Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

5 participantes

Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por Vindex Qui Abr 16, 2015 3:22 am

Saudações!

Comprei um baixo Cort GB75 com a seguinte configuração: Cabrera JB-HOT no braço e Cabrera MusicMan na ponte, ligados em um circuito também Cabrera.

São 5 potenciômetros: Volume, Balance (blend), Grave, Agudo e Médios.

O pot de balance tem "center click": sentido anti-horário (captador JB), centro (ambos os captadores) e sentido horário (captador MM).

Acontece que ao girar no sentido horário, que seria para o captador MM, o baixo fica mudo.  Crying or Very sad

Olhei o circuito, mas não há fios soltos (descolados). No entanto, notei que a ligação do cap MM no pot de balance pode estar errada.

O cap MM tem 5 fios e a malha: branco, preto, verde e vermelho. No caso é o vermelho que está ligado no pot de balance. Será que está certo?

Apenas por foto dá pra identificar o fio "hot"? Geralmente é o branco que cumpre essa função, não é?  confused

Enfim, preciso de ajuda  bounce

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? WP_20150415_021
free adult image hosting

Vindex
Membro

Mensagens : 11
Localização : RN

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por joseluiz.avilajr Qui Abr 16, 2015 8:03 am

porque tu não manda um e-mail pra cabrera? ou procura no face book o contato?

o que da pra ver pela foto é que tu não pode juntar o vermelho com o verde e o preto com o branco. o resto é na base da tentativa e erro.
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 16, 2015 9:17 am

Geralmente o preto e o vermelho são o + nesse tipo de captador.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por allexcosta Qui Abr 16, 2015 9:24 am

Eu chutaria que os hot são o vermelho e o branco, mas não custa nada perguntar à Cabrera.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por NeyBass Qui Abr 16, 2015 9:41 am

Nos dimarzio, e agora nos caps do tagima millenium que tenho, tem essas mesmas cores de fio, eu uso o branco/vermelho como sinal e preto/verde juntos como terra
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por Vindex Qui Abr 16, 2015 11:19 am

Agradecido pelas respostas, pessoal! Smile

Mandei e-mail pro Marcos Cabrera pedindo informações e estou esperando a resposta. Rolling Eyes


joseluiz.avilajr escreveu:o que da pra ver pela foto é que tu não pode juntar o vermelho com o verde e o preto com o branco. o resto é na base da tentativa e erro.

José, quando fala "não pode juntar o vermelho com o verde", significa que se eu fizer essa ligação pode danificar o circuito? Tem algum perigo se eu tentar, ou apenas não vai funcionar?


NeyBass escreveu:Nos dimarzio, e agora nos caps do tagima millenium que tenho, tem essas mesmas cores de fio, eu uso o branco/vermelho como sinal e preto/verde juntos como terra

NeyBass, nos dimarzio dá pra ver se os fios saem do captador na mesma ordem que esse cabrera da foto? Pergunto isso pq tenho o captador original MM do Cort e ele não mostra a ordem da saída. Só dá pra ver as cores na outra extremidade do fio.

Vindex
Membro

Mensagens : 11
Localização : RN

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por NeyBass Qui Abr 16, 2015 11:39 am

Os dimarzio eram JJ.

Já que vc enviou email para a Cabrera é melhor aguardar, mas a seymour duncan usa esse tipo aqui de ligação, diferente do que eu citei.

Nesse caso a dica do Bertola é a que está certa, pois esses cabreras são baseados nos SD.

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Musicman_passive
screen shot
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por Vindex Qui Abr 16, 2015 1:08 pm

Agradecido pela ajuda, NeyBass! Não sabia que ps MM Cabrera eram baseados nos Seymour Ducan. Olhando bem, as cores dos fios são as mesmas, então faz sentido!

Pela analogia, os "hot" são o vermelho e o preto mesmo. Mas agora surgiu outra dúvida: sendo dois fios "hot" no cap MM, significa que é um pra cada bobina?

No esquema que vc mostrou (de baixo passivo), ambos estão ligados juntos no pot de volume. Dei uma olhada em outro esquema também da SD e vi que com dois pots de volume, vai um hot pra cada volume.

Esclarecendo, meu cap MM está com a seguinte ligação:
- Fio vermelho ligado no pot de balance (blend);
- Fio preto e malha ligados juntos para o terra do jack;
- Fios branco e verde soldados um no outro e isolados.

No caso, se o vermelho realmente é um dos "hot", e apenas ele está ligado no pot balance, significa que apenas uma das boninas do MM está ligada?   confused

Ai, ai, ai ... como será que funciona esse esquema de ligação série/sigle/paralelo do MM ?  bounce

Muitas dúvidas, muitas dúvidas   KKKKK

Enfim, realmente é melhor esperar a resposta do próprio Cabrera mesmo, pra esclarecer um poucos as dúvidas.

Vindex
Membro

Mensagens : 11
Localização : RN

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por Vindex Sex Abr 24, 2015 12:04 am

Bem, pessoal ... até agora nada do Cabrera responder meus contatos.  Crying or Very sad

Tendo em vista que a capinha do captador é apenas encaixada, resolvi olhar os terminais da bobina.

Já tinha o conhecimento de que em captadores single coil, o terminal onde está conectado o fio de cobre que inicia o enrolamento na bobina é o terra, e o outro terminal, onde conecta o final do enrolamento (parte externa da bobina) é o hot.

Pois bem, olhei o captador MM e tendo em vista que são 4 terminais, me deparei com a seguinte situação: em cada um dos terminais das extremidades (preto e verde), estão conectadas duas pontas do fio de cobre (de suas respectivas bobinas). Nos terminais do centro (branco e vermelho), estão conectadas uma extremidade do fio de cobre (de suas respectivas bobinas).

O que me deixou intrigado é: como pode em cada bobina haver 3 pontas do fio de cobre?  Question

Isso é o normal em Humbucking/MM?  confused

Seguem as imagens:

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? WP_20150423_008

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? WP_20150423_019

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? WP_20150423_025

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? WP_20150423_026

Vindex
Membro

Mensagens : 11
Localização : RN

Ir para o topo Ir para baixo

[AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"? Empty Re: [AJUDA] Captador Cabrera MusicMan: Qual o fio "hot"?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos