Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

+11
Parmaprb
Joao Tozzi
carlosprofort
fheliojr
allancarlosac
dibass
allexcosta
Fabrício Simões
CG
malka_aff
izakee
15 participantes

Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por izakee Dom Ago 04, 2013 9:19 pm

Galera, vou começar dando uma breve explicação da minha situação.
Gosto muito de contrabaixo e comprei um Tagima pra aprender, mas não sei por onde começo!
Eu já aprendi a tocar Stand By Me olhando na cifra do Cifraclub, mas eu não queria decorar as músicas, eu queria que quando alguém estiver tocando uma música no violão, eu conseguir acompanhar no contrabaixo, ou então tirar uma música que eu goste de cabeça, aprender a teoria...
Por onde eu começo? Eu vi bastante material, mas não sei nem por onde começar Neutral
izakee
izakee
Membro

Mensagens : 11
Localização : Orlândia - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por malka_aff Dom Ago 04, 2013 9:30 pm

comece aprendendo elas por tablaturas, mas tente sempre comparar o que voce esta tocando com o que voce esta ouvindo, aos poucos voce vai vendo que seu ouvido vai "aflorando" flower 

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por CG Dom Ago 04, 2013 9:31 pm

Se tiver condições comece procurando um professor, vai te acelerar o desenvolvimento, evitar que você adquira vícios e deixar as coisas de uma forma lógica de compreensão.

Lembre-se que para correr, você tem que primeiro aprender a andar.


____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Fabrício Simões Dom Ago 04, 2013 9:41 pm

^ tô com o CG
Fabrício Simões
Fabrício Simões
Membro

Mensagens : 39
Localização : corinto-mg

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por izakee Dom Ago 04, 2013 9:54 pm

Mas e no meu caso, que não tenho tempo de ir na escola de música? Eu trabalho fora e só chego depois das 18 em casa...
izakee
izakee
Membro

Mensagens : 11
Localização : Orlândia - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por CG Dom Ago 04, 2013 9:57 pm

izakee escreveu:Mas e no meu caso, que não tenho tempo de ir na escola de música? Eu trabalho fora e só chego depois das 18 em casa...


Eu também trabalho fora e chego depois das 19:00 e tenho aulas todas as Quartas as 20:00 horas

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por izakee Dom Ago 04, 2013 9:59 pm

Ainda bem que onde você estuda a escola funciona depois das 18!
No meu caso eu teria que procurar um professor particular, e no interior é difícil... Cê nem faz ideia
Por isso estou recorrendo ao fórum, pra ver se tiro alguma da teoria por aqui (:
izakee
izakee
Membro

Mensagens : 11
Localização : Orlândia - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por allexcosta Dom Ago 04, 2013 10:04 pm

No começo só decorando mesmo.

Tente achar um professor particular que possa te orientar em horário não comercial, mesmo que seja só meia hora por semana.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por dibass Dom Ago 04, 2013 10:45 pm

professor particular presencial ou ate mesmo aulas online por skype te ajudarao muito fazendo com que vc aprenda de maneira mais rapida e correta
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Fabrício Simões Seg Ago 05, 2013 8:30 am

Vc tem q lembrar, q se ficar preso em video-aulas, seus pequenos erros não serão corrigidos a tempo e se tornarão vícios.
Tente ver um professor presencial, mesmo que particular, em horário não comercial ou até mesmo nos fins de semana.
Fabrício Simões
Fabrício Simões
Membro

Mensagens : 39
Localização : corinto-mg

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por CG Seg Ago 05, 2013 1:58 pm

izakee escreveu:Ainda bem que onde você estuda a escola funciona depois das 18!
No meu caso eu teria que procurar um professor particular, e no interior é difícil... Cê nem faz ideia
Por isso estou recorrendo ao fórum, pra ver se tiro alguma da teoria por aqui (:

Ribeirão Preto fica a 50km de Orlândia...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por allancarlosac Seg Ago 05, 2013 3:34 pm

O cifra club tem uma aula de introduçao ao contrabaixo, talvez te ajude.
Tem um canal no youtube tbm de um membro daqui do forum, acho q é gutobass, tem umas
dicas boas la tbm. Tem gente q n tem paciencia de aprender pela internet mas ja q esse n
parece ser seu caso

____________________________
Let's play!!
allancarlosac
allancarlosac
Membro

Mensagens : 328
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por fheliojr Seg Ago 05, 2013 4:13 pm

CG escreveu:Se tiver condições comece procurando um professor, vai te acelerar o desenvolvimento, evitar que você adquira vícios e deixar as coisas de uma forma lógica de compreensão.

Lembre-se que para correr, você tem que primeiro aprender a andar.


dibass escreveu:professor particular presencial ou ate mesmo aulas online por skype te ajudarao muito fazendo com que vc aprenda de maneira mais rapida e correta

[2]

por melhor q seja nosso fórum ou um método de contrabaixo, ele não vai substituir um bom professor.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por izakee Seg Ago 05, 2013 9:37 pm

Galera, obrigado a todos pelas dicas, consegui achar uma aula apostila básica (não sei se posso divulgar a fonte ou postar ela aqui...) de contrabaixo, aprendi até agora um pouco sobre escala diatônica, não achei difícil não, ela tem também exercícios pra coordenação, e algumas outras coisas que não deu tempo de ler.
Consegui também achar um tutor, o cara fez faculdade de música e tudo, dizem que ele sabe e toca muito, agora vamos ver se ele está disposto a dar aulas particulares.
E sim, como o amigo disse ali, eu tenho muita paciência e disciplina pra aprender em casa, fico no quarto em silêncio e vou que vou, só preciso do material, ou do professor Very Happy
Mais uma vez, obrigado a todos pela colaboração e paciência
izakee
izakee
Membro

Mensagens : 11
Localização : Orlândia - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por carlosprofort Seg Ago 05, 2013 9:59 pm

izakee escreveu:Mas e no meu caso, que não tenho tempo de ir na escola de música? Eu trabalho fora e só chego depois das 18 em casa...

Eu também trabalho todos os dias até tarde da noite, mas reservo um horário às 18h da sexta para fazer aulas.

Veja se não tem um professor que dê aulas aos sábados, por exemplo.

____________________________
# 153 - Clube SX
carlosprofort
carlosprofort
Membro

Mensagens : 408
Localização : Votorantim / Sorocaba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por fheliojr Ter Ago 06, 2013 3:11 pm

veja, tb, o livro "contrabaixo para leigos".

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Joao Tozzi Sex Set 20, 2013 10:55 am

Olha. quando comecei a tocar também sofri com esse problema. Até fiz um mês de aula com um professor de contrabaixo. Mas meu horário não permitiu que eu continuasse estudando com ele. A solução que consegui foi estudar online msm.

Só que é preciso tomar um pouco de cuidado antes de escolher um professor online, tem que ser um cara bom que saiba ensinar porque senão pode acabar te atrapalhando ao invés de ajudar.

Não é querendo fazer propaganda (nem sei se posso fazer isso aqui) mas gostei muito da forma de ensino do Raphael do Valle (toquemaisbaixo.com.br) mas tem vários outros professores de contrabaixo online que podem te ajudar, é só procurar.

O importante é ter alguém pra te acompanhar e corrigir seus erros. Hj em dia dá até pra aprender sozinho com as video-aulas do youtube aos montes (tem muitas que são ótimas). Mas há o risco de ficarmos cheios de vício ou até mesmo aprender de forma errada.

Te recomendo alguns canais do youtube que tem um material legal sobre contrabaixo:
CifraClub, GutoBass, ViniBass e BaixoNatural.


Joao Tozzi
Joao Tozzi
Membro

Mensagens : 8
Localização : Serra, ES

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Parmaprb Seg Out 07, 2013 1:17 am

Também estou entrando no mundo dos graves e cada dia estou mais fascinado pelo instrumento. Comecei tocando algumas músicas por cifras e e vídeo-aulas, mas estou vendo a necessidade de ter um professor para me orientar.
Parmaprb
Parmaprb
Membro

Mensagens : 8
Localização : Itapeva

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por BASSIST Sex Jan 03, 2014 3:51 am

Falaram aí dos "vícios" que podem ser adquiridos por aqueles que tentam aprender a tocar sozinhos, sem a orientação de um professor, e eu gostaria de saber quais são eles. Alguém pode me dar exemplos?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Christian Sex Jan 03, 2014 6:31 am

^ Postura, posição de ambas as mãos, pegada muito forte. Pode parecer pouco mas isso da um trabalho futuramente, pra corrigir depois é cansativo e pode gerar as temidas L.E.R. Mas tem outros vícios que não estou lembrando agora. A dica que dou para aprender o baixo é saber escutá-lo nas músicas, escutar diversos estilos.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por BASSIST Sex Jan 03, 2014 8:40 pm

Obrigado, Christian. Comprei meu baixo hoje e comecei a tocar. Meu ouvido é bom e quanto a isso acho que não terei problemas.

Mas nessa primeira meia hora que passei com o baixo notei duas dificuldades iniciais:

- quantidade de força/pressão que devo colocar nos dedos da mão esquerda
- curvatura ideal dos pulsos esquerdo e direito

Que dicas você pode me fornecer sobre esses dois aspectos?

BASSIST
Membro

Mensagens : 46
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por fheliojr Sex Jan 03, 2014 8:48 pm

Christian escreveu:^ Postura, posição de ambas as mãos, pegada muito forte. Pode parecer pouco mas isso da um trabalho futuramente, pra corrigir depois é cansativo e pode gerar as temidas L.E.R. Mas tem outros vícios que não estou lembrando agora. A dica que dou para aprender o baixo é saber escutá-lo nas músicas, escutar diversos estilos.

até hj, se eu tocar desconcentrado, ainda apanho um pouco dos meus velhos vícios.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Marks Qui Jan 30, 2014 4:12 am

Você pode aprender muita coisa sozinho, com ajuda de vídeoaulas, apostilas, fóruns, áudios, etc.

Mas entenda que o papel do professor é muito maior do que te expor as informações que esses meios lhe proporcionam.
O bom professor é alguém que já trilhou um caminho árduo e que está disposto a compartilhar com você da experiência dele.
Além de te ensinar a teoria de um determinado tema, ele pode te mostrar diferentes aplicações e possibilidades... fora a forma pessoal dele de encarar aquilo.

Ou seja, o professor é o "atalho" para uma boa formação e satisfação em conseguir se expressar bem através do instrumento.
Se você for por conta própria, pode ser que consiga chegar ao ponto desejado... mas o caminho costuma ser mais longo e cheio de situações que poderiam ser evitadas de uma outra forma.

Procure por professores que dão aulas online, caso não haja um profissional na sua região.
As minhas experiências com esta forma de aula têm sido muito boas até agora!
Funcionam muito bem!!!
Marks
Marks
Membro

Mensagens : 403
Localização : Belo Horizonte-MG

http://www.filipemarks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Fabio Linhares Qui Jan 30, 2014 11:01 am

Se quer acompanhar um violao num churrasco, precisa saber tocar violao. Ou pelo menos olhar e identificar os acordes.

Decore as notas no braço do baixo. Saiba onde fica o G, o D e assim por diante. Depois vá tocando o maior numero de musicas possiveis. Voce vai perceber que a grande maioria delas segue um padrão de notas.

Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagens : 1191

Ir para o topo Ir para baixo

Comprei meu baixo, e agora, por onde começo? Empty Re: Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos