Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Altura da corda

+5
Breno_Barnabe
Vitão
Bruno da Rosa
allexcosta
israeldelgado
9 participantes

Ir para baixo

Altura da corda Empty Altura da corda

Mensagem por israeldelgado Qui Abr 24, 2014 10:59 pm

Oi Moçada boa noite !!!

Sou novo aqui mais um pouco detalhista nas coisas, tenho um baixo SX SJB75C, o encordoamento original ficou antigo comprei um Ernie Ball e levei a um amigo meu luthier para regular, trocou as cordas eu um trato bem legal no baixo o som ficou mto bom tb....

Altura da corda Baixo

Mais fiquei com 1 dúvida a questão da distância das cordas em relação ao braço como sou leigo gostaria da opinião de vocês perto da pestana do baixo ou cabeça as cordas estão bem próximas uns 2 mm bem confortável de tocar, mais chegando perto do corpo da quase um 0,5cm dando uma diferença bem grande em relação as distâncias da corda para o traste da pestana até o corpo do baixo.(segue as imagens)

Altura da corda Corda1
Altura da corda Corda2
Altura da corda Corda3

Moçada é possível melhorar isso, não que não fique com as mesma distância mais aproximar as 2 extremidades para que fique bem próximo ou devido a ser um baixo SX não seria possível realizar este ajuste..

Grande Abraço a todos

Israel

israeldelgado
Membro

Mensagens : 20
Localização : Arapongas

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por allexcosta Qui Abr 24, 2014 11:02 pm

Seu baixo precisa de uma simples regulagem.

Favor diminuir o tamanho das imagens ou elas serão removidas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Bruno da Rosa Qui Abr 24, 2014 11:05 pm

É possível sim, e provavelmente a regulagem não foi bem feita. Eu gosto de manter meus baixos com ação bem baixa, de modo que pressionando o primeiro traste e o das oitavas (ou o último) a distância das cordas para os trastes sejam praticamente invisíveis a olho nu (poucos mm mesmo).
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por israeldelgado Qui Abr 24, 2014 11:14 pm

Oi Alex diminiu para 40% .. o tamanho blz..

israeldelgado
Membro

Mensagens : 20
Localização : Arapongas

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por israeldelgado Qui Abr 24, 2014 11:15 pm

Oi Bruno blz vou ver com o meu amigo la para acertar pois estava bem parecido com antes de levar la..

israeldelgado
Membro

Mensagens : 20
Localização : Arapongas

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Vitão Sex Abr 25, 2014 7:59 am

Isso é simples, basta abaixar os carrinhos da ponte. Pegue a chave allen menorzinha que veio junto com o baixo e desaperte os parafusos dos carrinhos. Vá desapertando uma volta por vez e testando, até chegar numa regulagem que te agrade.

Quando meu baixo voltou do luthier eu também achei a ação meio alta, abaixei umas duas voltas os carrinhos e ficou melhor. Não tem segredo. up

Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por allexcosta Sex Abr 25, 2014 9:16 am

Vitão escreveu:Isso é simples, basta abaixar os carrinhos da ponte.

Nem sempre. Às vezes precisa de ajuste de tensor e/ou calço, além de regulagem de ponte.

Sim, é simples, mas regulagem inclui vários ítens e esse baixo claramente não está regulado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Abr 25, 2014 10:17 am

Na ultima foto o braço me pareceu muito curvado em direção ao corpo, creio que é mais questão de mexer no tensor.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5307
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Vitão Sex Abr 25, 2014 10:29 am

allexcosta escreveu:
Vitão escreveu:Isso é simples, basta abaixar os carrinhos da ponte.

Nem sempre. Às vezes precisa de ajuste de tensor e/ou calço, além de regulagem de ponte.

Sim, é simples, mas regulagem inclui vários ítens e esse baixo claramente não está regulado.

Parti do pressuposto de que o amigo luthier do colega regulou corretamente o baixo e apenas deixou as cordas altas. Caso o baixo esteja devidamente regulado basta abaixar as cordas, caso contrário será necessária outras alterações.

Para verificar isso aperte as cordas, uma por vez, em cima do primeiro e último traste e observe a altura delas em relação aos trastes do meio do braço. O ideal seria haver uma folga de aproximadamente 1mm, caso esteja mais alto que isso será necessário apertar o tensor, se estiver colado nos traste será necessário folgá-lo.

Em todo caso, certifique-se da competência de quem for mexer no seu instrumento e se possível ouça opiniões de profissionais diferentes. up


Última edição por Vitão em Sex Abr 25, 2014 10:31 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Troquei "baixo" por "braço".)

Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Abr 25, 2014 10:36 am

Esse baixo, na minha opinião, NÃO FOI REGULADO....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por allexcosta Sex Abr 25, 2014 11:33 am

Vitão escreveu:Parti do pressuposto de que o amigo luthier do colega regulou corretamente o baixo

Ah tá... Mas tive a mesma impressão do Bertola desde o princípio. Esse baixo não viu regulagem e é só disso que ele precisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Stormbringer Sex Abr 25, 2014 3:49 pm

a olho nu pelas fotos da pra sacar que a curvatura do braço esta mais acentuada do que deveria...
tem um topico por ai que ensina a regular o tensor...
ai depois regular os cavaletes...(tomara que nao precise de calços ou "shins" ) depois as oitavas...

Mas ai é que ta, se pra trocar as cordas você levou num luthier, não sei se é conveniente você mesmo fazer essa regulagem
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Abr 25, 2014 7:53 pm

Esse baixo precisa de um luthier. De verdade. Uma pena deixar o baixo dessa forma...
Meus baixos tem uma altura mínima das cordas na região perto do corpo de 2mm em média. No limite do trastejamento.
Aliás para mim, o baixo tem que ter um leve trastejar, para ter um ronco gostoso.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7453
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Groovin Sáb Abr 26, 2014 11:57 am

Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Altura da corda Empty Re: Altura da corda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos