Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

3 participantes

Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ivan_RS Qua 16 Abr 2014, 12:44 pm

Salve galera.
Não manjo muito sobre fabricação de amps e caixas mas tenho uma dúvida que provavelmente a galera daqui poderá ajudar.
Tenho um cabeçote Pezo B-2500 e duas caixas hand-made que mandei fazer com base nas especificações principais da PEZO também.
Estou com uma caixa com um falante de 15" e outra com dois de 10", ambas sem proteção pros alto-falantes.
Queria saber qual o melhor material a colocar pra proteger os falantes e onde comprá-los (sou do RS, se tiver por aqui melhor, mas serão bem-vindas outras indicações também).

Dando uma pesquisada rápida aqui no fórum já vi galera comentando sobre a multcomercial que tem diversos tipos de tecidos ortofônicos.
Mas sei também que diversas caixas tem grades metálicas, só que estou passando um trabalhão pra encontrar isso.
Achei o site Grade Furos que tem descrito como chapas perfuradas e chapas expandidas essas grades que eu acredito que possam ser usadas, mas não sei se existe uma recomendação específica pra uso em caixas para baixo.

Se alguém puder me dizer o que é mais indicado e me indicar onde posso comprar agradeço muito.
Ivan_RS
Ivan_RS
Membro

Mensagens : 41
Localização : Canoas, RS

http://www.ivanschultzbaixista.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ruds Qua 16 Abr 2014, 5:10 pm

Tanto tecido ortofônico como tela, se bem feitos, protegem o falante em situações comuns. A metálica aguenta mais abuso, no caso de suas caixas estarem sujeitas a muita pancada ou risco de corte/perfuração. Se não for esse o caso, escolha a que te agrada mais esteticamente.

Se optar por tela metálica, o caminho é esse mesmo que vc está seguindo. Procurar por empresas que fabriquem chapas metálicas perfuradas ou expandidas em pequenas quantidades e sob encomenda. Em último caso tem no ML alguns anúncios disso.

Compre com espessura de, no mínimo, 0,9mm. 1,2mm é melhor.
Tem que ser ou galvanizada, ou pintada (epoxi). De preferência as duas coisas.
Ela deve ter área perfurada mínima de 50%. O ideal é acima de 60%. Por isso escolha muito bem o tipo de furação e medidas dos furos para respeitar esse mínimo. Se a área perfurada for menor, vai prejudicar o rendimento da caixa. Nesse sentido as expandidas são mais garantidas.
Pense em como vai fixar a tela e, se necessário, peça para vir com furação para fixação.

O tecido ortofônico não tem segredo. Compre um que vc acha que ficará bem na caixa e fixe com grampos. Só garanta que esteja bem esticado.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ivan_RS Qui 17 Abr 2014, 11:59 am

Valeu mesmo Ruds...
E pra fazer a fixação e o acabamento nas bordas laterais, alguém sabe me dar uma dica?
Como o Ruds mencionou, fazendo com o tecido acho que grampos são uma opção bem bacana pra fixar, mas e as bordas? como fazer pra não ficar feio?
No caso de fazer com as chapas metálicas só parafusar resolve?
Ivan_RS
Ivan_RS
Membro

Mensagens : 41
Localização : Canoas, RS

http://www.ivanschultzbaixista.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ruds Dom 20 Abr 2014, 8:37 pm

Nunca usei tecido, mas já ouvi o pessoal dizer que fazem um quadro de madeira com o tecido colocado, e então fixam esse quadro na caixa. Isso esconderia as bordas do tecido e os grampos no vão entre o quadro e a parede da caixa. Acho que a fixação do quadro é com parafusos mesmo, mas não sei se tem outro jeito.

Telas metálicas eu prendo só com parafuso mesmo. Uso uns parafusos específicos pra isso, que não precisam de arruelas pq já vêm com uma borda larga e que são pintados de preto. Fica com um acabamento melhor.
Também uso uma fita auto-adesiva de EVA de uns 3mm entre a tela e a madeira, pra garantir que não haverá ruído por vibração e ajudar a deixar a tela bem presa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ivan_RS Dom 20 Abr 2014, 9:35 pm

Valeu mesmo Ruds! Eu realmente não tenho prática nesse negócio, mas certamente tuas dicas serão valiosas.
 Very Happy
Ivan_RS
Ivan_RS
Membro

Mensagens : 41
Localização : Canoas, RS

http://www.ivanschultzbaixista.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por fheliojr Seg 21 Abr 2014, 3:13 pm

Ruds escreveu:Telas metálicas eu prendo só com parafuso mesmo. Uso uns parafusos específicos pra isso, que não precisam de arruelas pq já vêm com uma borda larga e que são pintados de preto... Também uso uma fita auto-adesiva de EVA de uns 3mm entre a tela e a madeira, pra garantir que não haverá ruído por vibração e ajudar a deixar a tela bem presa.

rud, com este objetivo, vc já usou uns "parafusos" de silicone, q dispensam o uso de chaves de fenda??
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ruds Seg 21 Abr 2014, 4:08 pm

^ Não conheço esses "parafusos". Teria alguma foto?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por fheliojr Ter 22 Abr 2014, 3:22 pm

^ são como estes de cooler p/ pc:




fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Ruds Qua 23 Abr 2014, 9:43 pm

^ Nunca vi nada parecido ser usado em caixas acústicas. E tenho até dificuldade de imaginar como algo parecido poderia ser usado, pelo menos pra caixas acústicas que vibram como as de baixo podem vibrar. Pra estas tem que ser tudo muito bem preso e resistente, senão não aguenta.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por fheliojr Qui 24 Abr 2014, 2:32 pm

up 
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made Empty Re: Tela / grade / tecido ortofônico para caixas hand-made

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos