 2017 4:36 pm

bem oque pensei.
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Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Abr 01, 2017 1:06 am

Marcos Caio C. Gomes escreveu:Dúvida de "noob" - e se eu pegar um hartke, pular o pre dele e jogar direto no meu preamp... dá boa?

Por que cortar o pré do Hartke? O som que vem dali é fodastico
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Abr 01, 2017 4:05 pm

Eu gosto desse HA3500, quase sempre consigo tirar um som legal dele. Uso o método aborígene que o Allex desenterrou, deixo tudo flat e vou mesclando os ganhos desses prés. Depois mexo no crossover caso sinta o som meio "boomy", sem muita definição (o set de caixas lá é o "padrão" 4x10 + 1x15), e depois termino no pré do baixo mesmo. O resto dos knobs eu deixo no meio.
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Mensagem por Claudio Mengarda Sáb Abr 01, 2017 7:53 pm

^ Em equipamento que não são seus e em lugares desconhecidos esse é o melhor jeito de deixar o som "do txipo"
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Mensagem por arturbmallmann Sáb Abr 01, 2017 10:49 pm

Crossover em alguns casos é um inferno... toquei dias atrás em um conjunto que simplesmente não saiu nada que prestasse, e a culpa quase não pode ser do gk 800rb que estava lá, acho que as caixas estavam mal casadas.
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Mensagem por allexcosta Sáb Abr 01, 2017 11:47 pm

Nunca usei o 800rb cortado. Já brinquei em casa mas o resultado em full range sempre é melhor.
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Mensagem por Breno_Barnabe Dom Abr 02, 2017 9:28 am

gsfteodoro escreveu:
O Solid State trás um som mais grave, poderia se dizer, mais cheio.
O Tube trás um som com mais médio agudo / agudo.

Quanto uso hartke, fazia um mescladim que ficava bão.

Fonte: Minha percepção mesmo.
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Mensagem por Edu Qua Abr 05, 2017 4:13 pm

pessoal, não entendo muito do assunto, me corrijam se eu estiver errado

pq dizem que válvula no pré não importa?
a diferença sonora de um pré de microfone geralmente é na ênfase em determinado harmônico, ou seja, é mínima, do mais caro ao mais barato a diferença é mínima, seja ele valvulado ou transistorizado, mas especificamente nos valvulados a mudança de válvula causa certa diferença sonora, pouca, mas causa, as vezes maior do que a diferença de um pré pra outro pré

já nos pré amplificadores de baixo a diferença costuma ser maior. No caso dos Hartke HA a diferença é muito nítida entre o pré solid state e o valvulado, até mesmo entre o solid state e o simulador de válvula no caso do HA2500

vejamos, a grande maioria dos pré amplificadores costuma utilizar 1 válvula nesse estágio. As outras válvulas geralmente são utilizadas em cascata pra saturar o sinal ou pra mais de um canal em amplificadores de guitarra, ou ainda pra reverb e por aí vai, então, pq vocês falam que tanto faz a válvula no pré?
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 05, 2017 4:26 pm

Edu escreveu:pq vocês falam que tanto faz a válvula no pré?

Porque nessa faixa de preço a válvula só existe como marketing. Não é um projeto que conta com a válvula pra fazer diferença real no sinal.

A diferença de som dos pres desses Hartke existe porque os pres são diferentes, tanto que tal diferença é nítida também no 2500, que não tem válvula.

Esses prés não são valvulados, eles simplesmente possuem uma válvula.
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Mensagem por arturbmallmann Qua Abr 05, 2017 4:38 pm

allexcosta escreveu:Nunca usei o 800rb cortado. Já brinquei em casa mas o resultado em full range sempre é melhor.

Pior que o set não sendo seu é um inferno achar o ponto ideal em um curto espaço de tempo. Sempre matava uma boa faixa de frequências para cima ou para baixo... isto ferra com a dinâmica do som que ouvimos e torna completamente desconfortável tocar. No geral em full range sempre é mais tranquilo.
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 05, 2017 5:30 pm

^ Com o 800 é praticamente instantâneo.

Como disse, use em full range. Todos os botões de contour desengajados e eq tudo no meio.

99% dos palcos eles estarão assim, exceto o mid scoop que nego tem mania de apertar.

Pra sim sempre foi plugar, apertar o mid e dar volume. Não leva 10 segundos.

Sozinho você vai achar muito médio. Quando a banda começar será perfeito.
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Mensagem por Edu Qua Abr 05, 2017 7:31 pm

allexcosta escreveu:
Edu escreveu:pq vocês falam que tanto faz a válvula no pré?

Porque nessa faixa de preço a válvula só existe como marketing. Não é um projeto que conta com a válvula pra fazer diferença real no sinal.

A diferença de som dos pres desses Hartke existe porque os pres são diferentes, tanto que tal diferença é nítida também no 2500, que não tem válvula.

Esses prés não são valvulados, eles simplesmente possuem uma válvula.

Concordo que a diferença entre os pré amp da Hartke se dá mais pela topologia, mas há vários vídeos demonstrando o quanto uma simples troca de válvula faz diferença no som, sendo que a maioria das válvulas no estágio de pré amplificação é uma só e várias em cascata quando o objetivo é saturação ou outras coisas a mais, porém, apenas pra pré amplificar o sinal, 1 só serve, por isso ainda vejo sentido nessas válvulas
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 05, 2017 8:19 pm

Edu escreveu:
allexcosta escreveu:
Edu escreveu:pq vocês falam que tanto faz a válvula no pré?

Porque nessa faixa de preço a válvula só existe como marketing. Não é um projeto que conta com a válvula pra fazer diferença real no sinal.

A diferença de som dos pres desses Hartke existe porque os pres são diferentes, tanto que tal diferença é nítida também no 2500, que não tem válvula.

Esses prés não são valvulados, eles simplesmente possuem uma válvula.

Concordo que a diferença entre os pré amp da Hartke se dá mais pela topologia, mas há vários vídeos demonstrando o quanto uma simples troca de válvula faz diferença no som, sendo que a maioria das válvulas no estágio de pré amplificação é uma só e várias em cascata quando o objetivo é saturação ou outras coisas a mais, porém, apenas pra pré amplificar o sinal, 1 só serve, por isso ainda vejo sentido nessas válvulas
Faz diferença em um amp realmente valvulado, e não nesse negócio de "pré valvulado"...
Uma válvula 12AX7 trabalha com uma tensão de placa de 200 à 300 volts (em um pré amp de amplificador valvulado normal). Ou seja, como é que vc vai alimentar essa válvula com essa voltagem e depois reduzir a voltagem do mesmo circuito para que não torre os componentes restantes? Ou seja: válvulas nesses prés valvulados são enganação. As válvulas trabalham com altas voltagens e baixas correntes. Os transistores ao contrário, baixas voltagens e correntes altas.
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Mensagem por Tonante Qua Abr 05, 2017 8:24 pm

allexcosta escreveu:^
Sozinho você vai achar muito médio. Quando a banda começar será perfeito.

Falou tudo!
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Mensagem por allexcosta Qua Abr 05, 2017 8:46 pm

Edu escreveu:Concordo que a diferença entre os pré amp da Hartke se dá mais pela topologia, mas há vários vídeos demonstrando o quanto uma simples troca de válvula faz diferença no som, sendo que a maioria das válvulas no estágio de pré amplificação é uma só e várias em cascata quando o objetivo é saturação ou outras coisas a mais, porém, apenas pra pré amplificar o sinal, 1 só serve, por isso ainda vejo sentido nessas válvulas

1 só serve pra quê?

Pra simular o timbre de um all-tube? Não, não serve. O som muda porque queira ou não o sinal está passando pela válvula, que está recebendo muito menos tensão do que receberia se estivesse no seu ambiente.

Nenhum amp com pré valvulado chega próximo em timbre dos melhores SS, tampouco dos all-tube. Tem até uns prés caros que conseguem mandar boa tensão pras válvulas, mas aí é outra coisa. Os baratos fazem como a Behringer, colocam um led laranja atrás da 12ax7.
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Mensagem por Edu Qui Abr 06, 2017 6:42 am

obrigado pelas explicações Allex e Bertola. Nunca acreditei que uma válvula no pré faria o timbre chegar próximo dos all-tube, porém é audível a diferença sonora na troca de válvula em pré amplificadores (mesmo trabalhando aquém da capacidade de voltagem, ou seja, mesmo sem o efeito de saturação atingida nos all-tube), o que a torna um componente interessante de manipular.

Em pedais de drive, onde a saturação é desejada, a válvula no pré (desses pedais) parece dar uma cor a mais também e algumas marcas na dinâmica, mais audível do que num pré "limpo"
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Mensagem por allexcosta Qui Abr 06, 2017 8:48 am

^ Assim... A válvula participa do circuito e trocá-la mudará algo. Ela só não faz o que eles dizem que faz.
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Mensagem por Edu Sex Abr 07, 2017 10:53 am

pois é cara, eu concordo com o raciocínio de vocês e vou fazer uma pergunta um tanto ingênua. Por quê fazem tantos pré amplificadores mundo a fora com válvula?
Ok, eles não irão soar como um amplificador de guitarra com aquela cascata de válvula na potência, mas será que nem uma cosquinha elas fazem? Não posso acreditar que os caras façam um "agatumitchu" pro mundo todo kkkk
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Mensagem por allexcosta Sex Abr 07, 2017 11:29 am

^ A palavra válvula vende. É só isso.

Existem projetos de prés valvulados que fazem sentido, mas é outra faixa de preço.
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Mensagem por arturbmallmann Sex Abr 07, 2017 11:46 am

allexcosta escreveu:^ A palavra válvula vende. É só isso.

Exato. Vende bem e caro!
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Mensagem por joabi Sex Abr 07, 2017 10:06 pm


Aquele maravilhoso som de válvulas que muita gente idealiza, vem, na verdade, de bons transformadores, uma coisa que os baixistas geralmente não dão muita atenção.



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