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Essa sonoridade de onde vem?

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Mensagem por Murilo Ciza Sex Fev 22, 2013 6:37 pm

Este espaço é para debatermos uma sistematização e organização do ensino aprendizagem deste instrumento, para falarmos sobre métodos essenciais, e coisas cruciais para um contrabaixista (acústico - vertical) nas suas diversas esferas de atuação.

Então pessoas estudar tem um padrão ou é algo relativista, aquilo disposto em um determinado método funcionará perfeitamente para qualquer estudante?! Ou dependerá, das?

* Cordas?
*Do seu arco?
*Do seu contrabaixo?
*Dos seus professores?
*Da sua dedicação?
* A sua personalidade?
*Idade inicial?
* Do clima da sua região?

Quem arrisca dizer o que forma um instrumentista, hein?


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Mensagem por Ivanov_br Sáb Fev 23, 2013 11:59 am

poxa, pegou pesado.
depende de tudo isso que vc falou.
O equipamento para a execução de um trabalho deve ter um mínimo de qualidade.
Técnica = Prática + dedicação
Professor é muito bem vindo.
Personalidade não é algo linear... logo, é complicado citar.
Quanto mais novo o individuo, maior sua plasticidade neuronal = facilidade de aprendizado. Mas não que seja impossível aprender algo depois de velho.
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Mensagem por allexcosta Sáb Fev 23, 2013 12:12 pm

Por favor, utilize formatação diferenciada somente para destaque.

Obrigado.

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Mensagem por Pablo Souza Seg Fev 25, 2013 11:52 pm

90% Suor
10% Dedicação e disciplina!


Ouvi essa em algum lugar e gostei : )

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Mensagem por Claudio Ter Fev 26, 2013 8:49 am

^ Pablo... não seria o contrário?

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Mensagem por allexcosta Ter Fev 26, 2013 9:52 am

Dedicação, disciplina e suor não seriam a mesma coisa?

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Mensagem por Adriano Oliveira Ter Fev 26, 2013 8:33 pm

10% Transpiração
90% Inspiração,

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Mensagem por Murilo Ciza Qui Fev 28, 2013 1:17 pm

Pessoas,

Sei que vai dar trabalho, porém acredito que vamos evitar duplicar tópico, e desta forma manteremos o fórum sempre organizado. Sugiro o seguinte preceito, no que for plano de estudo vamos postar no

https://www.contrabaixobr.com/t7058-plano-de-estudos-diario

E repostar o link neste tópico, assim também termos acesso rápido e direcionado, certinho!? E se necessário for aceito sugestão.

Realimentação Parte I

Receita do Ivanov
Técnica = Prática + Dedicação + Orientação (Professor) + Bons Equipamentos Musicais + Idade (onde em “Idade Precoce” exigirá menor esforço).

Receita do Paulo Souza, Claudio Bass, Allex Costa e Adriano Oliveira
Variações de porcentagem entre Suor, Inspiração, Dedicação e Disciplina ou a analogia disto tudo.

Com relação à inspiração (Dom espiritual) tenho uma estória de autor desconhecido, onde ela fala que durante uma grande enchente um homem muito religioso, ilhado em sua residência, clama pela intervenção Divina, e com água já chegando no nível de seus joelhos, um senhor numa canoa passou e o convidou para embarcar, e a resposta foi:
- Não, obrigado. Deus vai me salvar.
Quando a água já estava na cintura, vieram dois jovens num barco oferecendo-lhe ajuda. E a resposta foi à mesma:
- Não quero. Deus vai me salvar.
Quando a água ia chegando no pescoço, passou um helicóptero resgatando as últimas pessoas, e alguém gritou para que o homem subisse na corda para salvar a vida. E mais uma vez o Esperançoso respondeu:
- Já disse que não quero. Deus vai me salvar.
Mas a água subiu e o homem se afogou. Chegou ao céu e foi logo reclamando com Deus:
- Puxa… eu confiava no Senhor. Por que me deixou morrer?
E Deus respondeu:
- Meu filho, mandei-lhe uma canoa, um barco e um helicóptero… O que mais você queria que eu fizesse?


Isto nos conduz a dicotomia do talento, onde ficamos entre o inatismo e a possibilidade de aprendizado. Enfimmmmmmmmm... Vamos aos exmplos:


exp1 ( A influência do equipamento na linguagem e qualidade sonora)

Contrabaixista 1
estuda com um EDB ¾ com cordas mauro calixto e não tem um combo, mas utiliza fone de celular.
Contrabaixista2
Estuda com um com NXT com cordas Thomastik enfield e combo Acoustic Image.

Exp2 (otimização do tempo e direcionamento do estudo)

Contrabaixista3
Trabalha 08 horas por dia e perdi mais 04 horas em translado, ao pegar o seu meio de transporte ele estuda solfejos, exercícios de percepção enviado por uma amigo, teoria e até compõe, nas suas 2 horas para o almoço ele come e tira uma soneca. Ao chegar em casa estuda por 02 horas auxiliado por métodos onde é oriento aos sábados, isso quando possível, e passa 01 hora tocando canções de songbook ou brincando com instrumento, e antes de ir dormir da aquela assistência n@ amad@.
Contrabaxista4
Trabalha 04 horas por dia e perdi mais 04 horas em translado, ao pegar o seu meio de transporte aproveita pra colocar os assuntos esportivos em dia com sua amiga, nas suas 02 para o almoço alterna entre um chop ou uma sinucada com companheiros de trampo. No caminho de volta ouve canções no aparelho portátil e ao chegar em casa da uma passadinha no estudo do professor, 02 ou 03 escalas e seus arpejos que consomem 01 hora, e vai brincar com joguinho on-line seguido de vídeos mais engraçados da web, e ainda em sequência um
vídeo educativo com exercício motor.

Exp3 (Idade de iniciação ao instrumento no Brasil)

Na Música Popular: 19 + (poucos casos 19-)
Na Música de Concerto: 16+ (poucos casos 16-)

OBS1: A informação apresentada é estritamente pessoal, e não tenho dados para respaldar tal afirmação.
OBS2: Existe projetos de iniciação ao contrabaixo com “Idade Precoce”, tais como o Fala Baixinho, NeoGiba, Projeto Guri, OIEPB (desde de 1966) e outros que não tenho ciência. (todos voltado para música de concerto)

Fazendo uma analise combinatória bem superficial dos exemplos acima, dos indivíduos com equipamos super ou pouco adjetivados, com tempo ou sem tempo para estudo, com muitas ou poucas horas de estudo, vamos ter diversas situações do nosso dia-a-dia, e nem vamos entrar em aspectos fisiológicos, neurológicos, econômicos etc e tal. Ou seja, ao meu ver o lance fica onde e como vamos direcionar o nosso estudo.

Na sua receita de estudos o que não pode faltar? E quais métodos (apostilas) utilizar?

OBS3: Relembrando como diluir tudo isto vamos postar no https://www.contrabaixobr.com/t7058-plano-de-estudos-diario


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Mensagem por allexcosta Qui Fev 28, 2013 1:22 pm

Peço desculpas desde já, mas a meu ver você está "overthinking" todo esse processo. O estudo de um instrumento não é um bicho de 7 cabeças.

Um professor (se possível), os livros que todo mundo estuda e as horas que dá pra estudar, dependendo da sua rotina diária.

Não foge muito disso.

O resultado depende de tantos fatores que nem vale a pena discutir.

Não pense demais, faça. E os resultados virão...

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Mensagem por Adriano Oliveira Qui Fev 28, 2013 3:26 pm

Bom,concordo com o Allex...
Iniciei aqui no forum no dia 23/09/2011,
Quase 1 ano e meio apos este fato,
pude ver que tive uma grande melhora no contra baixo;
e não mudei muito minha rotina,
somente me foquei mais e obtive ajuda de diversas pessoas
cheias de experiencia e boa vontade,acho que em meu caso a evolução
ocorreu porque eu tinha certeza de que estava no caminho certo e
mantive uma certa regularidade...

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Mensagem por Murilo Ciza Sex Mar 01, 2013 8:28 am

Não não não, por favor, quem tem que pedir desculpas aqui sou eu. Você está corretíssimo, muitas vezes, ou melhor, tudo que fiz até hoje fiquei teorizando muito, tento buscar explicações, os porquês daquilo ou disto, quando não mecanismos para solucionar, e concordo com você, eu penso excessivamente nas coisas, entretanto se eu não executar excessivamente não vai adiantar investir tento no pensar.
Agradeço-lhe por mais uma grande lição da minha vida.
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Mensagem por allexcosta Sex Mar 01, 2013 9:17 am

^ Fico feliz que tenha entendido a mensagem.

Quebre esse hábito de pensar demais o quanto antes, pois isso é muito prejudicial e você termina não fazendo nada.

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Mensagem por Murilo Ciza Sex Mar 01, 2013 9:22 am

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Mensagem por Murilo Ciza Sex Mar 01, 2013 1:26 pm

Realimentação Parte II

Allex,

Sei que você sabe que eu sei o que você quis dizer, agora fico na dúvida se fui mal interpretado deste a fundação deste tópico.
Então vamos lá#

allexcosta escreveu:O estudo de um instrumento não é um bicho de 7 cabeças.

Minha intenção não é transformar a interação com o instrumento em algo de outro mundo, muito pelo contrário, a ideia é desvendar, facilitar e simplificar todos estes mistérios.

allexcosta escreveu:Um professor (se possível), os livros que todo mundo estuda e as horas que dá pra estudar, dependendo da sua rotina diária. Não foge muito disso.

Então como eu já falei anteriormente, aquilo disposto em um determinado método funcionará perfeitamente para qualquer estudante?
Com relação a rotina diária, certa vez meu professor de violoncelo (estudei por apenas 2 anos) falou-me para estudar tais estudos preferencialmente pela manhã e aqueles outros poderia estudar a noite, e na mesma hora indaguei o pra que daquilo, e ele me respondeu que ao iniciarmos o dia, estaríamos com mais predisposição, e possivelmente dissolveríamos e acumularíamos mais informações. Ta agora eu pergunto, e se a noite de sono não foi tão boa, deveria eu seguir a recomendação do meu professor?

allexcosta escreveu:O resultado depende de tantos fatores que nem vale a pena discutir.

Será que são tantos assim? Tento pensar e mostrar que é bem mais simples do que achamos que verdadeiramente é, contudo ainda me falta informações.

allexcosta escreveu: Não pense demais, faça. E os resultados virão...

Sei que os resultados virão, a minha dúvida é como viram, estes resultados demoraram quanto tempo? Teríamos atalhos? Vieram como deveriam?

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Mensagem por José Augusto Sex Mar 01, 2013 2:22 pm

^^ É sério isso ??

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 01, 2013 2:39 pm

Murilo Ciza escreveu:Realimentação Parte II

Percebo que minha tentativa de ajuda foi pouco frutífera.

Como frequento pouco esse sub-fórum e não toco baixo em pé, retiro meu time de campo.
Desejo sorte nas suas buscas.

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