Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como fazer furação para ponte e braço ?

4 participantes

Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por Die Qua maio 14, 2014 9:37 pm

Olá a todos do fórum, estou abrindo este tópico de dúvidas que talvez possa ajudar outros, não só a mim, já que procuro este tipo de informação na web e de forma alguma encontro.

Estou montando um jazz bass 5 cordas, braço mighty mite e corpo em marupá finalizado na seladora, pois bem, já tenho em mãos todo o hardware, só me falta a instalação da ponte e braço, não tenho idéia por onde começar.

"Ah, um luthier é o mais recomendado a este serviço." Concordo mas não tenho a mínima condição de pagar 200 reais aqui no RJ apenas pela montagem de um instrumento, aliás, apenas pela furação de uma ponte e do neck pocket se dando em conta que a montagem e regulagem eu sei fazer. Se tratando que a ponte é uma ponte fender standard 5 cordas e um braço mighty mite padrão fender, os encaixes já estão nos conformes.

Agradeço desde já pelo espaço e pela paciência de todos, abraços e cuidem-se pois o país está perigoso demais.

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por gmv bass Qui maio 15, 2014 12:23 pm

Furação braço para encaixe no corpo...no youtube existem vídeos sobre o assunto .... tambem existem templates com a medida.Olhe este link http://www.stewmac.com/freeinfo/Building,_general/Assembly/i-4003/i-4003_3.html
Penso que a cavidade onde encaixa o braço no corpo já esteja pronta ..com o neck plate fica ainda mais facil ....fure com furadeira de bancada pra ficar reto!
Observe tamanho e "grossura" da broca e do parafuso e fure "as costas do baixo" do corpo para o braço
em tempo: fure com o braço encaixado no corpo preso com  sargentos para que não haja diferença entre o furo do braço e do corpo!cuidado com a profundidade! atravesse o corpo e encoste a broca no braço pra marcar (guiar)...retire o braço e fure-o separado .cuidado com a profundidade (esse não atravessa!)

1° passo p/Furação da ponte: observar o tamanho da escala,(34 pol) medir (observar que 34 pol é do nut ate onde a corda encosta/angula no carrinho)
2° passo- centralizar a ponte com os captadores (polos) com "barbantes'' simulando as cordas(tem que ter muuuuiiitta precisão) quando tiver 110% de certeza que está certo, marque...fure com furadeira de bancada pros furos ficarem retos



Em resumo é isso....não é um bicho de sete cabeças mas é preciso muita atençaõ!!!!!!!! pesquise!
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por allexcosta Qui maio 15, 2014 1:29 pm

Não sou luthier mas...

Se não há furo no corpo ou no braço você pode fazer nos dois de uma vez. Use um freio na broca para que não chegue à escala e faça na bancada, com o sistema braço/corpo grampeado para que não trema ou mova durante a furação. Se já há furo no corpo, ajuste o braço e prenda com um grampo, depois marque com um lápis pelo furo do corpo, martele o início e termine na bancada.

Para a ponte, leve o carrinho da corda mais fina ao final e volte um pouco. O ponto âncora desse carrinho deve ficar a 17" do traste 12. Utilize um pedaço de madeira ou papelão dentro de esquadro entre o fim do braço e a ponte para prevenir movimento. Instale 2 pedaços de barbante grosso no lugar das cordas mais grave e mais aguda, centralizando as duas no braço. Marque com um lápis... Dê uma martelada mínima no centro de cada marcação para iniciar o furo na furadeira. Use um freio com medida igual à medida do parafuso menos a espessura da ponte.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por Die Qui maio 15, 2014 4:35 pm

Vocês dois hein...informações precisas! hahaha! Muito obrigado por me ajudarem, agora já sei por onde começar, valeu mesmo!

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por emachado Qui maio 15, 2014 7:59 pm

Se o parafuso usado tiver a parte com rosca na altura do corpo você terá que furar o corpo com uma espessura um pouco maior de forma que o parafuso passe livre ou quase pelo menos.
Estes parafusos de rosca soberba não devem "pegar" rosca nas duas peças (corpo e braço), pois poderá deixar um vão entre as peças em questão.
Não gire totalmente um parafuso por vez, mas todos aos poucos.

O Paulo May, neste blog,postou umas dicas sobre centralização de braços:

http://guitarra99.blogspot.com.br/2014/05/dicas-do-inaldo-centralizando-o-braco.html
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por Die Qua Jun 18, 2014 10:42 pm

Galera, estou com dificuldades na furação da ponte, eu não sei exatamente medir qual distância furar o corpo, como eu meço ? centralizar com os pólos dos captadores eu já manjei.

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por allexcosta Qua Jun 18, 2014 10:50 pm

^ O que tá escrito lá em cima não serviu?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por Die Qui Jun 19, 2014 12:30 am

Mais ou menos, estou confuso, o ponto importante ou ponto âncora é o ponto qual a corda encosta no carrinho ou passa por ele angulando para baixo ?

Do nut ao carrinho eu chego a 34" e do carrinho até o 12º traste eu chego a 17", correto ?

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por Die Qui Jun 19, 2014 12:32 am

Po, é só eu conferir em um outro jazz bass meu, desculpe a encheção de saco, deve ser a dor de dente me impedindo de raciocinar, muito obrigado a todos. O tópico me serviu um monte! Depois mostro os resultados Wink

Die
Membro

Mensagens : 532
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer furação para ponte e braço ? Empty Re: Como fazer furação para ponte e braço ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos