Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A polêmica do upgrade dos SX

+42
djmmaster
Cantão
vinibassplayer
nylon
Tarcísio Caetano
Jazztone
DiegoAndrade
Andremoura
joseluiz.avilajr
JAZZigo
Marquinhos dos Santos
SILVIAO
Zubrycky
NeyBass
gpraxedes
Stormbringer
ffc4852
bodhan
emanuelneto
allexcosta
fheliojr
joabi
danielfbl
Juninho Sampaio
Mauricio Luiz Bertola
CG
rodsom
edumoraes
J.Adalberto
Claudio
Coder
Rico
Thiago Almeida
Samu
RBORCARI
FabioOlario
Breno_Barnabe
Edão
subgrave
edu_carvalho
gsfteodoro
Mascis
46 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mascis Qua Fev 18, 2015 2:01 pm

Eu li bastante por aqui o pessoal dizer que esse negócio de comprar um SX já pensando em fazer upgrade é furada.

Mas até agora não achei uma explicação satisfatória pra isso.

Botando na ponta do lápis, com preços atuais encontrados no Brasil, com 2500 reais, se monta um SX com tudo TOP ( ferragens, caps, circuitos, etc) e revisado artesanalmente por um bom luthier. Não consigo ver um baixo de fábrica por esse preço que seja superior a um SX "tunado" desses. Isso sem aproveitar nenhuma oportunidade, porque aproveitando oportunidades, dá pra montar um SX TOP com menos de 2 mil reais.

Vejo muito o povo falando que se for pra gastar o dinheiro que pagou em um sx em upgrades, vale mais a pena pegar um squier. Vale porque? Um SX com 700 reais em upgrades ainda é inferior a um squier? Certeza? Eu duvido...

Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por gsfteodoro Qua Fev 18, 2015 2:13 pm

Sabe o que é?
É que muitos investem em um SX e, de repente, se arrependem e querem vender no preço em que gastou tudo, esquecendo que é um SX.
Mas se você tem certeza absoluta que você vai querer um SX pro resto da vida, pode investir os R$ 1900,00. Mas não se esqueça que, no headstock, está escrito SX.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por edu_carvalho Qua Fev 18, 2015 2:15 pm

Mascis,

"Tunei" o meu SX spb57 precision (Captador, ponte e afins). Gastei aproximadamente 900 dilmas, valor um pouco acima do custo do próprio instrumento (comprei o mesmo por 570 dilmas). No final das contas, investida essa grana, percebi que continuei com um... SX spb57 precision! Tratei de comprar um fender MIM precision usado por 1700 dilmas e encerrei a questão, o baixo veio pronto para atender as minhas reais possibilidades. What a Face

Entenda: não estou desmerecendo o instrumento nem levando em conta questões como o valor de revenda. Apenas, no frigir dos ovos, a sonoridade melhorou, etc. Porém, a tocabilidade permaneceu a mesma, o neck dive, etc.

Falo isto porque sei que muitos colegas chegam a investir quantias bem maiores nesses upgrades. Cada caso é um caso, o dinheiro é de cada um, mas... Resumo da ópera: um SX é um SX, um fender é um fender, um 7ender é um 7ender...

Abcs.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por subgrave Qua Fev 18, 2015 2:40 pm

Com esse dinheiro é melhor pegar um Squier. É mais bonito, passa maior confiança na questão qualidade, e tem melhor revenda. E se emendar um troco a mais consegue até pegar um Fender MIM!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mascis Qua Fev 18, 2015 2:58 pm

Eu concordo e muito com o argumento do Teodoro. Quem compra em um SX e investe no instrumento pensando em revenda vai quebrar a cara mesmo! Meu argumento é voltado pra quem compra um instrumento pra usar, não pra vender.


Edu, o que você esperava ter em mãos tunando um SX? Eu tenho um fender MIA e um SX tunado, o fender é fender, o sx é sx, (apesar de que o meu não tem mais o nome no headstock). O fender é melhor que o sx? É sim, mas custou 4 vezes mais e não é 4 vezes melhor.

Esse negócio de "fender é fender" é chamado em marketing de descomoditização de produto, é o processo onde a marca passa a valer mais que o próprio produto, que é portanto desvinculado de qualquer comparação racional. Se o Ritter fizesse um baixo e colocasse SX no headstock, muita gente ia ter certeza ao escutar que qualquer fender MIM é muito melhor. :p

Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mascis Qua Fev 18, 2015 3:05 pm

subgrave escreveu:Com esse dinheiro é melhor pegar um Squier. É mais bonito, passa maior confiança na questão qualidade, e tem melhor revenda. E se emendar um troco a mais consegue até pegar um Fender MIM!


Me mostre um fender MIM a venda por menos de 2500 reais. (de preferencia um que seja em alder e tenha eletronica, caps e ferragens top de linha, pra disputa ficar justa) Wink

O meu SX é 10 vezes mais bonito que qualquer Squier e custou quase a metade do preço. Beleza é um critério muito subjetivo.

Eu não confio em qualidade de baixo lowcost feito em série na ásia, voce confia? No entanto um SX que tenha passado na mão de um bom luthier me passa muito mais confiança na questão qualidade do que um squier saído da loja.

Sim, tem mais nome e melhor revenda. Fato.

Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Edão Qua Fev 18, 2015 3:18 pm

Já gastei 1,5k pra tunar um sx, com caps Fender, Ponte Badass e um Preamp John East U-Retro. Cadê o sx? Vendi!

Se o cara quiser jogar dinheiro fora, tranquilo. Upgrades em instrumentos de marcas de baixo valor de mercado, não valem pra revenda.

Mas se você mantiver o instrumento com você, como mais um baixo de sua coleção e etc e tal, ai vale! Fica um baita instrumento, com as limitações que o edu_carvalho falou, mas fica. Som :curti:.

Ah! Pode fazer o downgrade e vender.

Que fique claro, digo assim, por que do mesmo jeito que a gente pensa em comprar, pensa também em vender. Wink

Ciclo de vida do instrumento, kkkkkkk. Compra, toca e vende. Kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 18, 2015 3:18 pm

Mascis escreveu:Eu li bastante por aqui o pessoal dizer que esse negócio de comprar um SX já pensando em fazer upgrade é furada.
Mascis, a questão aqui é um pouco diferente.

Vejo muitas pessoas que estão querendo comprar o primeiro baixo, aqui o SX é bem indicado, assim com os upgrades, só que essas pessoas sequer ouvem o som do baixo e pegam eles em mãos, e já saem falando em Upgrades.. eu acho isso errado. Como o cara pode querer mudar algo que ele nem sabe como é? Acho que só colocar um captador melhor pelo simples fato de alguém ter falado que é melhor, é algo sem sentido em minha opinião.

Eu sempre lia que os caps dos JB SX tinham pouco grave, mas depois cheguei a conclusão (minha opnião) que é uma característica também presente em outros JBs que já toquei... mesmo com a troca de caps que eu fiz, essa característica continuou, mas o equalizador taí pra isso!

Eu toquei muito tempo com meu SX original e só fiz upgrade quando tive uma boa oportunidade (peguei os caps do JB Fernandes que era do gsfteodoro e hoje está com o Tarcísio). E confesso que além do preço, o que me motivou mesmo foi o fato de eu já conhecer o som dos caps que estava a fim.

Já vi gente colocar Cabrera Hot Tone no SX e achar que nada mudou, e gente que fez o mesmo Upgrade achar que ficou ótimo e melhorou bem.

Meu SX continua sendo um SX, mas é o baixo que eu melhor me entendo no meu set.

Quanto ao cara querer revender por um preço alto, penso que cada um pode pedir o que quer por algo que é seu, se alguém achar caro é só não comprar.

Pra resumir:

Fazer upgrades por fazer, sem saber nem qual é a deficiência: acho sem sentido.
Fazer upgrades consciente do que quer (e as vezes consciente de que não irá recuperar o valor em possível revenda): acho válido.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por FabioOlario Qua Fev 18, 2015 3:46 pm

Eu quando comprei meu sx adorei aquele som rondado, li que varias pessoas trocaram o captador pelo custon shop 60 da fender e no maximo que conseguiram foi mais definição no som. Pensei aqui comigo, não adianta nada eu trocar de captador sem antes eu regular meu instrumento, fazer uma boa blindagem e testar em alguns amplificadores de boa qualidade e com cordas novas. Trocar ponte tarraxas acho desnecessário o mesmo penso na parte elétrica, que só troca rei alguma coisa caso venha dar problema. Acredito que antes da galera sair trocando tudo primeiro compre cabos de boa qualidade com no minimo 0,75mm2 de espessura cordas novas de boa qualidade e mantenha seu instrumento regulado por um luthier...
FabioOlario
FabioOlario
Membro

Mensagens : 27
Localização : Nova Iguaçu - Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Edão Qua Fev 18, 2015 3:57 pm

^ Ótima pedida!
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mascis Qua Fev 18, 2015 4:05 pm

Breno_Barnabe escreveu:
Pra resumir:

Fazer upgrades por fazer, sem saber nem qual é a deficiência: acho sem sentido.
Fazer upgrades consciente do que quer (e as vezes consciente de que não irá recuperar o valor em possível revenda): acho válido.

Poxa aí sim, uma posição bastante razoável!

Edão,

Eu toco baixo hà 20 anos e nunca vendi um instrumento. :p
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por RBORCARI Qua Fev 18, 2015 4:05 pm

Olá pessoal...passando minha opinião.

comprei o SX com ajuda das informações aqui do fórum e fiz o upgrade também tirando dúvidas aqui...

Comprei-o por ~960R$ o ano passado e no final do ano fiz um upgrade nele usando um Captador Malagoli Quarter Tone (paguei ~175R$), hoje tenho um baixo que atende a "sonoridade" que eu procurava, não tinha 3 mil pra comprar um Fender na época e nem hoje, e se tivesse não seria esse o destino...rs

Vi o Alex pronunciando algo em algum tópico do fórum e acho que é valido, não é a marca do headstock que vai me fazer tocar melhor e sim estudo...ele tem razão? não sei, mas pra mim foi valida a reflexão.

Claro que é o sonho (GAS) de muitos (até o meu) ter um Fender/Musicman/Fodera entre tantos outros baixos conceituados no mercado, só que hoje tenho um OLP e um SX e me atendem...

abraços a todos,
RBORCARI
RBORCARI
Membro

Mensagens : 661
Localização : Jundiaí

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por subgrave Qua Fev 18, 2015 4:50 pm

Mascis escreveu:
Me mostre um fender MIM a venda por menos de 2500 reais. (de preferencia um que seja em alder e tenha eletronica, caps e ferragens top de linha, pra disputa ficar justa) Wink

O meu SX é 10 vezes mais bonito que qualquer Squier e custou quase a metade do preço. Beleza é um critério muito subjetivo.

Eu não confio em qualidade de baixo lowcost feito em série na ásia, voce confia? No entanto um SX que tenha passado na mão de um bom luthier me passa muito mais confiança na questão qualidade do que um squier saído da loja.

Sim, tem mais nome e melhor revenda. Fato.

Em minha humilde opinião:
- Ferragens, captadores e periféricos não precisam ser top de linha para ser bons.
- Sx bonito com aquele headstock nem a pau.
- Um luthier não é nenhum mago ou mágico para que um instrumento fique confiável passando em sua mão. Confiável é o instrumento construído com controle de qualidade.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Fev 18, 2015 4:56 pm

^ Não confundas as coisas. Não acho que eles quiseram dizer que qualquer baixo vira top ao ser regulado e ter as cordas trocadas, mas com certeza melhorará muito o som
Só nem tanto em relação a conforto, que é algo mais pessoal.

Um Uno não será uma Ferrari se passar por uma boa oficina mecânica, mas um alinhamento, balanceamento, cambagem, etc, vão melhorar bem a dirigibilidade.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Samu Qua Fev 18, 2015 5:45 pm

edu_carvalho escreveu:Apenas, no frigir dos ovos, a sonoridade melhorou, etc. Porém, a tocabilidade permaneceu a mesma, o neck dive, etc.

Breno_Barnabe escreveu:Fazer upgrades por fazer, sem saber nem qual é a deficiência: acho sem sentido.
Fazer upgrades consciente do que quer (e as vezes consciente de que não irá recuperar o valor em possível revenda): acho válido.

Parece-me que essas são as observações mais importantes.
É preciso ter em mente quais são as propriedades do instrumento que os upgrades e modificações podem alterar, e de que maneira. Fora que não dá pra ter certeza até ver o resultado.

Outra coisa: o nome Squier pode não significar muito em termos de controle de qualidade, mas pelo menos é um instrumento que já está pronto e você pode testar vários. Então, até por esse tipo de questão, a faixa de preço em que o instrumento vai entrar após os upgrades/modificações é um dado bem importante para avaliar se não tem uma opção mais prática para adquirir um instrumento já dentro (ou próximo) da sua proposta ou expectativa.

E não é porque você adquire um instrumento com a intenção de tocá-lo que dá pra sempre ter certeza de que jamais irá querer vendê-lo, mas muita coisa dá para "downgradear" de volta rs.
Samu
Samu
Membro

Mensagens : 116
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Thiago Almeida Qua Fev 18, 2015 6:04 pm

Tenho um SX original "ainda" e no momento em que alguma característica dele nao me agradar mais eu faço um up. Acho que é válido quando você pretende conseguir determinada característica no instrumento, mesmo que o resultado não saia como o esperado. É o risco que se corre Razz
Thiago Almeida
Thiago Almeida
Membro

Mensagens : 1385
Localização : Teresina - PI

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Rico Qua Fev 18, 2015 6:23 pm

O guitarrista com quem toco há uns 15 anos tem algumas Fender e Gibson, além de uma Squier CV Tele e uma Epiphone Les Paul Std dos anos 90.

A questão é a seguinte: A Squier tem um som próximo das Tele USA dele. Muito próximo mesmo.

As Gibson e a Epi, porém, tem outra história. Ele fez upgrades na Epi, que foram além da troca dos caps por caps Gibson (reedições) dos anos 60. Ele também importou peça por peça de toda a parte elétrica. Capacitores e fiação originais e quase todo o restante da guita.

Eu acompanhei essa transformação passo a passo. Era a primeira Lespa dele, e ele é louco pelo modelo.

No fim, ele ficou com uma guita que não tem a mesma presença de som da Gibson STD USA dele, além de ter neck dive e um braço mais desconfortável e ainda ter custado o equivalente a duas Epis novas, mais bonitas, com garantia, nota fiscal, sem marcas, 0 km.

Ele sabe que o que fez não compensou, sabe que está casado com a guita, mas no caso dele, tudo bem. Ele já tem as guitarras que gostaria de ter, então a questão é meramente financeira.

Imagino o quão frustante deve ser gastar com sacrifício uma fortuna em upgrades, e descobrir depois que seu instrumento não se transformou naquilo que você esperava.

Algum upgrade, se realmente necessário, ok. Mas sem essa de esperar transformar um instrumento de 1000 dilmas num de 10000 mil Dilmas. Minha opinião é que é melhor gastar quinhentinhos em upgrades e o restante em estudo, amps e etc...

Aos que sonham com instrumentos que no momento são impossíveis, repito uma frase que o Mutante Sergio Dias me disse certa vez: Se há alguma coisa que você queira muito, no futuro vai topar com ela.

Isso me aconteceu algumas vezes...

Assim, melhor esperar, aplicar melhor sua grana, guardar algum dinheiro e comprar no futuro, aquilo que você queria hoje.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Coder Qua Fev 18, 2015 6:47 pm

Rico escreveu:Aos que sonham com instrumentos que no momento são impossíveis, repito uma frase que o Mutante Sergio Dias me disse certa vez: Se há alguma coisa que você queira muito, no futuro vai topar com ela.

Isso me aconteceu algumas vezes...

Assim, melhor esperar, aplicar melhor sua grana, guardar algum dinheiro e comprar no futuro, aquilo que você queria hoje.

É isso aí! up
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Claudio Qua Fev 18, 2015 7:10 pm

Mascis escreveu:
Esse negócio de "fender é fender" é chamado em marketing de (...)

Se você vai utilizar o tal SX Tunado para suas gigs, pra ensaios e estudos, sem dúvidas é um instrumento que vai te atender bem, nem precisa tunar o baixo. Pra essa finalidade, Squier, SX, Eagle, Ibanez SR e qualquer outro dessa linha vai te servir.

Agora... se você precisa de um baixo como ferramenta profissional de trabalho, é o seu ganha-pão, vai participar de trabalhos como músico contratado, sideman, contratos de gravações e etc. aí nem arrisque chegar num front desses portando um SX Tunado. Nestes casos específicos, um Fender faz toda a diferença do mundo. Aqui no Fórum mesmo você vai colher depoimentos de pessoas que já perderam trabalhos porque o produtor musical achava que o baixista tinha que ter um Fender ou um Musicman ou um TRB. Sei que isso é babaquice pura, mas lamentavelmente é um fato, acontece de verdade!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por J.Adalberto Qua Fev 18, 2015 7:27 pm

Acho que fazer upgrade's em qualquer instrumento é uma boa terapia!

Mas não vale comprar a peças emvolvidas todas de uma vez, o mais legal e comprar de fora, ficar aguardando a chegada, ficar na espectatativa se vai ser tributado ou não.

E comprar a outra peça necessária só depois que a primeira chegar, assim vc passar uns seis meses nesse processo.

No final qdo o baixo estiver com tudo do "bom" e do "melhor" que seu dinheiro puder comprar, nem pensar e fzr contas de qto ficou a terapia.

E depois de brincar um pouco com o instrumento, vc inventa alo que não esteja curtindo nele.

E começa a outra fase da terapia, vc vai anunciá-lo e tentar vendê-lo, essa fase é bem legal, vc passa horas, entre mensagem (face book, What's Up etc) explicando para os pretensos compradores que seu baixo com os upgrade's é melhor que muito Fender, MusicMan....etc

E finalmente algum dia vc vai conseguir vendê-lo, pelo preço que o instrumento vale! Mas relaxe em relação a grana investida nas peças, elas não foram jogada fora. Lembre-se isso é só uma terapia, um passa tempo.

Se quiser repetir tudo de novo, é só comprar outra marca de instrumento, comprar peças para Upgrade de outras marcas também, fazendo assim vc será o cara mais entendido de peças e afins

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por edumoraes Qua Fev 18, 2015 7:49 pm

Ri Muito
Com meu ex Squier VM foi bem assim, encomendei os knobs estilo fender, levaram meses pra chegar, foi uma terapia...
depois comprei uma ponte preta, levou meses pra chegar, achei que deixou o timbre abafado, vendi e comprei outra que ficou boa
...foi uma terapia.

depois comprei um jogo de tarraxas pretas, levou 60 dias pra chegar e foram roubadas na esquina de casa, assaltaram a van do SEDEX.
...foi uma terapia. SQN

depois encomendei outro jogo, demorou mais um tempão pra chegar...
...foi uma terapia.

aí quando o baixo estava visualmente do jeito que eu queria.... ....vendi...
foi uma terapia...  rsrss.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por rodsom Qua Fev 18, 2015 7:53 pm

aprendi aqui no forum que um bom ampli é melhor que muito up grade. comprei um baixo "mais ou menos" e em vez de gastar comprar com up grades, resolvi comprar um cabeçote hartke 2500. melhor investimento que eu ja fiz.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por J.Adalberto Qua Fev 18, 2015 7:54 pm

E não foi legal esse processo!?!?!?

Que graça tem ir na loja, ou comprar de algum um baixo pronto?

Nenhuma né ?!!!!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por edumoraes Qua Fev 18, 2015 7:57 pm

^pra mim foi, só me arrependi de vendê-lo.
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por CG Qua Fev 18, 2015 7:58 pm

Breno_Barnabe escreveu:
Mascis, a questão aqui é um pouco diferente.

Vejo muitas pessoas que estão querendo comprar o primeiro baixo, aqui o SX é bem indicado, assim com os upgrades, só que essas pessoas sequer ouvem o som do baixo e pegam eles em mãos, e já saem falando em Upgrades.. eu acho isso errado. Como o cara pode querer mudar algo que ele nem sabe como é? Acho que só colocar um captador melhor pelo simples fato de alguém ter falado que é melhor, é algo sem sentido em minha opinião.

Eu sempre lia que os caps dos JB SX tinham pouco grave, mas depois cheguei a conclusão (minha opnião) que é uma característica também presente em outros JBs que já toquei... mesmo com a troca de caps que eu fiz, essa característica continuou, mas o equalizador taí pra isso!

Eu toquei muito tempo com meu SX original e só fiz upgrade quando tive uma boa oportunidade (peguei os caps do JB Fernandes que era do gsfteodoro e hoje está com o Tarcísio). E confesso que além do preço, o que me motivou mesmo foi o fato de eu já conhecer o som dos caps que estava a fim.

Já vi gente colocar Cabrera Hot Tone no SX e achar que nada mudou, e gente que fez o mesmo Upgrade achar que ficou ótimo e melhorou bem.

Meu SX continua sendo um SX, mas é o baixo que eu melhor me entendo no meu set.

Quanto ao cara querer revender por um preço alto, penso que cada um pode pedir o que quer por algo que é seu, se alguém achar caro é só não comprar.

Pra resumir:

Fazer upgrades por fazer, sem saber nem qual é a deficiência: acho sem sentido.
Fazer upgrades consciente do que quer (e as vezes consciente de que não irá recuperar o valor em possível revenda): acho válido.

Concordo com tudo. Fazer upgrades só por fazer é gastar dinheiro a toa. fazer consciente do que esta fazendo é uma decisão inteligente.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mascis Qua Fev 18, 2015 8:22 pm

Samu escreveu:
É preciso ter em mente quais são as propriedades do instrumento que os upgrades e modificações podem alterar, e de que maneira. Fora que não dá pra ter certeza até ver o resultado.

Outra coisa: o nome Squier pode não significar muito em termos de controle de qualidade, mas pelo menos é um instrumento que já está pronto e você pode testar vários. Então, até por esse tipo de questão, a faixa de preço em que o instrumento vai entrar após os upgrades/modificações é um dado bem importante para avaliar se não tem uma opção mais prática para adquirir um instrumento já dentro (ou próximo) da sua proposta ou expectativa.

E não é porque você adquire um instrumento com a intenção de tocá-lo que dá pra sempre ter certeza de que jamais irá querer vendê-lo, mas muita coisa dá para "downgradear" de volta rs.


Concordo! Pra quem quer tirar um instrumento da loja e já sair tocando, um instrumento de melhor nome pode dar uma certa garantia. Já pra quem quer conhecer o instrumento e ir adaptando a suas necessidades e gostos, é bem melhor pegar um mais barato e ir mexendo, até mesmo porque ninguem vai comprar um Fender precision custom shop e abrir um buraco nele pra colocar um outro captador e trasnformar em um pj só pra ver como fica.

Thiago Almeida escreveu:Tenho um SX original "ainda" e no momento em que alguma característica dele nao me agradar mais eu faço um up. Acho que é válido quando você pretende conseguir determinada característica no instrumento, mesmo que o resultado não saia como o esperado. É o risco que se corre Razz

Perfeito, sou dessa mesma linha de pensamento. Smile


Rico escreveu:

As Gibson e a Epi, porém, tem outra história. Ele fez upgrades na Epi, que foram além da troca dos caps por caps Gibson (reedições) dos anos 60. Ele também importou peça por peça de toda a parte elétrica. Capacitores e fiação originais e quase todo o restante da guita.

Eu acompanhei essa transformação passo a passo. Era a primeira Lespa dele, e ele é louco pelo modelo.

No fim, ele ficou com uma guita que não tem a mesma presença de som da Gibson STD USA dele, além de ter neck dive e um braço mais desconfortável e ainda ter custado o equivalente a duas Epis novas, mais bonitas, com garantia, nota fiscal, sem marcas, 0 km.

Ele sabe que o que fez não compensou, sabe que está casado com a guita, mas no caso dele, tudo bem. Ele já tem as guitarras que gostaria de ter, então a questão é meramente financeira.

Imagino o quão frustante deve ser gastar com sacrifício uma fortuna em upgrades, e descobrir depois que seu instrumento não se transformou naquilo que você esperava.

Algum upgrade, se realmente necessário, ok. Mas sem essa de esperar transformar um instrumento de 1000 dilmas num de 10000 mil Dilmas. Minha opinião é que é melhor gastar quinhentinhos em upgrades e o restante em estudo, amps e etc...


Bom, eu acho que de saída, alguem que compra um instrumento de mil, pensando em trasnformá-lo em um de 10 mil, já tá saindo errado. Agora alguem que compra um de mil, pensando em transformá-lo em um de 2-3 mil, pode conseguir perfeitamente atingir o seu objetivo e ainda passar por um processo de descoberta que seja mais satisfatório e educativo do que ir em uma loja com 3 mil e pegar o baixo que mais gostou depois de olhar por 15 minutos.

Já com relação ao seu amigo, eu pergunto, as madeiras eram as mesmas? Onde os dois instrumentos foram feitos? Porque veja só, esqueca todo o resto e vamos ver só as madeiras, pegar uma EPI feita em basswood em uma linha de produção em massa na China e pegar uma gibson les paul custom, de mogno, que é feita semi artesanalmente nos eua e querer comparar, complica muito. Veja parágrafo acima.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Fev 18, 2015 8:25 pm

No meu entender, "up-grades" só são válidos se realmente acrescentarem alguma coisa e respeitarem uma boa relação custo-benefício.
Fora isso, é desperdício...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Juninho Sampaio Qua Fev 18, 2015 8:50 pm

quero conta com gastar dinheiro...vai que no final nao fique como quero!!!!

Prefiro testar todos os baixos, independente de marca. Mas tem que agradar. Porém tem a questão sentimental. Meu washburn XB600 não vendo nem a pau. Ele é de 1998, mas original só tem mesmo a madeira pq o resto, Jacimário já fez o favor de colocar algo novo no coração da criança.

Smile
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12041
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por edu_carvalho Qua Fev 18, 2015 9:18 pm

Mascis escreveu:Edu, o que você esperava ter em mãos tunando um SX? Eu tenho um fender MIA e um SX tunado, o fender é fender, o sx é sx, (apesar de que o meu não tem mais o nome no headstock). O fender é melhor que o sx? É sim, mas custou 4 vezes mais e não é 4 vezes melhor.

Mascis,

É óbvio que eu não esperava ter um fender ao tunar um SX, não me considero um imbecil para alimentar tal pretensão. A questão aqui não é essa. Talvez ficasse mais claro se você explicasse o que seria um "SX TOP" What a Face ...

Bem, vamos lá: partindo do seu conceito de instrumento TOP, e tomando um fender como referência em relação a um SX TUNADO (ou TOP, como preferir), você estimou o custo final do tal SX  "TOP" em 2.500 dilmas. Pela SUA lógica, um fender "TOP" custa 4 vezes mais para se equiparar ao tal SX TUNADO, tornando-se portanto um mal investimento... Entendi bem ou estou delirando? Quanto a NÃO ser "4 VEZES MELHOR" do que um SX "TOP", aí vai da subjetividade de cada um, entendo que esse SX "TOP" é o tal barato que sai caro, mas não sei quais critérios você adotou para quantificar tal diferença de qualidade.

Cara, independente ou não de você vender os seus instrumentos, por TOP elenco alguns aspectos notórios que NEM DE LONGE um SX TOP vai oferecer: construção, escolha das madeiras, acabamento, ergonomia. Não é o fato de ter um cap "top", uma ponte "top", e afins "tops" que vai transformar um SX num baixo...TOP.

Concordo com inúmeros colegas aqui: tunar um SX pode se constituir num excelente custo x benefício, desde que o mesmo tenho um uso específico. AH!, você encontra, sim, fender MIM (usado) abaixo dos 2k. Garimpa que tu acha.

Abcs.
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por danielfbl Qua Fev 18, 2015 9:58 pm

my $0,02…

contextualizando: sou músico “profissional” - vivo da atividade - e toco/ toquei com artistas de “nível nacional”. tenho/tive instrumentos caros (lakland, fender 70’s, hofner, etc) e, hoje em dia, não preciso chegar com um instrumento de “marca” nos trabalhos porque geralmente sou convidado por pessoas que já me conhecem - na maioria dos casos por amigos mesmo. vale destacar que gosto mais de timbres “antigos”, uso em 90% das vezes cordas flat e toco na grande maioria das vezes em palcos com monitoração “adequada”.

acabei de comprar um sx desses SJB75 de um cara que levou o baixo no zaganin pra dar um tapa nos trastes e remover aquele verniz do braço. além disso, ele colocou um par de captadores noiseless da fender. estava dando uma circulada no mercado livre e achei que, por R$ 800, valia arriscar. já tive um desses antes e tinha achado bem legal, mas na época eu não curtia muito JB e não dei a "atenção devida" ao baixo. vendi porque ele apenas ocupava espaço em casa.

estou completamente embasbacado com o baixo… lindo, zero neck dive, braço do jeito que eu gosto, peso ok, hardware ok (não vou trocar nada). não vou falar sobre o som porque comprei na semana passada e ainda não fiz show com ele, mas adianto que aqui em casa tá tudo maravilhoso. afirmo com total e absoluta certeza que confio nesse instrumento pra fazer qualquer trabalho e não tenho nenhum medo dele me deixar na mão (já viajei muito com baixos semi-acústicos com mais de 40 anos num bag fuleiro e sempre deu tudo certo). quero, inclusive, comprar um precision da marca - talvez um desses de escala curta que vi no mercado livre - e “upgradear” com um EMG GZR que tenho aqui - atualmente a minha captação preferida para precisions - e com o mesmo serviço que o antigo dono fez no JB de dar um tapa nos trastes e remover o verniz do braço.

então acho que tô com o pessoal “pró-upgrade”. mas nada contra quem põe na frente a questão da grana envolvida no processo… é importante levar em consideração esse aspecto, especialmente se você não vai usar o baixo pra ganhar dinheiro.

danielfbl
Membro

Mensagens : 131
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por joabi Qua Fev 18, 2015 10:07 pm

danielfbl escreveu:acabei de comprar um sx desses SJB75 de um cara que levou o baixo no zaganin pra dar um tapa nos trastes e remover aquele verniz do braço. além disso, ele colocou um par de captadores noiseless da fender. estava dando uma circulada no mercado livre e achei que, por R$ 800, valia arriscar.

Pagou esse preço no baixo revisado e com os captadores novos?

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por danielfbl Qua Fev 18, 2015 10:11 pm

joabi escreveu:
Pagou esse preço no baixo revisado e com os captadores novos?


isso! tava vendo uns já com captadores trocados na faixa de R$1000. esse que eu comprei apareceu aos 45 do segundo tempo.

danielfbl
Membro

Mensagens : 131
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por joabi Qua Fev 18, 2015 10:17 pm


^ Acho que sua compra ilustra bem a discussão do tópico. Pra você foi um negócio fantástico, para o antigo dono um péssimo negócio. Ele deve ter investido um bom dinheiro e vendeu mal. Talvez esteja arrependido dos upgrades.

Por outro lado, um ponto que ainda não foi comentado é que nem sempre o preço de revenda é tão importante. Um instrumento gera lucros, seja em shows, aulas, gravações, etc. Se durante a vida útil o baixo gerou lucro no balanço geral, o preço de revenda pouco importa. Talvez tenha sido o caso aqui.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por fheliojr Qua Fev 18, 2015 10:18 pm

Mascis, na verdade, o problema não é fazer ups em SX, mas aquela ideia - muito presente do mundo dos guitarristas, inclusive - de já pensar em modificar um instrumento q mal foi adquirido.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por joabi Qua Fev 18, 2015 10:21 pm


^ E quando os upgrades chegam antes do baixo? hide hyper

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por allexcosta Qua Fev 18, 2015 11:00 pm

Mascis escreveu:Eu li bastante por aqui o pessoal dizer que esse negócio de comprar um SX já pensando em fazer upgrade é furada.

Por aqui por onde? Tem um link?

Pelo menos eu sempre recomendei que usassem o SX original por um bom tempo, pois acho um baixo bom do jeito que vem de fábrica e o upgrade pode não ser necessário.

Talvez uma boa regulagem, uma retífica profissional e uma blindagem são as coisas que eu faria se comprasse um. Mesmo assim só faria a retífica se usasse ação baixa, que não é meu caso.

A captação e o hardware dos SX não são ruins, mas existem melhores sim. Se algo nesses baixos te incomoda, troque. Se for vender, coloque a original e venda as peças separadas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Mascis Qui Fev 19, 2015 12:09 am

edu_carvalho escreveu:
Mascis escreveu:Edu, o que você esperava ter em mãos tunando um SX? Eu tenho um fender MIA e um SX tunado, o fender é fender, o sx é sx, (apesar de que o meu não tem mais o nome no headstock). O fender é melhor que o sx? É sim, mas custou 4 vezes mais e não é 4 vezes melhor.

Mascis,

É óbvio que eu não esperava ter um fender ao tunar um SX, não me considero um imbecil para alimentar tal pretensão. A questão aqui não é essa. Talvez ficasse mais claro se você explicasse o que seria um "SX TOP" What a Face ...

O que eu chamo de um SX TOP, é um SX com excelentes ferragens, eletrônica e captadores, revisado e regulado por um bom luthier. Não é o mesmo que um SX tunado, porque "top", implica em tunar com o que há de melhor (dentro do conceito).

edu_carvalho escreveu:
Bem, vamos lá: partindo do seu conceito de instrumento TOP, e tomando um fender como referência em relação a um SX TUNADO (ou TOP, como preferir), você estimou o custo final do tal SX  "TOP" em 2.500 dilmas. Pela SUA lógica, um fender "TOP" custa 4 vezes mais para se equiparar ao tal SX TUNADO, tornando-se portanto um mal investimento... Entendi bem ou estou delirando? Quanto a NÃO ser "4 VEZES MELHOR" do que um SX "TOP", aí vai da subjetividade de cada um, entendo que esse SX "TOP" é o tal barato que sai caro, mas não sei quais critérios você adotou para quantificar tal diferença de qualidade.

Não Edu, em momento algum eu disse que um SX top se equipararia a um Fender top de linha. Também não disse que um fender top é um mau investimento.

Também não acho que um baixo fabricado em série é bom ou ruim só pelo nome escrito no headstock.



edu_carvalho escreveu:Cara, independente ou não de você vender os seus instrumentos, por TOP elenco alguns aspectos notórios que NEM DE LONGE um SX TOP vai oferecer: construção, escolha das madeiras, acabamento, ergonomia. Não é o fato de ter um cap "top", uma ponte "top", e afins "tops" que vai transformar um SX num baixo...TOP.

Discordo de você, acho que essa matemática não existe. Sem querer de forma alguma ofender, a impressão que tenho é que voce está "deslumbrado" demais com as marcas e acha que um fender mexicano tem madeiras selecionadíssimas muito superiores as de um sx american alder, quando na verdade são praticamente a mesma coisa.

Um SX não é um baixo TOP, assim como um squier, ou um fender "comum" também não é. São bons baixos (o fender melhor que os outros, claro), mas TOP é um fender custom shop, um lakland americano, um dingwall canadense, etc.

E o SX que eu tenho aqui não fica a dever nada em termos de acabamento e ergonomia ao meu Fender MIA. O som do fender é melhor, os trastes são melhores, as tarrachas são melhores, etc. Mas o acabamento e a ergonomia são bem similares. Lembrando que o meu SX já está bem mexido.


edu_carvalho escreveu:Concordo com inúmeros colegas aqui: tunar um SX pode se constituir num excelente custo x benefício, desde que o mesmo tenho um uso específico. AH!, você encontra, sim, fender MIM (usado) abaixo dos 2k. Garimpa que tu acha.

Abcs.

Sim, concordamos, afinal! Smile



joabi escreveu:
danielfbl escreveu:acabei de comprar um sx desses SJB75 de um cara que levou o baixo no zaganin pra dar um tapa nos trastes e remover aquele verniz do braço. além disso, ele colocou um par de captadores noiseless da fender. estava dando uma circulada no mercado livre e achei que, por R$ 800, valia arriscar.

Pagou esse preço no baixo revisado e com os captadores novos?


Eu paguei exatamente esse preço no meu SX, com ponte gotoh, headstock refeito, braço reenvernizado (fosco) trastes retificados, nut graphtech, blindagem feita e escudo e knobs perolizados. Na parte de vendas do forum tem um com cap seymour duncan mais barato que isso...


joabi escreveu:
^ Acho que sua compra ilustra bem a discussão do tópico. Pra você foi um negócio fantástico, para o antigo dono um péssimo negócio. Ele deve ter investido um bom dinheiro e vendeu mal. Talvez esteja arrependido dos upgrades.

Por outro lado, um ponto que ainda não foi comentado é que nem sempre o preço de revenda é tão importante. Um instrumento gera lucros, seja em shows, aulas, gravações, etc. Se durante a vida útil o baixo gerou lucro no balanço geral, o preço de revenda pouco importa. Talvez tenha sido o caso aqui.


Sim Joabi, quem investir em upgrades em um SX pra depois revender, vai de fato perder dinheiro. Não é um investimento financeiro viável. Mas quem investir pra ter um instrumento melhor, terá na maioria dos casos um bom retorno.

Outra coisa, pra tocar na noite, botar baixo em cima de trio, na mão de roadie, em festival com um monte de outras bandas, tocar na chuva, levar queda, enfiar em uma bag pendurar nas costas e ir embora da balada as 4 da manha no meio de uma quebrada sinistra, etc. Eu sempre preferi baixos baratos tunados e bem regulados. Jamais teria um Ritter, ia viver trancado dentro de casa, com medo de arranhar. Tenho um cort b5 (dos primeiros) com caps emg twx que é o meu xodó, tem mais de 400 gigs comigo e não me desfaço dele por nada nesse mundo.

fheliojr escreveu:Mascis, na verdade, o problema não é fazer ups em SX, mas aquela ideia - muito presente do mundo dos guitarristas, inclusive - de já pensar em modificar um instrumento q mal foi adquirido.

Realmente hélio, mudar por mudar, fica uma coisa sem sentido.

allexcosta escreveu:
Mascis escreveu:Eu li bastante por aqui o pessoal dizer que esse negócio de comprar um SX já pensando em fazer upgrade é furada.

Por aqui por onde? Tem um link?

Pelo menos eu sempre recomendei que usassem o SX original por um bom tempo, pois acho um baixo bom do jeito que vem de fábrica e o upgrade pode não ser necessário.

Talvez uma boa regulagem, uma retífica profissional e uma blindagem são as coisas que eu faria se comprasse um. Mesmo assim só faria a retífica se usasse ação baixa, que não é meu caso.

A captação e o hardware dos SX não são ruins, mas existem melhores sim. Se algo nesses baixos te incomoda, troque. Se for vender, coloque a original e venda as peças separadas.


Vixe Alex, pedir link voce quebra as minhas pernas, kkkkkk
Eu fuço esse fórum direto, não vou lembrar nunca os exatos comentários onde li isso.

Eu concordo plenamente com todas as suas recomendações, aliás da minha experiência pessoal, um SX na mão de um bom luthier, que tire aquele verniz brilhoso, faça um bom trabalho nos trastes e regule direitinho, vira outra coisa! Até aquele headstock feioso dá pra ficar bem bonito! Aúnica alteração que eu faria de cara além disso, seria a troca da ponte porque realmente não gosto da ponte original. Acho bem sem vergonha.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por emanuelneto Qui Fev 19, 2015 2:47 am

Eu comprei um Fender Highway One usado por R$ 2.000,00 em 2003... Também tenho um SX SJB75 turbinado com capitação EMG ativa e hoje estou muito arrependido que não consegui vender até hoje, ninguém quer pegar os R$ 900,00 que eu estou pedindo, claro que na época que eu fiz o upgrade eu nunca imaginei que eu fosse vender um dia. Hoje me arrependo pois o upgrade não valorizou o valor de revenda do baixo, quem se interessa em comprar quer pagar o valor de SX nos usados independente se tem upgrades
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por bodhan Qui Fev 19, 2015 7:29 am

Uma opção é fazer os upgrades e guardar as peças originais. Depois quando for vender, reinstala as peças, vende o baixo original pelo preço de mercado. As peças do upgrade, captadores, ponte, tarraxas e etc podem ser vendidas separadamente.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por allexcosta Qui Fev 19, 2015 7:37 am

Mascis escreveu:Vixe Alex, pedir link voce quebra as minhas pernas, kkkkkk
Eu fuço esse fórum direto, não vou lembrar nunca os exatos comentários onde li isso.

Também fuço o fórum direto (desde o começo) e o que sempre vejo sobre os SX é:

- Pessoas recomendando que não se faça o upgrade logo de cara, como muitos querem fazer, já assumindo que é necessário (nem sempre é).

- Pessoas comentando que upgrades (quaisquer que sejam em quaisquer baixos, não só os SX) são uma decisão ruim do ponto de vista financeiro, o que é uma verdade.

Essas duas coisas já vi várias vezes. Mas dizer de graça que é uma furada, isso não... Até porque trocar alguma coisa de um baixo que você gosta para que fique melhor e você o utilize mais ainda é uma excelente idéia, posto que se entenda as implicações financeiras de tal upgrade, influência no valor de mercado, etc.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por ffc4852 Qui Fev 19, 2015 8:04 am

Upgrade é um investimento na sonoridade/tocabilidade do seu instrumento, não no valor final dele.

Acho muito válido melhorar o equipo e "corrigir" itens que não te deixam satisfeito. Mas não compraria um baixo pensando em upgrades, principalmente se esses ups tiverem o foco de deixá-lo parecido com algum mais famoso que sempre tive vontade de ter. Além que dependendo do valor do baixo, os ups costumam custar mais que o dobro do próprio instrumento.

Mas essa lógica de comprar peças top de linha e guardar as antigas é uma ótima. Que daí na revenda, você não perde os valores das peças. Acho muito difícil alguém pagar mais caro em um baixo SX só por ter ponte gotoh e tarraxas novas, por ex.

Agora se já tem uma ideia fixa de sonoridade, quer umas peças top de linha no seu instrumento e quer algo mais exclusivo..faz um baixo novo com um bom luthier! Muitos aceitam receber as peças e o preço cai muito você tendo hardware + caps.
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por emanuelneto Qui Fev 19, 2015 9:39 am

bodhan escreveu:Uma opção é fazer os upgrades e guardar as peças originais. Depois quando for vender, reinstala as peças, vende o baixo original pelo preço de mercado. As peças do upgrade, captadores, ponte, tarraxas e etc podem ser vendidas separadamente.

Mas a minha opção na época foi trocar as peças por serviços de luthier visto que eu pensava em ficar com o baixo o resto da vida. Na época eu tinha a MESMA OPINIÃO do criador do tópico e pensava em ficar com o baixo, testei baixos de luthier que possuía o mesmo set de captadores e quando eu instalei no meu, tive a decepção de não gostar do timbre, demorei para perceber que o baixo SX já vinha pronto e o som encorpado que eu buscava eu encontrei em outro baixo trocando as cordas por flatwound e usando um bom equalizer/preamp ... nos dias de hoje eu não faço mais upgrades em baixos meus, só em último caso como restaurações de baixos onde não consigo encontrar as peças originais.

Hoje penso assim: "Testou? gostou? Então compra, o baixo já vem pronto, o máximo que você precisa é trocar de cordas e pedir para um luthier regular".


Última edição por emanuelneto em Qui Fev 19, 2015 9:52 am, editado 1 vez(es)
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por J.Adalberto Qui Fev 19, 2015 9:48 am

Desculpe dizer, sei que não eh o caso de ninguém aqui rsrs!

Mas a verdade é que quem faz um Up em um SX, na realidade queria tem um Fender.

Podem justificar, desenvolver teorias sobre o assunto, mas SX + UP = desejo por Fender enrustido!

De novo sei q não é o caso de nenhum de vcs! Rsrs
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 19, 2015 9:53 am

Se eu comprar uma maquiagem nova pra minha mulher, quer dizer que na verdade eu tenho desejo de me casar com uma panicat? Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por emanuelneto Qui Fev 19, 2015 9:55 am

J.Adalberto escreveu:Desculpe dizer, sei que não eh o caso de ninguém aqui rsrs!

Mas a verdade é que quem faz um Up em um SX, na realidade queria tem um Fender.

Podem justificar, desenvolver teorias sobre o assunto, mas SX + UP = desejo por Fender enrustido!

De novo sei q não é o caso de nenhum de vcs! Rsrs

Discordo, eu já tinha um fender e o upgrade (emg) nada tinha a ver com o timbre dos fenders.. cada caso é um caso
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por J.Adalberto Qui Fev 19, 2015 9:58 am

Breno_Barnabe escreveu:Se eu comprar uma maquiagem nova pra minha mulher, quer dizer que na verdade eu tenho desejo de me casar com uma panicat? Very Happy

Bom dia Brenão,

Desculpe mas não entendi sua analogia, o q é uma Panicat?

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Claudio Qui Fev 19, 2015 9:59 am

J.Adalberto escreveu:
SX + UP = desejo por Fender enrustido!

Concordo What a Face
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por J.Adalberto Qui Fev 19, 2015 10:01 am

emanuelneto escreveu:
J.Adalberto escreveu:Desculpe dizer, sei que não eh o caso de ninguém aqui rsrs!

Mas a verdade é que quem faz um Up em um SX, na realidade queria tem um Fender.

Podem justificar, desenvolver teorias sobre o assunto, mas SX + UP = desejo por Fender enrustido!

De novo sei q não é o caso de nenhum de vcs! Rsrs

Discordo, eu já tinha um fender e o upgrade  (emg) nada tinha a ver com o timbre dos fenders.. cada caso é um caso

Esse é um raciocínio medio, não vale para os seletos participantes desse Forum! Aqui nós somos muito lógicos e só fazemos as coisas bem fundamentadas e baseado em teorias consolidadas pela ciência
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 19, 2015 10:02 am

J.Adalberto escreveu:
Breno_Barnabe escreveu:Se eu comprar uma maquiagem nova pra minha mulher, quer dizer que na verdade eu tenho desejo de me casar com uma panicat? Very Happy

Bom dia Brenão,

Desculpe mas não entendi sua analogia, o q é uma Panicat?


https://www.google.com.br/search?q=panicat&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=p9DlVLWZFoWwggTIiYHwDg&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1231&bih=554

What a Face Very Happy
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5310
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por emanuelneto Qui Fev 19, 2015 10:08 am

J.Adalberto escreveu:
emanuelneto escreveu:
J.Adalberto escreveu:Desculpe dizer, sei que não eh o caso de ninguém aqui rsrs!

Mas a verdade é que quem faz um Up em um SX, na realidade queria tem um Fender.

Podem justificar, desenvolver teorias sobre o assunto, mas SX + UP = desejo por Fender enrustido!

De novo sei q não é o caso de nenhum de vcs! Rsrs

Discordo, eu já tinha um fender e o upgrade  (emg) nada tinha a ver com o timbre dos fenders.. cada caso é um caso

Esse é um raciocínio medio, não vale para os seletos participantes desse Forum! Aqui nós somos muito lógicos e só fazemos as coisas bem fundamentadas e baseado em teorias consolidadas pela ciência

Albert Einstein, alguns tem desejo de um fender (pode ser o que a maioria procura) outros veem no SX um baixo bom para customizar visto que a grande maioria dos luthiers cobram mais de R$ 1.000,00 num corpo e braço jazz bass.. Não vejo ciência nisso
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

A polêmica do upgrade dos SX Empty Re: A polêmica do upgrade dos SX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos