Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contrabaixo acustico para canhotos

+5
Tucone
Juninho Sampaio
dibass
rafael.buzzi.andrade
Emerson Louro
9 participantes

Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Emerson Louro Dom Mar 08, 2015 6:57 am

Bom dia a todos. Inicialmente, obrigado por me aceitarem. Aproveito para pedir uma "licença poética" apenas para cumprimentar a Voila, dizer que apesar da distância, moro em BH, acompanho seu trabalho e sou um grande admirador deste. Voce Voila e' uma referência para todos nós contrabaixistas e merece todas as honras : )
Bom, quanto a pergunta, toco contrabaixo eletrico desde os 12 anos de idade. Estudei numa escola de música tradicional em BH chamada Pro Music e já tenho formação completa em Musicalizacao. Ocorre que sou canhoto, e na época quis aprender num contrabaixo para canhoto, pois era e ainda sou amante de Beatles, e aí Paul Mccartney, enfim, vcs entenderam, rs. Agora, com 39 anos, vou iniciar meus estudos em contrabaixo acustico na UFMG, mas tenho um grande problema, lá na faculdade de música não tem contrabaixo acustico para canhotos! Ademais, o coordenador do curso descartou qualquer possibilidade de inventar as cordas de algum dos baixos da escola. E me disse que posso aprender com a mão "correta" ou tentar tocar com a esquerda mas no baixo de destro, pensando todas as formas e escalas ao contrário. Ainda tenho a possibilidade de comprar meu contrabaixo para canhoto e carregá-lo para cima e para baixo durante as aulas, como se fosse tarefa simples. Enfim, gostaria que me orientassem qual decisão tomar. Gostaria, Voila, também de um parecer seu sobre a possibilidade de tocar com a mão esquerda num contrabaixo destro. Não quero aprender com a mão direita, pois apesar de ser um estudo novo para mim, sei que contrabaixos acustico e eletrico são muito diferentes, mas os padrões, a questão da "pegada" forte com a mão esquerda, enfim, toda minha motricidade foi trabalhada assim por mais de 20 anos. Devo comprar uma baixo pra canhoto, isto e', se eu encontrar? No caso do contrabaixo acustico, e' possível tão somente inverter as cordas? Pois tem a alma dentro dele, será que afetaria alguma coisa? Por fim, aprender com a mão esquerda num baixo de destro e' possível ou vou ter problemas com a condução do arco e das escalas e formas? Tenho de me decidir urgentemente, pois as aulas se iniciam agora em março! Aguardo orientações e antecipo agradecimentos : )

Emerson Louro
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Dom Mar 08, 2015 10:15 am

Bom dia Emerson e seja bem-vindo.

Eu andei pesquisando sobre isso faz pouco tempo, pois notamos que meu filho (q vai fazer 3 anos) é canhoto. Quando isso ficou claro, decidi procurar informações a esse respeito.

Até onde eu sei, não existe contrabaixo acústico fabricado especificamente para canhotos (ah não ser os de rockabilly que tem cutaway, mas isso é outra história).

Se você quiser um contrabaixo acúsitco canhoto, vai ter de mandar para um luthier inverter as cordas, a alma, cavalete etc...

Isso se você pretende ficar na música popular e jazz...

Se você tem pretensão de disputar uma vaga em uma orquestra... esqueça... vai ter de aprender a tocar baixo como destro: Mão esquerda no espelho e mão direita no arco.

Citando meu professor: "Em orquestra, eles querem mais é que o canhoto se $&#@".

É meio cruel, mas a não ser que você seja um prodígio, acho pouco provável que eles se dignem a "pagar o mico" (não é minha opinião, ok?) de ter todos os baixistas tocando para um lado e um cara só pro outro.

Por outro lado: Se, ao invés do baixo, você tivesse escolhido piano/flauta/fagote etc, não teria sequer a opção de ficar na dúvida... heheh
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por dibass Dom Mar 08, 2015 6:30 pm

bem minha opiniao e experiencia e a seguinte

sou canhoto e toco como canhoto quando quiz aprender o acustico a melhor soluçao p mim foi mandar fazer um fiz um baixo com o Eliel muito bom e pedi ele com o corpo reduzido pra que ficasse melhor o transporte

dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Mar 08, 2015 8:54 pm

rafael.buzzi.andrade, minha filha de 1 ano e 8 parece que vai ser canhota!

Poxa...fiquei um pouco triste! pq é mais dificil. Terei que inverter as cordas.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Emerson Louro Dom Mar 08, 2015 10:04 pm

Agradeço as respostas, mas previ que seriam essas. Bom, ainda bem que não estou na idade média, do contrário seria queimado, kkk... A verdade e' que canhoto sempre enfrentou dificuldades nessas questões, o mercado e a sociedade acham que vc simplesmente e' "torto" por opção. Um conselho para vcs, Rafael e Juninho, já que as crianças ainda estão muito novinhas, e' fazer com que elas aprendam o instrumento com a mão destra mesmo, aliás conheço vários canhotos que fizeram isto na aprendizagem, do contrário elas enfrentarão muitas dificuldades futuras como aceitação, instrumentos para comprar, opções, enfim, no meu caso ninguém me orientou quando dos meus 12 anos e hoje aos 39 modificar toda uma motricidade e' tarefa que não estou disposto a enfrentar.
De todo modo, os problemas do canhoto eu conheço de perto, rsrs, o que queria saber e' se tecnicamente seria viável eu aprender a tocar com a mão esquerda como estou acostumado, a direita no espelho, mas num baixo para destro, ou seja, invertendo todas as formas e escalas. Será que seria possível?..

Emerson Louro
Membro

Mensagens : 3
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 09, 2015 10:04 am

up
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Mar 09, 2015 11:43 am

Juninho Sampaio escreveu:rafael.buzzi.andrade, minha filha de 1 ano e 8 parece que vai ser canhota!
Poxa...fiquei um pouco triste! pq é mais dificil. Terei que inverter as cordas.
Tente não inverter a princípio... você está pensando em baixo, mas e se ela quiser aprender piano? sax? flauta transversa?
Com excessão do baixo e violão/guitarra... não há opção "canhota" nos outros. Ensinando ela a tocar baixo como canhoto, será que tu não vai acabar limitando as opções musicais dela no futuro?

Eu já me decidi a tentar ensinar meu filho a tocar como destro... em um primeiro momento... se ele não se adaptar é ouuutra história... todo o resto da vida é outra história: escrever, abrir lata, chutar, arremessar... isso tudo são coisas que se faz com uma mão só... por motivos óbvios é melhor fazer com a dominante, mas tocar qualquer instrumento exige ambas as mãos. Voltando ao exemplo do piano: o ritmo é feito com a mão esquerda e a melodia com a direita... é o inverso do baixo e a maioria dos pianistas (até onde eu sei) é destro...

Honestamente eu acho que, se olhar a fundo, o "instrumento de canhoto" mais atrapalhou a vida deles do que ajudou... olhando do ponto de vista da divulgação e popularização da música, foi ótimo... mas acabou se tornando uma limitação auto-imposta.

Emerson Louro escreveu:Um conselho para vcs, Rafael e Juninho, já que as crianças ainda estão muito novinhas, e' fazer com que elas aprendam o instrumento com a mão destra mesmo
Então... depois de ler sobre isso (muito aqui em posts antigos) foi a essa conclusão que eu cheguei também.

Juninho Sampaio escreveu:(...)queria saber e' se tecnicamente seria viável eu aprender a tocar com a mão esquerda como estou acostumado, a direita no espelho, mas num baixo para destro, ou seja, invertendo todas as formas e escalas. Será que seria possível?..
Já ouvi de gente que fez isso.

Tentando me colocar no teu lugar... eu ainda tentaria aprender o baixo acústico de forma "padrão" primeiro... ao menos tentaria...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 09, 2015 12:18 pm

É... vou tentar primeiro como está...
rs

Mas que dá um troço no coração dá. Entrego um papel e uma caneta e ela coloca o papel no chão e a caneta na mão esquerda e começa a arrumar....

affraid
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Mar 09, 2015 3:16 pm

Juninho Sampaio escreveu:(...)Mas que dá um troço no coração dá(...)
lo
Nas primeiras vezes eu também sentia algo assim... pois já passava (ainda passa) todo um filme da vida dele na minha cabeça sobre os obstáculos que ele vai enfrentar....

Aí eu comecei a pensar o que um pai que tenha um filho com um problema de verdade deve passar.... Então eu ergui as mão pro céu e agradeci que ele veio saudável e inteligente pra caramba... heheh
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Mar 09, 2015 3:33 pm

Achei que eu era o único!
Lembro que no dia eu falei em alto e bom tom "QUE MEEEEEEERDA!".

Eu num momento meio que desesperado...
Peguei a canetinha da mãozinha esquerda e disse assim... (Tom até um pouco alto)
"Essa mão nãoooooooo filha, a outra!"

Minha mulher perguntou e eu disse: "Poxa!!! A meninaaaaaa é canhotaaaa!"

Ela disse calma...ela não tem culpa...Foi aí que me bateu uma nóia e esse arrependimento do meu ato. A bichinha com 1 ano e 8 meses, não tem culpa.

Muito obrigado pelas palavras. É isso ai...saúde. O que importa!
Depois fiquei refletindo e pensei melhor!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Mar 09, 2015 7:57 pm

Smile
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Tucone Ter Mar 10, 2015 10:55 am

Eu não vejo problema em ensinar logo de cara a tocar como destro, visto que as duas mãos "trabalham". Conheço gente canhota que toca como destro sem problema algum e conheço também uma história de destro que aprendeu a tocar como canhoto (!?).
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Mar 10, 2015 11:03 am

cheers
deixa ela crecer um pouco. Vou fingir que não sei que ela é canhota!
notme
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12046
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Samu Ter Mar 10, 2015 9:40 pm

Tucone escreveu:Eu não vejo problema em ensinar logo de cara a tocar como destro, visto que as duas mãos "trabalham". Conheço gente canhota que toca como destro sem problema algum e conheço também uma história de destro que aprendeu a tocar como canhoto (!?).

Não é o baixista do Beatles 4Ever que aprendeu a tocar como canhoto para ficar igual ao Paul?
Samu
Samu
Membro

Mensagens : 116
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Tucone Ter Mar 10, 2015 9:58 pm

Ai já é outra história. Eu sempre digo que se entrasse num Beatles cover tentaria aprender a tocar como canhoto. O caso que eu falei era um aluno de um amigo meu, dizia que achava mais estiloso, ele era guitarrista.
Tucone
Tucone
Membro

Mensagens : 532
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Voila Marques Dom Mar 22, 2015 12:32 pm

Emerson Louro escreveu:Bom dia a todos. Inicialmente, obrigado por me aceitarem. Aproveito para pedir uma "licença poética" apenas para cumprimentar a Voila, dizer que apesar da distância, moro em BH, acompanho seu trabalho e sou um grande admirador deste. Voce Voila e' uma referência para todos nós contrabaixistas e merece todas as honras : )
Bom, quanto a pergunta, toco contrabaixo eletrico desde os 12 anos de idade. Estudei numa escola de música tradicional em BH chamada Pro Music e já tenho formação completa em Musicalizacao. Ocorre que sou canhoto, e na época quis aprender num contrabaixo para canhoto, pois era e ainda sou amante de Beatles, e aí Paul Mccartney, enfim, vcs entenderam, rs. Agora, com 39 anos, vou iniciar meus estudos em contrabaixo acustico na UFMG, mas tenho um grande problema, lá na faculdade de música não tem contrabaixo acustico para canhotos! Ademais, o coordenador do curso descartou qualquer possibilidade de inventar as cordas de algum dos baixos da escola. E me disse que posso aprender com a mão "correta" ou tentar tocar com a esquerda mas no baixo de destro, pensando todas as formas e escalas ao contrário. Ainda tenho a possibilidade de comprar meu contrabaixo para canhoto e carregá-lo para cima e para baixo durante as aulas, como se fosse tarefa simples. Enfim, gostaria que me orientassem qual decisão tomar. Gostaria, Voila, também de um parecer seu sobre a possibilidade de tocar com a mão esquerda num contrabaixo destro. Não quero aprender com a mão direita, pois apesar de ser um estudo novo para mim, sei que contrabaixos acustico e eletrico são muito diferentes, mas os padrões, a questão da "pegada" forte com a mão esquerda, enfim, toda minha motricidade foi trabalhada assim por mais de 20 anos. Devo comprar uma baixo pra canhoto, isto e', se eu encontrar? No caso do contrabaixo acustico, e' possível tão somente inverter as cordas? Pois tem a alma dentro dele, será que afetaria alguma coisa? Por fim, aprender com a mão esquerda num baixo de destro e' possível ou vou ter problemas com a condução do arco e das escalas e formas? Tenho de me decidir urgentemente, pois as aulas se iniciam agora em março! Aguardo orientações e antecipo agradecimentos : )

Emerson, agradeço muitíssimo a sua "licença poética"!
Postei um texto sobre canhotos no meu blog.
Espero que você possa lê-lo:
http://www.voilamarques.com/2015/03/sou-canhoto-tia/
Muito sucesso contrabaixístico procê! Very Happy
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Mar 23, 2015 8:07 am

Excelente Voila!!
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1909
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Voila Marques Seg Mar 23, 2015 11:33 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:Excelente Voila!!
Obrigadíssima, Rafael! Very Happy
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Fabio Motta Ter Mar 24, 2015 12:17 pm

Eu sou canhoto, como os mais velhos falam "de pé e mão", e aos 13 anos quando fui fazer aulas de violão, completamente leigo e sem referências na família de músicos, esbarrei neste "problema". Cheguei com meu violão Di Giorgio Estudante, recém adquirido, original de fábrica e de repente me encontrei em uma encruzilhada...rss
Automaticamente você inclina o instrumento para a direita, é fato !
O professor na ocasião falou que não haveria problemas em me ensinar a tocar, desde que invertêssemos as cordas, mas também me disse que haviam pessoas que tocavam "ao contrário", mas que nesse caso, ele não poderia me ajudar. Penso que quem desenvolveu e assimilou esta forma de tocar foi de forma autodidata.
Acabei optando por aprender "na marra" como destro, pensando em algumas coisas como dificuldade de encontrar instrumentos (na época) para canhotos, pagar mais caro por isso e também chegar na rodinha do colégio e não poder tocar se não estivesse com o meu instrumento.
Sinceramente, até hoje me pergunto se talvez eu seria um músico melhor se não tivesse ido contra a minha natureza, mas vai saber !
Hoje toco normalmente como destro, mas é fato que apesar do nosso cérebro se altamente adaptável, alguns pequenos detalhes cognitivos podem influenciar na facilidade ou dificuldade de aprendizado e execução.
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por fheliojr Ter Mar 24, 2015 7:35 pm

texto muito bacana, mestra Voila!

claps

p.s.: tudo bem contigo e com o boss? abraços para vcs!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Voila Marques Qua Mar 25, 2015 11:26 pm

fheliojr escreveu:texto muito bacana, mestra Voila!

claps

p.s.: tudo bem contigo e com o boss? abraços para vcs!
Obrigada, Helinho! Very Happy
Tá tudo bem...
Abs contrabaixísticos procê
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Contrabaixo acustico para canhotos Empty Re: Contrabaixo acustico para canhotos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos