Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

+6
afonsodecampos
allexcosta
Rico
CG
ed sanches
rodolphoal
10 participantes

Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qua Abr 29, 2015 4:51 pm

Olá pessoal! Preciso de ajuda.
Comprei um baixo como esse da foto recentemente (SX SPB62, porém o meu é da cor sunburst):
[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Contra-baixo-sx-spb62-5-cordas-alder-frete-gratis-para-sp_MLB-F-3911250302_032013

Comprei sem testar, pois eu já possuía um baixo SX (SJB75) e gostei MUITO MESMO dele. E como estava querendo um Precision, peguei da SX mesmo sem nem pensar.
Porém, comparando os dois baixos, o SPB tem um volume BEM mais baixo que o SJB. O timbre eu achei bem legal (apesar de ter captadores J, lembra muito o som característico de um Precision), mas o volume deixa a desejar. Então pensei em trocar os captadores.

A minha dúvida é a seguinte: já que eu vou trocar, vale a pena pegar um captador P pro braço? (levando em conta que terei que mexer no buraco do captador e fazer outras adaptações) ou eu pego um captador J mesmo pra aproveitar o furo? O que eu busco é um som mais "Precision" mesmo. Vai fazer muita diferença? Dá muito trabalho trocar o tipo de captador?

Valew!
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por ed sanches Qua Abr 29, 2015 8:58 pm

Putz, pensei que o Precision tinha um som mais alto que o Jazz Bass... Legal o seu baixo, 5c o captador, visualmente, fica diferente.

ed sanches
Membro

Mensagens : 83
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por CG Qua Abr 29, 2015 10:38 pm

Trocou as cordas?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 12:05 am

Não troquei ainda. Mas a diferença no volume é gritante.. será que a corda faz tanta diferença assim???
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por CG Qui Abr 30, 2015 12:34 am

Faz sim, sempre troque as cordas primeiros antes de pensar em captadores, o seu bolso agradece.

Use cordas de qualidade.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 1:36 am

O meu JB está com uma Elixir que troquei não faz muito tempo. Já o PB está com uma corda que não sei a marca e, segundo o ex dono, não trocava a 8 meses.

Então troquei a corda A entre os dois baixos e realmente fez diferença! Por essa eu não esperava (pelo menos não de forma tão gritante). Mas mesmo assim ainda achei o PB um pouco mais baixo. Vou comprar um jogo novo de cordas boas pra ele e fazer mais alguns testes antes de pensar em trocar o pickup. Valew!
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por Rico Qui Abr 30, 2015 6:53 am

Além das cordas, não esqueça de verificar a altura dos captadores. Já ví muita gente reclamando de falta de volume ou o inverso, de excesso de saída, causando clipagem no amp, somente por estar com os pickups mal regulados.

Reparou também se o teu JB não tá com uma saída mais quente que o normal?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por allexcosta Qui Abr 30, 2015 7:10 am

Baixos diferentes possuem saídas diferentes. Qual o problema disso?

É por isso que existem regulagens de ganho e de volume nos amps, nas mesas, nos preamps, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 8:50 am

Rico, o que você quer dizer com saída quente?

ed sanches, valeu! É realmente um lindo baixo.
CG, valeu pela ajuda!
allexcosta, não tem problema nenhum cara, calma.. nao pergunto mais.
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por afonsodecampos Qui Abr 30, 2015 8:52 am

A propósito, o que este baixo tem de PB? Só o shape do corpo né?
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por allexcosta Qui Abr 30, 2015 8:56 am

rodolphoal escreveu:allexcosta, não tem problema nenhum cara, calma.. nao pergunto mais.

Vixe, que foi que eu fiz?

A frase "qual é o problema? é ofensiva agora? Admirável mundo novo, hein?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 9:06 am

allexcosta não fiquei ofendido não.. só pareceu que ficou irritado por eu ter perguntado. Se não ficou, sem crise.
afonsodecampos Eu diria que só os captadores que não são de PB mesmo. O desenho do baixo é de um PB. Mas essa discussão já existe no fórum. Alguns dizem que o que caracteriza um PB ou um JB é o formato do corpo. Alguns dizem que são os captadores.

Na minha opinião é o formato do corpo que define o modelo, já que esse meu SX possui um som mais próximo de um PB, apesar de ter captadores J.
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por JAZZigo Qui Abr 30, 2015 9:50 am

rodolphoal escreveu:Na minha opinião é o formato do corpo que define o modelo
Há controvérsias! Wink

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 6728_Fender_Mark_Hoppus_Upgrade_Surf_Green_MX11170878_a2

rodolphoal escreveu:esse meu SX possui um som mais próximo de um PB, apesar de ter captadores J.
Espantoso! Shocked
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 10:00 am

JAZZigo Eita! Que modelo é esse???
Eh, eu também achei meio espantoso, hahahaha.
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por allexcosta Qui Abr 30, 2015 10:01 am

rodolphoal escreveu:allexcosta não fiquei ofendido não.. só pareceu que ficou irritado por eu ter perguntado. Se não ficou, sem crise.

Não fiquei. Foi uma pergunta normal. Sem crise então.

rodolphoal escreveu:Na minha opinião é o formato do corpo que define o modelo

Sim, sempre foi, apesar de algumas exceções criadas pela própria Fender.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 10:12 am

Bom, então só para voltar ao foco do tópico.
Caso eu for trocar o captador do braço, vale a pena pegar um modelo P?
"ahhh, mas aih depende do som que você quer, do timbre que busca etc etc"
Sim, eu quero um som de um Precision, e também pra combinar mais com o design do baixo que tem o corpo de um Precision.
"então porque está perguntando? Mete um captador P logo!"
É simples assim? A minha dúvida é sobre a troca do modelo do captador. Dá muito trabalho? Precisa mexer em alguma coisa no circuito ou fazer mais alguma outra adaptação, além de ter que aumentar o buraco do captador no corpo?
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por JAZZigo Qui Abr 30, 2015 10:17 am

rodolphoal escreveu:JAZZigo Eita! Que modelo é esse???
Eh, eu também achei meio espantoso, hahahaha.
 Nem a própria Fender tem certeza. Razz  Na página oficial, o Mark Oppus é classificado como Jazz Bass, a despeito do Precision Bass escrito no headstock!

Vide: http://intl.fender.com/en-BR/basses/jazz-bass/mark-hoppus-jazz-bass-rosewood-fingerboard-white-blonde/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16368
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por afonsodecampos Qui Abr 30, 2015 10:18 am

rodolphoal escreveu:afonsodecampos Eu diria que só os captadores que não são de PB mesmo. O desenho do baixo é de um PB. Mas essa discussão já existe no fórum. Alguns dizem que o que caracteriza um PB ou um JB é o formato do corpo. Alguns dizem que são os captadores.

Na minha opinião é o formato do corpo que define o modelo, já que esse meu SX possui um som mais próximo de um PB, apesar de ter captadores J.

^Entendo, já li o tópico mas este aí em especial, pra mim não tem nada de PB.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por allexcosta Qui Abr 30, 2015 10:19 am

JAZZigo escreveu:Nem a própria Fender tem certeza. Razz Na página oficial, o Mark Oppus é classificado como Jazz Bass, a despeito do Precision Bass escrito no headstock!

São as exceções criadas pela falta de critério da própria Fender que mencionei lá em cima. Mas captação jamais definiu modelo, do contrário a maioria dos Fodera, Smith e tantos outros baixos por aí seriam JBs.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qui Abr 30, 2015 10:31 am

Como é um modelo Signature, imagino que o próprio Mark Hoppus deve ter mandado fazer assim.. Realmente uma exceção.
Agora... como classificar esse baixo? Não sei, nem a Fender.. poderíamos chamar de "híbridos", hehehe.
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Seg maio 04, 2015 9:22 am

Galera já decidi.. vou trocar esse captador do braço por um P. Agora minha dúvida é outra:
Perguntei na Malagoli e na Cabrera se eles fazem captadores P pra baixo de 5 cordas, e eles falaram que não. É tão dificil assim achar esse modelo?
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 04, 2015 3:01 pm

http://www.ebay.com/itm/VINTAGE-P-BASS-PICKUPS-FOR-5-STRING-PB-BASS-SET-/121426354724?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1c45932224
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por Breno_Barnabe Seg maio 04, 2015 5:29 pm

Caraca, nao conhecia SPB62 cinco cordas, com esses captadores.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Seg maio 04, 2015 7:36 pm

Pois eh cara.. Não tem ele no site da Habro mas tem no site da Team:

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 SPB62+_5_TRD
Body: Solid Alder
Neck: Maple
Fingerboard: Rosewood, 20F
Position Dots: Abalone Inlayed
Controls: 2 Volume, 1 Tone,
Bridge: Vintage Style

Eu tb nunca tinha visto.. qdo vi no OLX por aquele preço, não resisti!! Eu já amava meu SJB75 agora amo mais ainda esse!
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por LeoMenc Ter maio 12, 2015 7:47 pm

Cara, faz um review do baixo!!! Rolling Eyes

LeoMenc
Membro

Mensagens : 17
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por rodolphoal Qua maio 13, 2015 1:22 am

Farei!
rodolphoal
rodolphoal
Membro

Mensagens : 542
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Troca de captador no SX SPB62 Empty Re: [AJUDA] Troca de captador no SX SPB62

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos