Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

+2
cK
Ramon Vago
6 participantes

Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por Ramon Vago Qui Dez 25, 2014 8:25 pm

Tenho aqui em casa um MXR Wylde overdrive que estava abandonado devido a uma falha de aterramento que causava um intenso chiado. Desde o início, suspeitei que se tratava de alguma falha de projeto. Encontrei na internet algumas reclamações sobre esse mesmo problema, mas não encontrei nenhuma solução, por isso estou compartilhando aqui com vocês. Também já vi outros pedais, estilo MXR, que apresentam o mesmo problema.  
Em resumo, eles possuem alguma interrupção no aterramento (o terra que vem do instrumento não faz terra com o pedal, ele cessa ali no pedal), de forma que se você encosta uma mão na chave acionadora, que é de metal e tem ligação com o circuito, e a outra na carcaça do plug conectado a entrada ou saída, ele aterra e o ruído some. Quando ele esta desaterrado, você também percebe que o ruído é mais intenso quando ele se aproxima do chão. Fiquei intrigado em porque a chave acionadora não se aterra estando em contato com a carcaça, então fazendo uma medição com um voltímetro eu descobri que a pintura dele isola o metal e impede a passagem de corrente elétrica. Solução: conectei a chave acionadora ao negativo da entrada, por meio de um fio, e o pedal aterrou. A explicação técnica eu não sei, mas funcionou: Vejam a foto.

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Circuito

Ramon Vago
Membro

Mensagens : 6
Localização : Colatina - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por cK Sex Dez 26, 2014 12:06 am

Oi Ramon, muito prática a solução.
Mas, uma pergunta: tem tinta por dentro da caixa metálica evitando o contato com a base da chave? Posta uma foto do "problema" também. Vai ser bom visualizar isso.
O ideal seria conseguir que a chave fizesse contato como deveria ser.
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por subgrave Sex Dez 26, 2014 1:45 am

Ramon Vago escreveu:A explicação técnica eu não sei, mas funcionou

Esses casos de aterramento e blindagem a explicação técnica é a "Gaiola de Faraday".

Aonde o chave footswith entra em contato com a carcaça do pedal a tinta deve estar gasta, e daí aquele fio lá tá levando o terra para a caraça fazendo a blindagem (Gaiola de Faraday).

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por Ramon Vago Sex Dez 26, 2014 11:31 am

Sim, ele também é pintado por dentro. Mas a pintura é mais rala por dentro, então acho que é possivel conseguir condutividade em alguns pontos.

Ramon Vago
Membro

Mensagens : 6
Localização : Colatina - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por subgrave Sex Dez 26, 2014 5:26 pm

^E uma lixadinha pode melhorar ainda mais o contato.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por JAZZigo Sex Dez 26, 2014 8:06 pm

Nunca tive esse tipo de problema nos meus MXR. De qualquer forma, vale lembrar que a arruela de travamento (lock washer), além de impedir que a switch ou jack gire, quando a porca é apertada, garante um melhor aterramento dessas peças, mesmo sobre superfícies pintadas. Percebe-se na primeira foto do tópico a ausência da lock washer na footswitch.

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Toggle_Switch_Lock_Washer
Lock Washers
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por fheliojr Sex Dez 26, 2014 10:45 pm

ao menos, ela foi uma gambiarra simples.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por Stormbringer Sex Dez 26, 2014 11:00 pm

tem gente que resolve esse trem com aqueles pedais de buffer... ou pelo menos diz que resolve, pra mim parece efeito placebo Razz.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 27, 2014 1:45 am

^
E desde quanto buffer é efeito?

O dia que você perceber perda de sinal no bypass, gerada por cabos muito longos ou por uma longa sequência de pedais true bypass (desligados), ou pelo Dunlop 105q CryBaby Bass, por exemplo, vai entender a utilidade de um buffer.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por Stormbringer Sáb Dez 27, 2014 11:52 am

JAZZigo escreveu:^
E desde quanto buffer é efeito?

O dia que você perceber perda de sinal no bypass, gerada por cabos muito longos ou por uma longa sequência de pedais true bypass (desligados), ou pelo Dunlop 105q CryBaby Bass, por exemplo, vai entender a utilidade de um buffer.
eu nao disse que buffer é efeito... eu disse que tem gente que diz que resolve chiado de aterramento ruim com buffer... mas que eu sinto que é um efeito placebo, porque certamente o aterramento se resolveu de outra forma...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 27, 2014 5:40 pm

^
Bom, não sei como um pedal de buffer pode resolver o problema de hum de outro pedal, enfim, não sou técnico. De qualquer forma, me desculpe, mas é que seu post ficou meio ambíguo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por Stormbringer Dom Dez 28, 2014 12:36 pm

é... eu disse "efeito placebo"... efeito psicologico, sem efeito real para a solução...

realmente usar a palavra "efeito" num forum onde o uso da palavra 99% das vezes é diferente bode causar ambiguidade Razz.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO Empty Re: Problema de aterramento no pedal mxr wylde overdrive - RESOLVIDO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos