Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

+8
Kobeh
mbelem
subgrave
Licas
allexcosta
afonsodecampos
Christian
Fernando Zadá
12 participantes

Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 27, 2015 10:04 pm

Outro dia esqueci meu voltimetro na bag de outro instrumento e fui tocar em uma festa num salão de festas por sorte estava tudo bem identificado mas como estava com meu Roland que não tem 220 fiquei meio tenso no caminho.
Sempre ando com um transformador no porta malas mas a dúvida é que me deixa angustiado.
Chegando em casa fui ver se tinha uma solução mais pratica e pesquisando na internet me deparei com um chaveio teste que comprei e achei muito prático e funcional.

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido <a href=Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Chaveiro_Teste pc screenshot" />

Se quiserem passo link do vendedor do Mercado Livre que foi rápido e prestativo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Christian Ter Abr 28, 2015 7:50 am

obrigatório pra todo mundo que faz gig
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por afonsodecampos Ter Abr 28, 2015 8:09 am

Bacana, manda o link aí Zadá up
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por allexcosta Ter Abr 28, 2015 8:15 am

Usei um por toda a década de 90.

Parecia mais robusto que esse, meio emborrachado e não tinha inscrição alguma. Se ficasse laranja era 110, amarelo era 220. Sempre testava antes de plugar qualquer coisa minha, pois é comum os adesivos das tomadas estarem errados.

Achei até a foto de um idêntico:

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido CHAVEIRO%20TESTE-500x500

Esses chaveiros eram extremamente comuns na Santa Ifigênia (pra quem conhece São Paulo) naquela época e acredito que ainda são encontrados hoje em dia sem maiores problemas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Licas Ter Abr 28, 2015 8:34 am

Bacana Zada, não conhecia. Bem melhor do que ficar levando multímetro no bag. Vou providenciar um.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por subgrave Ter Abr 28, 2015 8:40 am

Fernando Zadá escreveu:
Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido <a href=Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Chaveiro_Teste pc screenshot" />

Foto intrigante, hora o chaveiro parece repousar sobre uma superfície, hora parecer flutuar sobre o pé do fotógrafo!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 28, 2015 8:46 am

Mesa com tampo de vidro Subgrave! Rsss

Imaginei que não era nenhuma novidade! Rsss
Eu que não conhecia! Rsss
Esse da foto parece bem melhor e mais durável mesmo Allex.
Eu comprei um pra mim e já dei dois de presente pra amigos que tem problema com isso.
Sempre esqueço meus testadores em bag errada agora coloquei esse na chave do carro.
Uma precaução simples mas que pode evitar muita dor de cabeça.
Eu mesmo a pessoa jurando pela mãe que é 110 não me sinto seguro de plugar sem testar! Rsss

Comprei no Mercado Livre já acho o vendedor e posto aqui caso alguém queira indicação.
Acho que foi 11 reais cada.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por allexcosta Ter Abr 28, 2015 9:07 am

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-633459522-chaveiro-teste-de-voltagem-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641275834-chaveiro-pino-teste-de-voltagem-110220v-ilumi-_JM
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 28, 2015 10:24 am

esse primeiro ai do link parece com o que postou e me deu a impressão de ser mais resistente.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por mbelem Seg maio 18, 2015 12:01 pm

Não sou nenhum entendedor de eletricidade mas sei que há domadas 220 em que os dois polos são fases e há outras tomadas 220 em que apenas um dos polos é fase e o outro é neutro. Alguém sabe dizer se esse chaveiro serve para os 2 casos? Quando acendem-se os 2 leds ele está indicando tensão 220v ou apenas indicando que há 2 fases?

mbelem
Membro

Mensagens : 5
Localização : SAN Pedro de Atacama

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 18, 2015 12:03 pm

Xiii.
Não me fale uma coisa dessas....
Nem sabia que existiam dois tipos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por mbelem Seg maio 18, 2015 12:16 pm

Pois é. Aliás, minha preocupação é o contrário: se acender apenas um Led significa que a tomada é de 110V ou apenas está indicando que há uma fase só? Imaginem uma tomada com apenas uma fase de 220v. Se o chaveiro for um simples indicador de fase, vai acender apenas um led e dará a falsa impressão de que a tomada é de 110v. Aí, adeus equipamento.

Estou para comprar um teste de tensão mas que não seja um simples indicador de fase. Vi esse chaveiro e gostei muito porque é muito prático mas preciso tirar essa dúvida. Já me deparei com algumas tomadas desse tipo de uma fase 220v e tive um aparelho queimado uma vez porque confiei na indicação da chave teste que eu tinha. Aí um eletricista me explicou esse negócio de 1 fase 220v. Depois disso comprei um multímetro, que faz a leitura da tensão, não apenas indica a fase. Só que o multímetro é chato de usar porque tem as pontas de prova que quebram toda hora e a gente tem que ficar comprando para repor. É um saco. E fora que ele usa bateria de 9v, que de tempos em tempos tem que ser trocada. Estou procurando alguma coisa mais prática.

mbelem
Membro

Mensagens : 5
Localização : SAN Pedro de Atacama

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por allexcosta Seg maio 18, 2015 12:28 pm

mbelem escreveu:Não sou nenhum entendedor de eletricidade mas sei que há domadas 220 em que os dois polos são fases e há outras tomadas 220 em que apenas um dos polos é fase e o outro é neutro. Alguém sabe dizer se esse chaveiro serve para os 2 casos?

Eu poderia jurar que vi em algum lugar que era sempre fase/fase, pelo menos no Brasil, mas o modelo que eu tive media a tensão que chegava ao circuito e respondia através de cor. Não faria sentido um equipamento desses trabalhar de forma diferente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por mbelem Seg maio 18, 2015 2:00 pm

Concordo, Allexcosta. Se ele se propõe a indicar a tensão, deve funcionar mesmo que seja 220v fase/neutro. Mas pelo sim pelo não, mandei um email para o fabricante perguntando isso. Assim que eu tiver resposta dele eu compartilho aqui.

Sobre o que você disse que no Brasil é sempre fase/fase, ou pelo menos deveria ser, não sei se isso é regulamentado mas aqui em BH (acho que em MG inteira e em boa parte do Brasil) a tensão residencial e comercial é por padrão 110v fase/neutro e há nos estabelecimentos algumas tomadas para ar condicionado e outros aparelhos que são de 220v fase/fase.

Mas há lugares em que a tensão é 220v fase/neutro. Já vi isso em algumas casas de eventos e centros de convenções. Não sei dizer se nesses lugares o circuito foi projetado fora do que foi regulamentado mas o fato é que são um perigo para quem acha que fazendo o teste de fase está testando a tensão e que basta confiar na leitura fase/neutro para supor que a tensão é de 110v.

Gostaria de saber como é em regiões onde a tensão padrão é 220v, como na Bahia, se é fase/fase ou fase/neutro. E se não me engano, em alguns casos em que é usado gerador de energia, a tensão é também 220v fase/neutro. Vou procurar saber melhor sobre isso. Mas não me lembro de ter feito esses testes porque como eu disse, depois que eu tive um aparelho queimado passei a fazer o teste sempre com um multímetro. Eu sei que é o mais indicado mas estou procurando um teste de tensão mais prático como opção e por isso me interessei pelo chaveiro.

mbelem
Membro

Mensagens : 5
Localização : SAN Pedro de Atacama

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Kobeh Ter maio 19, 2015 11:34 am

Segundo esse artigo, no Sul do país existe 220v monofásico.

http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/eletricidade-voltagens/

Essa informação deveria ser mais prática de ser encontrada... Vou olhar no site de Aneel...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por allexcosta Ter maio 19, 2015 11:47 am

mbelem escreveu:Gostaria de saber como é em regiões onde a tensão padrão é 220v, como na Bahia, se é fase/fase ou fase/neutro.

Sou nascido e criado na Bahia e sempre vivi em ambiente 110V. Nem toda cidade da Bahia é 220V.

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Normando Neto Ter maio 19, 2015 12:40 pm

Sou do interior da Bahia. Minha cidade e quase todas as cidades do interior que conheço (muitas) são 220v, Fase/Neutro.

Salvador, como disse Allex, é 110V. Feira de Santana, também, se não me engano. Encontrei um site que diz que Paulo Afonso e Ilhéus são 110V também...


Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1103
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por allexcosta Ter maio 19, 2015 10:10 pm

Grande parte do Recôncavo é 110V. Minha mãe é de Ribeira do Pombal e lá também é, região de Conceição de Coité.

Há várias outras cidades 110V na Bahia, mas acredito que 220V predomina.

Aqui a lista do estado:

http://servicos.coelba.com.br/residencial-rural/Pages/tensao-de-fornecimento.aspx

A propósito, um absurdo sem tamanho um país não ter padronização nem na energia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por joabi Ter maio 19, 2015 10:14 pm


É simples, nas cidades onde tem trio elétrico é 220v. Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Raul S. Ter maio 19, 2015 10:41 pm


allexcosta escreveu:A propósito, um absurdo sem tamanho um país não ter padronização nem na energia.
Investimento, preocupação e regulação do Estado com relação a infrestrutura nunca foi o forte por aqui, quem dirá padronização... só quando inventam coisas esquisitas como esse novo padrão de tomadas que, na minha opinião, deve ter dedo de fabricante parente de político no meio... rs

Olha um trecho de uma matéria que encontrei da revista Mundo Estranho da Abril:
Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts?
Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país. "A escolha do sistema de 110 volts ou de 220 volts dependeu do país de origem das primeiras empresas e de uma análise de custos: a quantidade de consumidores por metro quadrado, o dinheiro para a instalação e para os materiais necessários, como transformadores e cabos", afirma Ronaldo Roncolatto, gerente de engenharia da empresa CPFL. Nesses primórdios da eletrificação, as canadenses Rio de Janeiro Tramway, Light & Power e São Paulo Light & Power instalaram redes de 110 volts para consumo residencial nas duas principais cidades da Região Sudeste. Já as primeiras concessionárias que distribuíram energia na Região Nordeste optaram pelo 220. Nos dois casos, os sistemas continuam os mesmos até hoje porque, depois de instalada, é inviável reformar toda a rede de distribuição - custaria uma nota preta. E não há nenhuma razão forte para justificar esse gasto. "Existem vantagens e desvantagens em cada tipo de sistema. Não se pode dizer que um é mais vantajoso que o outro sempre", diz Ronaldo. Por isso, não dá para dizer que exista uma tendência clara a respeito de qual será a tensão dominante no futuro. Abaixo, a gente enumera os pontos fortes e fracos do 110 e do 220 em cinco perguntas cruciais. (...)

Qual é a tensão mais segura?
A 110 volts. Na hora que um dedo vai parar acidentalmente na tomada, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque. É o contrário do que rola com os aparelhos elétricos.

Qual é a melhor tensão para evitar apagões?
A 220 volts. Geralmente, um "apagão" ocorre quando as casas solicitam um excesso de corrente elétrica à rede de distribuição. Ligar aparelhos em 220 volts é uma forma de evitar essa sobrecarga porque, quanto maior a tensão, menor é a corrente que os aparelhos elétricos usam para funcionar.

Qual é a tensão com manutenção mais barata?
É a 220 volts - pelo menos para os concessionários. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final.

Qual é a tensão que consome menos recursos ambientais?
Não faz diferença. Para nossos recursos naturais (por exemplo, a água das hidrelétricas), também não importam nem a tensão nem a corrente. O que conta mesmo é a potência total dos aparelhos ligados à rede elétrica.

Qual é a tensão mais econômica para o consumidor?
Não faz diferença, porque o consumo é medido em quilowatt-hora - ou seja, pela potência e pelo tempo de funcionamento dos aparelhos ligados. Para reduzir a conta de luz, é preciso usar menos os aparelhos ou optar por modelos menos potentes.

(Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-em-algumas-cidades-a-tensao-e-110-volts-e-em-outras-220-volts)
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1779
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Fernando Zadá Sáb maio 23, 2015 2:48 pm

Preciso comentar que hoje o meu da foto me deixou na mão.
Fui testar, só por garantia hoje cedo em um evento, as tomadas estavam identificadas mas sou cabreiro com isso e ele faleceu.
Deixei ele na chave do carro não sei se aconteceu algo mas pifou.
Vou comprar outro mas parecido com o que o Allex mostrou na foto que esse aqui é muito frágil.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por rmarigo Ter Jun 02, 2015 2:47 pm

Já encomendei o meu, valew !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por mbelem Qua Jun 03, 2015 10:18 am

Pessoal, os meus chegaram. Achei super prático mas realmente parecem muito frágeis. Vamos ver quanto tempo vão durar. Sobre aquela dúvida se ele faz mesmo o teste de tensão ou apenas indica fase, ainda continuo com ela. Tentei tirar a dúvida com o fabricante passando email diretamente para ele mas o cara que respondeu às minhas mensagens não conseguiu entender o que eu perguntei. Ou eu estou precisando fazer um curso de redação para escrever com mais clareza ou é ele quem precisa de um curso de interpretação de texto.

mbelem
Membro

Mensagens : 5
Localização : SAN Pedro de Atacama

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por allexcosta Qua Jun 03, 2015 10:23 am

mbelem escreveu:Ou eu estou precisando fazer um curso de redação para escrever com mais clareza ou é ele quem precisa de um curso de interpretação de texto.

Me pergunto exatamente isso todos os dias, inclusive na comunicação falada. Tento conversar com as pessoas em Português padrão e elas me olham como se eu fosse um E.T.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por mbelem Qua Jun 03, 2015 1:07 pm

Pois é, allexcosta, Eu mandei 3 emails para eles, com 3 níveis diferentes de linguagem mas mesmo assim minha pergunta não foi respondida. Ele respondeu o que quis, não o que eu perguntei. O que me surpreendeu foi que a julgar pelo website deles, parece ser uma empresa grande. Eu supunha que haveria alguém capacitado a responder à correspondência dos clientes. Ou, como eu disse anteriormente, eu é que não sou capacitado a perguntar.

mbelem
Membro

Mensagens : 5
Localização : SAN Pedro de Atacama

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por rmarigo Qua Jun 03, 2015 1:28 pm

Uma vez aconteceu exatamente isso comigo, enviei um e-mail pra Sandisk, relatando que me decepcionei com a qualidade de som do Sansa Clip, e que meu Sansa antigo obtinha um som muito superior em questão de qualidade, ai perguntei qual produto manteve esta mesma qualidade para adquiri-lo, não estava reclamando do Sansa Clip nem nada, e la se foram 3 e-mail e 3 respostas, não se se é ignorância ou querem fugir do assunto, pensei até em mandar um currículo para empresa, visto que quem responde as "perguntas técnicas" não entende p**** nenhuma de áudio...
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido Empty Re: Utilidade publica. Testador de voltagem simples e rápido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos