Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fretless - Buscando indicações de métodos

+4
fheliojr
Christian
allexcosta
gpraxedes
8 participantes

Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 12:21 am

Pessoal, estou cada vez mais voltado ao baixo fretless. Gostaria de adquirir um método para ir desenvolvendo mais, trabalhar afinação, técnicas, fraseados etc. Não quero comprar muita coisa logo de cara, pois percebi que quando tenho muito material para estudar, acabo não estudando nenhum Embarassed .

Gostaria de um método que tivesse um CD incluso, o que sugerem?
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por allexcosta Dom Dez 07, 2014 12:43 am

Sugiro o mesmo material que você já tem, porém estude no escuro e substitua o máximo de notas presas por cordas soltas. Elas gerarão o desconforto necessário para que você afine suas notas presas e você ficará menos dependente da visão e mais da audição.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 12:46 am

Interessante.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Christian Dom Dez 07, 2014 9:02 am

tinha uma video aula do Steve bayle não sei se escreve assim, acha fácil na internet, mas a abordagem do fretless é bem individualista.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 9:33 am

Bacana. Eu enxergo o fretless como sendo outro mundo, gosto de pensar diferente de quando estou tocando fretted.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por allexcosta Dom Dez 07, 2014 9:40 am

Outra dica: faça arpejos até não poder mais...

Substitua todas as notas dos arpejos possíveis por cordas soltas.

Use esse tipo de arpejo:

https://www.youtube.com/watch?v=RqicOdF42wo

Estude incrivelmente devagar, escutando bem cada nota que toca. Procure também pelas aulas do Gary Willis no youtube. Não recomendo o Bailey, ele é muito desafinado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 9:45 am

Allex, essa dica de usar cordas soltas foi bacana porque eu pensava justamente o contrário! Gosto do som da corda em contato com a madeira, então eu praticamente não usava cordas soltas no fretless. Mas entendi o propósito de estudar usando-as e me parece fazer todo o sentido. Valeu mesmo, nunca pensaria nisso!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por allexcosta Dom Dez 07, 2014 9:52 am

^ Entendo o "appeal" de tocar fazendo "mwahhh" no fretless, mas antes de floreios você tem que tocar afinado. E usar cordas soltas te ajudará imensamente nessa tarefa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 10:00 am

^ Sim. Entendi a proposta, valeu mesmo!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 12:53 pm

gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por fheliojr Dom Dez 07, 2014 9:30 pm

já, já, vai rolar um pedullinha, g?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Guilé Dom Dez 07, 2014 9:44 pm


Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por bodhan Dom Dez 07, 2014 10:03 pm

Olha, Gledson, a aula do gringo sugerindo usar um dedo por casa no começo da escala para mim não funciona! Não consigo tocar afinado assim. Uso dedo 134 no começo da escala, e depois da 5a casa procuro usar um dedo por nota. Aquela abertura que ele sugere fazendo uma oitava usando os dedos 1 e 3, para mim é pedir para tocar desafinado! De uma forma geral procuro tocar fechado, evitando abertura dos dedos. Oitavas ao longo do braço sempre usando dedos 1 e 4.
No mais, sempre lembro o lema do violeiro, que cabe muito bem para o baixo fretless:
"O violeiro fica a metade da vida afinando a viola e a outra metade tocando desafinado". !!!
Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 07, 2014 10:27 pm

Bodhan, eu não consigo nem sonhar fazer aquilo, estou com tendinite no polegar esquerdo (De Quervain), passei quatro meses sem nem pegar no baixo, estou voltando aos poucos.

Voltando ao assunto,  achei interessante ele usar a escala oitavada e usar cordas soltas como sugeriu o Allex,  mostrando que é um caminho acertado. (O segundo exercício sugerido). Valeu pelas dicas, sua forma de tocar fretless é muito boa, se eu fizer metade já fico feliz, rs!

Guilé, valeu!

Fhelio, não sei no futuro,  mas o presente é um Smartyn fretless que já é baixo demais pra mim Razz
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Zubrycky Seg Dez 08, 2014 8:51 pm

Eu recomendo tocar junto com o cd que acompanha o livro “Scales and Arpeggios - Exercises for the Double Bass” do Henrique Autran Dourado e/ou os cds que acompanham as mais recentes edições do método Bona.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Ter Dez 09, 2014 12:05 am

^ Opa, valeu. Acho que arpejos irão me ajudar mesmo nessa empreitada.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Edão Ter Dez 09, 2014 2:24 am

gpraxedes, teu baixo tem fretlines?
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Ter Dez 09, 2014 9:58 am

Edão escreveu:gpraxedes, teu baixo tem fretlines?

Sim.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Edão Ter Dez 09, 2014 1:27 pm

Gosto desse vídeo do Lucas, pois de forma simples ele esclarece diversas técnicas.
Quando tava com um fretless nas mãos procurei também por métodos e tals, mas fui observando o Jaco Pastorius através dos vídeos e vi que ele tocava o fretless praticamente como quem toca um baixo com trastes. Ele tocava rápido, né?!! Num dava tempo de ficar com slides e coisa e tal.
O fretless facilita ou endossa muito mais a utilização e a sonoridade de vibratos e slides, principalmente quando tocamos músicas lentas.
Sinceramente, não sei se tem muito mais do que isso de diferenças em relação a tocabilidade, se compararmos  um baixo elétrico fretless com um baixo elétrico temperado.
Aquela sonoridade roncada é o plus.
Sei lá se eu disse besteira.
Se você usa um baixo com fretlines e tem sua técnica no baixo com trastes, pouca coisa muda.
Com relação a afinação com certeza deves saber que tem que "digitar" sobre cada fretline pra obter a nota precisa.
IMHO.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Ter Dez 09, 2014 1:41 pm

Muda um pouco na mão direita, a pegada também é diferente, mas vocês tem razão. Acho que não há nada de muito especial no estudo em sim, a não ser a prática.

Como nunca estudei música a valer (apenas por vídeos, revistas e tal), sinto que preciso melhorar muito a minha postura e técnicas de mão direita. O ideal seria fazer aulas mesmo, mas com esses problemas nas mãos, tenho que praticar quando estiver me sentindo bem Rolling Eyes

Vou revisitar os vídeos do Lucas e praticando devagar. Se realmente tiver dificuldades, aí vejo o que a freenote tem a oferecer Razz
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Edão Ter Dez 09, 2014 2:00 pm

Legal você ter lembrado da técnica da mão direita.
Realmente tem diferença quando, num fretless, a gente toca mais perto da ponte tem um som mais agudo e com mais harmônicos e quando a gente toca mais perto do braço o som fica mais quente e aveludado.
Aquele som crescente (growing) típico das notas emitidas num fretless se obtem quando se toca mais perto do braço. cyclops
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Ter Dez 09, 2014 2:34 pm

^ No fretted tem diferença também, mas no fretless é mais evidente.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Edão Ter Dez 09, 2014 2:37 pm

Isso, isso, isso.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Convidado Ter Dez 09, 2014 5:45 pm

Entrei no mundo do fretless também... e de cabeça. Desde de que adquiri o baixo, nunca mais toquei no antigo (com trastes), inclusive nas apresentações ao vivo.

Assim como o Allex já disse, tenho estudado exatamente com o que eu já tinha de material, excluindo apenas o que é direcionado a Slap.

Quanto a entonação, usar bases, play alongs e etc. é uma mão na roda, pois se você estiver batendo na trave, irá perceber. No mais, percebi que nos adaptamos facilmente ao fretless e não é esse bicho de sete cabeças todo não!

Bacana também é mudar os hábitos para ouvir música, criar playlist com gravações com fretless e prestar bastante atenção nas linhas de baixo...

Acho que é mais ou menos por ai!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Ter Dez 09, 2014 5:49 pm

^ Belas dicas.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por fheliojr Dom Dez 14, 2014 4:24 pm

g, o seu fretless é o q já pertenceu ao dudamir?
o q vc está fazendo para não voltar a ter tendinite? o lukinhas passou a usar encordoamento mais fino, ação mais baixa...
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por gpraxedes Dom Dez 14, 2014 7:11 pm

Isso, o que era do Dudamir.

Estou fazendo tratamento com ortopedista e fisioterapia.

A tendinite foi causada por trabalhar 8 a 10 horas/dia em computador sem preparação Rolling Eyes tenho mudado os hábitos também.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por fheliojr Ter Dez 16, 2014 5:51 pm

^putz, cara, melhoras.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Fretless - Buscando indicações de métodos Empty Re: Fretless - Buscando indicações de métodos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos