Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

+17
seropa
ggugik
korg
rafa_resgate
EvandroRitual
db
Stormbringer
Vicente Ganem
Andrè Tadeu
Zubrycky
Ricardo
cardozo
allexcosta
Fernando Zadá
joabi
MNacarato
Agahdez
21 participantes

Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Ter Jul 07, 2015 11:02 am

Dei uma pesquisada e não achei nada exatamente relacionado à isto. Achei que este subfórum seria adequado. Me perdoem se o post for inapropriado pelo conteúdo ou lugar, mas ainda sim é uma dúvida, e se possível espero uma resposta.

Comecei a treinar contrabaixo há pouco tempo. Não chega a um ano. E questiono sobre os avanços na aprendizagem de quem começa tarde.
Quando se começa a aprender um instrumento (não apenas isto, mas qualquer coisa) desde pequeno, o avanço é rápido e a coordenação motora é melhorada, as dificuldades são supridas mais rápido e tudo mais.

Não sou velho, tenho 20 anos. Mas, ainda sim, já é relativamente tarde para começar a aprender.
Por isto, a agilidade acaba sendo mais curta. Muitas vezes sei o que quero fazer, mas os dedos não obedecem ao 'comando'.

Então, mesmo começando agora, aos 20 anos, com treino, vou conseguir alcançar um nível bacana de acordo com meu esforço? Ou isto está limitado pelo retardo em começar a aprender?

Se, ainda possível recuperar o tempo 'perdido', quais as maneiras corretas de se treinar? Ou, mais eficientes, caso não existam corretas.
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por MNacarato Ter Jul 07, 2015 11:19 am

A questão da idade acho que pesa um pouco, mas 20 anos não é uma idade avançada, com treino e disciplina você alcança o objetivo.
Eu tiro base por mim, iniciei no contrabaixo aos 15 anos, aprendia coisas com bastante facilidade, hoje aos 33 iniciei na bateria com bom professor  e estudando de 3 a 4 horas diárias e percebo que demora mais tempo pra fixar algumas coisas, relaciono isso a diferença na idade.
MNacarato
MNacarato
Membro

Mensagens : 189

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Ter Jul 07, 2015 11:29 am

Sobre a idade, sem dúvida, pesa. Tomo por base que, 95% dos bons músicos que conheço pessoalmente iniciaram nos instrumentos antes dos 10. Muitas vezes, faziam sem saber o que estavam fazendo, mas faziam bem. Depois de certo tempo, a dificuldade se estabelece, os dedos ficam mais pesados, as mãos mais lentas e o raciocínio mais vagaroso.

Óbvio, sei que se tiver uma maneira de melhorar (através da disciplina e treino) vai exigir muito esforço. O meu receio é que, mesmo me esforçando bastante, não obtenha resultados, por já estar "travado".
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por joabi Ter Jul 07, 2015 11:48 am


Rapaz, você é jovem! É só praticar com cuidado e ter um bom professor. O jeito de estudar influencia mais que a idade, mesmo se a pessoa for idosa de verdade. Se não tiver nenhum problema de saúde, tudo deve ser normal. Estude todo dia, mesmo que seja pouco tempo, e trabalhe as coisas que não estão boas. Muita gente fica horas com o baixo na mão, mas só tocando o que já sabe. Não que isso seja um problema, mas se você quer avançar tem que sair da zona de conforto.

Tudo também depende do tipo de técnica que você gosta, algumas levam mais tempo pra assimilar, independentemente da idade.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jul 07, 2015 12:08 pm

20 anos é um menino ainda.
relaxa e se diverte tocando que a coordenação ainda esta adolescente! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por allexcosta Ter Jul 07, 2015 12:32 pm

Vou ser bem sincero baseado na minha experiência vendo outros tocar e ensinando alguns...

Em música, qualquer coisa tem relativa pouca importância se comparada a uma característica de cada indivíduo, que podemos chamar de talento...

Já vi guri começar com 8 anos de idade e aos 22 tocava igual um iniciante e muito menos que um que, também com 22, tinha começado a apenas um ano.

Idade influencia sim, mas não é algo excepcional. Talento e estudo, isso sim... Mas estudo produtivo. Não tocar uma música do Legião todo dia durante 10 anos. Isso não leva a lugar nenhum, ou talvez te leve a montar uma banda cover do Legião...

Algumas dicas:

- Estude devagar, regule seu baixo com uma ação média-baixa.
- Aprenda a tirar som do instrumento sem espancá-lo ou gastar muita energia no processo.
- Treine seu ouvido. Se você tiver um ouvido muito bom e uma técnica razoável, vai trabalhar. O contrário é complicado...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por cardozo Ter Jul 07, 2015 1:51 pm

Comecei com 41 anos. O que pesa não é propriamente a idade, mas o que você carrega dela.
Já "toco" há pouco mais de dois anos. Isto é o suficiente para ensaiar com amigos em um estúdio, desde que exista um setlist combinado e você saiba tocar estas músicas.
No final das contas, é plenamente possível. A diferença é a velocidade do seu aprendizado. Nosso professor colocou o apelido de "miojo" no meu filho de 13 anos, pois aprende tudo "em um minuto". Eu, por outro lado, posso levar duas ou três aulas para aprender uma música mais complicada. A diferença é que meu filho aprende rápido, porém, não tem paciência para "limpar" o som do instrumento. Já eu demoro para aprender, mas o som é limpo e consigo colocar um pouco de personalidade no meu som.

Quanto à velocidade, é assim mesmo: Treino, treino e treino. Pegue pequenos pedaços de uma música e treine até ficar satisfeito. Ou toque tudo junto e vá acertando a execução com o tempo. O importante é você se divertir no processo. Aí não tem erro.

Por fim, se seus dedos não acompanharem seu cérebro, que é outra coisa normalíssima, use uma palheta até entender e conseguir atingir o ritmo da música. Depois disto, tente a mesma coisa com os dedos. Funciona muito bem para mim.

Boa sorte e curta o instrumento.
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Ter Jul 07, 2015 4:58 pm

Primeiro, agradeço as respostas. Principalmente pelo conteúdo positivo. Então, posso sim aprender algo bacana dependendo apenas do meu esforço. Tenho agora mais algumas dúvidas.

Allex Costa: "Estude devagar, regule seu baixo com uma ação média-baixa."
O que seria ação média-baixa? Ou melhor, o que seria ação? O timbre?

E como se treina o ouvido? Isto é algo natural ou pode sim ser "aprendido"/Treinado?

Existe alguma árvore de estudos, para que se aprenda de forma correta? Ou se estuda um pouco de cada e vai agrupando todo este conhecimento na cabeça de forma coerente?
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por cardozo Ter Jul 07, 2015 5:30 pm

Hagadez,

O que você pretende com o baixo? Apenas se divertir e aprender um instrumento ou deseja ganhar dinheiro com ele?
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Ter Jul 07, 2015 5:49 pm

Eu adoro tocar. Tá, não toco lá grandes coisas. Apenas um rockzinho com os amigos, e atualmente apenas umas músicas próprias. Meu intuito principal é sempre ter amigos para tocar, para diversão mesmo. Uma banda para brincar. Mas não tenho o sonho de viver de contrabaixo.

Meus objetivos são bem simples, na verdade. Conhecer o campo harmônico para poder improvisar com amigos. Mesmo sem saber a música, sabendo as notas conseguir me virar.

Acho que sim, se enquadraria mais no quesito diversão mesmo.
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Ricardo Ter Jul 07, 2015 6:03 pm

Ação "média-baixa" é a altura das cordas em relação a escala. Imagine a "ação baixa" quase colada na escala e a "alta" quase cabendo a ponta do dedo mínimo entre as cordas e a escala, rs. O luthier regula isso de acordo com o que você pedir.

O "ouvido" para uma minoria é natural. É identificar as notas e intervalos só ouvindo a música. Mas pode ser treinado, estudando muito sempre, ouvindo, ouvindo e ouvindo.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Zubrycky Ter Jul 07, 2015 6:17 pm

Comecei a tocar contrabaixo por volta dos 20 anos e de um ano pra cá virei guitarrista... notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Andrè Tadeu Ter Jul 07, 2015 10:46 pm

Agahdez

estou com 53 anos...iniciei estudando guitarra fazem uns 3 ou anos e no contrabaixo ainda não tem nem um ano.. e não é facil quando não se dispoe do tempo que geralmente alguem dispoe aos 10 ou 11 anos...

E muito provavel que não chegue a ser um "rock star " mas o que vale é o prazer de passar aspouquissimas horas que disponho descobrindo as possibilidades dos sons, abrindo um parenteses na correria do trabalho e outras atividades . è como uma terapia

voce falou em diversão acredito que esse seja o espirito da coisa.. tocar bem ou mal ...digo o seguinte: ainda devo ser um dos musicos mais meia boca que conheço, erro pacas mesmo que sejam musicas muito simples...mas amigo, é bom demais.
Andrè Tadeu
Andrè Tadeu
Membro

Mensagens : 35
Localização : Lost in Space

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Vicente Ganem Ter Jul 07, 2015 11:09 pm

Comecei tocando saxofone aos 20 anos parei totalmente com a música por 18 anos, e voltei com o contrabaixo ha 4 anos,não sou um virtuose, mas me sinto bem fluente tocando, deixando pra trás, varios da gurizada, brincadeiras a parte,admiro o exemplo do Andre Tadeu,arte e essencial para a saude da mente e do espirito
Vicente Ganem
Vicente Ganem
Membro

Mensagens : 209
Localização : lauro muller,SC

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Stormbringer Qua Jul 08, 2015 10:45 am

RAPAAAAAAAAAAAZZZ! Não!!!!

Eu tenho 38 anos e comecei a tocar aos... 36.
Eu sou muuuuuuito aquém do que eu gostaria de ser, mas muito além do que eu achava que poderia chegar.

Eu trabalho bastante, sobra pouco tempo pra "estudar" contrabaixo e tal, mas eu procuro todo dia pegar o baixo, nem que seja pra brincar 15 minutos sem nada preso a "estudo".

Então cara, acho que aquele ditado "cavalo velho não aprende truque novo" não se aplica a tudo...

E pra terminar, respeitosamente, ah, vá pa p%^@#$ Ri Muito

Se achando velho com 20 anos! Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por db Qua Jul 08, 2015 11:37 am

Acho que o Andre Tadeu acertou na mosca no seu depoimento. É isso aí! :curti:

Bom, e o complemento do Stormbringer foi na medida. Imagina, velho com 20 anos...
db
db
Membro

Mensagens : 62
Localização : Porto Alegre, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Qua Jul 08, 2015 11:54 am

Bem... Primeiramente, agradeço de coração os comentários positivos. Ao menos, isto dá um gás a mais para estudar. Afinal, quem estuda achando que não pode conseguir algo, ou que sabem que não podem alcançar algum nível que almejam, já fazem de má vontade ou nem fazem.

Segundo, como retificação: Não achei que eu esteja velho. Sou um pitelzinho ainda Very Happy
Só achei que talvez a idade influenciasse com força na coordenação motora e capacidade de aprendizado. Pensei que isto fosse algo exclusivo para mentes em formação (crianças / pré-adolescentes).

À respeito do Cardozo e Strormbringer: Excelentes casos nos quais irei me basear. Ainda mais por eu ser um adolescente mais novo do que quando os dois começaram a tocar. SHAUS.

Obrigado de coração. Vou seguir as dicas e procurar métodos de estudo, colocando a ação média-baixa como me foi sugerido.
E um amigo também me passou uns métodos de estudo com o metrônomo que parecem promissores.

Obrigado, galera.
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por EvandroRitual Seg Jul 13, 2015 6:18 pm

Agahdez comecei a tocar baixo aos 18 anos , comprei um tonante p entrar na banda de uns amigos ... o guitarrista falava p mim " põe o dedo aki depois ali " ... e foi assim q comecei no mundo da musica , com 2 semanas com o baixo estava fazendo show ( a troco de cerveja , e a banda tocava somente Ramones). Nunca estudei teoria (sinto muita falta ) , pois tinha q estudar ,trabalhar , cuidar de filho , alêm de não ter grana para pagar uma aula e nao tinha tempo . Nunca pensei em viver de musica , embora já tenha alguns anos que recebo p tocar (hj recebo grana e cerveja rsrsrsrsrsrs) Hj 23 anos depois ,possuo um set de baixo bom (bom p mim , fraco p muitos deste amigos do fórum) , mas pretendo estudar teoria (um dia) p desenvolver as deficiencias e estagnaçoes que quem não estuda é submetido , por mais q o ouvido ou os anos empíricamente lhe tragam bagagens , ela ainda será muito fraca em vista daqueles que dedicam de corpo e alma ao instrumento e suas teorias . Toco por que amo a musica , talento sei que não tenho ! Mas me divirto a valer rsrsrrssrs Boa sorte !
EvandroRitual
EvandroRitual
Membro

Mensagens : 440
Localização : Cassilandia m.s.

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por rafa_resgate Qua Jul 15, 2015 1:03 am

Bom, não sou nenhuma baixista top, mas, falando da questão do ouvindo, recentemente comprei um programa (Roland R-Mix) que tem em ajudado bastante. Da pra baixar a versão trial dele na net (porém ele para de tocar de 30 em 30 segundos e não deixa salvar os projetos...).
Com ele da pra ajustar qual frequencia da musica você quer ouvir, mudar o tom e diminuir a velocidade da música.

Embora seja algo meio "artificial", mas acaba ajudando.
Muitas músicas que as vezes tem passagens rápidas, ou trechos que eu não conseguia entender muito bem como era já ficaram mais claros.

Dai com isso vou treinando pra tirar as músicas mais corretamente.
Não sei se seria a melhor maneira de treinar o ouvido, mas já ajuda.
Quando pegar alguma outra musica pra tirar "em tempo real", sem ajuda de programa, creio que já vai ter uma noção melhor.

rafa_resgate
Membro

Mensagens : 26
Localização : Alfenas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por korg Qua Jul 15, 2015 7:00 pm

Agahdez escreveu:Meus objetivos são bem simples, na verdade. Conhecer o campo harmônico para poder improvisar com amigos. Mesmo sem saber a música, sabendo as notas conseguir me virar.
Sugiro ao amigo estudar um pouco de teoria como escalas, modos gregos, empréstimo modal, etc. Percepção musical é muito legal também. Aqui no RJ acho que uns 20 anos atrás +/- tinha uma escola de musica bacana, Musiarte se não me falha a memória. Na época alguns amigos estudaram lá. Eu comecei a estudar teoria musical há exatos 30 anos e hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz na vida. Era tecladista, baixo sempre foi paixão mas migrei tarde pra ele. Mas te digo que esse lance de idade pra mim, tem muito a ver não. Aliás, tem sim.... oposto do que vc comentou. Acho que quando estamos mais velhos, justamente por não termos tempo como alguns amigos ja comentaram e também pela maturidade (leia-se velhice rs) acho que somos mais focados no pouco tempo que temos e aproveitamos melhor o tempo acredito. Calma, não vai achar que por tocar há 30 anos sou p*** baixista não, pelo contrário, sou péssimo rsrsrs mas a teoria que aprendi décadas atrás, nossa, faz MUITA diferença. Tudo fica mais fácil.
Se tua praia é improvisar (foi o que entendi da frase acima), essa teoria básica que comentei + percepção musical + técnicas específicas de contrabaixo vc vai arrasar! Manda bala!
abs
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por ggugik Qui Jul 16, 2015 2:10 pm

O Celso Pixinga começou a tocar baixo com 26 anos de idade. As muitas horas por dia que ele estudava, somado ao talento natural dele, fizeram com que ele seja considerado uns dos maiores baixistas brasileiros de todos os tempos. Mas não é todo mundo que pode fazer como ele.

Ao meu ver, alguns dos principais fatores que atrapalham os estudos de um instrumento, por parte de um adulto que está começando, são a falta de tempo livre e o excesso de preocupações com a vida cotidiana. Enquanto a criança tem várias horas livres por dia, o adulto que trabalha em algum outro ramo as vezes mal tem tempo de treinar o instrumento, e quando consegue, as vezes está com a cabeça em outro lugar, contas a pagar, etc...
ggugik
ggugik
Membro

Mensagens : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 26, 2015 8:01 am

Me lembrei desse vídeo.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Seg Ago 17, 2015 10:14 am

- Você parece o baixista da banda Rashalon (pela foto). Mas, se for mesmo você, pra quem começou tocando Ramones, tocar o que ele toca hoje, é desumano. Hehe. Mas, vamos ver, né. Estou com 20 anos agora e estou me esforçando o quanto dá pelo tempo que tenho. Mas, sai de casa aos 19, ralo bastante pra pagar aluguel e tenho namorada, o que singifica que tocar muito o baixo a deixa enciumada.

- Vou dar uma pesquisada depois. Atualmente o setlist que toco é voltado pro metal, o que significa músicas mais fáceis. Então o songsterr (app pago que tenho no cel) tem resolvido meu problema. Mas, como não sou ignorante, não pretendo ficar só por onde estou).

- Concordo. Este lance de preocupações cotidianas faz até que não consigamos nos concentrar em coisas simples, quem dirá estudar música (ou quase todos os estudos).

- Eu to no trampo e aqui não tem áudio. Vou ver em casa depois. Mas se seguir o título intuitivo, já dá pra ter uma noção do que vai vir no vídeo. Hehe.
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Agahdez Seg Ago 17, 2015 10:19 am

korg escreveu:
Agahdez escreveu:Meus objetivos são bem simples, na verdade. Conhecer o campo harmônico para poder improvisar com amigos. Mesmo sem saber a música, sabendo as notas conseguir me virar.
Sugiro ao amigo estudar um pouco de teoria como escalas, modos gregos, empréstimo modal, etc. Percepção musical é muito legal também. Aqui no RJ acho que uns 20 anos atrás +/- tinha uma escola de musica bacana, Musiarte se não me falha a memória. Na época alguns amigos estudaram lá. Eu comecei a estudar teoria musical há exatos 30 anos e hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz na vida. Era tecladista, baixo sempre foi paixão mas migrei tarde pra ele. Mas te digo que esse lance de idade pra mim, tem muito a ver não. Aliás, tem sim.... oposto do que vc comentou. Acho que quando estamos mais velhos, justamente por não termos tempo como alguns amigos ja comentaram e também pela maturidade (leia-se velhice rs) acho que somos mais focados no pouco tempo que temos e aproveitamos melhor o tempo acredito. Calma, não vai achar que por tocar há 30 anos sou p*** baixista não, pelo contrário, sou péssimo rsrsrs mas a teoria que aprendi décadas atrás, nossa, faz MUITA diferença. Tudo fica mais fácil.
Se tua praia é improvisar (foi o que entendi da frase acima), essa teoria básica que comentei + percepção musical + técnicas específicas de contrabaixo vc vai arrasar! Manda bala!
abs

Uma dúvida que tenho sobre teoria musical é: Existe um mapa específico de estudos para seguir? Porque quando tento ir para a teoria, no meio dos estudos, sempre cai em alguma ponta que não conheço. Ai vou estudar este outro ponto, e cai em outro que não conheço também.

Estudar tudo em paralelo também é complicado, porque não dá pra concentrar num canto só.

Tem algum mapa? Ou, alguma ordem inicial de estudos para me indicar?
Agahdez
Agahdez
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio do Sul / SC

http://agahdez.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por korg Seg Ago 17, 2015 12:41 pm

não saberia de te dizer pra ser sincero. Os comentários que fiz foi como ex-aluno. Talvez um professor com formação e boa didática saiba te responder.
Mas bem ou mal o processo é por ai mesmo ne? um topico vai puxar outro e outro e outro...
Tem MUUUIIITAAA coisa pra estudar em música. êta assunto extenso...  aliás eu nem fazia idéia do quanto até começar a estudar sério com meu professor (que era maestro - cara muuuuuito gente boa).

Claro que umas matérias mais legais e outras mais chatas rsrsrsr Razz notme
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por seropa Ter Abr 28, 2020 7:36 pm

Olá pessoal, tudo bem por aí ?
Faço 50 anos esse ano e comecei a aprender baixo agora.
Será que está muito tarde e perdi o tempo ??
Não tenho grandes pretensões, apenas estudar, entender o instrumento em quem sabe conseguir fazer um sonzinho com amigos coroas que já tocam.
Espero que consiga, pois já tive algumas tentativas décadas atras e sempre travava e acabava desistindo.
Uma das grandes frustrações que tenho na vida é essa, não conseguir aprender e tocar baixo. Não gostaria de ir dessa para melhor sem realizar esse sonho .
Obrigado e grande abraço !
seropa
seropa
Membro

Mensagens : 20
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 28, 2020 8:12 pm

seropa escreveu:Olá pessoal, tudo bem por aí ?
Faço 50 anos esse ano e comecei a aprender baixo agora.
Será que está muito tarde e perdi o tempo ??
Não tenho grandes pretensões, apenas estudar, entender o instrumento em quem sabe conseguir fazer um sonzinho com amigos coroas que já tocam.
Espero que consiga, pois já tive algumas tentativas décadas atras e sempre travava e acabava desistindo.
Uma das grandes frustrações que tenho na vida é essa, não conseguir aprender e tocar baixo. Não gostaria de ir dessa para melhor sem realizar esse sonho .
Obrigado e grande abraço !
Leia as postagens acima. Também valem para você.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Convidado Ter Abr 28, 2020 8:23 pm

Bobagem. Nunca é tarde! O tempo certo é quando você quiser começar... Pra tudo... Música e artes, idiomas, esporte, cozinhar... enfim!

Escreva a mão livre o que o Juninho te disse no tópico de boas vindas, para que você reflita sobre aquilo. É o melhor feedback que você poderia ter recebido.

Boa sorte e bem vindo

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por seropa Qua Abr 29, 2020 6:58 pm

Henri-Q escreveu:Bobagem. Nunca é tarde! O tempo certo é quando você quiser começar... Pra tudo... Música e artes, idiomas, esporte, cozinhar... enfim!

Escreva a mão livre o que o Juninho te disse no tópico de boas vindas, para que você reflita sobre aquilo. É o melhor feedback que você poderia ter recebido.

Boa sorte e bem vindo

Valeu Henri-Q ! Obrigado pela força .
seropa
seropa
Membro

Mensagens : 20
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Andremoura Qui Abr 30, 2020 5:41 pm

seropa escreveu:Olá pessoal, tudo bem por aí ?
Faço 50 anos esse ano e comecei a aprender baixo agora.
Será que está muito tarde e perdi o tempo ??
Não tenho grandes pretensões, apenas estudar, entender o instrumento em quem sabe conseguir fazer um sonzinho com amigos coroas que já tocam.
Espero que consiga, pois já tive algumas tentativas décadas atras e sempre travava e acabava desistindo.
Uma das grandes frustrações que tenho na vida é essa, não conseguir aprender e tocar baixo. Não gostaria de ir dessa para melhor sem realizar esse sonho .
Obrigado e grande abraço !

Claro que não está tarde! Tenho a tua idade, e toco dede os 20 anos, ou melhor, achava que tocava. Cheguei a tocar com banda na noite, mas me sentia um papagaio, apenas tocando igual ao que ouvia na gravação original, e focava no rock e derivados. Fiquei um tempão depois disso só tocando em casa, focado no meu trabalho. Sempre mantive um instrumento, baixo ou guitarra, mas pouco toquei com outras pessoas. Voltei a tocar a 3 anos, incentivado pela esposa, que é cantora e praticamente me intimou a tocar na banda dela, e resolvi me dedicar mais. Em 2 anos estudando a fundo e direcionado aprendi e evolui muito mais do que todos os anos que fiquei tocando as mesmas músicas sem nem ao menos tentar entender a teoria por trás delas.
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Zubrycky Qui Abr 30, 2020 9:22 pm

Espero que isso ajude, Seropa.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por seropa Sáb maio 02, 2020 1:10 pm

Valeu Andremoura e Zubrycky !

Obrigado pelo incentivo e força, vou tentar devagar e aos poucos ir entendendo e evoluindo nos estudos !

Grande abraço
seropa
seropa
Membro

Mensagens : 20
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Fernando Zadá Sáb maio 02, 2020 1:24 pm

Na minha modesta opinião no seu caso a melhor coisa seria pegar umas aulas para inciar de forma correta e não pegar vícios de postura ou esforço que depois são chatos para corrigir.
procure alguém que direcione as aulas em cima dos seus objetivos e ai começando certo depois você consegue se virar melhor.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por seropa Seg maio 04, 2020 11:16 am

Fernando Zadá escreveu:Na minha modesta opinião no seu caso a melhor coisa seria pegar umas aulas para inciar de forma correta e não pegar vícios de postura ou esforço que depois são chatos para corrigir.
procure alguém que direcione as aulas em cima dos seus objetivos e ai começando certo depois você consegue se virar melhor.

Opinião valiosíssima Fernando Zadá ! Obrigado pela ajuda. Abraço
seropa
seropa
Membro

Mensagens : 20
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Maurício_Expressão Seg maio 04, 2020 11:39 am

Nunca é tarde para nada! Nunca!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por CSergio Seg maio 04, 2020 3:00 pm

Eu voltei após mais de 25 anos, já estou na casa dos 45; só me faltam as aulas presenciais, que tive de adiar por conta dessa pandemia de covid19.

Outro dia estava conversando com um carinha no Whats, devia ter uns 25 anos, ele falou uma coisa que nunca tinha percebido, tocar instrumento "é quase uma matemática", com atividades de memorização e cálculos.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4068
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade. Empty Re: Coordenação, Treino e Aprendizado depois de certa idade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos