Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

+2
joabi
Coder
6 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Convidado Ter Jun 14, 2016 3:03 pm

Pessoal,ando tendo umas dúvidas enquanto a meu baixo. Noto nele duas coisas que me incomodam. A primeira é sobre o ruído dos captadores JJ (mesmo já estando tudo blindado). Não sei dizer se é normal do modelo dos caps ou se nesse baixo em questão o ruído ta maior e incomum,pois eu nunca tive Jazz Bass passivo anteriormente (só ativo).

A segunda é sobre qual circuito ativo comprar para meu baixo,pois além da questão do ruído,sinto falta de ganho de graves e agudos nele - além de uma quantidade de médio que me incomoda muito - (baixos passivos de preço acessível geralmente vem com um som meio "magro" por conta de vários motivos que vocês sabem melhor do que eu...). O som dele é muito legal,mas sinto falta de grave (sobretudo).

Daí me vem essas perguntas:

1) Qual é o circuito do Squier JB Deluxe Active? Já tive esse baixo e me amarrava muito no som! Posso encontrar esse pré à venda? Onde?

2)Com um circuito ativo,o ruído some de vez ou diminui consideravelmente?

3) Não entendo muito de frequências (e menos ainda de eletrônica). Gostaria de saber se esse circuito aqui fornece um bom "boost" de graves e se tem agudos bem "brilhantes".


"01 - POTENCIOMETRO GRAVE +/-12dB em 85 Hz
01 - POTENCIOMETRO MEDIO +/-12dB em 800 Hz


01 - POTENCIOMETRO AGUDO +/-12dB em 7 KHz"


4) Gostaria de saber se há mais alguma opção de bom custo benefício além desse circuito Condor acima e do Sonorus (caso não seja possível encontrar o do Squier ou seja caro).


Grato desde já. Desculpa se não fui muito claro   Rolling Eyes

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Coder Qua Jun 15, 2016 12:02 pm

Todo captador passivo single coil tem ruído...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Convidado Qua Jun 15, 2016 3:21 pm

^Sim Coder. Eu ouço muito isso. Mas o meu ta excessivo mesmo,fora do comum. O Luthier avaliou e não achou nada de anormal :/

Com um circuito ativo,esse ruído acaba ou pelo menos diminui bastante?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Coder Qua Jun 15, 2016 8:12 pm

^ Max, pode até melhorar, mas não resolve não...

Já parou para analisar se o problema é realmente no baixo? Muitas vezes uma tomada mal aterrada, um cabo velho ou o próprio fio terra oxidado (aquele que está ligado entre o pot e a ponte) pode ser os grandes causadores de ruídos...

Também não custa nada verificar a ligação dos captadores, potenciômetros e jack. Veja se tudo está aterrado. Se for um circuito JJ comum, pode se basear nesse esquema.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por joabi Qua Jun 15, 2016 8:42 pm


Com um circuito ativo a tendência é piorar o ruído.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por allexcosta Qua Jun 15, 2016 9:22 pm

Com tudo em 100% era pra parar o ruído.

Tem gente que não se adapta a captação single-coil. Acontece. Arruma uns EMG e fica tudo quieto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por joabi Qua Jun 15, 2016 10:34 pm


Antes de mais nada, tente fazer o tipo de blindagem que o JAZZigo fez aqui:

https://www.contrabaixobr.com/t16463-captacao-de-jazz-bass-sem-ruido-dicas#756043

Blindagem das bobinas e troca do fio original por cabos coaxiais blindados. Aliás, o tópico todo trata exatamente do que você quer saber.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por cardozo Qui Jun 16, 2016 6:25 am

Vou pela dica do Coder. Analisaria primeiro todos os pontos citados;

"Ativar" um baixo não o deixará necessariamente mais silencioso, ainda mais se utilizar os mesmos captadores de quando era passivo e não verificar os pontos já citados;

Há uma confusão sobre o circuito ativo: Ele não melhora ou piora o som de um instrumento. O que ele faz, em alguns casos, é "colorir" o som original dos captadores e te dar a opção de modificar a tonalidade do instrumento "on the fly".
Se você gosta do som dos captadores ligados de forma passiva, deixe como está.

Tudo é uma questão de gosto e, como já disse algumas vezes, circuito ativo, para mim, é um complicador desnecessário.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jun 16, 2016 9:45 am

cardozo escreveu:Vou pela dica do Coder. Analisaria primeiro todos os pontos citados;

"Ativar" um baixo não o deixará necessariamente mais silencioso, ainda mais se utilizar os mesmos captadores de quando era passivo e não verificar os pontos já citados;

Há uma confusão sobre o circuito ativo: Ele não melhora ou piora o som de um instrumento. O que ele faz, em alguns casos, é "colorir" o som original dos captadores e te dar a opção de modificar a tonalidade do instrumento "on the fly".
Se você gosta do som dos captadores ligados de forma passiva, deixe como está.

Tudo é uma questão de gosto e, como já disse algumas vezes, circuito ativo, para mim, é um complicador desnecessário.

(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Jun 16, 2016 9:56 am

Max, qual o valor dos potenciômetros que estão no seu baixo? Já vi casos de Jazz Basses que estavam com potenciômetros de 500K que apresentavam um ruído fora do comum mesmo blindados,além de agudos e médios exagerados. Não seria esse o caso? Tenta dar uma geral na ligação também, aterramento, essas coisas. Uma revisão geral costuma ajudar.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9102
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Convidado Qui Jun 16, 2016 2:02 pm

Coder escreveu:Já parou para analisar se o problema é realmente no baixo? Muitas vezes uma tomada mal aterrada, um cabo velho ou o próprio fio terra oxidado (aquele que está ligado entre o pot e a ponte) pode ser os grandes causadores de ruídos...
Também não custa nada verificar a ligação dos captadores, potenciômetros e jack. Veja se tudo está aterrado. Se for um circuito JJ comum, pode se basear nesse esquema.
Fio terra oxidado seria quase impossível,visto que ele tem apenas 7 meses de uso...

Sobre o resto,não sei dizer realmente o que o luthier verificou,mas ele não encontrou nada de incomum no baixo e disse que qualquer coisa que eu fizesse,não adiantaria :/

Mas vou entrar em contato com ele novamente. Valeu pela força! Smile

Joabi

Vou dar uma olhada nesse tópico,brother. Parece muito bom! Smile

Cardozo escreveu:Há uma confusão sobre o circuito ativo: Ele não melhora ou piora o som de um instrumento. O que ele faz, em alguns casos, é "colorir" o som original dos captadores e te dar a opção de modificar a tonalidade do instrumento "on the fly".
Se você gosta do som dos captadores ligados de forma passiva, deixe como está.
Gosto da equalização dos circuitos ativos Laughing

No caso do sistema passivo,fico a mercê apenas do que o circuito passivo e os caps podem oferecer,e no caso do meu baixo,não acho isso agradável pois sinto falta do "gravão" e dos agudos mais "brilhantes".

Gosto de poder mexer nas frequências e encontrar o timbre ideal pra cada música/estilo Smile

predrohenrique.astronauta escreveu:Max, qual o valor dos potenciômetros que estão no seu baixo? Já vi casos de Jazz Basses que estavam com potenciômetros de 500K que apresentavam um ruído fora do comum mesmo blindados,além de agudos e médios exagerados. Não seria esse o caso? Tenta dar uma geral na ligação também, aterramento, essas coisas. Uma revisão geral costuma ajudar.
Na verdade não entendo nada desses valores brother rsrs... Mas você pode estar certo! Valeu pela dica! Eu vou consultar o luthier novamente up

allexcosta escreveu:Tem gente que não se adapta a captação single-coil. Acontece. Arruma uns EMG e fica tudo quieto.
Muito caro,Allex kkk..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por allexcosta Qui Jun 16, 2016 2:18 pm

Cara, faz uma visita na Mlaghus e pergunta se tá normal ou se dá pra melhorar. Os caras não vão te cobrar a consulta. Vale a pena.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Convidado Sex Jun 17, 2016 1:32 pm

allexcosta escreveu:Cara, faz uma visita na Mlaghus e pergunta se tá normal ou se dá pra melhorar. Os caras não vão te cobrar a consulta. Vale a pena.

Então,Allex,o o luthier que eu sempre visito e que reparou dois baixos que tive também é muito fera. É um cara de Simões Filho chamado Matheus,da Maholiver. Eu não sei se ele fez vista grossa,ou se realmente tava tudo ok com o baixo e o problema era o captador,e nada iria adiantar,como ele disse...

Ele disse que os captadores tavam blindados,pois viu o fio terra saindo deles e viu aquela tinta que usa em blindagem nas aberturas dos captadores e no circuito todo... Ele é um cara honesto, e pelo menos até o momento confio na palavra dele.

Mas sim,sei que Jacimário pode sim ser mais eficiente que ele possivelmente,mas o problema é que ambos moram em lugares distantes,e haja gasosa pale kkk... (o que já gastei com isso fazendo manutenção nos baixos não foi brincadeira...).

Sinceramente vou ter que deixar isso pra lá por enquanto e ler apenas os tópicos aqui do fórum e tentar resolver de alguma maneira :/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Convidado Sex Jun 17, 2016 1:57 pm

Ah, eu tive o Bass Collection, com captação jj da Cabrera e circuito ativo da Cabrera também. Pouquíssimo ruido! Praticamente não se dava pra notar ruído nele.

A partir de agora quero distância de baixos passivos. Não é minha praia mesmo :/

EDIT: pessoal,como pedrohenrique.astronauta suspeitou,meus 3 pots são de 500k. Por quais eu troco? Custa mais ou menos quanto um pot?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos. Empty Re: Dúvidas sobre qual circuito ativo comprar,timbres e sobre ruídos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos