Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso do arco na música popular

+8
ottoni.deleon
pluís
Lucas94
RenanDias
Anderson Bacha
Claudio
camilom
Roit
12 participantes

Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Uso do arco na música popular

Mensagem por Roit Dom Nov 25, 2012 3:40 pm

Não sei se já existe tópico sobre esse assunto. Se já, peço desculpas de antemão.
Gostaria de saber o que os colegas pensam sobre a utilização do arco na música popular.
Estive conversando com alguns colegas e a conclusão que cheguei foi a de que existe uma certa "resistência" dos contrabaixistas que tocam música popular em relação ao arco. Será apenas uma impressão ou essa "resistência" existe de fato?
Sempre gostei muito de jazz, e uma das coisas que mais me impressionam até hoje é a forma como contrabaixistas como Charles Mingus, Jimmy Blanton, o brasileiro Luiz Chaves e em especial Paul Chambers alternavam entre o pizzicato e o arco durante as músicas, dentro de um contexto de banda. Hoje vejo contrabaixistas (em menor escala, é fato) da escola francesa tentando manter viva essa "tradição", alternando entre o pizzicato e o arco, mas não apenas deixando o arco como recurso secundário ou apenas para uma finalização mais "triunfal" das músicas tocadas em pizzicato. E os resultados continuam sendo - na minha opinião de iniciante no mundo vertical - maravilhosos.
Qual a opinião dos colegas?
Abraços!

Yesterdays - Paul Chambers



Body and Soul - Jimmy Blanton




Última edição por Roit em Dom Dez 09, 2012 4:29 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por camilom Dom Nov 25, 2012 7:50 pm

Minha opinião é:
a) na música popular o contrabaixo é utilizado mais como acompanhamento e por isso as pessoas preferem o som mais percussivo do pizzicato; nos exemplos que tu colocou o contrabaixo está sendo usado como instrumento principal;
b) talvez a maioria dos contrabaixistas que tocam música popular venham do contrabaixo elétrico e estão mais familiarizados em tocar pizzicato;
c) tocar com arco requer bastante estudo.

Quando eu fui estudar contrabaixo acústico eu pensava em tocar mais pizzicato mesmo, mas depois que vi o meu professor tocando com arco decidi que eu tinha que tocar com arco também.

Eu tenho esse livro sobre técnicas de arco pra jazz, por enquanto só dei uma folhada nele, ainda tenho que melhorar muito minha técnica com arco.
http://www.amazon.com/Jazz-Bowing-Techniques-Improvising-Bassist/dp/1562240447

Aproveitando o ensejo aí vai um video que vi nesses dias no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=f9-PbqoBA2k
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Claudio Seg Nov 26, 2012 8:16 am

Não acho que seja uma questão simples de resistência. Quando o contrabaixo for o instrumento solo da banda, até fica interessante a utilização do arco. Agora, quando está inserido num contexto de instrumento de acompanhamento, improviso, groove, aí eu já acho que o arco fica feio.

Não consigo conceber um Walking bass, uma Bossa, um Samba sendo tocado com arco dentro do contexto de banda. Já até vi algumas tentativas disso, mas fica feio pacas (na minha opinião), eu não curto!

Mas, o que eu acho realmente muito triste é ver aqueles músicos que mantém o arco no Bow Quiver, só pra fazer a última nota das músicas!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Anderson Bacha Ter Nov 27, 2012 11:00 pm

Eu ja considero uma questao de arranjo tbm. Pode ser muito bem empregado, mas a verdade que como o Claudio falou há mesmo uma resistencia dos contrabaixistas populares em estudar arco.

Aproveitando o ensejo, mostro uma musica de um antigo grupo onde tocava arco e pizzicato, naquela epoca ainda estava aperfeiçoando minhas arcadas. Abração


https://www.youtube.com/watch?v=oBOkYIHtS9M
Anderson Bacha
Anderson Bacha
Membro

Mensagens : 40
Localização : São Lourenço MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por RenanDias Dom Dez 02, 2012 5:46 pm

Acho que esta resistência, se ela de fato existiu, está diminuindo cada vez mais. A maioria dos contrabaixistas de jazz contemporâneo estão todos tocando com arco e muito bem!! E não só como a "última nota de uma balada", e sim aplicando em contexto de fraseado, em alguma concepção de arranjo, improvisando, dobras de melodias até mesmo de frases rápidas com big band, etc.
Por exemplo, Reuben Rogers, John Clayton, Christian McBride, John Patitucci, Joe Sanders, Dave Holland, entre muitos outros.
No Brasil, Sizão Machado, Marinho Andreotti, Celio Barros, entre muitos outros também tocam muito bem com arco.

Acho que a aproximação do jazz com o erudito contemporâneo fez com que a barreira diminuísse, o arco tem tantas possibilidades de sons que pode soar doce como Bach, agressivo como Beethoven, ou melancólico e roco como um cantor de blues, ou mesmo distorcido como uma guitarra.
Mingus já dizia que um bom e completo baixista pode facilmente substituir um saxofone barítono em uma big band.
RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por camilom Dom Dez 02, 2012 7:20 pm

Como disse o John Goldsby no The Jazz Bass Book: faça um favor a si mesmo e estude também com arco.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Roit Sex Dez 07, 2012 2:23 pm

camilom escreveu:Como disse o John Goldsby no The Jazz Bass Book: faça um favor a si mesmo e estude também com arco.

Sábias palavras. Comecei a pouco tempo, mas separo um período nos meus estudos do instrumento somente para a execução com o arco. É bem difícil em relação aos posicionamentos, porém o resultado é interessante e muito bonito. Pessoalmente, não consigo conceber a ideia de aprender a tocar o contrabaixo e não estudar com o arco, uma vez que o instrumento é originalmente tocado com o mesmo. Aprender apenas o pizzicato, na minha opinião, seria limitar as inúmeras possibilidades de um instrumento tão completo e versátil. Mas acima de tudo, respeito os colegas que preferem somente o pizzicato. É questão de gosto.
Tenho pesquisado sobre a utilização do arco na História Social da Música Popular. O material que encontrei até o momento é de excelente qualidade, assim como a qualidade dos músicos que se aventuram nesse árduo e interessante caminho. Espero poder em breve reunir essas ideias e compartilhar com os colegas do Fórum, que tanto me ajudaram e ainda ajudam nos meus primeiros passos verticais.
Abraços!

____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Lucas94 Sex Dez 07, 2012 7:43 pm

Um exemplo bem legal de contrabaixo acústico tocado com arco no Jazz:

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por pluís Sex Dez 07, 2012 7:52 pm

Roit escreveu:
camilom escreveu:Como disse o John Goldsby no The Jazz Bass Book: faça um favor a si mesmo e estude também com arco.

Sábias palavras. Comecei a pouco tempo, mas separo um período nos meus estudos do instrumento somente para a execução com o arco. É bem difícil em relação aos posicionamentos, porém o resultado é interessante e muito bonito. Pessoalmente, não consigo conceber a ideia de aprender a tocar o contrabaixo e não estudar com o arco, uma vez que o instrumento é originalmente tocado com o mesmo. Aprender apenas o pizzicato, na minha opinião, seria limitar as inúmeras possibilidades de um instrumento tão completo e versátil.
Abraços!

Concordo plenamente.

Comecei agora também,mas entendo que não faz muito "sentido" sem o arco. Cara,uma música bem interpretada com o arco,poxa,fica show! É trabalhoso,complicado,detalhado,mas aos poucos vamos aprendendo e vemos como é maravilhoso...
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Claudio Sáb Dez 08, 2012 11:02 am

Lucas94 escreveu:Um exemplo bem legal de contrabaixo acústico tocado com arco no Jazz:

Pois é... pra mim esse é um bom exemplo do porque eu não curto o emprego do Arco no Jazz e no Popular. Achei uma sonoridade estranha, fica feio... esse tipo de música não pede Arco... pelo menos pro meu gosto não.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Lucas94 Sáb Dez 08, 2012 11:37 am

Tem algumas músicas que o Luiz Chaves usava o arco e eu gosto do resultado. Mas as músicas que eu ouvi ele não tocava a melodia e sim fazia arranjos, diferente dessa música que eu postei.

No You Tube tem alguns vídeos de um baixista tocando temas de Jazz com o arco, vou ver se consigo achar para postar aqui.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Claudio Sáb Dez 08, 2012 11:40 am

^ Sim, tocar um tema é diferente de conduzir. Um tema quando bem executado com arco, fica lindo.


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Lucas94 Sáb Dez 08, 2012 11:44 am



Tem mais vídeos do mesmo baixista tocando outros temas, é só procurar no canal dele.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Claudio Sáb Dez 08, 2012 1:20 pm

Lucas94 escreveu:

Tem mais vídeos do mesmo baixista tocando outros temas, é só procurar no canal dele.

Ouvi/vi mais de uma vez... e em todas a impressão foi a mesma:

Quando ele toca só o tema, tudo bem, fica tranquilo, até bonito... mas quando ele parte pro solo e improviso, aí fica horroroso, estraga a música. Fica parcendo um solo Erudito concorrendo com um levada de Jazz. Para meus ouvidos soa muito ruim... no final da música, quando ela volta a fazer só o tema, aí passa a ser agradável novamente!

Repare, que junto ao piano e bateria, há um outro contrabaixo fazendo a base pizzicato. O improviso com arco é conflitante o tempo inteiro com esse pizzicato.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Lucas94 Sáb Dez 08, 2012 2:17 pm

Também não gostei muito do improviso. Mas acho que poderia ficar melhor se a backing track não tivesse baixo, pois você tem razão sobre o improviso ficar conflitante com o pizzicato. Mas confesso que gostei de ouvir o tema ser tocado com arco.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por RenanDias Sáb Dez 08, 2012 11:07 pm

Tudo é uma questão contexto, e da capacidade do músico de aplicar o arco no devido contexto com a técnina e som que a música pede. Por exemplo, vejam esse vídeo, uma música country, folk, meio blues, sei lá como classficar.

E ele toca maravilhosamente um groove com arco, e no meio um improviso de arco inacreditável. Imita uma guitarra com slide em vários trechos. Baixista: Chris Wood.

The Wood Brothers - "Little Liza Jane"

https://youtu.be/oMMosfzy5Gg
RenanDias
RenanDias
Membro

Mensagens : 104
Localização : São Paulo, SP

http://www.bossabessa.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por pluís Dom Dez 09, 2012 11:11 am

/\

Esse vídeo é super show. Curti pra caramba a música Very Happy


Só repostando pra melhor visualização:

pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Claudio Dom Dez 09, 2012 11:17 am

^ Esse aí eu já curti mais... porém, repare que o baixo é praticamente um instrumento solo, ele não tem a concorrência de um piano, bateria e nem outro baixo base. Se esse fosse o caso, provavelmente o Arco iria soar estranho.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Roit Dom Dez 09, 2012 4:17 pm

ClaudioBass escreveu:
Lucas94 escreveu:Um exemplo bem legal de contrabaixo acústico tocado com arco no Jazz:

Pois é... pra mim esse é um bom exemplo do porque eu não curto o emprego do Arco no Jazz e no Popular. Achei uma sonoridade estranha, fica feio... esse tipo de música não pede Arco... pelo menos pro meu gosto não.

Pois é, novamente, e definitivamente, é questão de gosto. Eu particularmente já acho essa música maravilhosa, tocada pelo Jimmy Blanton com o arco, com o Duke Ellington fazendo a base no piano. Paul Chambers é outro gigante do jazz que utilizava bastante o arco em seus solos.

Um músico que eu admiro muito e que também utiliza o arco na música popular é o francês Mathieu Verlot:


____________________________
"A dúvida é o princípio da sabedoria." Aristóteles (384 a.C - 322 a.C).
"Não estamos perdidos se não tivermos desaprendido de aprender." Rosa Luxemburgo (1871-1919).
Roit
Roit
Membro

Mensagens : 11
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Lucas94 Dom Dez 09, 2012 8:58 pm

Essa do Duke Ellington e do Jimmy Blanton também achei muito bonita, gosto muito desse tema e a forma como eles interpreteram ficou muito boa.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por ottoni.deleon Sáb Dez 22, 2012 3:44 pm

em Porto Alegre tem um baixista genial que trabalha com o arco na música popular o Clóvis Boca Freire.
https://www.youtube.com/watch?v=rgDuxFATbNk
ottoni.deleon
ottoni.deleon
Membro

Mensagens : 54
Localização : Pelotas rs

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por malka_aff Seg Dez 31, 2012 2:50 pm

^Tive aulas com ele na EST, de elétrico, mas com ele. Ele é GENIAL!!! hahaha

acho que eh um dos baixistas mais antigos do RS =)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por malka_aff Seg Dez 31, 2012 4:21 pm

mas nesse video acho que ele não usou o arco não ein.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por ottoni.deleon Qua Jan 02, 2013 10:48 am

usa sim no inicio da música (o mi grave que fica sustentado). e frase que faz junto ao violão e depois o baixo segue em uma melodia, é no arco. a mesma frase que repete no final da música e aos 2.45 min.
que legal malka eu gostaria muito de ter estudado com ele mas só ouvi ele tocar nas gravações mesmo.grande abraço cara.
ottoni.deleon
ottoni.deleon
Membro

Mensagens : 54
Localização : Pelotas rs

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por malka_aff Qua Jan 02, 2013 11:30 am

vou escutar de novo mais tarde =)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Pablo Souza Sex Jan 18, 2013 11:16 pm

Queridos colegas do grave!

Muito legal essa discussão, e não resistí em deixar meu pitaco aqui : )

Pessoalmente, sou um eterno defensor do arco no contrabaixo acustico. Primeiro, porque estudar com arco vai aprimorar a tecnica imensamente. Vai trabalhar a afinação e a precisão com que chegamos em um nota qualquer, e vai trabalhar algo que os baixistas, geralmente, nao trabalham tanto, o senso melodico. O ato de tocar melodicamente o instrumento, e não apenas ritmico.

Claro, quem toca apenas pizzicato termina tendo muito mais dificuldade quando pega o arco. O contrabaixo de divide em dois instrumentos diferentes quando comparamos o arco e pizzicato, por serem duas tecnicas totalmente diferentes. Isso pode gerar polemica, mas a verdade é que muita gente tem preguiça de estudar com arco, e o motivo é simples: tocar BEM com arco é muito, mas muito mais dificil que tocar com pizzicato! Talvez por isso exista essa resistencia, como mencionado acima!

Pessoalmente, acho que os baixistas populares que ja estudaram, ou estudam musica erudita, tem um som mais maduro, uma afinação mais precisa, e uma interpretação bem melhor do que os que negaram o arco. Isso para meus ouvidos é mais que perceptivel. Alem de nos possibilitar fazer coisas diferentes, e pegar mais gigs, tanto no palco como no estudio : ) Afinal, é isso que queremos, nao é!

Apesar de ser professor de contrabaixo popular aqui na UFMG, eu faço questão de encorajar meus alunos a estudar musica erudita, nem que seja por apenas um semestre. Mas não me engano, conheço muitos baixistas incriveis que nunca pegaram num arco na vida!

Grande abraço
Pablo Souza

Professor de contrabaixo popular (eletrico/acustico) da UFMG.

____________________________
Pablo Souza
Escola de Musica da UFMG
Pablo Souza
Pablo Souza
Membro

Mensagens : 33
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/user/souzapablobass

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por jaopiao Seg Jan 21, 2013 3:42 am

Muito bem dito, professor Pablo Souza. concordo em tudo, também acho muito importante não deixar o arco de lado, até porque uma hora você pode precisar dele e é preciso estar preparado. Vi ha algum tempo na tv um bom contrabaixista de acústico, que acompanhava uma cantora brasileira. Em determinado momento, quando o arranjo exigia o uso do arco, ele demonstrou uma clara falta de intimidade com a técnica, percebida na afinação, glissandos e articulação. Acho que talvez o arco evidencie problemas que já temos e as vezes não percebemos.
Minha opinião: Usem o arco na música popular, mas com bom senso e estudem pra isso... Esse é o meu objetivo.

Pablo Souza... Aproveitando a oportunidade, seja muito bem vindo à UFMG! Sou aluno do bacharelado em contrabaixo acústico lá e espero que nós também tenhamos a oportunidade de aprender com você.

Grande abraço!
jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Pablo Souza Qui Jan 24, 2013 2:49 pm

jaopiao escreveu:Muito bem dito, professor Pablo Souza. concordo em tudo, também acho muito importante não deixar o arco de lado, até porque uma hora você pode precisar dele e é preciso estar preparado. Vi ha algum tempo na tv um bom contrabaixista de acústico, que acompanhava uma cantora brasileira. Em determinado momento, quando o arranjo exigia o uso do arco, ele demonstrou uma clara falta de intimidade com a técnica, percebida na afinação, glissandos e articulação. Acho que talvez o arco evidencie problemas que já temos e as vezes não percebemos.
Minha opinião: Usem o arco na música popular, mas com bom senso e estudem pra isso... Esse é o meu objetivo.

Pablo Souza... Aproveitando a oportunidade, seja muito bem vindo à UFMG! Sou aluno do bacharelado em contrabaixo acústico lá e espero que nós também tenhamos a oportunidade de aprender com você.

Grande abraço!

Oi Joao,

obrigado pelas palavras amigo! Concordo muito com vc disse sobre o arco evidenciar ainda mais nossos pontos fracos! Isso acontece mesmo!
Obrigado tambem pela recepcao! Espero poder ajudar no que for preciso, mas acho que vcs, alunos do Fausto, estao em otimas maos, nao é?
Acho o Fausto um dos maiores baixistas que ja vi. O som que ele tira do baixo é algo que todo mundo devia ouvir! Ele sim, é um exemplo perfeito
do som e musicalidade um baixista popular deve ter pra empregar o arco na musica popular! Mas eu sou suspeito, por que tudo o que aprendi de baixo, foi
com ele! Sou fa demais do Fausto!

No mais, espero te conhecer pessoalmente la na escola!
Grande abraço e boas ferias!

Pablo

____________________________
Pablo Souza
Escola de Musica da UFMG
Pablo Souza
Pablo Souza
Membro

Mensagens : 33
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/user/souzapablobass

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por jaopiao Sex Jan 25, 2013 9:30 pm

Legal, Pablo. Realmente o domínio que o Fausto tem sobre o contrabaixo é espetacular. É claro que é uma técnica de arco aprimorada ao extremo, mas serve de exemplo também no assunto em questão...

Esse vídeo já foi postado aqui no fórum, mas vale a pena ver outra vez...



E aqui ele tocando ao lado de Catalin Rotaru, mostrando arco, pizzicato e música popular em um contexto mais erudito.

jaopiao
jaopiao
Membro

Mensagens : 110
Localização : Três Corações - Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Voila Marques Dom Jan 27, 2013 11:42 am

Deixa eu aproveitar o gancho do Pablo e do Jaopiao para postar o link do recente trabalho da Sonia Ray e do Fausto Borém, sobre ponto de contato, direção e notação para arco no contrabaixo:

http://www.revista-art.com/bow-placement-on-the-double-bass-a-notational-proposal-of-bow-regions-and-string-contact-points

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso do arco na música popular Empty Re: Uso do arco na música popular

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos