Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixo de 6 c/ 1 tensor.

+5
fheliojr
Christian
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
ReegiJR
9 participantes

Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por ReegiJR Dom maio 29, 2016 10:02 pm

Galera, boa noite!

Estava cogitando em comprar um Tagima Millenium Top 6c e notei que ele só tem 1 tensor, o que me preocupa um pouco, visto que a maioria dos outros modelos tem 2 tensores no braço.

Isso não poderia me dar uma dor de cabeça futura? Sei que tem alguns modelos tops de linha que tem apenas 1 tensor no braço, mas há toda uma seleção de madeiras e uma construção diferenciada pra evitar problemas, e bom, não duvidando da capacidade dos luthiers da Tagima que bolaram o projeto, mas é um bass feito na china, então não há um critério tão grande com relação a construção, será que esse único tensor vai dar conta do recado a longo prazo?

Lembrando que os primeiros modelos do Millenium TOP contavam com 2 tensores, após um tempo começaram a vir com 1 apenas.

Obrigado.
ReegiJR
ReegiJR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom maio 29, 2016 11:06 pm

^ Cara, o único baixo de 6 cordas que construí tinha apenas 1 tensor, com escala em pau-ferro.
Pelo que sei, o dono dele (o guitarrista Rogério Lopes da Banda Vitória Régia), nunca teve problemas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por ReegiJR Dom maio 29, 2016 11:10 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, o único baixo de 6 cordas que construí tinha apenas 1 tensor, com escala em pau-ferro.
Pelo que sei, o dono dele (o guitarrista Rogério Lopes da Banda Vitória Régia), nunca teve problemas...

É como eu comentei, sei que tem bons baixos que usam apenas um tensor, mas são feitos com todo amor e carinho...

Agora vindo da china, eu tenho meus medos... :/
O braço é em maple (sem longarinas) e a escala é em rosewood, 1 tensor bidirecional.
ReegiJR
ReegiJR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por allexcosta Seg maio 30, 2016 7:32 am

Eu prefiro um tensor.

Se um baixo desse dá problemas o motivo é algo além de ter um tensor só.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por Christian Seg maio 30, 2016 7:40 am

a construção destes modelos seguem um padrão, um tensor é suficiente para ele tranquilo.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por fheliojr Seg maio 30, 2016 10:37 pm

o samuel, da s.martyn, costuma usar 1 tensor só, sem problema algum.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por ifernandes Seg maio 30, 2016 11:16 pm

já tive esse modelo, um tensor apenas. Fiquei apenas alguns meses com ele, mas o braço sempre permaneceu bem estável. Imagino que não tenha problema...
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por ReegiJR Seg maio 30, 2016 11:27 pm

Valeeeu pessoal, to bem mais seguro com relação a isso agora.

Tava com o maior medo de dar o mesmo problema que rolou com o meu 5c.

Vou ficar mais tranquilo então!
ReegiJR
ReegiJR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por NeyBass Ter maio 31, 2016 10:26 am

Tenho um amigo que tem um tagima desses, eu não recomendo, o baixo vive dando problemas no braço, como ele não sabe regular, leva para mim. Mudou um pouco o clima o baixo trasteja, eu regulo ele em casa e fica bom, quando vai tocar a noite na igreja com ar condicionado, já trasteja tudo novamente.

Pode ser só esse baixo assim, mas eu não compraria e não recomendo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por ReegiJR Ter maio 31, 2016 12:12 pm

NeyBass escreveu:Tenho um amigo que tem um tagima desses, eu não recomendo, o baixo vive dando problemas no braço, como ele não sabe regular, leva para mim. Mudou um  pouco o clima o baixo trasteja, eu regulo ele em casa e fica bom, quando vai tocar a noite na igreja com ar condicionado, já trasteja tudo novamente.

Pode ser só esse baixo assim, mas eu não compraria e não recomendo.

Tocou no ponto em que eu tinha medo, como eu disse, tenho um strinberg 5c que vive dando esse problema e o que complica é que o tensor já não tem mais curso de ação, e bom, se em um 5 cordas já rola de acontecer isso, porque em um 6c não? É uma corda mais aplicando tensão...

Além de tocar em casa, sempre aparece oportunidade para fazer uma collab aqui e ali e frequentemente enfrento ar condicionado, será que um 6c com 2 tensores não seria um pouco mais estável?
ReegiJR
ReegiJR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por Vinicius F Ter maio 31, 2016 1:48 pm

Tudo depende do tensor, na verdade. Se esse único tensor for bem dimensionado, tanto em diâmetro como em reistências mecânicas (uma liga de aço mais adequada pra tal aplicação), tudo bem. Mas pelo que o Ney falou, não é o caso... ... esse problema eu já tive também, com outro baixo.

Era um rockbass daqueles bem antigos que tinha esse problema, o tensor era muito fraco pras 5 cordas (0.045) e a escala de 34 pol. Tamanho da escala também é importante, pois quanto maior a escala, maior o momento fletor realizado pelas cordas. Acho um descaso essas empresas grandes deixarem erros como esses passarem batidos...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 31, 2016 2:02 pm

fheliojr escreveu:o samuel, da s.martyn, costuma usar 1 tensor só, sem problema algum.

O meu tem 2!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por allexcosta Ter maio 31, 2016 2:25 pm

ReegiJR escreveu:será que um 6c com 2 tensores não seria um pouco mais estável?

Quantidade de tensores não confere estabilidade ou confiabilidade a um braço. Pensar assim é um erro...

Dois dos maiores fabricantes do mundo (Smith e Fodera) fabricam baixos de 6 ou mais cordas com um tensor.

Um luthier muitíssimo conceituado me disse que se deve construir instrumento em que o tensor trabalhe na sua função, que é regulagem e adicione alguma resistência discreta ao sistema. Me disse que um baixo que conta com o tensor para segurar a tensão das cordas está fadado ao desastre.

Tem coisa que precisa ser entendida:

Instrumentos baratos são baratos por um motivo. O tensor não é de grande qualidade, assim como demais ferragens, peças de madeira, montagem, cortes, etc...

Quando você aumenta o número de cordas e a tensão total delas, os possíveis problemas se exacerbam, por isso os baixos Chineses de maior sucesso são os mais simples, de 4 cordas e eletrônica comum.

Enfim, o melhor é investir um pouco mais e pegar um Ibanez, Yamaha ou algo assim. É tudo bem melhor e o preço não é absurdo.

Opinião minha.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por ReegiJR Ter maio 31, 2016 3:07 pm

allexcosta escreveu:

Enfim, o melhor é investir um pouco mais e pegar um Ibanez, Yamaha ou algo assim. É tudo bem melhor e o preço não é absurdo.

Opinião minha.

Então, desisti do Tagima, ele tem muitos pontos positivos, mas infelizmente algumas questões não me agradaram.

Optei por um Condor BC6000 que é muito elogiado pelo pessoal aqui do fórum, creio que eu não vá me arrepender. Smile
ReegiJR
ReegiJR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por NeyBass Qui Jun 02, 2016 12:19 pm

Eu tive um tagima millenium top 6 que tinha dois tensores, foi o único que vi com 2, não vi nem um outro, no meu setup tem fotos dele. Esse era super estável, nunca precisei mexer nos tensores.

Como a Alex disse, funciona sim 6c com 1 tensor, mas aí já são baixos caros, nessa linda de condor, tagima, strinberg, eu não arrisco.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Baixo de 6 c/ 1 tensor. Empty Re: Baixo de 6 c/ 1 tensor.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos