Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pow, ainda nao entendi =/

+5
Fernando Zadá
allexcosta
MarceloCol
Boss2K
william.belo.35
9 participantes

Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por william.belo.35 Seg Jul 08, 2013 1:53 pm

Fala galera blz?

Alguem aqui ja estudou sobre os ciclos de quartas e quintas? É que meu professor passou pra eu estudar e me explico tudo certinho o porque disso e talz,
só que ainda nao entrou na mente, nao sei porque, eu sempre me pergunto porque fazer isso se eu nao vou usar na musica, ou vou? Sei la, preciso de
voces brothers =] pra me sanar mais essa duvida, sabe sei la, alguem ai ja estudou isso e viu algum sentido da coisa?

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Boss2K Seg Jul 08, 2013 2:12 pm

O fórum pode ajudar?

https://www.google.com/search?q=site%3Acontrabaixobr.com+circulo+das+quintas&oq=site%3Acontrabaixobr.com+circulo+das+quintas&aqs=chrome.0.57j58.12787j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por william.belo.35 Seg Jul 08, 2013 11:49 pm

pow man valeu, vou dar uma pesquisda sim, e se alguem quiser postar alguma opiniao a mais sempre e bem vinda.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por MarceloCol Qui Jul 25, 2013 2:41 pm

william.belo.35

Pessoalmente, eu sempre tive dificuldades com essas coisas, pois, desde o inicio de minha caminhada junto ao contrabaixo, nunca fiz aulas realmente, tive apenas pequenas experiencias com alguns professores por cerca de 1 a 3 meses no máximo.

Meu professor atual (completei 1 mês de aulas ^^) já tacou o ciclo de quintas e de quartas pra eu estudar, pois algumas coisas mais básicas eu apanhei e aprendi sozinho, ele apenas ta reforçando alguns pontos através de explicações mais sólidas (digamos assim).

Pelo que percebo nos ciclos, eles tem muito mais uma função de base teórica do que exatamente aplicação. Aconselho que você estude muita teoria (eu, hoje, acho bastante importante), pois, facilita o aprendizado de novos conceitos.
Estudo musica por hobby e desejo de melhorar onde toco (na igreja Very Happy  ).
Você já tentou aplicar os ciclos em partituras?
Estudando o ciclo de quintas e quartas, você terá maior facilidade de conhecer as escalas, para possíveis adaptações de ultima hora, por exemplo, quase sempre temos de trocar o tom das músicas NA HORA de tocar. Nada que você não possa fazer sem o conhecimento teórico, porém, hoje, estudando, tenho enxergado melhor o que acontece....

Você já tem experiencia prática com o instrumento? Creio que quando chegar a conhecimentos mais avançados (eu sei que eles existem, apesar de não conhece-los ainda, e já ouvi muita gente descrevendo e percebi que depende desses conhecimentos básicos pra entende-los) talvez você entenda o porque de estudar ciclos e afins....

Espero ter ajudado a incentivar seu estudo, e lembre-se, vale a pena estudar teoria.
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 3:28 pm

Não que a gente não deva entender isso, mas tem baixista por aí tocando 30 shows por mês que nunca ouviu falar nesses ciclos.

Estudar isso antes de dominar timing, fraseado, linhas simples, escalas, arpejos e coisas mais básicas é colocar o carro na frente dos bois.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por MarceloCol Qui Jul 25, 2013 3:31 pm

Concordo Allexcosta,

mas creio que você também concorde que essas teorias são muito uteis?
MarceloCol
MarceloCol
Membro

Mensagens : 109
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 3:55 pm

úteis só se forem contextualizadas e puderem ser assimiladas, se passadas pra fazer volume nada a ver.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 5:10 pm

MarceloCol escreveu:Concordo Allexcosta,

mas creio que você também concorde que essas teorias são muito uteis?

Depende. Pra o músico que vai fazer arranjos, dirigir, até é... Pra o baixista sideman que aparece pra fazer a gig ou pra o baixista típico de música popular a utilidade é praticamente nenhuma.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 5:15 pm

Não concordo com isso Allex.
Pro cara do dia a dia que chega num estúdio tem que mudar tom na hora, resolver pepinos ou mesmo ir no radar atrás da música também tem o problema é a forma e quando essa informação é passada se é pra encher linguiça e fazer a aula render ou se é ensinada mesmo mostrando pra que serve. Acho que se não mostrar onde vai usar o cara nems e interessa em entender e vira encheção de linguiça.
Já vi guitarrista pagar micão em estúdio com produtor por se atrapalhar todo mudando tom de música uma coisa bem básica que o cara que conhece os ciclos e tonalidades tira de letra.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 5:19 pm

Eu nunca vi um músico usar ciclos pra transpor. Todo mundo usa sequências comuns de música popular, que são baseadas em ciclos, mas ninguém pensa nos ciclos...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 25, 2013 5:41 pm

Sim mas como você mesmo disse são baseados nos ciclos.... se o cara esta tendo aula melhor entender do que só decorar ...
Eu sou meio rebelde com teoria acho interessante pra mim mas para os alunos só explico quando vai fazer sentido e pode ser usado. Nem que eu crie a situação que faça o sujeito se interessar mas teoria por teoria solta qualquer livro ensina.
Tive amigo não músico que transportava praticamente qualquer coisa e não sabia nem o que era tom mas era uma coisa super intuitiva pra ele de tanto usar.

Pro amigo que esta em dúvida e criou o tópico os ciclos são uma forma matemática de ensinar as escalas mostrando o surgimento de um acidente (sustenido e bemol) por vez e é bem didático mas sempre que estiver aprendendo algo pergunte pro seu professor como vai usar aquilo na prática que tenho certeza que algo que ainda não entendeu a utilidade vai ser mais difícil de ter disposição pra explorar e estudar.
O ciclo é uma forma organizada e estruturada mas pode aprender as escalas soltas sem ser no ciclo que no final vai pensar nelas e não nos ciclos em si. Os ciclos tem utilidade quando vai estudar cadencias e músicas que mudam de tom mas é só um padrão de organização das escalas. Por enquanto guarde isso que é o suficiente depois tem alguns desdobramentos mas ai já é outro papo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por camilom Qui Jul 25, 2013 8:33 pm

allexcosta escreveu:Eu nunca vi um músico usar ciclos pra transpor. Todo mundo usa sequências comuns de música popular, que são baseadas em ciclos, mas ninguém pensa nos ciclos...
músicos em geral ou músicos que tocam instrumentos de cordas (contrabaixo, violão, guitarra)? Eu tenho a impressão que é muito mais fácil transpor nos nossos instrumentos do que no piano ou nos instrumentos de sopro. No contrabaixo elétrico se o cara aprende a forma da escala maior ele já sabe toca-la em todas as tonalidades, basta subir ou descer a forma no braço do instrumento, e se ele quiser ele nem precisa saber quais notas é que sofreram alteração.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por allexcosta Qui Jul 25, 2013 9:17 pm

Em geral cordas, me expressei mal...

De qualquer forma, muitas harmonias não seguem essas regras cíclicas, mas sim, sequências II V I e suas substituições e é isso que a maioria estuda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por camilom Qui Jul 25, 2013 10:35 pm

allexcosta escreveu:De qualquer forma, muitas harmonias não seguem essas regras cíclicas, mas sim, sequências II V I e suas substituições e é isso que a maioria estuda.
Mas a progressão II V I (pensando no baixo dos acordes sem inversões) seguem o ciclo.
Pow, ainda nao entendi =/ N30_15
Progressão II V I (pensando nas tônicas):
em dó maior: D G C
em sol maior: A D G
em ré maior: E A D

Acho o ciclo útil como forma de sistematizar o estudo de progressões e escalas, talvez porque sempre foi a forma que me ensinaram.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Rotiv Sex Jul 26, 2013 12:25 am

allexcosta escreveu:Fraseado.   Se refere a fraseado no sentido de improvisação? Ou estudo de frases (Grooves e etc)?
Valeu!

____________________________
Ele is the path a veritat e la vita.
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por allexcosta Sex Jul 26, 2013 9:50 am

^ Não fui eu que escrevi isso aí não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por abfandre Dom Jul 28, 2013 12:05 am

camilom escreveu:
allexcosta escreveu:De qualquer forma, muitas harmonias não seguem essas regras cíclicas, mas sim, sequências II V I e suas substituições e é isso que a maioria estuda.
Mas a progressão II V I (pensando no baixo dos acordes sem inversões) seguem o ciclo.
Pow, ainda nao entendi =/ N30_15
Progressão II V I (pensando nas tônicas):
em dó maior: D G C
em sol maior: A D G
em ré maior: E A D

Acho o ciclo útil como forma de sistematizar o estudo de progressões e escalas, talvez porque sempre foi a forma que me ensinaram.

Interessante, mas não seria suficiente e mais simples numa transposição pensar apenas nos graus? Fazer uma transposição em tempo real pensando numa sequência de acordes do início ao fim usando o ciclo me parece uma tarefa que demanda muito mais raciocínio do que a visualização dos graus em si.

Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas o ciclo me parece algo muito mais teórico, um resumo decorrente da dedução de todas as escalas maiores a partir de C, usando-se sustenidos no sentido horário e bemóis no sentido anti-horário, o que resulta nas armaduras de clave.

Como já foi dito, em se tratando de instrumentos de cordas onde é só deslocar no braço do instrumento, não consigo imaginar alguém fazendo uma transposição e pensando nesse ciclo... A não ser que eu ainda não tenha estudado o suficiente ou não esteja enxergando o pulo do gato.. hehehe
abfandre
abfandre
Membro

Mensagens : 36
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jul 28, 2013 1:54 am

Com certeza em graus rola muito mais rápido e fácil transpor. O estudo dos ciclos é só pra dar uma sequência gradual na montagem das escalas. Mas é interessante estudar escalas e  patterns pensando nos ciclos e caminhando em quintas, quartas e outras combinações. Saber os ciclo ajuda a conhecer so tons vizinhos e a região da dominante e da subdominante de forma bem tranquila. Mas sobrevive-se sem isso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Mauronog Dom Jul 28, 2013 11:52 am

É por aí mesmo Zadá.

E acrescento: Na minha vida prática profissional como músico, nunca precisei utilizar no dia a dia, aqueles estudos doidos que, colocando de uma forma satírica, seriam como " Contraponto semi-confláutico / aplicação das quadrifusas cromáticas reincidentes / escala harmônica dos índios da aldeia pupnuk / escala com fusas, semi-fusas e semi-confusas / história da invenção dos compassos binários, "terciários" e "trifásicos" etc.... Fuja disso, a não ser que voce vá lecionar.

E siga o caminho que o Zadá deu acima.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por william.belo.35 Qui Ago 01, 2013 2:15 pm

é eu entendi mais ou menos, mas agora ele ja me passou outra materia q é os intervalos, as triades para montar em todos os tons, bacana tambem.

william.belo.35
Membro

Mensagens : 61
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pow, ainda nao entendi =/ Empty Re: Pow, ainda nao entendi =/

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos