Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Boutique Handmade Preamp 3BS

+6
gpraxedes
BTNS
Átila Moreira Cedro
allexcosta
Fernando Zadá
Ruds
10 participantes

Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Dom Abr 28, 2013 11:24 pm

Galera, quero compartilhar com vcs uma experiência minha com preamps internos, aproveitando pra fazer um review.

Como eu não estava satisfeito com o preamp de alguns baixos que tenho aqui, há um tempo atrás resolvi construir o meu próprio preamp personalizado.

Então, depois de pesquisar, projetar, simular, prototipar e ajustar os parâmetros do eq, cheguei na versão final do que eu batizei de "Boutique Handmade Preamp 3BS", ou só "3BS". Um preamp feito sob medida pra mim.

Como meu foco era qualidade, me empenhei no projeto e usei os melhores componentes. Tive até que trazer alguns de fora, pq não eram vendidos aqui no Brasil. Mas o resultado final compensou. Tanto que coloquei esse circuito em 3 baixos meus.

O meu preamp usa um circuito de baixo ruído e baixa distorção. A ideia é ser o mais fiel possível ao som que sai dos captadores, e ter uma qualidade suficiente para fazer gravações boas em estúdio.

O 3BS tem um equalizador de 3 bandas, sendo que a frequência dos médios pode variar entre 2 valores. No meu caso eu usei um potenciometro com push-pull pra selecionar a frequência dos médios. As curvas dos filtros (grave, médios e agudo) eu já tinha uma noção de quais usar, e a sintonia fina eu fiz durante a prototipação, testando vários valores e escutando quais eu achava melhores. Coisa bem personalizada mesmo.

O pre também tem uma chave que ativa e desativa o equalizador. Dessa forma, se quiser o som flat, é só desativar o eq. Eu gosto dessa opção pq além de poder usar o som inalterado dos captadores, eu posso também, por exemplo, usar ele flat pra pizzicato, e aplicar uma eq pra hora do slap, e alternar rapidamente entre uma e outra.

Por fim, ele tem ajuste de ganho através de um pequeno trimpot na placa, que varia de 0dB até +10dB. Assim, se o baixo tiver captadores com saída fraca, é possível dar um "boost" no ganho e ter um sinal mais forte na saída do preamp.

Dá pra ver o trimpot de ganho nessa foto:

Boutique Handmade Preamp 3BS 311m83c

(é o componente azul no canto inferior esquerdo da plaquinha)


As especificações completas do 3BS são:


  • Impedância de entrada: 1Mohm;

  • Ganho ajustável: 0db até +10dB;

  • EQUALIZADOR:
    Graves: +-12dB @ 60Hz
    Médios: +-12dB @ 460Hz (Q = 1,07) ou 1kHz (Q = 1,32)
    Agudos: +-12dB @ 4kHz

  • Consumo máximo: 2,8mA (cerca de 200h de operação em uma bateria 9V alcalina);

  • Alimentação: 9V até 18V;

  • Curvas de equalização:

Boutique Handmade Preamp 3BS 214tt1v


Apesar dele funcionar em 18V, eu uso os meus em 9V mesmo. O circuito que projetei consegue atingir na saída quase o limite de tensão de alimentação. Ou seja, mesmo em 9V, o headroom dele é bem grande.

Abaixo estão os videos que gravei só com notas aleatórias pra mostrar o funcionamento do meu preamp. Usei uma Zoom B2.1u como interface de áudio, mas sem efeito nenhum. É o som cru do jeito que está saindo do baixo que está ali nesses videos. As cordas são d'addario de nickel e não estão estralando de novas, mas também não estão velhas. Estão no "meio da vida" delas.

O primeiro foi com o Rockbass Corvette, pra ver como ele se saí em um baixo com timbre mais "moderno":

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/nRswHdQNF-M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

E o segundo foi com o GB5, pra quem prefere um timbre mais "old school":

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/GhFk47QTRMQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Quando troquei o circuito do GB5, eu coloquei uma chavinha de 3 posições no lugar da original. Agora, essa chave alterna a ligação do captador da ponte entre série/single/paralelo (o original do GB5 é só série). Assim, fiquei com ainda mais opções de timbre.

Espero que tenham gostado. Eu gostei! Very Happy


Última edição por Ruds em Seg Abr 29, 2013 8:54 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : correção ortográfica)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 29, 2013 8:22 am

Bem interessante!
Eu me perderia com tudo isso de opções mas achei bacana!!!
Parabéns pela paciência e curti o lance do trimpot. Isso me faz uma falta absurda no system 9 que o Colela colocou no meu SX. Até hoje não me acostumei com o excesso de ganho que ele gera.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por allexcosta Seg Abr 29, 2013 8:26 am

Bem legal. Impressão minha ou o consumo é um pouco alto?

Qual Opamp você usou? Se for segredo desconsidere a pergunta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Seg Abr 29, 2013 8:44 am

allexcosta escreveu:Bem legal. Impressão minha ou o consumo é um pouco alto?

Qual Opamp você usou? Se for segredo desconsidere a pergunta.

O consumo é um pouco mais alto do que a média dos circuitos no mercado mesmo. Mas, o opamp que eu escolhi, é rail-to-rail, então isso compensa permitindo que a bateria trabalhe em tensão menor e ainda garanta um headroom satisfatório. Com 5V de alimentação ele ainda pode fornecer uma saída de mais de 5dBu, por exemplo. A minha estimativa de tempo de funcionamento é BEM conservadora.

O que acontece é que, quando se trata de opamps, existe um compromisso entre consumo e ruído. Quanto maior o consumo, menos ruidoso é o opamp. Claro que existem opamps melhores e piores. O que usei é muito bom (e bem caro!). Apesar do consumo ser relativamente pequeno, o ruido dele é muito baixo. Comparável a opamps que consomem bem mais. Aliás, esse opamp parece ter sido feito sob medida pra preamps de instrumentos. Muito boas as especificações dele. Quando eu descobri esse aí, parei de procurar.


Última edição por Ruds em Qua Dez 03, 2014 10:34 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Parceria c/ S.Martyn)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Átila Moreira Cedro Seg Abr 29, 2013 9:02 am

O mais legal é ter conhecimento o suficiente para escolher dentre as frequências médias, aquelas que mais te interessam.

Parabéns pelo trabalho!!!

Achei o timbre bem legal em ambos os instrumentos.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Seg Abr 29, 2013 11:35 am

Fernando Zadá escreveu:Bem interessante!
Eu me perderia com tudo isso de opções mas achei bacana!!!
Parabéns pela paciência e curti o lance do trimpot. Isso me faz uma falta absurda no system 9 que o Colela colocou no meu SX. Até hoje não me acostumei com o excesso de ganho que ele gera.

Valeu, Zadá!

E pra diminuir ganho é só abaixar o volume. Não tem segredo.

Átila Moreira Cedro escreveu:O mais legal é ter conhecimento o suficiente para escolher dentre as frequências médias, aquelas que mais te interessam.

Parabéns pelo trabalho!!!

Achei o timbre bem legal em ambos os instrumentos.


up


Última edição por Ruds em Qua Dez 03, 2014 10:36 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : par)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por BTNS Qui maio 16, 2013 1:06 am

Parabéns! Muito bacana.
BTNS
BTNS
Membro

Mensagens : 406
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Qui maio 16, 2013 8:51 am

^ Valeu!
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por gpraxedes Seg maio 20, 2013 2:38 pm

Parabéns, belo trabalho!

Estará em breve nos classificados? notme

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Seg maio 20, 2013 5:01 pm

gpraxedes escreveu:Parabéns, belo trabalho!
Valeu, gpraxedes!

gpraxedes escreveu:Estará em breve nos classificados? notme
Pois é... sabe que eu já pensei sobre isso. Conversei até com o Luthier amigo meu sobre a possibilidade de fazer pra vender e tal. Ele disse que até me ajudaria a divulgar pros clientes dele se eu quisesse, pq ele curtiu o cricuito.

A grande vantagem seria a possibilidade de customização. Eu conseguiria fazer o pre-amp que eu quiser, ou que o "cliente" quiser, tanto em termos de qualidade como em termos de funções. E eu até já bolei circuitos diferentes do 3BS durante o projeto.

O problema é que eu faço isso tudo na mão. Handmade mesmo. E eu só teria os fds pra isso. Então demora um pouco. Tem partes que tenho que comprar de fora (comprei pelo e-bay), e demora muito pra chegar. Coisa de 60 dias. Além de demorar não seria barato.

O meu amigo até comentou que o público alvo seria aqueles que já sabem o que querem de um pre-amp e que querem algo de melhor qualidade. Nada de iniciante querendo "envenenar o Tonante". Sei lá.

Já se quisesse baratear e agilizar a fabricação, teria que produzir em quantidade. Acho que no mínimo uns 100 circuitos de uma só vez. Mas daí já vira uma coisa maior mesmo, e perderia um pouco a questão da customização. E eu não sei se seria uma boa começar um negócio desses. Eu até pensei em circuitos mais baratos (tipo uma segunda linha). Mas mesmo assim não me empolguei.

Entende o dilema?

No final das contas acabei fazendo só pra mim. Fiz por hobby mesmo. Curtindo o processo todo (e o resultado final, claro). Daí decidi só compartilhar minha empolgação aqui com vcs e só. Pelo menos por enquanto.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por malka_aff Seg maio 20, 2013 5:03 pm

quanto cada, Ruds??!!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por malka_aff Seg maio 20, 2013 5:06 pm

e se não for vender, quem sabe posta a receita pra nós ae =)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Ter maio 21, 2013 8:53 am

malka_aff escreveu:quanto cada, Ruds??!!

Sobre esse modelo em específico, o 3BS, eu fiz umas continhas "de padeiro". Contando material e mão de obra, o valor final seria algo em torno de R$500,00.

Mas eu projetei pre-amps com menos funções, por exemplo só de 2 bandas de eq, e até outros "low-end", que provavelmente sairiam mais barato. Uma parte considerável do custo de materiais são os potenciômetros, por exemplo. Vem tudo de fora.

malka_aff escreveu:e se não for vender, quem sabe posta a receita pra nós ae =)

Quem sabe mais pra frente. hide
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por subgrave Ter maio 21, 2013 9:14 am

Ruds escreveu:

[*]Alimentação: 9V até 18V;

Apesar dele funcionar em 18V, eu uso os meus em 9V mesmo. O circuito que projetei consegue atingir na saída quase o limite de tensão de alimentação. Ou seja, mesmo em 9V, o headroom dele é bem grande.


Oi, poderia nos falar mais sobre as vantagens de usar 18v ou de um maior headroom?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Ter maio 21, 2013 11:45 am

subgrave escreveu:
Ruds escreveu:

[*]Alimentação: 9V até 18V;

Apesar dele funcionar em 18V, eu uso os meus em 9V mesmo. O circuito que projetei consegue atingir na saída quase o limite de tensão de alimentação. Ou seja, mesmo em 9V, o headroom dele é bem grande.


Oi, poderia nos falar mais sobre as vantagens de usar 18v ou de um maior headroom?

Para circuitos minimamente bem projetados, a única vantagem de se usar uma alimentação de 18V é o maior headroom, que é a tensão máxima que o circuito permite que o sinal atinja antes de distorcer/clipar.

Acontece que dificilmente esse headroom extra é necessário. No caso de baixos elétricos (e áudio profissional de um modo geral) normalmente os 9V são suficientes.

Pra vc ter uma idéia, o nível padrão de sinal de linha para áudio profissional é de +4dBu, o que significa um sinal de cerca de 3,5V pico-a-pico. Ou seja, no "ataque" da nota musical, o sinal terá 3,5V de amplitude pico-a-pico.

Se dermos uma margem de 1,5V para os dois extremos da tensão de alimentação - e isso é bem folgado para a maioria dos circuitos - significa que ainda será possível ter os +4dBu na saída com uma alimentação de 3,5+1,5+1,5 = 6,5V.
Ou seja, no caso de um preamp de baixo comum, mesmo com uma bateria descarregada a ponto de fornecer só 6,5V (e isso é uma bateria BEM gasta) vc ainda vai ter um nível de sinal muito bom pra trabalhar com pedais, mesas de som ou entradas de amplificadores.

Então, a menos que os captadores sejam muito "quentes" na saída, ou que o circuito forneça ganhos muito altos (tipo +20dB em graves), esse headroom não deve ser necessário.

Já a desvantagem é óbvia: o consumo de duas baterias 9V por vez, ao invés de uma. Pq o circuito vai continuar drenando a mesma corrente, seja a alimentação 9V ou 18V.
Pra ser mais preciso, normalmente os circuitos alimentados em 18V drenam um pouco mais de corrente do que em 9V. Mas mesmo desconsiderando isso, se estará "queimando" uma bateria 9V.

Vc até pode usar as baterias abaixo dos 6,5V se tiver duas em série, mas provavelmente a partir dos 6,5V a bateria já vai estar tão descarregada, que ela não irá durar mais muita coisa. Com certeza o tempo que vc usa um circuito em 18V com uma única troca de (duas) baterias é menor do que o tempo que vc usaria o mesmo circuito em 9V com duas trocas de (uma) bateria.

Falando do meu circuito, ele tem a vantagem que o sinal pode excursionar até quase os limites da alimentação. Ou seja, não existe aquela margem de 1,5V no 3BS. Se ele for alimentado com 9V, ele pode gerar uma saída de quase 9V pico-a-pico (algo do tipo 8,8V pico-a-pico). E a tensão mínima que ele funciona é 5V, por isso posso usar a bateria até 5V se eu quiser (ainda tendo uma saída que pode ser maior do que os +4dBu padrão).


Até houve uma discussão recente sobre isso no fórum, mas achei melhor não expor tudo isso lá. Só comentei rapidamente naquele tópico:

https://www.contrabaixobr.com/t27698-pre-com-9volts-e-18volts-qual-a-diferenca
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por MARCIO LEMES Sex Dez 09, 2016 10:40 am

bom dia gostaria de saber como faço pra adquirir um circuito seu por favor Ruds

MARCIO LEMES
Membro

Mensagens : 1
Localização : sumare sp

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Ruds Sáb Dez 10, 2016 9:10 am

^ MP
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Gil Gonzaga Sáb Dez 10, 2016 11:58 am

Pô Ruds curti o som mano. Parabéns pelo belo equipo!
Gil Gonzaga
Gil Gonzaga
Membro

Mensagens : 448
Localização : Goiânia-Go

Ir para o topo Ir para baixo

Boutique Handmade Preamp 3BS Empty Re: Boutique Handmade Preamp 3BS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos