Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos menos "famosos" da Fender

+2
Coder
GuilhermePastorius
6 participantes

Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por GuilhermePastorius Qui Jul 16, 2015 4:37 am

Ultimamente eu tenho descoberto cada modelo estranho da fender que eu nunca imaginava que existia, com humbuckers, captação pj, baixos bem feios pra ser sincero auehuaheuea
E tem também os Jaguars...
Eu me pergunto se esses modelos são "underrated" por questão de sonoridade ou porque não se destacam como os modelos "tradicionais" simplesmente por aparência e reconhecimento
O que vocês acham? Sintam-se livres também para postarem fotos ou vídeos desses baixos e talvez convencer todo mundo de que vale a pena dar uma olhada nesses modelos
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por Coder Qui Jul 16, 2015 8:19 am

O Jaguar nem tanto, mas a Fender sempre lançou modelos diferentes dos tradicionais, inclusive existe até um tópico assim: https://www.contrabaixobr.com/t2793-baixos-fender-no-minimo-estranhos
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por Felipencs Qui Jul 16, 2015 1:41 pm

Muito interessante esse tópico e a indicação do outro pelo Coder.

Vale também ressaltar que, falando de uma série específica da Squier, por exemplo a Vintage Modified, os baixos Jaguar tem preços mais baixos que as demais variações de Precision e Jazz da mesma série, o que é algo que não consigo entender muito bem, pois a qualidade e quantidade dos materiais utilizados é semelhante.
Seria a escala de 32"? (todos são essa medida ou varia?)

Embora os baixos e guitarras Jaguar hoje em dia estejam recebendo um maior destaque pois caíram no gosto da galera que curte um Indie Rock e estão ficando meio que "atrelados" a esse estilo.
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Fender Mustang Bass

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 16, 2015 5:27 pm

Fender Mustang Bass (MIJ, 2013)
Baixos menos "famosos" da Fender Mustang
Obs.: Escala curta (30''), lançado em 1966. Último baixo desenhado pelo próprio Leo Fender, antes de deixar a Fender em 1965. Este aí é uma reedição da Fender Japan, baixo pequeno, leve, de excelente de playability, com ação das cordas (.045) bem macia, muito confortável. Único porém: captação original split coil meio fraquinha, cuja troca por um captador Nordstrand NM4 Mustang Bass tornou este baixinho em um monstro mais assustador que muito Precision de respeito por aí.

Vídeo da minha banda:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Fender Bullet Bass

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 16, 2015 9:07 pm

Fender Bullet Bass Deluxe B-34 (MIA, 1982)
Baixos menos "famosos" da Fender DSC05065
Obs.: Escala padrão (34''), com corpo de Precision, captador de Mustang e braço de Telecaster. Lançado em 1982, poucas unidades foram fabricadas nos EUA, pois, em 1984, a Fender decidiu transferir sua produção para o Japão. O sweet spot do captador deste baixo é 1cm mais próximo do 12º traste do que o de um Precision Standard, o que, em tese, deveria proporcionar um timbre mais gordo e menos agressivo que o do seu irmão mais velho. No entanto, o captador original deste baixo era bem ruinzinho, sem punch, abafado, sem definição e nem tão gordo assim. Agora, powered by Aero Instrument Type-4A Mustang Bass Pickup, este baixo é um dos meus Precision favoritos, gordo, com muito punch e médios mais para um Rickenbacker, eu diria.

Fico devendo uma demo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por vcrz Qui Jul 16, 2015 10:13 pm

Tem um bullet 1980 na guitar center de coconut creek (próximo de fort lauderdale) por 500 dólares. Tava inteiro, vermelho bem bonito. Quase me cocei, mas não gosto de escala curta.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1351
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Fender Ashbory Bass

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 16, 2015 11:59 pm

Fender Ashbory Bass
Baixos menos "famosos" da Fender DSC03049
Obs.: Baixo fretless de escala curtíssima (18''), com circuito de equalização ativa, cordas de borracha de silicone e captação piezo, cujo timbre chega muito, mas muito próximo mesmo ao de um up right double bass (rabecão). Inventado por Alun Ashworth-Jones e desenhado por Nigel Thornbory em 1985, este baixo foi produzido inicialmente nos States pela Guild, entre 1986 e 1988, sendo relançado e produzido na Coréia, pela Fender, a partir de 1999, primeiro com a marca DeArmond Ashbory Bass e, depois, simplesmente como Fender Ashbory Bass. Um baixo muito pequeno, de portabilidade incomparável, difícil de tocar (fretless, cordas grossas e escala muito curta), mas com um som bacana, poderoso, de impressionar qualquer platéia. A única melhoria que fiz no meu foi a blindagem da tampa da cavidade do circuito.

Fico devendo uma demo.

Comparação com o tamanho de um baixo convencional:
Baixos menos "famosos" da Fender Ashbory-size
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por Felipencs Sex Jul 17, 2015 9:50 am

vcrz escreveu:Tem um bullet 1980 na guitar center de coconut creek (próximo de fort lauderdale) por 500 dólares.  Tava  inteiro, vermelho bem bonito. Quase me cocei, mas não gosto de escala curta.

Bullet ou Mustang? scratch
Felipencs
Felipencs
Membro

Mensagens : 95
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por JAZZigo Sex Jul 17, 2015 10:09 pm

^
Provavelmente o amigo vcrz se confundiu, uma vez que o Bullet Bass foi lançado somente em 1982 e é um baixo de escala longa (34''). Suponho que ele tenha visto um Mustang Bass (escala curta) americano, cuja produção foi descontinuada em 1981.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por danielfbl Sáb Jul 18, 2015 12:57 pm

havia o bullet short scale (B-30)... acho que foi feito primeiro nos EUA e depois no japão (squier) entre o início e meados dos anos 80.

(edit) aqui uma imagem e alguns detalhes dos dois, B-34 e B-30: http://www.docstoc.com/docs/11389365/Fender-Bullet-B-34-and-B-30-Basses-1982

danielfbl
Membro

Mensagens : 131
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por JAZZigo Dom Jul 19, 2015 12:32 pm

^
É mesmo! Existe o B-30 também. Já tinha-me esquecido disso. E, se não me engano, a versão Deluxe, como o meu, é chamada assim justamente pela escala de 34''. Valeu pela informação, Daniel.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por vcrz Dom Jul 19, 2015 1:06 pm

Isso foi um mustang 1980 escala curta. Foi mals. Confundi com as 2 fotos do jazzigo mas olhando novamente é um mustang mesmo.

agora esse bullet com escala 34 me deu uma leve gas, o fender jaguar que eu peguei tem a mesma escala e o captador precision também fica 1 cm mais próximo do braço que dá o mesmo problema de som abafado e falta de punch.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1351
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos menos "famosos" da Fender Empty Re: Baixos menos "famosos" da Fender

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos