Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

+6
ct.colela
JAZZigo
flauius
DenisLM
allexcosta
LeoSP
10 participantes

Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por LeoSP Qui Jul 25, 2013 2:04 pm

E aí, galera?

Gosto muito desses sons sintetizados dos anos 80, que creio terem sido gravados com um captador synth, como os da Roland, ou com um teclado - se eu estiver errado, me corrijam, por favor.
É possível emular esse tipo de grave usando pedais? Tenho um Boss SYB-5 e um Digitech Bass Wah. Não domino as possibilidades desses pedais, mas o fato é que não consegui chegar nem perto desse tipo de timbre.

Abaixo seguem 3 exemplos de músicas que tem o tal som.

Abraços!






____________________________
"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de 2% do público sabe realmente ouvir." Chet Baker
LeoSP
LeoSP
Membro

Mensagens : 163
Localização : Descalvado/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 2:12 pm

Muitos eram gravados no Moog. Dá pra fazer com MIDI, mas sempre rola um problema de tracking nas partes mais rápidas. Com pedal nunca vi ficar igual, mas há dezenas de pedais desenhados pra isso. Já já a turma dos efeitos chega aí e te dá uma luz...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por DenisLM Qui Jul 25, 2013 3:04 pm

DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por LeoSP Qui Jul 25, 2013 10:27 pm

allexcosta escreveu:Muitos eram gravados no Moog. Dá pra fazer com MIDI, mas sempre rola um problema de tracking nas partes mais rápidas. Com pedal nunca vi ficar igual, mas há dezenas de pedais desenhados pra isso. Já já a turma dos efeitos chega aí e te dá uma luz...

MIDI que você diz é aquele tipo de captador especial? Desculpa a ignorância.


Cheguei a ler esse tópico. Esse tipo de som que busco chegou a ser comentado lá, mas não teve muita coisa específica a respeito disso, já que a proposta do tópico era de sugestões gerais. Mas agradeço!

____________________________
"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de 2% do público sabe realmente ouvir." Chet Baker
LeoSP
LeoSP
Membro

Mensagens : 163
Localização : Descalvado/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 10:31 pm

LeoSP escreveu:MIDI que você diz é aquele tipo de captador especial? Desculpa a ignorância.

Isso.

É que naquela época os baixistas costumavam gravar o baixo e dobrar com um synth. Não era um efeito no baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por LeoSP Qui Jul 25, 2013 10:42 pm

allexcosta escreveu:
LeoSP escreveu:MIDI que você diz é aquele tipo de captador especial? Desculpa a ignorância.

Isso.

É que naquela época os baixistas costumavam gravar o baixo e dobrar com um synth. Não era um efeito no baixo.

Entendi. Faz muito sentido isso porque tem trechos que realmente dá pra perceber o som puro do instrumento.
O guitarrista da minha banda (que é cria do final dos 70 e tocou a década de 80 inteira) usa j um desses captadores na guitarra pra emular sons de sopros, cordas e teclas e o som fica muito bom. Nunca reparei e também nunca o ouvi reclamando do problema com tracking. Sei que o equipamento dele (Roland) é da virada dos 90 pros 2000. Não sei se por ser um pouco mais recente, já não tinha mais esse problema ou se é um caso específico do baixo, por se tratar dos graves.

____________________________
"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de 2% do público sabe realmente ouvir." Chet Baker
LeoSP
LeoSP
Membro

Mensagens : 163
Localização : Descalvado/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por flauius Qui Jul 25, 2013 11:02 pm

Eu tenho um Peavey Midibase, é bacana para isso. Basta ligar em módulos e você tem o som em paralelo com o do baixo. Não sofre com o problema de tracking pois o contato é feito pelos trastes e não por captador especial. Isso, inclusive, dá várias possibilidades de ajustes com polifonias diferentes de acordo com corda etc... Um sistema relativamente complexo.

A tecnologia do Midibase/Cyberbass é de patente de uns australianos e estiveram presentes em Wals e outros também, sem sucesso. Hoje os caras chutaram o balde de licenciar e tem a própria marca chamada Industrial Radio da qual eu tenho um GAS danado.

Olha que bacana bem no estilo baixo + synth



E aqui muitas bricnadeiras:




Nota ao exemplo acima do LeoSP. O tracking é um problema maior para baixistas do que guitarristas.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por JAZZigo Qui Jul 25, 2013 11:11 pm

Em geral, essas bass lines são executadas pelo tecladista ou por um sequencer. Com um pedal sintetizador é possível tentar simular esses timbres no baixo, eu disse: tentar. Synth pedals baratos, apesar de digitais, costumam ter um tracking péssimo, dificultando o controle do efeito e tornando a execução muito irregular e sofrível, quase impossível. A verdade é que eles geralmente só funcionam bem nas samples dos fabricantes e/ou de baixistas patrocinados... por que será? Rolling Eyes  IMO, o único synth pedal que tem um tracking decente no baixo, timbres ótimos e que chegam bem perto dessas bass lines é o Akay SB-1 Deep Impact, infelizmente, fora de produção e cujo arremate de um usado no eBay fácil, fácil beira os US$ 900.00.

Eu tenho um Deep Impact e curto bastante, mas o que me dá os timbres bem na praia dessas bass lines é o Moog Minitaur Analog Bass Synthesizer controlado via MIDI pelo pequeno teclado Alesis Q25. Posso controlá-lo com meu Warmoth Deluxe G5 Custom Bass também, via captador Roland GK-3B e a interface MIDI Roland GI-20, mas, como disse o Allex, o tracking não é perfeito. Wink

Vide: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_NXrSPQ7aHY#at=226

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Vantage VA900B Devil Bass (Made in Japan by Matsumoku Industrial Co., Ltd. - 1981) - Powered by DiMarzio DP296G Relentless Middle Pickup Set
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16301
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por LeoSP Qui Ago 01, 2013 10:23 pm

flauius escreveu:Eu tenho um Peavey Midibase, é bacana para isso. Basta ligar em módulos e você tem o som em paralelo com o do baixo. Não sofre com o problema de tracking pois o contato é feito pelos trastes e não por captador especial. Isso, inclusive, dá várias possibilidades de ajustes com polifonias diferentes de acordo com corda etc... Um sistema relativamente complexo.

A tecnologia do Midibase/Cyberbass é de patente de uns australianos e estiveram presentes em Wals e outros também, sem sucesso. Hoje os caras chutaram o balde de licenciar e tem a própria marca chamada Industrial Radio da qual eu tenho um GAS danado.

Nota ao exemplo acima do LeoSP. O tracking é um problema maior para baixistas do que guitarristas.

Esse Peavey Midibase já vem "pronto" de fábrica, certo? Parece ser bem interessante, porém nem no eBay achei. Não sabia que a Peavey tem uma linha de módulos como a Roland.

Fiquei louco com a qualidade da Industrial Radio!! O cara toca umas coisas muito rápido e o equipamento reproduz nota por nota, com timbres impecáveis. Tracking perfeito!! Pra ser sincero, nem fui atrás de ver o preço de um "pacote básico" deles Razz

JAZZigo escreveu:Em geral, essas bass lines são executadas pelo tecladista ou por um sequencer. Com um pedal sintetizador é possível tentar simular esses timbres no baixo, eu disse: tentar. Synth pedals baratos, apesar de digitais, costumam ter um tracking péssimo, dificultando o controle do efeito e tornando a execução muito irregular e sofrível, quase impossível. A verdade é que eles geralmente só funcionam bem nas samples dos fabricantes e/ou de baixistas patrocinados... por que será? Rolling Eyes  IMO, o único synth pedal que tem um tracking decente no baixo, timbres ótimos e que chegam bem perto dessas bass lines é o Akay SB-1 Deep Impact, infelizmente, fora de produção e cujo arremate de um usado no eBay fácil, fácil beira os US$ 900.00.

Eu tenho um Deep Impact e curto bastante, mas o que me dá os timbres bem na praia dessas bass lines é o Moog Minitaur Analog Bass Synthesizer controlado via MIDI pelo pequeno teclado Alesis Q25. Posso controlá-lo com meu Warmoth Deluxe G5 Custom Bass também, via captador Roland GK-3B e a interface MIDI Roland GI-20, mas, como disse o Allex, o tracking não é perfeito. Wink

Esse Moog é genial! Diversos parâmetros de ajuste, com um timbre mais bonito que o outro. É triste saber que nem por ele o tracking é perfeito quando controlado pelo contrabaixo. O teclado, entretanto, mostrou que dá pra fazer miséria em termos de variedade de timbres excelentes com garantia de reprodução 100%. O vídeo é show de bola!!!

Isso tudo vem confirmar o que eu suspeitava: esse som não existe como efeito de contrabaixo. Fazer o que? Melhor saber do que ser enganado com gente tentando empurrar pedais e mais pedais.

Agradeço a todos os amigos que comentaram e me ajudaram a esclarecer essa dúvida. Tudo de bom e muito groove pra todos nós!

____________________________
"Parece-me que a maioria das pessoas só se impressiona com três coisas: a rapidez com que se pode tocar, a altura que se pode atingir e o volume do som produzido. Agora, mais experiente, vejo que provavelmente menos de 2% do público sabe realmente ouvir." Chet Baker
LeoSP
LeoSP
Membro

Mensagens : 163
Localização : Descalvado/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por flauius Qui Ago 01, 2013 11:14 pm

LeoSP escreveu:
flauius escreveu:Eu tenho um Peavey Midibase, é bacana para isso. Basta ligar em módulos e você tem o som em paralelo com o do baixo. Não sofre com o problema de tracking pois o contato é feito pelos trastes e não por captador especial. Isso, inclusive, dá várias possibilidades de ajustes com polifonias diferentes de acordo com corda etc... Um sistema relativamente complexo.

A tecnologia do Midibase/Cyberbass é de patente de uns australianos e estiveram presentes em Wals e outros também, sem sucesso. Hoje os caras chutaram o balde de licenciar e tem a própria marca chamada Industrial Radio da qual eu tenho um GAS danado.

Nota ao exemplo acima do LeoSP. O tracking é um problema maior para baixistas do que guitarristas.

Esse Peavey Midibase já vem "pronto" de fábrica, certo? Parece ser bem interessante, porém nem no eBay achei. Não sabia que a Peavey tem uma linha de módulos como a Roland.

Fiquei louco com a qualidade da Industrial Radio!! O cara toca umas coisas muito rápido e o equipamento reproduz nota por nota, com timbres impecáveis. Tracking perfeito!! Pra ser sincero, nem fui atrás de ver o preço de um "pacote básico" deles Razz

O Midibase é meio difícil de achar, vez ou outra você encontra um no ebay por volta dos 1000-1500 dólares.
Já vem pronto, em termos. O Midiase é um controlador midi como qualquer outro, pode ser usado da mesma forma, porém tem o formato de baixo e um timbre de baixo que pode ser usado em paralelo com o controlador. Era vendido com baixo, cabo e um splitter. O módulo, embora possa ser da própria Peavey (existe exclusivo para baixo, inclusive), suporta outros modelos ou mesmo direto no pc. O que é importante é ter o splitter que você pode ver na beirado do case. Sem ele, o Midibase é apenas um baixo mediano.

Tracking não é problema, porque ele não tem que processar o áudio. A resposta vem do contato da corda com o traste, é imediata. Eu não tenho câmera boa, mas a escala é como se fosse um papel cartão. Por baixo dela, correm os fios dos contatos. que levam a cada pedaço de traste (os trastes são divididos para cada corda). Estes contatos, além de servirem como "tracking", eles também operam funções ao se utilizar a chave que se pode ver no instrumento.

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Optimized_2013_08_01

A tecnologia é empregada é a mesma. Possivelmente melhorada em termos de software e, certamente, em qualidade de construção dos instrumentos.
Um Industrial Radio sai por volta dos USD4000.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por ct.colela Sex Ago 02, 2013 1:05 am

Eu toco em uma banda que tem o repertorio voltado a musica dos anos 80 onde a maioria dos baixos são timbres de teclado
eu pesquisei muita coisa a respeito de se tirar um som eletronico com resposta bem fiel ao que é tocado
e o unico instrumento que consegui esse resultado infelizmente é uma guitarra
eu não tenho ainda mas estou querendo comprar
è uma guitarra midi da casio dg20
essa eu testei pessoalmente e todas as linhas eletronicas que toquei nela a resposta foi imediata e perfeita
minha banda faz um som anos 80
aqui tem um video que mostra uma musica do a-ha onde atualmente toco com o timbre do meu baixo, mas gostaria de substituir pelo timbre eletronico

aqui os sons da bateria foram trocados no pro tolls

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por CG Sex Ago 02, 2013 1:14 am

^^^^^^ Tá fofa com esse bonezinho... Ri Muito

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por deeecooo Sex Ago 02, 2013 7:06 am

Top demais o som em Colela! Parabéns Smile

deeecooo
deeecooo
Membro

Mensagens : 169
Localização : ABC - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2013 9:32 am

ct.colela escreveu:è uma guitarra midi da casio dg20

Meu irmão tem uma guitarra Casio MIDI, série MG, e o tracking não é 100%.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por fheliojr Sex Ago 02, 2013 3:47 pm

flauius escreveu:...a escala é como se fosse um papel cartão...

ela é frágil, flavius?

off-topic: o colela emagreceu, hein?! Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por flauius Sex Ago 02, 2013 4:00 pm

Não, não é.
Talvez não deixei claro, não é que a escala pareça uma cartolina, mas é encoberta como uma. Imagina adesivar uma escala qualquer. É essa a impressão. Não atrapalha em nada nem passa impressão de fragilidade.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por ct.colela Sex Ago 02, 2013 8:48 pm

allexcosta escreveu:
ct.colela escreveu:è uma guitarra midi da casio dg20

Meu irmão tem uma guitarra Casio MIDI, série MG, e o tracking não é 100%.

Poxa a guitarra dg 20 que toquei aqui,respondeu tudo
todas as frases rapidas,tudo que toquei ela respondeu

Outra coisa qual o modelo dessa casio do seu irmão?
esta a venda?

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2013 9:02 pm

ct.colela escreveu:Outra coisa qual o modelo dessa casio do seu irmão?
esta a venda?

Me enganei, não é MG. É a PG-380, idêntica a essa:



Ela está guardada sem uso há uma década, mas posso perguntar se ele vende...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por luiztebet Sex Ago 02, 2013 9:06 pm

Não entendo nada do assunto. Mas lembro que o Tony James, sisters of mercy, sigue sigue sputnick, usava um baixo sinth, se não me falha a memória da Roland.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 564
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por ct.colela Sex Ago 02, 2013 9:14 pm

allexcosta escreveu:
ct.colela escreveu:Outra coisa qual o modelo dessa casio do seu irmão?
esta a venda?

Me enganei, não é MG. É a PG-380, idêntica a essa:
.
A guitarra que testei é essa
é um negocio feio do inferno mas responde tudo o que se toca nela
Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Casio_dg20_total
windows screen capture

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3383
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por allexcosta Sex Ago 02, 2013 9:14 pm

luiztebet escreveu:Não entendo nada do assunto. Mas lembro que o Tony James, sisters of mercy, sigue sigue sputnick, usava um baixo sinth, se não me falha a memória da Roland.

O G77 era extremamente comum nos anos 80.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por fheliojr Sáb Ago 03, 2013 4:28 pm

flavius, se vc puder, grave um vídeo com seu Midibase, p/ gente. up 

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por flauius Sáb Ago 03, 2013 7:51 pm

Dá sim, mas eu preciso de um módulo ou configurar algo no pc. Sou ruim para estas coisas, pode levar um tempinho.
Gravar só com o som do baixo não faz muito sentido a meu ver...

Sobre o G77, diz naquele Bass Book que o Dave Bronze tocava com um G77, mas transpunha tudo uma oitava acima por causa do tracking. De fato, é o que aparece no vídeo a maior parte do tempo, sempre por volta da 7ª-9ª casa...

1 hora de midi bass com o G77 em plenos anos 80... Tenho muita inveja dos cabelos...


____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo Empty Re: Emulação de sons synth dos anos 80 no baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos