Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

procuro um pedal que mude a afinação

+8
Fernando Zadá
GusVCD
Carlão
fheliojr
rafael.buzzi.andrade
J.Adalberto
Christian
pedro.accadrolli
12 participantes

Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por pedro.accadrolli Seg Fev 17, 2014 1:51 am

olá!
estou a procura de um pedal para trocar a afinação do meu baixo no meio do show. pesquisei a respeito e não achei muita coisa para baixo só o roland v-99 que é mto caro gostaria de um pedal expecifico para isso.
sera que o Morpheus Droptune é uma opção? não vai cortar algumas frequencias do baixo

tbm gostaria de saber se os pedais pitch shifter de guita podem ser usados no baixo para abaixar 1/2 ou 1 tom do baixo.
pedro.accadrolli
pedro.accadrolli
Membro

Mensagens : 12
Localização : Passo Fundo

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por Christian Seg Fev 17, 2014 6:59 am

cara essas emulações não são boas, o melhor é x-tender e afinar o baixo ou mesmo ter mais um de reserva.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por J.Adalberto Seg Fev 17, 2014 7:37 am

Precisei disso certa vez e usei um pedra chamado Morpheus, mas pra ser sincero não achei legal não. Acabei baixando a afinação do baixo mesmo

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Fev 17, 2014 8:09 am

Se o que você quer é tocar "só" um tom abaixo... é mais fácil deixar o baixo sempre nessa afinação e se acostumar com as posições dele assim

salvo se você utiliza com frequencia as casas mais agudas da escala para tocar...
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1907
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fheliojr Seg Fev 17, 2014 5:23 pm

no geral, não se gosta deste tipo de pedal em contrabaixo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por Carlão Seg Fev 17, 2014 11:50 pm

Tem um guitarrista que toca comigo que usa um BOSS PS2 - Pitch Shifter/Delay bem antigo pra derrubar a afinação meio tom em alguns sons. A gente sente uma pequena mudança no timbre, mas totalmente aceitável. Muito melhor que esse Morpheus DropTune que ele mesmo teve por um tempo. Mas nunca tive curiosidade de testar no baixo. Um dos motivos que só uso 5 ou 6 cordas é pra não ter passar por isso.
Carlão
Carlão
Membro

Mensagens : 588
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por Christian Ter Fev 18, 2014 8:07 am

cara uso dois baixos, um com afinação normal e outro um tom abaixo o com um to abaixo uso o Lakland que as cordas passam por trás do corpo, assim não fica com as cordas menos tensas. e se tiver um pedal tipo Afinador, é rapidim pra afinar.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por GusVCD Ter Fev 18, 2014 10:54 am

Eu ia falar do Morpheus Droptune, mas já vi q a galera testou e não curtiu.
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por Fernando Zadá Ter Fev 18, 2014 10:59 am

^ meu primo tem um e na guitarra funciona legal!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fschmidt Ter Fev 18, 2014 7:25 pm

J.Adalberto escreveu:Precisei disso certa vez e usei um pedra chamado Morpheus, mas pra ser sincero não achei legal não. Acabei baixando a afinação do baixo mesmo


Eu testei no baixo e não é dos piores. Dá para passar por umas boas com ele.

fheliojr escreveu:no geral, não se gosta deste tipo de pedal em contrabaixo.

Você não gosta desse tipo de pedal? É isso que quis dizer?

Fernando Zadá escreveu:^ meu primo tem um e na guitarra funciona legal!

Zadá, to contigo nessa. Brother meu usa na guitarra e vai bem de boa. Lógico que dá para perceber uma mudança no timbre, mas é sutil.

Outra alternativa é o Whammy DT.


Última edição por allexcosta em Qui Fev 20, 2014 5:56 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Remoção de foto gigante)
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagens : 280
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fheliojr Qua Fev 19, 2014 3:15 pm

fschmidt escreveu: ...
fheliojr escreveu:no geral, não se gosta deste tipo de pedal em contrabaixo.

Você não gosta desse tipo de pedal? É isso que quis dizer?...

me desculpe se não fui claro.
vários baixistas, tanto aqui como no talkbass, reclamam do resultado sonoro deste tipo de pedal no contrabaixo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fschmidt Qua Fev 19, 2014 3:29 pm

fheliojr escreveu:
fschmidt escreveu: ...
fheliojr escreveu:no geral, não se gosta deste tipo de pedal em contrabaixo.

Você não gosta desse tipo de pedal? É isso que quis dizer?...

me desculpe se não fui claro.
vários baixistas, tanto aqui como no talkbass, reclamam do resultado sonoro deste tipo de pedal no contrabaixo.

Você foi claro. Só que dizer como você disse:

fheliojr escreveu:no geral, não se gosta deste tipo de pedal em contrabaixo.

fica um pouco generalizado demais. Eu usaria um desse sem problemas. Se você não usaria, ou se meia dúzia, meia centena, meio milhão não gostam é outra história.

Eu acho que alguns instrumentistas tendem a ser muito puristas, se esquecendo que o público vai escutar só o vocal e nem prestar atenção no que a banda toca. Então eu olho esses pedais com bons olhos.
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagens : 280
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 19, 2014 4:46 pm

fschmidt escreveu:Eu acho que alguns instrumentistas tendem a ser muito puristas, se esquecendo que o público vai escutar só o vocal e nem prestar atenção no que a banda toca.
E é por isso que não faz diferença se o som contrabaixo for o de um Tonante ou o de um Fodera. E quem disser o contrário é um purista. Muito bem! Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fschmidt Qua Fev 19, 2014 4:56 pm

JAZZigo escreveu:
fschmidt escreveu:Eu acho que alguns instrumentistas tendem a ser muito puristas, se esquecendo que o público vai escutar só o vocal e nem prestar atenção no que a banda toca.
E é por isso que não faz diferença se o som contrabaixo for o de um Tonante ou o de um Fodera. E quem disser o contrário é um purista. Muito bem! Wink

Nem de longe foi isso que quis dizer. Mas se é o que você quer entender, fique a vontade.
fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagens : 280
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 19, 2014 5:09 pm

^
Segui a mesma lógica da sua afirmação, claro, com uma polarização um pouco mais acentuada. Razz Mas é que, como "purista", eu jamais usaria esse tipo de pedal para mudar a afinação, pois prefiro não menosprezar o meu público e, tampouco, o som do meu contrabaixo. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por ffc4852 Qua Fev 19, 2014 6:10 pm

JAZZigo escreveu:^
Segui a mesma lógica da sua afirmação, claro, com uma polarização um pouco mais acentuada. Razz Mas é que, como "purista", eu jamais usaria esse tipo de pedal para mudar a afinação, pois prefiro não menosprezar o meu público e, tampouco, o som do meu contrabaixo. Wink

Tô com o JAZZigo 100%.
Os contrabaixistas "quase" que por natureza são puristas! Por isso temos um monte de instrumentos, cada um com seu timbre, função e especificidade única! Gastamos tanto tempo dos nossos dias discutindo coisas acerca do instrumento e as variantes possíveis com diversas combinações possíveis...não é possível que o som final seja tão "qualquer coisa tá bom" assim!

Para mim uma das maiores vantagens e motivações de ser contrabaixista é poder ter esse diferencial musical, que mesmo nem sempre sendo super expressivo como uma guitarra com distorção ou mesmo a voz, faz a maior diferença no resultado e conteúdo de uma música!

Pode ser que como toco em um trio de jazz instrumental, e meu instrumento seja de igual importância quanto aos outros, eu seja mais cuidadoso e purista com meu som...não sei...mas respeito todas as opiniões.

Mas voltando ao foco do tópico...o ideal seria ir em um X-tender mesmo...é rápido e bem preciso, na minha opinião. Usei por muito tempo em um Stingray 4 e sempre foi show de bola! Pedais acabam mascarando um pouco o baixo.


Última edição por ffc4852 em Qua Fev 19, 2014 6:12 pm, editado 1 vez(es)
ffc4852
ffc4852
Membro

Mensagens : 1079
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por DenisLM Qua Fev 19, 2014 6:11 pm

fora que o tracking dessas coisas nas notas mais baixas é sempre um terror.
no fim das contas um drop D ou algum pequeno ajuste de afinação dá conta.
muitas vezes apenas mover a mão ajuda a acertar as notas mais baixas ou mais altas... Razz

são raros os caso onde nenhuma das opções acima são possíveis.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fschmidt Qua Fev 19, 2014 8:31 pm

JAZZigo escreveu:^
Segui a mesma lógica da sua afirmação, claro, com uma polarização um pouco mais acentuada. Razz Mas é que, como "purista", eu jamais usaria esse tipo de pedal para mudar a afinação, pois prefiro não menosprezar o meu público e, tampouco, o som do meu contrabaixo. Wink

Um pouco mais acentuada...

Não estou dizendo que ser purista é uma coisa ruim, muito pelo contrário. A palavra mais correta a ser usada aqui seria crítico, já que a palavra purista parece exaltar os humores.

A questão é: criticidade de mais ou de menos acaba atrapalhando. Não sei se é o caso do "dono do tópico", mas vamos dizer que ele costuma tocar em uma banda que tem boa parte das músicas em E standard, e uma música em Drop C. Ou Drop B. Ou Drop F#, sei lá.

Pensando pelo lado prático, um pedal desse não resolve o problema? Pensando pelo lado do som, seria tamanho pecado usar isso em 1 música?

Para alguns é pecado usar isso em uma música - inclusive para mim, que vivo uma guerra constante para diminuir a quantidade de baixos que tenho e não uso esse tipo de pedal. Mas se a vida aperta, tenho que vender meus baixos e ficar com 1 baixo só, tocando em banda de bar e banda de som próprio, ia recorrer - definitivamente não com a maior alegria do mundo - para esse tipo de pedal.

ffc4852 escreveu:
JAZZigo escreveu:^
Segui a mesma lógica da sua afirmação, claro, com uma polarização um pouco mais acentuada. Razz Mas é que, como "purista", eu jamais usaria esse tipo de pedal para mudar a afinação, pois prefiro não menosprezar o meu público e, tampouco, o som do meu contrabaixo. Wink

Tô com o JAZZigo 100%.
Os contrabaixistas "quase" que por natureza são puristas! Por isso temos um monte de instrumentos, cada um com seu timbre, função e especificidade única! Gastamos tanto tempo dos nossos dias discutindo coisas acerca do instrumento e as variantes possíveis com diversas combinações possíveis...não é possível que o som final seja tão "qualquer coisa tá bom" assim!

Para mim uma das maiores vantagens e motivações de ser contrabaixista é poder ter esse diferencial musical, que mesmo nem sempre sendo super expressivo como uma guitarra com distorção ou mesmo a voz, faz a maior diferença no resultado e conteúdo de uma música!

Pode ser que como toco em um trio de jazz instrumental, e meu instrumento seja de igual importância quanto aos outros, eu seja mais cuidadoso e purista com meu som...não sei...mas respeito todas as opiniões.

Mas voltando ao foco do tópico...o ideal seria ir em um X-tender mesmo...é rápido e bem preciso, na minha opinião. Usei por muito tempo em um Stingray 4 e sempre foi show de bola! Pedais acabam mascarando um pouco o baixo.

Só repito: ser purista não é ruim. A questão é até que ponto devemos ser puristas.

E os baixistas que usam efeitos passam longe de puristas para aqueles que acham que purismo é baixo > cabo > amp. Existem diversas formas de se pensar sobre isso, e não é isso que vamos discutir aqui.

------------------------------------------------------------

Para o dono do tópico: se você quer pedal mesmo, eu aconselho o Whammy DT. O tracking dele é melhor que o do Morpheus, e o som é menos pior. Se você aceita sugestões, um X-Tender resolve boa parte dos seus problemas. Ou um outro baixo.

fschmidt
fschmidt
Membro

Mensagens : 280
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 19, 2014 11:01 pm

E eu sugiro que o autor do tópico experimente um drop tune ou pitch shifter, antes de decidir-se pela aquisição do pedal. Se não se importar com a integridade do som do seu contrabaixo e curtir o resultado... seja feliz!  Very Happy  Caso contrário, mude a afinação no seu próprio instrumento, como eu mesmo, um "purista" (ou crítico) com mais de 260 pedais, costumo fazê-lo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 20, 2014 10:29 am

Depende do uso.
Pra usar em uma ou duas músicas que usam cordas soltas e as vezes tem frases especificas com cordas soltas eles quebram um galhão mas pra maioria das vezes como bem citou o Denis dá pra viver sem.
O guitar da minha banda usa pra uns AC/DC clássicos que não tem como ficar transportando e rola de boa!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por fheliojr Qui Fev 20, 2014 5:25 pm

fschmidt escreveu:...fica um pouco generalizado demais...

eu quis generalizar, mesmo, pq meu comentário apresenta, apenas, uma constatação: a maioria dos baixistas daqui e do talkbass não gostam do resultado sonoro deste pedal em contrabaixos. Não se deve, entretanto, se sentir desestimulado por completo a testar este equipamento, pq gosto é uma questão subjetiva.

assim como o jazzigo, não gosto de som sem qualidade (o q, tb, é uma questão pessoal):

JAZZigo escreveu:...pois prefiro não menosprezar o meu público e, tampouco, o som do meu contrabaixo. Wink

fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

procuro um pedal que mude a afinação Empty Re: procuro um pedal que mude a afinação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos