Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Usando amplificadores de guitarra...

+13
jiroumaru
andremega
GusVCD
Gerê
G. Kanazawa
NESCAU
Rafael do Baixo
Ivanov_br
Maurício_Expressão
URSOBHZ
allexcosta
Thales_Sr
nukebass
17 participantes

Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 4:59 pm

Alguém aqui do fórum tem em seu setup um amp de guitarra? Não estou perguntando se já usaram, porque acho que todo mundo alguma vez já fez isso... Minha pergunta é se alguém costuma usar em seu setup... Nunca ouvi muitos relatos sobre isso, mas sei que muitos baixistas renomados já usaram, principalmente nas décadas de 60 e 70... setups com Rick's Stereo, usando amps de baixo e guitarra, setup comum nas mãos do Chris Squire... Entre outros...

Gostaria de saber se alguém aqui poderia nutrir esse tópico com informações sobre essa prática de usar amps de guitarra... principalmente modelos e em que situações ficaria interessante.

Abraço!

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 16, 2009 5:22 pm

Antigamente amplis de guitarra eram muito usados até porque não havia uma diversidade de amplificadores para baixo...

Em um show, eu usei um Warm Music 412 GTV e um Meteoro BS-120 em conjunto. O som ficou legal, na medida do possível.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 5:24 pm

Interessante...
Você microfonou? Usou algo mais?
No amp de guitarra tu usou drive?

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por allexcosta Sex Out 16, 2009 5:38 pm

Stanley Clarke usa uma parede de Fender Blues Jr. mas aquilo que ele toca não é exatamente baixo.

Os amps de guitarra dão um timbre diferenciado, legal pra gravação, mas pra show não rola, pois um amp de baixo precisa de mais ou menos 10X a potência de um amp de guitarra pra ter o volume compatível. Antigamente se usava porque os amps eram potentes e valvulados, outra tecnologia.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por URSOBHZ Sex Out 16, 2009 5:43 pm

Nuke,

Eu vou fazer um "FrankeinHead" com um Marshall VS100. Vou transformar o amp do cubo em head e usar caixas separadas (muito provavelmente 2x12 ou 2x10 com Selenium 12PW3 10PW3).

Falta coragem e tempo ($$) para iniciar a obra! Mas vai sair!

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 16, 2009 6:03 pm

Interessante...
Você microfonou? Usou algo mais?
No amp de guitarra tu usou drive?

Não... Usei o DI box embutido no GTV pra mandar o sinal pra mesa, e o line out dele para ligar no return do meteoro.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 6:20 pm

Legal galera! Em caso de instrumentos com alcance extendido, como um Stick, ou um Warr Guitar, uma configuração stereo seria interessante... E na verdade minhas dúvidas são justamente relacionadas a tocar baixo de uma maneira "não-convencional"... É justamente por isso que tenho começado a pesquisar.

Numa situação em que o baixo faça função de baixo, ou seja, nas regiões graves do spectro, o "punch" é mais valorizado... mas para situações em que o baixo é usado de forma mais solista mesmo, como o Jeff Schmidt por exemplo, nesse caso um amp de guitarra seria mais interessante?

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por nukebass Sex Out 16, 2009 6:21 pm

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="https://www.youtube.com/v/vkOaVjW_HFg&hl=pt-br&fs=1&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/vkOaVjW_HFg&hl=pt-br&fs=1&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Out 16, 2009 9:34 pm

Entendi o que você falou e concordo que tem certa coerência, no caso de sons não convencionais como o do vídeo acima.

Mas tem que ser exclusivamente amplis valvulados de guitarra a serem considerados.
Isso não funcionaria em amplis SS de guitarra (mas até funcionaria em amplis SS de baixo).

Mas lembro que é muito mais comum guitarristas usarem amplis valvulados de baixo que baixistas usarem ampli valvulado de guitarra.

Mas inovação sonora tem que ter experimentação mesmo. Vamos é quebrar regras !!!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Ivanov_br Sex Out 16, 2009 10:16 pm

reza a lenda que o Steve Harris (Iron Maiden) usa amplis de guitarra MArshal. Nunca confirmei isso!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Rafael do Baixo Sex Out 16, 2009 11:20 pm

Há alguns anos atrás eu costumava ensaiar ligando meu baixo no set de um amigo guitarrista da banda,cheguei até a fazer uns 2 shows com esse set dele,o amp era um Mesa/Boogie Dual Rectifier + caixa Mesa/Boogie Stiletto 4x12 [angulada],as vezes eu usava um head Peavey 5150,ou um Crate [não lembro o modelo,mas era solid state] no lugar do Mesa. [sim esse guitarrista era MUITO rico,tinha pelo menos uns 12 amps de guitarra TOP]

No geral eu gostava muito do som que eu tirava nesses amps,principalmente no Mesa,que aguentava numa boa os graves,o som tinha peso nos graves,aqueles médios bem na cara [um tanto exagerados,e difíceis de controlar até],e um som brilhante e cristalino nos agudos,as vezes até chegava a usar o drive do amp bem de leve,só pra dar uma colorida a mais no som.

Um ponto importante é que essa caixa de guitarra era selada [como são as de baixo],diferente da maioria que se encontra por aí que na parte de trás são abertas.[nas 4x12 por exemplo,algumas deixam expostos os 2 falantes de cima,outras deixam a abertura na horizontal entre os 4 falantes etc].Isso com certeza influênciou bastante no resultado sonoro,já que nessas caixas seladas a perda de graves é menor.

Nessa época eu usava um baixo 6 cordas e bastante tapping,então deu pra ter uma boa idéia de como esse set respondia,dentro do alcance do instrumento.

No set que eu pretendo montar um dia,com certeza vai ter um Mesa/Boogie desses no meio,gostei muito do amp.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por NESCAU Sáb Out 17, 2009 11:01 am

Ivanov_br escreveu:reza a lenda que o Steve Harris (Iron Maiden) usa amplis de guitarra MArshal. Nunca confirmei isso!
Ele usa caixas marshall de guitarra, pré Trace Eliot ou Peavey(na verdade o peavey foi só Killers) com Heads tb Marshall.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por G. Kanazawa Seg Nov 02, 2009 10:52 pm

NESCAU escreveu:
Ivanov_br escreveu:reza a lenda que o Steve Harris (Iron Maiden) usa amplis de guitarra MArshal. Nunca confirmei isso!
Ele usa caixas marshall de guitarra, pré Trace Eliot ou Peavey(na verdade o peavey foi só Killers) com Heads tb Marshall.

Em uma foto de estúdio eu tinha visto a caixa como sendo JCM 800 Bass

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Gerê Qui Dez 31, 2009 6:32 pm

Pessoal,
Como eu tocava guitarra, ainda tenho um amplificador Oliver GS-80 em algum lugar do armário Smile
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109735922-amplificador-guitarra-oliver-by-boss-roland-gs-80-raro-_JM
Minha dúvida é, para começar a estudar, ou mesmo para alguns pequenos ensaios, é viável utilizar este ampli com o baixo? Ao menos até eu me livrar do Oliver e liberar espaço para um amplificador para baixo Very Happy
O que vocês acham?
Abraços e Feliz 2010!
Gerê
Gerê
Membro

Mensagens : 16
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por GusVCD Qui Dez 31, 2009 6:49 pm

Testa mano... sem forçar no volume e tal, vê como o falante e o amp se comporta...

Cheguei a usar amps de guitarras qd era mais novo, e como tinha baixo passivo sempre rolou dboa, na medida do possível...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por andremega Sex Jan 01, 2010 5:43 am

se cortar as frequencias de 120 Hz pra baixo, a caixa aguenta.Se for inventar de tocar 5 cordas com gravão, o falante vai virar peitinho.

O problema do ensaio é a competição, pq vc não vai ouvir muita coisa com ele (pouca potência), e ainda vai se embolar com as guitarras por conta dos medios, caso haja alguma. Se for mais pra acustico, acho que não atrapalha muito.

Eu não gosto do timbre. Prefiro caixas com graves.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por G. Kanazawa Ter Jan 05, 2010 12:03 pm

e o inverso dá pra quebrar o galho? usar guitarra num amp de baixo?

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Thales_Sr Ter Jan 05, 2010 2:07 pm

e o inverso dá pra quebrar o galho? usar guitarra num amp de baixo?
Quebrar o galho? Uma das combinações que fizeram sucesso foi Strato + Fender Bassman (ampli de contrabaixo)!
O ampli de contrabaixo costuma ser mais potente (e portanto, mais parrudo) que o de guitarra. Com isso, dá pra usar. Se o timbre vai ficar bom, depende muito da guitarra, do ampli, e do guitarrista.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por andremega Ter Jan 05, 2010 4:25 pm

desaconselho usar as tp da hartke. Muito médio... mas cones de papelao devem ficar interessantes.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por jiroumaru Ter Jan 05, 2010 7:31 pm

Eu toco minha guitarra no meu A70... mas como sou péssimo guitarrista não sou parâmetro pra dizer se a combinação presta...

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por G. Kanazawa Qua Jan 06, 2010 6:49 pm

Thales_Sr escreveu:
e o inverso dá pra quebrar o galho? usar guitarra num amp de baixo?
Quebrar o galho? Uma das combinações que fizeram sucesso foi Strato + Fender Bassman (ampli de contrabaixo)!
O ampli de contrabaixo costuma ser mais potente (e portanto, mais parrudo) que o de guitarra. Com isso, dá pra usar. Se o timbre vai ficar bom, depende muito da guitarra, do ampli, e do guitarrista.

não sabia dessa, sempre via o bassman vinculado aos guitarristas, nem tinha me tocado que poderia ser ampli de baixo... inclusive nas lojas eles ficam do lado das guitarras e acho que até tem um pedal da boss pra simular e tal...

____________________________
Digitando tudo sem acento, lamento o transtorno.
G. Kanazawa
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Lapetina Qui Fev 11, 2010 12:37 am

bem, acredido que esses bassman que eles estão falando são aqueles antigoes né!(mais ou menos 1959)

tenho um bassman de baixo relativamente novo(100W) e curto bastante ele e nunca emprestaria a um guitarrista com seus agudos insuportaveis
huahuahuauhahuauhahu

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Mauro o Mórbido Sáb Out 09, 2010 3:25 am

Ressucito o tópico pra fazer mais uma pergunta sobre essa inversão que falaram por último. Tá certo que "quebra o galho", mas é verdade isso que usar guitarra não causa problema nenhum na caixa do ampli de baixo? mesmo nos cubos mais humildes e nos volumes mais altos, o cubo não corre nenhum risco? Me refiro a problemas tipo dano ao aparelho, e não timbre ruim.
Mauro o Mórbido
Mauro o Mórbido
Membro

Mensagens : 32
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Thales_Sr Sáb Out 09, 2010 12:26 pm

O dano só vai aparecer se você exagerar no volume, independente do que você plugar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Jocapane Qua Abr 09, 2014 4:05 pm

Reativando o tópico.

Daria certo um amp de guitarra (Staner Gs 120) para estudo e pequenas apresentações como retorno? Pelo que pesquisei a única diferença entre o Bs 120, e o Gs 120 é a resposta de frequência do pré, as outras specs são iguais, arrisco a dizer que é praticamente o mesmo amp, penso em comprá-lo por ser (bem) mais barato que o correlato para baixo.

Desde já agradeço!
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por allexcosta Qua Abr 09, 2014 4:07 pm

É aberto no fundo? Se for, você descola o falante dele rapidinho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Jocapane Qua Abr 09, 2014 4:09 pm

Allex,

Sim, é aberto, porém não poderia mandar fechá-lo?
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por allexcosta Qua Abr 09, 2014 4:11 pm

Se você fechar certo, fizer um duto certo e o falante tiver uma Xmax razoável, funciona...

O problema é a palavra "certo" na frase acima.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Jocapane Qua Abr 09, 2014 4:21 pm

Sei,

A parte traseira do mesmo será fechada e adicionarei dois dutos na traseira. Agradeço o conselho imensamente.
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por arthur.farias.96 Dom Ago 31, 2014 10:32 pm

Tive a oportunidade de plugar o bass em um marshall de guitarra.

Não vi o modelo exato, era de 40 watts com falante de 6'.

De controles tinha gain, contour e volume e um botão de boost.

Tirando a falta de graves o timbre era legal, o contour eu achei parecido com o tone do instrumento.

O problem, como esperado foi o volume, com o boost ativado o volume aumentava bastante, mas se passar o gain do 5 começava uma distorção feia, E tentei varias configuraçãos tipo gain no 3 e vol 10 e não adiantou, dava pra ouvir nitidamente que os limites estavam sendo superados. Acho que o faltou pro som ficar bom foi um falante grande.

Outro dia toquei com meu cubo, com uma guitarra plugada o cubículo gerou muito mais volume e bom timbre.

Fiquei curioso ouvir o baixo em um cubo grande de guitarra. Ou comparar esse marshall com cubos para baixo com specs semelhantes.
arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Usando amplificadores de guitarra... Empty Re: Usando amplificadores de guitarra...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos