Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que música melhor representa cada efeito no baixo?

+4
Christian
JAZZigo
allexcosta
B3ck1m2n
8 participantes

Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Dez 27, 2014 11:48 pm

Como muita gente gosta de utilizar efeitos e, ao mesmo tempo, fica meio perdida em como utilizá-los, pensei em criar referências sonoras para que possamos melhor entender a atuação de cada efeito no baixo. Por exemplo: o início da música N.I.B. do Black Sabbath é um bom referencial do uso do Fuzz no baixo (além do Wah Wah!). Alguém poderia citar outras referências utilizando os outros efeitos?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por allexcosta Dom Dez 28, 2014 7:49 am

Flanger:



Envelope:



Distorção:



Compressor:



Chorus:



Synth Bass:

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por JAZZigo Dom Dez 28, 2014 11:03 am

Um que o tio ainda não postou...

O MM StinGray de Tony Levin com oitavador e toneladas de compressão:

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Christian Dom Dez 28, 2014 1:12 pm

Big Muff e Wha.
Clif Burton

Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por SILVIAO Dom Dez 28, 2014 5:49 pm

MArcus Miller e vários efeitos.Sempre com muita musicalidade, temos ai nesse vídeo, overdrive, clean booster,distorção,flanger,sinth,etc.

SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Dez 29, 2014 1:46 pm

E quanto a outros efeitos menos comuns como o delay, o reverb, o whammy, o phaser, o simulador de leslie, o trêmulo, o vibrato, o ring modulator, etc. ? Haveriam referências de musicas que os usem no baixo?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Christian Seg Dez 29, 2014 3:05 pm

Delay não é um efeito muito usado em baixo, mas tem alguns baixistas que usam, o reverb eu vejo muito em fretless, o whammy eu ainda não vi, o phaser e simulador de Leslie, o tremulo, vibrato e ring só vi em guitarra mesmo.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Dez 29, 2014 4:45 pm

Algumas referências dentro do rock e do metal:

Overdrive


Fuzz + Wah Wah


Distortion


Chorus


Última edição por marciobs em Seg Dez 29, 2014 5:41 pm, editado 4 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 29, 2014 5:15 pm

Phaser (pedal que uso no meu bass):
https://www.youtube.com/watch?v=gTONQNWeGZo
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 30, 2014 12:09 am

Christian escreveu:Delay não é um efeito muito usado em baixo, mas tem alguns baixistas que usam...
E que tal esse vídeo antigo do Jaco usando um Delay/Loper? Prova que com criatividade podemos adaptar qualquer coisa ao baixo.



Abaixo também tem o baixista do Primus fazendo efeitos tipo Whammy e Vibrato com uma alavanca no baixo:
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 30, 2014 10:21 am

^Eu adoro o que o Les Claypool faz, mas não tenho idéia de como encaixar no tipo de musica que eu faço, ahhaha


chorus:
https://www.youtube.com/watch?v=aENX1Sf3fgQ


tremolo e simulador de leslie eu ja ouvi, mas nao me lembro bem onde...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Convidado Ter Dez 30, 2014 10:31 am

Alguém sabe que efeito é aquele usado no baixo da Too Bad do NickelBack?


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 30, 2014 10:45 am

^é um "balls", nao sei qual porque nao sou expert, mas é um envelope filter com uma regulagem discreta.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Convidado Ter Dez 30, 2014 10:52 am

^
Valeu man...

Também não mando bem quando o assunto é efeito para baixo.

Acho que nessa música foi aplicado com muito bom gosto.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Stormbringer Ter Dez 30, 2014 10:56 am

Henri-Q escreveu:^
Valeu man...

Também não mando bem quando o assunto é efeito para baixo.

Acho que nessa música foi aplicado com muito bom gosto.
Entao, se eu fosse apostar grana, eu diria que é esse pedal:
https://www.youtube.com/watch?v=SRdgahX8HYk

mas tem muitos que fazem essa vocalização "bolha"... eu acho dificil saber exatamente qual é o do video do nickelback porque tem todo o resto do tratamento da mix, compressão e tudo mais...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por B3ck1m2n Ter Dez 30, 2014 11:12 am

^ essa é fácil: Envelop filter!
Notei que é muito mais fácil ver efeitos sendo usado no baixo em solos soltos e improvisações, principalmente no Jazz. Sinto falta de referências do flanger sendo usado no baixo em música mais rock mesmo... Acho o flanger um efeito tão legal! Quando tinha minha banda de heavy metal adaptei um trecho da música Future World do da banda Helloween, que usava flanger na guitarra, para fazer esse efeito no baixo e pessoal curtiu pra carramba. Acho que dá pra usá-lo pra dar um temperada em algumas músicas e adicionar um toque mais pessoal!

Pra quem não conhece a música tá aí:


O efeito do flanger na guitarra tá lá na retomada dos versos após o primeiro refrão.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1093
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por SILVIAO Ter Dez 30, 2014 9:05 pm

Allexcosta, sobre o vídeo que voce postou como exemplo do Sinth, a musica Funking For Jamaica, lembro de ter lido na Cover Baixo anos atras na coluna do Fernando Savaglia, sobre esta musica em especifico ele citava como baixista que gravou, o Marcus Miller, e o efeito utilizado para conseguir esse resultado foi um compressor com altas taxas de compressão.O maior segredo esta mesmo na execução.Abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por rroma Seg Jan 05, 2015 12:40 am

Overdrive do Sheehan!
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/30YT0cG2EkE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Fuzz do Muse(esse baixista e o guitarrista usam muitos efeitos)
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/yi_zKkYHJyo" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Tool é outra banda que usa muuito efeitos, seja na guitarra ou no baixo, musicas longas e bem experimentais, vale a pena dar uma conferida tambem! Tem alguns efeitos nessa que eu nao sei dizer exatamente o que é
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/EDlC7oG_2W4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Vale video proprio? Auhauha, usando Chorus
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/bAqGM06XlT0?list=UUm2TstBDVF-8Fp1SD3Zs2Sw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
rroma
rroma
Membro

Mensagens : 109
Localização : Cerquilho

https://www.facebook.com/feartonemetal

Ir para o topo Ir para baixo

Que música melhor representa cada efeito no baixo? Empty Re: Que música melhor representa cada efeito no baixo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos