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Acústico Eagle 3/4 Empty Contrabaixo da Eagle

Mensagem por Orpheu Sáb Out 17, 2009 9:05 pm

Oi pessoas Very Happy primeiro post no forum \o/ ... nem sei se ta no lugar certo mas vamos la hehehe

Toco Violino a um tempinho já e queria muito comprar um Baixo, porem é um instrumento bem caro =x então penso que nao é algo que va comprar mais de 2x na vida hehehehehehe. Então a pergunta é Alguem conhece o Contrabaixo 3/4 da EAGLE ba280? oq tem a falar sobre ele? , e otra, o fato dele ser 3/4 não faz com que ele seja inutilizavel em grupo né? (digo orquestras pequenas ;] ). Particularmente acho os violinos da eagle muito bons, mas nunca vi um Baixo da Eagle...

Agradeço desde já a atenção Wink Obrigado

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Mensagem por edumalta Sáb Out 17, 2009 9:29 pm

Orpheu, seja bem vindo !
Bom na verdade, conheço baixista que estão no quinto CB Smile
Eu por exemplo tenho 2.

Em relação a 3/4 e 4/4, posso dizer com propriedade. A diferença sonora é pouca. Um 3/4 pode fazer parte de um naipe de CB sem problemas.

Na semana passada toquei com um pianista e no pizzicato o som do CB foi encoberto.
Acredito que a Voila e o Cláudio, pode falar com mais certeza, já que ambos tocam com arco.

Sobre o Eagle, pra ser sincero, eu não gosto muito de instrumentos fabricados em linha.
Claro que se ele custar no máximo 3 mil, acaba valendo a pena.
Eu nunca vi nenhum de perto... Mas acho difícil que um instrumento desse venha perfeito de fábrica.
Pra vc ter idéia, no Brasil, temos uma marca Nunheron ( acho que é isso) eles dizem que é madeira... vários luthiers disseram que não presta, a escala é fora de padrão, alé de usarem Laca ao invés de verniz... e já vi a venda por mais de 6 mil... Eu jamais compraria....

Então o conselho que dou:
1) Defina o que quer fazer com o instrumento. ( tocar em casa, profissionalmente, etc)
2) Defina o valor máximo que quer gastar no instrumento.
3) Reserve pelo menos 800 reais para regulagem e comprar cordas decentes...
4) pesquise muito, peça para algum amigo contrabaixista avaliar os instrumentos... Eu já perdi dinheiro pela inexperiência !
5) Se comprar o CB usado de alguém, não deixe de levar em um Luthier de confiança ... Em SP temos 2 excelentes profissionais.
6) Não tenha pressa... as vezes a vontade de comprar fala mais alto e acabamos fazendo um negócio ruim...

Minha opinião final.
Eu compraria um chinês através do Luthier Fernando... Ele disse que paga em média 2200 reais... Ele mesmo escolhe.
Ele troca diversas partes e deixa o som bem bacana.
Acredito que com pelo menos 3500 reais vc consiga um bom instrumento com o Fernando. As cordas que geralmente ficam caras, vc pode fazer como a maioria, comprar pela NET em sites americanos...

Eu faria isso... e não compraria um Eagle.
Desculpem o trocadilho, mas Eagle é igual enterro de anão, todos sabem que existe, mas nunca ninguém viu.

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Mensagem por Orpheu Dom Out 18, 2009 12:22 pm

Hmmmmm Obrigado Edu, muito boa a ajuda Very Happy e respondendo as perguntas:

Então o conselho que dou:
1) Defina o que quer fazer com o instrumento. ( tocar em casa, profissionalmente, etc)
Tocar mais em casa e/ou muuuuito eventualmente em grupo pequeno.

2) Defina o valor máximo que quer gastar no instrumento.
Esse Eagle ta R$5000 =x era oq eu tava disposto a pagar

É realmente vai ser dificil achar alguem que ja tocou ou tenha o Baixo da Eagle pq é lançamento =x mais queria muuuuito saber de alguem que ja viu Shocked

Obrigado pela atenção ;]

PS: Enterro de anão? hauidhsudhuisahdiusa! lol!
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Mensagem por Claudio Dom Out 18, 2009 1:45 pm

Orpheu escreveu:
Então a pergunta é Alguem conhece o Contrabaixo 3/4 da EAGLE ba280? oq tem a falar sobre ele? , e otra, o fato dele ser 3/4 não faz com que ele seja inutilizavel em grupo né? (digo orquestras pequenas ;] ).

Eu nem sabia que a Eagle fabricava Contrabaixo Acústico.... ainda mais em Solid Body. Dependendo do que eles entendam por "Solid Body", pode trarar-se de um instrumento muito bom... digo isso porque alguns fabricantes insistem em produzir tampos laminados e tentam vender como se fosse Solid Spruce. A julgar pela foto, parece ser um belo instrumento, mas em fotografia, até um sanduiche do MacDonalds fica bonito!

Esse é o tipo da coisa que não dá pra comprar por fotografia, tem que ver pessoalmente. Quanto a ser um 3/4, certamente você vai poder utilizá-lo tanto para a Música Popular quanto pra Erudita, inclusive é por isso que o 3/4 também vem com Arco Very Happy

Legal, gostei de saber que existe mais uma alternativa no mercado. O único instrumento que eu tenho da Eagle é um Trompete, e segundo os especialistas que já viram e tocaram com ele, disseram que é um instrumento muito bom!

A propósito, seja bem vindo ao nosso Fórum!

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Mensagem por edumalta Dom Out 18, 2009 4:05 pm

Orpheu, aonde você viu esse baixo por 5 mil?
Eu gostaria muito de conhecer o som do instrumento.
Um instrumento todo em madeira por 5 mil, está muito bom o preço.
Mesmo tendo que fazer ajustes e gastando mais mil reais... valeria a pena se for um instrumento bem construído.

É bem como o Cláudio falou... pela foto fica muito difícil !
Se alguém souber de alguma loja que possui o instrumento, não deixe de nos contar.

Abraços

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Mensagem por Fernando Zadá Dom Out 18, 2009 4:36 pm

Se não me engano vi desses no estande da Eagle no ano passado na Expo. Se for o mesmo não achei lá grande coisa.
Se não me engano tem desse pra vender no submarino e outras lojas online mas eu acho muita loteria.
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Mensagem por Orpheu Dom Out 18, 2009 5:34 pm

Hmmmm muito obrigado pessoal ;] possivelmente eu comprarei ele mesmo... mas vai demora um poco pra junta dinheiro hehehe... enquanto isso vai no Violino mesmo, sera que ajuda um pouco já saber violino Shocked ... ou não tem nda a ver? As cordas são afinadas diferente claro... e as notas muuuuito mais espaçadas, mas sera que ajuda?
É muito dificil aprender x_X sera?


Obrigado de novo Very Happy

[Edit] Ah eskeci de perguntar maaaais uma coisa hehehe, O CB raramente tem função solistica pelo que sei... porem é possivel brincar com ele tirando solos de musicas erudita/popular com o arco, que nem no violino e no cello por exemplo?
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Mensagem por Voila Marques Dom Out 18, 2009 6:52 pm

Olha, Orpheu, um instrumento bem aprendido sempre ajuda, né?
É como se fosse um idioma estrangeiro a mais: depois do 2º, os outros são aprendidos de forma mais "natural", hahaha! up

Não sei se esse Eagle presta, mas ele é bem bonitinho. cherry
Se for de tampo de madeira, o preço (5 mil reais) está prá lá de "bão".
Como disse o Edu, vc precisará de cordas novas e uma regulagem básica no cavalete.

O contrabaixo não é difícil de aprender, desde que vc não tenha medo dele. Encará-lo como um "amigo" ajuda a torná-lo mais próximo e diminuir as auto-defesas (tensionamentos desnecessários), hahaha!

A única coisa que vc precisará se lembrar SEMPRE é que, embora o contrabaixo seja um instrumento grande, não há necessidade de usar a força para tocá-lo. Somente o peso do corpo é mais do que suficiente, ok?

Sim, o contrabaixo faz uso do repertório solístico, até porque esse tipo de repertório exige uma técnica sempre em desenvolvimento do contrabaixista. E já que a gente estuda, estuda e estuda, nada como aplicar a técnica contrabaixística, adquirida a duras penas, em músicas condizentes com o sacrifício ou com a liberdade musical adquirida após tanto estudo, hahaha! study

É uma coisa meio antagônica, mas quanto mais vc estuda, mais preso vc fica ao instrumento e se torna mais livre para fazer música... Shocked

Infelizmente, o contrabaixo aqui ainda é pouco ouvido como instrumento solista, mas eu já assisti diversos concertos para contrabaixo e orquestra e recitais de contrabaixo aqui no Brasil mesmo, e o público sempre adora. cheers

Estou sem muito tempo para escrever aqui no fórum, mas sempre que for possível escreverei...

Abraços contrabaixísticos


Última edição por Voila Marques em Dom Out 18, 2009 7:07 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Wotan Dom Out 18, 2009 6:58 pm

Pela foto o tampo parece ser de spruce (abeto) de boa qualidade, mas como disse o Cláudio, não dá para comprar só olhado a foto.

Saber violino ajuda um pouco sim mas as diferenças são muitas, a começar pelo tamanho. Os violinos, violas e celos são afinados em quintas e os baixos em quartas.

Sim, é claro que o contrabaixo pode exercer a função de solista como qualquer outro instrumento.

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Mensagem por edumalta Seg Out 19, 2009 11:50 am

Sei lá pessoal, olha o preço que estão vendendo o Eagle:
http://www.suportemusical.com.br/produtos/p.asp?id=1901&produto=Baixo_Orquestral_Eagle_3_4_BA_280_Cor_Envelhecido_Cod_20754

Dá quase pra comprar um Romeno ou um Tcheco.

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Mensagem por Voila Marques Seg Out 19, 2009 1:11 pm

Os contrabaixos chineses de COMPENSADO costumam ser de qualidade duvidosa. Muitos, além de terem som feio e timbre vira-lata, não aguentam a afinação do lá em 442, seja pelas cordas de péssima qualidade, seja pelo estandarte fraco que não aguenta o "tranco", etc. Esses contrabaixos estão entre 1200 e 5 mil reais, aqui no Rio.

Já vi contrabaixos chineses com TAMPO DE MADEIRA (sem ser de compensado) realmente ótimos. Alguns tem som muito bonito, são macios, têm posições bem cômodas e são até bonitos. Aqui no Rio eles estão na faixa de 7 mil reais.

Os contrabaixos tchecos são ótimos contrabaixos para orquestra. Os bons e famosos contrabaixos tchecos são os de fábrica, antigos, com pelo menos 60 anos de idade. São bem difíceis de ser achados para venda e não custam menos do que 10 mil reais.

Os contrabaixos romenos eu não conheço pessoalmente, mas sei que o luthier paulista Paulo Gomes trabalha com eles.

Existem vários luthiers maravilhosos aqui no Brasil, que estão fazendo excelentes contrabaixos acústicos por encomenda entre 9 mil e 12 mil reais (ou mais, é claro!).

Agora, vale lembrar que esses valores mudam de contrabaixo para contrabaixo, costumam variar de acordo com o lugar em que ele está e podem ficar mais "acessíveis" conforme a urgência para venda.

Abs cbxtkos

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Mensagem por edumalta Seg Out 19, 2009 1:30 pm

Muito bacana seus comentários, Voila.
Tem uma pessoa vendendo um Tcheco de 1997 por 9 mil:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97071270-vendo-contrabaixo-acustico-tcheco-_JM

Na semana retrasada vi um CB Romeno maravilhoso no Paulo Gomes, mas era de cliente. Era de fábrica, mas eu achei o som fantástico. Fiquei louco por um. Parece que a dona havia pago 15 mil.

Concordo com você quanto aos chineses "maciços", toquei em um no Paulo Gomes, que estava com um timbre incrível. Para ser sincero nem parecia chinês... porém, eles estavam vendendo por 10500 reais.

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Mensagem por Claudio Seg Out 19, 2009 4:35 pm

edumalta escreveu:Sei lá pessoal, olha o preço que estão vendendo o Eagle:
Dá quase pra comprar um Romeno ou um Tcheco.

Edu... por 7.6K eu não iria nem de Romeno, nem de Tcheco e nem de Eagle... com esse dinheiro na mão eu procuraria um Luthier e mandaria fazer um!

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Mensagem por Orpheu Dom Out 25, 2009 3:38 pm

Eu ja achei esse Eagle por R$5000 e poco em SP indo pessoalmente. Achei o preço bom. Esses de sete mil são os preços mais caros =x , na net a media dele ta 6000. Suspect
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Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 26, 2009 1:50 pm

Recebi hoje tabela da Eagle e pra fornecedor ele sai na faixa de 5.300 se não me engano..
Vou depois copiar as especificações dele e posto aqui com o valor certinho
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Mensagem por Andrezinho Seg Nov 09, 2009 5:38 pm

Fiquei bastante curioso... Só toquei um CB uma únca vez, num "power-trio" (bateria, baixo e piano) e adorei a sonoridade e a experiência, apesar da "novidade" de usar uma posição diferente de tocar, e tudo mais!
Tenho vontade de comprar um, mas não tenho grana suficiente pra fazer essa "loucura".
Até pq tenho vontade de usar um nos shows! Causa um BAITA impacto visual!!!!
Se a sonoridade do Eagle sustentar um pouco de pop-rock & MPB, acho q vou partir pra esse mesmo! Mas no futuuuuuuro!!!
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Mensagem por Ivanov_br Dom Nov 15, 2009 6:08 pm

edumalta escreveu:Na semana retrasada vi um CB Romeno maravilhoso no Paulo Gomes, ...

Seria esse, que está no site do Paulo Gomes?

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Mensagem por edumalta Dom Nov 15, 2009 8:12 pm

Não... inclusive ele já foi vendido por 15 mil.
Ele possuía um verniz bastante brilhante.
Um som excelente para Arco.

E apesar de ele ser de fábrica, ele foi customizado pela antiga dona.

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Mensagem por bassman4 Sáb Nov 28, 2009 10:24 pm

Orpheu um baixo pelo luthier Eliel custa 4.900 MACIÇO!!! dá uma bizuiada depois no blog dele tem foto do meu baixo lá Very Happy recomendo!!!
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Mensagem por Mauricio de Moraes Corrêa Ter Dez 01, 2009 8:09 pm

bassman4 escreveu:Orpheu um baixo pelo luthier Eliel custa 4.900 MACIÇO!!! dá uma bizuiada depois no blog dele tem foto do meu baixo lá Very Happy recomendo!!!

Cadê o link do Eliel??
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Mensagem por edumalta Ter Dez 01, 2009 9:02 pm

Mauricio de Moraes Corrêa escreveu:

Cadê o link do Eliel??

Está neste tópico:
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-acustico-vertical-f6/luthier-eliel-marcos-t4169.htm

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Mensagem por Alexandre Negreros Qua maio 12, 2010 7:21 pm

Bem, fui ministrar uma oficina para contrabaixos em uma cidade do interior de Rondônia, eles tem um projeto de formação de orquestra. Quando cheguei pensei que fosse tocar nos contrabaixos chineses de pior qualidade. Fiquei surpreso quando toquei no contrabaixo. Era um Eagle 3/4. Claro que não dá para comparar com umbaixo de luthier como do Paulo Gomes, mas, há muitas vantagenes no Eagle: o braço é bem mais fino que das outras marcas, o espelho é bem feito para um contrabaixo chinês, e principalmente é um baixo modelo Rabbath (pequeno) que se encaixa bem no corpo. Quanto a sonoridade, vale a pena as palavras do meu primeiro professor, nunca culpe o instrumento, se está tendo problemas em tirar um bom som, estude arco, sem pressa, se possível os livros do Gary Karr.

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Mensagem por Ivanov_br Qua maio 12, 2010 9:34 pm

que legal cara, divida mais esta experiÊncia conosco!!!
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Mensagem por luizribeiro Qua maio 12, 2010 10:04 pm

Ivanov_br escreveu:
edumalta escreveu:Na semana retrasada vi um CB Romeno maravilhoso no Paulo Gomes, ...

Seria esse, que está no site do Paulo Gomes?

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Esse baixo da foto era meu, agora pertence ao Juliano, um grande baixista de brasília.

Até onde sei os eagles são bem legais, toquei em um em são paulo e achei bem melhor que a maioria dos chineses.
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Mensagem por André "Odé" Qui maio 13, 2010 2:39 pm

A EMESP comprou trinta contrabaixos desse ano passado. Tenho aula com esses instrumentos, e todos passaram por uma regulagem simples feita pelo Gabriel Bahlis (Abaixou um pouco as cordas, e as cordas são as mesmas que já vêm com o instrumento). Mas, mesmo sendo instrumento fabricado, a diferença de um pra outro é gritante. Alguns chegam a ter o som muito bem definido na região grave, outros são uma tortura. Quem quiser testar, é só me enviar uma mp que marcamos uma visitinha à EMESP.
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Mensagem por Matheus Cid Bass Qua Jun 08, 2022 3:11 pm

Revivendo o tópico.

Quanto é necessário para adquirir um baixo com um nível de qualidade um pouco superior ao minimamente aceitável?
Um que seja bom para começar. Não o mais caro, mas um que não precise ser trocado depois. Que sirva tanto para música erudita, clássica, como para popular (jazz, blues)...
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Mensagem por Ivanov_br Qua Jun 08, 2022 7:20 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Revivendo o tópico.

Quanto é necessário para adquirir um baixo com um nível de qualidade um pouco superior ao minimamente aceitável?
Um que seja bom para começar. Não o mais caro, mas um que não precise ser  trocado depois. Que sirva tanto para música erudita, clássica, como para popular (jazz, blues)...


Contrabaixo acustico? Esses chineses são ótimos para começar... mas não é algo barato. E é bom ter professor, o que é outro gasto.
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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jun 08, 2022 9:35 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Quanto é necessário para adquirir um baixo com um nível de qualidade um pouco superior ao minimamente aceitável?
O que você entende por "um pouco superior"? Não ser um baixo de mdf? Estou por fora de preços, mas um baixo de madeira de verdade bem regulado com um bom jogo de cordas acho que não sai por menos de 10 mil dinheiros (estou tentando ser otimista aqui).
Matheus Cid Bass escreveu:Um que seja bom para começar. Não o mais caro, mas um que não precise ser  trocado depois.
Há um paradoxo aqui:
- Se ele for bom pra começar (falando em custo/benefício), você vai acabar trocando ele depois;
- Se você quer um baixo definitivo logo de cara, vai ter de pagar por isso;
Matheus Cid Bass escreveu:Que sirva tanto para música erudita, clássica, como para popular (jazz, blues)...
- Você pode focar na regulagem dele pra pizzicato/amplificado, onde a ação vai ficar o mais baixo possível e você vai conseguir tocar por muito tempo sem problemas. Entretanto tocar com arco em ação muito baixa atrapalha, em especial ao tocar forte/fortíssimo;
- Você pode focar na regulagem orquestral/acústica, onde a ação vai ficar mais alta fazendo teu som ter uma projeção excelente porém mais cansativa;
- Ou pode tentar achar um meio termo;
Nenhum contrabaixo acústico vai ser bom em tudo.
Ivanov_br escreveu:E é bom ter professor, o que é outro gasto.
Tem isso também. Baixo acústico sem a instrução própria é dor-de-cabeça.
A gente sabe certinho quando a pessoa é autodidata no baixo acústico por conta de todos os problemas de postura corporal e de ambas as mãos.

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Mensagem por allexcosta Qua Jun 08, 2022 9:47 pm

Traduzindo a mensagem do Matheus Cid, ele quer o SX/Tagima dos acústicos.

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Mensagem por Jãozeiro Qua Jun 08, 2022 10:58 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Baixo acústico sem a instrução própria é dor-de-cabeça.
A gente sabe certinho quando a pessoa é autodidata no baixo acústico por conta de todos os problemas de postura corporal e de ambas as mãos.

Bem diferente do baixo elétrico, hehe.

Mas há a possibilidade de alguém aprender sozinho e se tornar um grande baixista do acústico? Ou você nunca soube de um caso assim?
Pra música erudita sei que é praticamentemente impossível, mas e em relação a tocar música popular com pizzicato? Tem casos por aí de baixistas acústicos autodidatas que apavoram ou não tem jeito mesmo?
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Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Jun 09, 2022 3:22 am

Ivanov_br escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:Revivendo o tópico.

E é bom ter professor, o que é outro gasto.

Pretendo ingressar em um conservatório da minha região.
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Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Jun 09, 2022 6:45 am

allexcosta escreveu:Traduzindo a mensagem do Matheus Cid, ele quer o SX/Tagima dos acústicos.

É nesse naipe mesmo.
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Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Jun 09, 2022 6:49 am

Eu vi que tem tamanhos de baixo, né?
O maior é 4/4 (inteiro) aí tem as divisões,
7/8, 3/4, 1/2, etc...

O 4/4 é mais indicado para orquestra parece... E existem indicações do 3/4 para iniciantes.
Aqueles baixos verticais, que parecem baixos acústicos sem o corpo, também servem para estudar como se fosse um contrabaixo acustico ou é um instrumento totalmente diferente?
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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jun 09, 2022 8:06 am

Jãozeiro escreveu:Mas há a possibilidade de alguém aprender sozinho e se tornar um grande baixista do acústico?
Isso sempre há, mas é um caminho mais longo.

Jãozeiro escreveu:Ou você nunca soube de um caso assim? Pra música erudita sei que é praticamentemente impossível, mas e em relação a tocar música popular com pizzicato? Tem casos por aí de baixistas acústicos autodidatas que apavoram ou não tem jeito mesmo?

Eu não conheço nenhum virtuoso de jazz que seja autodidata, mas tem uns caras que acompanham que são muito bons, mas que - por exemplo - nunca tocam da "12a casa" pra frente (que é onde a gente é obrigado e usar posição de capo).
Mas se o cara é totalmente autodidata ou se só teve poucas aulas. não sei dizer.

Pra erudito esquece, pq o arco é um instrumento por si só. Sem chance de alguém que nunca teve instrução no uso do arco conseguir ser muito bom com ele.

Matheus Cid Bass escreveu:
allexcosta escreveu:Traduzindo a mensagem do Matheus Cid, ele quer o SX/Tagima dos acústicos.
É nesse naipe mesmo.
Aí é complicado. São mundinhos bem diferentes. Um baixo acústico bem mais ou menos vai ser muito mais caro do que um baixo elétrico acima da média.


Matheus Cid Bass escreveu:Eu vi que tem tamanhos de baixo, né?
O maior é 4/4 (inteiro) aí tem as divisões,
7/8, 3/4, 1/2, etc...
Vai de 3/4 e ponto.
Matheus Cid Bass escreveu:O 4/4 é mais indicado para orquestra parece... E existem indicações do 3/4 para iniciantes.
Engraçado que eu vejo isso se repetindo ao longo dos anos, mas nunca ouvi de alguém que seja autoridade no assunto. Tem a fonte dessa info?
Analisando dois baixos (3/4 e 4/4) do mesmo fabricante e modelo, com a mesma regulagem e as mesmas cordas.
A mesma pessoa tocando em ambos não acho que vá fazer grandes diferenças.
Não digo que não existam, mas o transtorno que é carregar ele por aí não compensa.

Matheus Cid Bass escreveu:Aqueles baixos verticais, que parecem baixos acústicos sem o corpo, também servem para estudar como se fosse um contrabaixo acustico ou é um instrumento totalmente diferente?
Se o espelho dele (braço) for côncavo E tiver medidas de um baixo 3/4 (pelo menos), sim. dá.
Se for estudar arco sugiro algum modelo que fique parado num tripé. É muito desconfortável tentar tocar nesses EUBs (Electric Upright Bass) sem a mão direita fazendo um apoio nele.

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Mensagem por Matheus Cid Bass Qui Jun 09, 2022 10:24 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:
allexcosta escreveu:Traduzindo a mensagem do Matheus Cid, ele quer o SX/Tagima dos acústicos.
É nesse naipe mesmo.


Aí é complicado. São mundinhos bem diferentes. Um baixo acústico bem mais ou menos vai ser muito mais caro do que um baixo elétrico acima da média.


Não se importando com o preço. Qual o valor de um contrabaixo acustico com a qualidade equiparada com um instrumento elétrico tipo sx?

Matheus Cid Bass escreveu:Eu vi que tem tamanhos de baixo, né?
O maior é 4/4 (inteiro) aí tem as divisões,
7/8, 3/4, 1/2, etc...
Vai de 3/4 e ponto.

E o 7/8, também serve?


Matheus Cid Bass escreveu:O 4/4 é mais indicado para orquestra parece... E existem indicações do 3/4 para iniciantes.
Engraçado que eu vejo isso se repetindo ao longo dos anos, mas nunca ouvi de alguém que seja autoridade no assunto. Tem a fonte dessa info?


Aqui. Minuto 5:06




Analisando dois baixos (3/4 e 4/4) do mesmo fabricante e modelo, com a mesma regulagem e as mesmas cordas.
A mesma pessoa tocando em ambos não acho que vá fazer grandes diferenças.
Não digo que não existam, mas o transtorno que é carregar ele por aí não compensa.

Então o 7/4 e o 3/4 é praticamente a mesma coisa, não é?


Matheus Cid Bass escreveu:Aqueles baixos verticais, que parecem baixos acústicos sem o corpo, também servem para estudar como se fosse um contrabaixo acustico ou é um instrumento totalmente diferente?
Se o espelho dele (braço) for côncavo E tiver medidas de um baixo 3/4 (pelo menos), sim. dá.
Se for estudar arco sugiro algum modelo que fique parado num tripé. É muito desconfortável tentar tocar nesses EUBs (Electric Upright Bass) sem a mão direita fazendo um apoio nele.

É que é consideravelmente mais barato que um contrabaixo verdadeiro. E uma das exigências de entrar nesse conservatório da minha região é saber tocar alguma coisa no instrumento que quer aprender.
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Mensagem por allexcosta Qui Jun 09, 2022 10:52 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Aí é complicado. São mundinhos bem diferentes. Um baixo acústico bem mais ou menos vai ser muito mais caro do que um baixo elétrico acima da média.

Não é isso...

O conceito de "o SX dos..." é similar a "custo benefício". Cada produto na sua categoria, é óbvio...

Posso perguntar, por exemplo, sobre "o SX dos carros compactos" e entendo que as sugestões estarão na casa dos 50K. Ou até mesmo "o SX dos helicópteros" e entendo que terei qua gastar meio milhão de reais na empreitada.

"O SX dos..." significa um produto que não seja escroto a ponto de impedir seu uso, mas também não seja caro na sua categoria por detalhes ou opções que são supérfluas num primeiro momento.

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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jun 09, 2022 12:42 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Não se importando com o preço. Qual o valor de um contrabaixo acustico com a qualidade equiparada com um instrumento elétrico tipo sx?
Olhando o catálogo de junho/22 do Paulo Gomes encontrei alguns baixos chineses com tampo maciço e um bom encordoamento por dez mil bufunfas reais.
São instrumentos prontos para tocar, ou seja, devidamente regulados.

Na plander (https://plander.com.br/cordas/contrabaixo-acustico) que eu sempre tive boas experiencias tanto on-line quanto indo na loja fisicamente, os preços vão de 7 a 12 mil (tem um 1/2 que não to contando)
Desconheço que cordas eles utilizem (não nutriria grandes esperanças)

Acredito que esse seja o parâmetro em Junho de 2022.

Matheus Cid Bass escreveu:E o 7/8, também serve?
Meu professor tem um 7/8. está entre o 3/4 e o 4/4.

Matheus Cid Bass escreveu:Aqui. Minuto 5:06
Video bem bom sobre tamanhos versus comprimento de corda (que é importante também), mas em nenhum momento ele falou que 4/4 é mais indicado para orquestra. Ele falou que:
1o) Não recomenda 4/4, salvo se a pessoa for muito alta;
2o) Esses instrumentos você PODE encontrar mais em naipes de orquestra. Ele mesmo fala mais para frente que não é só o tamanho que manda no som, reforçando a ideia de se ter um instrumento 3/4;

Matheus Cid Bass escreveu:(...)nesse conservatório da minha região é saber tocar alguma coisa no instrumento que quer aprender.
é um conservatório a nível superior?
allexcosta escreveu:O conceito de "o SX dos..." é similar a "custo benefício". Cada produto na sua categoria, é óbvio...
Entendi. Nesse caso creio que seja em torno de 10K mesmo.[/quote]

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Mensagem por fheliojr Sex Jun 10, 2022 12:19 am

Matheus Cid Bass escreveu:

Pretendo ingressar em um conservatório da minha região.

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