Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

+4
Mauricio Luiz Bertola
joseluiz.avilajr
allexcosta
Glauco Lemos
8 participantes

Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 9:44 am

Ola galera, esse aqui é o meu primeiro tópico se eu cometer algum erro me corrigem.

Galera eu tinha um condor BX 12 de 4 cordas agora eu estou em um projeto de construção do meu primeiro baixo feito por um Luthie escolhi o seguinte modelo.

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier C714a0077a4f4cb487ca570235dbc81f

vou fazer o corpo em cedro. peça unica braço em cedro e escala em jacaranda da bahia.

Estou em duvidas na ferragem, captadores e pre..

To pensando em usar ferragens da Gotoh

Digam o que acham e o vc colocariam.
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 9:46 am

Gotoh e Hipshot não tem erro.

Captação é muito pessoal. Tenho preferido JJ de marcas consagradas, mas não é tão fácil encontrar em 6 cordas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 9:48 am

Valeu pela dica... to fazendo um 5 cordas... em relação a madeira o que acha dessa configiração... em relação a pre e sistema ativo e passivo puch o que pode me dar de dica
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 9:54 am

Eu não faria braço em cedro.

Não entendi o resto da dúvida.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 9:56 am

Qual madeira vc usaria no braço? estou em duvida na parte elétrica pois gostaria de fazer ele ativo e passivo
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 9:58 am

Hard maple.

Ainda não entendi a dúvida em relação à elétrica.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 10:08 am

Minha duvida é assim...

Estou pensando em usar Capitadores EMG ou Seymour Duncan

minha maior duvida é qual modelo escolher... e na parte do circuito Ativo e passivo
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 10:14 am

Temos um problema de comunicação. Alguém te ajuda logo logo...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 10:19 am

Bom vamos ver se melhora...

Qual ponte compra e o modelo?
Qual tarraxas comprar?
sistema Ativo e passivo como fazer...
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 10:20 am

- Já respondi
- Já respondi
- O luthier sabe
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 10:25 am

Poderia me indicar modelos... pois vou importar sai mais barato que aqui no brasil só uma questão de tempo para chegar
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por joseluiz.avilajr Sex Out 03, 2014 10:27 am

o braço em cedro é legal. ja fiz alguns baixos assim e fica muito bom e tb leve.

quanto a circuito ativo, melhor(mais facil e mais comodo) usar o da marca do cap.

mas o aguilar opb3 é um dos melhores do mercado(mundial)
joseluiz.avilajr
joseluiz.avilajr
Membro

Mensagens : 336
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 10:30 am

Seria legal conversar com a Ledur. Gosto das pontes Hipshot A e das tarraxas Hipshot Ultralight e Gotoh RES-O-LITE.

Se escolher EMG ativos, não será possível adicionar uma chave ativo/passivo, pois os EMG são oferecem essa opção.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 10:37 am

Entendi... vou continuar aqui nas pesquisas... qual modelo de cap poderia usar essa chave de ativo e passivo
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 10:48 am

Qualquer captador passivo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Out 03, 2014 3:25 pm

Também não curto braço em cedro pois considero que a madeira é pouco densa para esse míster (talvez com longarinas de reforço em ipê funcione bem). Uso pau-marfim ou bôrdo, eventualmente já usei peroba (que o Samuel Martins também usa). Experimentarei Tauarí-Branco logo (em um braço de 32pol).
Para a escala gosto do ipê e do pau-ferro, também muiracatiara e braúna.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edu Sex Out 03, 2014 4:29 pm

admiro a coragem do pessoal ir de sangue doce fazer um baixo com luthier à base de conselhos de 3ºs, sendo que a maior vantagem que posso ver nisso é o fato do instrumento ser personalizado, SALVO modelos que o luthier já tem e interessam ao comprador. :curti:
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 7:36 pm

Valeu galera... continuo com a pesquisa...

Código:
admiro a coragem do pessoal ir de sangue doce fazer um baixo com luthier à base de conselhos de 3ºs, sendo que a maior vantagem que posso ver nisso é o fato do instrumento ser personalizado, SALVO modelos que o luthier já tem e interessam ao comprador. :curti:

Amigo... to fazendo trampo meio que na troca de serviço sou programador e to trocando serviços mais to em cima para ficar tudo bom e inclusive ele tb ta de olho no meu trampo...

Vou falar com ele para trocar a madeira do braço... segue abaixo o que eu to pensando em usar
Código:
Braço: sucupira / marfim imperial
Escala: rose wood

Olha to pensando em usar esses capatadores..
Código:
2x SEYMOR DUNCAN®️, SMB-5D
Circuito pre Aguilar.

O que acham

Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Convidado Sex Out 03, 2014 7:39 pm

Edu Posser escreveu:admiro a coragem do pessoal ir de sangue doce fazer um baixo com luthier à base de conselhos de 3ºs, sendo que a maior vantagem que posso ver nisso é o fato do instrumento ser personalizado, SALVO modelos que o luthier já tem e interessam ao comprador. :curti:
Mas no caso dele eu até entendo.Ele tava com muitas dúvidas enquanto a ferragens,captadores,circuito... Deve sacar pouco ainda desse tipo de coisa.Nesse casos é natural pedir ajuda.

(Claro que não to medindo o potencial do brother em musicalidade e/ou técnica através disso - falou, Glauco Lemos? up- )

Mas no lugar dele, eu iria num baixo de marcas que fabricam em série,sei lá... Um Ibanez BTB 675,por exemplo.Realmente nesse sentido,concordo com você.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 7:40 pm

Quem nao vive sem aventura nunca viveu... No final tudo da certo... ou vira uma fugueira rsrsrsrs
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Edu Sex Out 03, 2014 8:14 pm

cara, se o negócio é por troca de serviços a coisa muda completamente.
Eu tinha feito o comentário porque me parece comum rodar por vários modelos antes de decidir customizar...

Acho que ajuda bastante se tu falar pro pessoal uma referência de som, quem sabe citando uma música, um baixista, uma banda ou um instrumento que tu já tenha tocado ou visto e lhe agradou a sonoridade.
De qualquer forma o pessoal da Ledur é fera, mas sei que eles tem preferência em construir instrumentos com braço inteiriço. Meu primeiro pedido seria construir o braço aparafusado ao corpo.
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por LucasdMed Sex Out 03, 2014 8:18 pm

Opa, Glauco.
Tudo bem, cara?
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que pode ficar tranquilo em relação à marca. A Ledur é uma luthieira excelente e o pessoal de lá é super atencioso. Já estou indo para o meu segundo baixo com eles, um JB Custom que está na fase de projeto.
Bom, como o Alex já disse, captação é estilo de gosto mesmo. Pra ficar com algo bem versátil, sugiro a você utilizar dois Humbuckers da Seymour Duncan (SMB-5D, nesse caso) e jogar duas chaves para defasar as bobinas dos captadores, uma para cada.
Esse pré da Aguilar que você escolheu é o OBP-3? Excelente opção, embora o pré da Ledur também seja muito bom (e até mais barato).
Como o pessoal aqui já falou também, não sugiro o cedro para ser usado no braço. O hard maple nesse caso acabaria sendo uma das melhores opções, assim como o marfim.
Ferragem: Gotoh ou Hipshot, seja lá qual você escolher, estará muito bem servido.
Ponte: A Ledur fabrica uma ponte própria em latão, muito boa por sinal.
No fim das contas, a escolha é tua. Boa sorte. Wink

LucasdMed
Membro

Mensagens : 29
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sex Out 03, 2014 9:01 pm

Código:
cara, se o negócio é por troca de serviços a coisa muda completamente.
Eu tinha feito o comentário porque me parece comum rodar por vários modelos antes de decidir customizar...

Acho que ajuda bastante se tu falar pro pessoal uma referência de som, quem sabe citando uma música, um baixista, uma banda ou um instrumento que tu já tenha tocado ou visto e lhe agradou a sonoridade.
De qualquer forma o pessoal da Ledur é fera, mas sei que eles tem preferência em construir instrumentos com braço inteiriço. Meu primeiro pedido seria construir o braço aparafusado ao corpo.

Cara eu gosto muito do som da Oficina G3, Gospel, musicos brasileiros Felipe Andreoli e muitos outros...

Valeu pelas dicas vou trocar uma ideia com o pessoal da Ledur
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Zubrycky Sex Out 03, 2014 9:58 pm

A Schaller faz ótimas pontes.


Última edição por Zubrycky em Sex Out 03, 2014 11:58 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por subgrave Sex Out 03, 2014 11:11 pm

Glauco, não leve como ofensa, é que se percebe claramente que você não entende muito de contrabaixo. Essas dúvidas que você está levando a Ledur pode esclarecer muito bem.

E pode ir nas opções padrão da Ledur que você não irá se arrepender, eles costumam usar tarrachas Gotoh que são excelentes, e possuem ponte e pré de fabricação própria que não deixam a desejar aos importados que você quer importar.

Quanto a captadores os EMG tem um timbre mais "moderno" e não é todo mundo que gosta e se adapta, já os SD tem um som mais "clássico" que cai mais fácil no gosto do pessoal e é mais difícil você se arrepender, aí é uma escolha bem pessoal pois ambos são bons, cada um com as suas características, não tenho dúvidas que a Ledur também vá lhe explicar isso aí muito bem.


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por allexcosta Sex Out 03, 2014 11:16 pm

subgrave escreveu:Essas dúvidas que você está levando a Ledur pode esclarecer muito bem.

Exato. Melhor que nós aqui.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Glauco Lemos Sáb Out 04, 2014 12:53 pm

Problemas resolvidos.... obrigado
Glauco Lemos
Glauco Lemos
Membro

Mensagens : 19
Localização : Mongaguá

Ir para o topo Ir para baixo

Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier Empty Re: Ferragens e Capatadores - Contra Baixo feito por Luthier

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos